- Sinônimos de nomes: Romosa
- Ano de aprovação: 2007
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados
- Forma de folha de roseta: semi-espalhando
- Sai: médio a longo, verde, moderadamente dissecado
- Peso, g: 95-195
- A forma : fusiforme com ponta ligeiramente pontiaguda
- Qualidades de sabor: bom e excelente
- Composição : matéria seca 9,7-11,3%, açúcar total 5,8-8,1%, caroteno até 18,3 mg por 100 g de matéria-prima
- Termos de amadurecimento: meia temporada
Romosa é uma variedade de cenoura popular que atrai os jardineiros por suas raízes grandes e resistência ao transporte.
História de criação
As cenouras foram criadas por criadores da Holanda, que conseguiram obter uma safra com alto rendimento e excelentes características gustativas da fruta. Hoje, a variedade está incluída na lista de variedades disponíveis, registrada no Registro do Estado e é ativamente cultivada em muitas regiões da Rússia.
Descrição da variedade
As cenouras Romos aparentemente não diferem de outras variedades. Ele também tem copas verdes de tamanho médio e raízes laranja. A peculiaridade da cultura está nas fortes placas de folhas de crescimento reto, o que facilita e agiliza sobremaneira a colheita.
Características da aparência da planta e das raízes
Inicialmente, a cenoura forma raízes verdes que imediatamente atraem a atenção no local. Posteriormente, os frutos mudam de cor e forma, as principais características são:
forma - fusiforme, ligeiramente pontiagudo para a extremidade;
comprimento - até 24 cm;
peso - de 95 a 195 gramas;
a casca é lisa, laranja brilhante.
A vantagem das raízes é que elas toleram o transporte, não racham ou quebram.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Romosa delicia os jardineiros com raízes doces e crocantes. Os provadores apreciaram as características do sabor em seu verdadeiro valor. A principal característica das cenouras Romos é seu baixo teor de calorias. O valor nutricional de um vegetal de raiz é de apenas 35 kcal, embora seja rico em componentes úteis e oligoelementos. 100 gramas de cenouras contêm:
beta-caroteno - 18,3 mg;
matéria seca - 9,7-11,3%;
açúcar - 5,8-8,1%.
Entre as substâncias úteis estão as vitaminas do grupo A e B, além dos minerais: potássio, cloro, sódio e outros.
As cenouras são utilizadas na preparação do primeiro e do segundo pratos, bem como no congelamento e enlatamento.
Maturação
Em média, as raízes são formadas em 100-127 dias. No entanto, ao cultivar safras nas regiões do sul, o tempo de amadurecimento pode ser reduzido.
Produção
O indicador de rendimento máximo atinge 6,5 kg por m2. Se desejar, o indicador pode ser aumentado se você seguir as recomendações para cuidados com as plantas.
Crescendo e cuidando
Para obter altos rendimentos, você deve primeiro plantar as cenouras corretamente. Condições:
na escolha do local, deve-se dar preferência a locais iluminados e calmos;
o solo deve ser solto, leve e fértil;
é melhor plantar cenouras em solo com baixo teor de ácido.
Se necessário, o valor do pH pode ser reduzido de forma independente com a ajuda de fertilizantes alcalinos, que atuam como um neutralizador. O terreno para o plantio da cenoura é preparado com antecedência, fazendo a fertilização necessária e afrouxando o solo.
Esquema de pouso:
é melhor plantar cenouras no meio da primavera, quando o solo aquece o suficiente;
entre as filas vale recuar 15 cm;
é necessário manter uma distância de 5 a 7 cm entre as sementes;
profundidade de plantio - 2 cm.
Depois disso, você precisará polvilhar levemente as sementes com terra, água abundantemente e cobrir com papel alumínio por algumas semanas. Isso será suficiente para garantir a rápida emergência das sementes e a formação das primeiras folhas da planta. Após 14 dias, a variedade começará a formar uma planta de raiz.
Então você deve cuidar dos cuidados com a planta. Aqui estão os destaques.
Desbaste. O procedimento é necessário se as sementes forem plantadas muito densamente. Se isso não for previsto, os brotos se destruirão.
Rega. As cenouras não são muito exigentes nesse aspecto. Recomenda-se regar as camas pelo menos uma vez a cada 2 semanas. Durante o período de seca, o volume do líquido aplicado deve ser aumentado e, durante as chuvas, a rega deve ser interrompida por completo. A última vez que a água é introduzida no solo 2 semanas antes da colheita. O volume médio de rega deve ser de 5 litros.
Top dress. A primeira vez que as cenouras são fertilizadas 4 semanas após a germinação. Em seguida, a cobertura é aplicada a cada 2-3 semanas antes da colheita, garantindo assim o crescimento ativo e a formação de raízes. Os complexos minerais são mais usados como fertilizantes, uma vez que a planta não gosta de matéria orgânica. A fertilização com compostos orgânicos levará a uma deterioração do estado da cultura e, em princípio, dará absolutamente o efeito oposto ao desejado.
Além disso, vale a pena cuidar da remoção regular de ervas daninhas para evitar o apodrecimento e a morte da cultura.
A cenoura é uma das culturas mais despretensiosas em termos de condições de cultivo, podendo resistir a uma curta seca e a uma curta onda de frio. No entanto, para obter raízes saborosas e grandes, você deve seguir as regras básicas para o plantio de cenouras.
Condições climáticas exigidas
As cenouras são geralmente plantadas na estação quente, quando o risco de retorno das geadas é mínimo. A temperatura média do ar deve subir para 15 graus, e do solo - até 10 graus Celsius. Normalmente, essas temperaturas ocorrem no final de abril ou início de maio.
Resistência a doenças e pragas
Romosa se destaca pelo aumento da resistência a doenças e pragas. No entanto, isso não significa que a planta não seja capaz de adoecer. Para evitar a morte da cultura, vale cuidar de tratamentos preventivos de cenouras com formulações especiais. E também antes de semear, você pode embeber as sementes em uma solução de permanganato de potássio para fortalecer a imunidade da variedade.
As cenouras crescem em quase todos os jardins. Existe a opinião de que essa cultura é muito resistente a todo tipo de doenças e pragas, mas não é o caso. Sem os devidos cuidados, as cenouras se tornam suscetíveis a todos os tipos de infecções e são afetadas por insetos nocivos.