- Sinônimos de nomes: Laguna
- Ano de aprovação: 2007
- Compromisso: para consumo fresco, para enlatados, para produtos embalados
- Forma de folha de roseta: semi-espalhando
- Sai: médio, verde, fino a médio dissecado
- Peso, g: 80-130
- A forma : fusiforme com ponta romba
- Qualidades de sabor: Bons
- Composição : matéria seca 10,1-13,8%, açúcar total 5,0-7,3%, caroteno até 17,2 mg por 100 g de matéria-prima
- Termos de amadurecimento: cedo
A cenoura Laguna é um híbrido de maturação rápida, ideal para regiões com verões curtos. A cultura não só consegue amadurecer totalmente, mas também acumula a quantidade necessária de microelementos úteis.
História de criação
O híbrido foi criado por criadores holandeses. Foi inscrito no Registro Estadual da Federação Russa em 2007.
Descrição da variedade
A lagoa tem uma série de vantagens significativas:
colheita precoce;
variedade de alto rendimento;
germinação amigável de sementes;
resistência à maioria das doenças;
altos indicadores de comercialização - 70-91%;
a possibilidade de usar para a semeadura de inverno.
Entre as deficiências, pode-se destacar uma alta exigência para a composição do solo e uma curta vida de prateleira das raízes colhidas.
Características da aparência da planta e das raízes
As folhas são de tamanho médio, finamente dissecadas e medianamente dissecadas, com uma rica cor verde. A roseta de folhas é semi-espalhada. O comprimento médio das cenouras é de 14-16 cm e pesa 80-130 gramas. A raiz vegetal é fusiforme com uma ponta romba. A cor da pele e da medula é laranja. A superfície é lisa e uniforme. O miolo do fruto é muito pequeno ou totalmente ausente.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Suculenta e crocante, a polpa tem um sabor doce. Por 100 g de matéria-prima: matéria seca 10,1-13,8%, açúcar total 5,0-7,3%, caroteno até 17,2 mg.
As cenouras podem ser consumidas frescas, congeladas, em sucos e usadas para várias conservas. Um propósito universal na preparação de todos os tipos de pratos.
Maturação
Amadurecimento precoce dos frutos. Demora 60-65 dias desde a germinação das sementes até à colheita.
Produção
Os indicadores de rendimento são consistentemente altos. Em média, a partir de 1 hectare, você pode obter 186-316 centners. O rendimento é fortemente influenciado pelo indicador de temperatura. Após a germinação das sementes, a temperatura não deve cair abaixo de +10 graus.
Regiões em crescimento
As cenouras podem ser cultivadas em quase todo o país, independentemente das zonas climáticas. A variedade apresenta os melhores indicadores de produtividade nas regiões de clima temperado, nomeadamente no Norte do Cáucaso.
Crescendo e cuidando
Antes de plantar a cenoura Laguna na sua propriedade, é necessário fazer um trabalho de pré-plantio, que consiste no preparo das sementes e do solo, observando as datas de plantio e as regras de rotação de culturas.
Como regra, os fabricantes pré-tratam as sementes com preparações especiais que as protegem de doenças e pragas, mas se você não tiver certeza disso, você mesmo pode preparar as sementes. Para isso, primeiro são separados por tamanho, os danificados são removidos, desinfetados em uma solução fraca de permanganato de potássio, deixados por um dia em um pano úmido na geladeira para o endurecimento.
Este híbrido é bastante exigente quanto à composição do solo. Ele prefere crescer em solos argilo-arenosos com um nível de acidez de 6-6,5 pH. Cresce bem em turfeiras. O solo é preparado 2 semanas antes da semeadura.Desenterre cuidadosamente as pás da baioneta, remova ervas daninhas, aplique fertilizantes minerais e cave tudo de novo.
A área mais ensolarada é escolhida para a cultura, com uma ligeira elevação para que não haja estagnação de líquidos, principalmente na primavera, durante o período de degelo ativo da neve.
E também a rotação de culturas deve ser levada em consideração. As cenouras crescem bem depois das batatas, tomates, pepinos, abobrinhas, legumes, repolho, cebola, alho e ervas. Por sua vez, não se deve plantar Laguna depois de salsa, endro, cominho, beterraba e aipo, pois possuem patógenos semelhantes.
Começam o plantio de abril a maio, seguindo o esquema de 5-7 cm entre sementes e 15 cm entre linhas. Apesar do híbrido ser despretensioso no cuidado, para se obter uma boa colheita é necessário observar algumas peculiaridades no cultivo.
A cenoura é uma cultura higrófila, por isso a irrigação é realizada de maneira regular e abundante, mas procurando não umedecer excessivamente o solo. A rega é realizada à noite, após o declínio da atividade solar.
É necessário remover as ervas daninhas dos canteiros em tempo hábil, o que afeta negativamente o desenvolvimento da variedade. O afrouxamento adicionalmente satura o solo com oxigênio. Alimentos adicionais começam a ser introduzidos um mês após o plantio. O sódio e o potássio evitam o desenvolvimento de podridão nos vegetais, que pode ocorrer devido à rega inadequada. Além disso, a planta é alimentada com matéria orgânica, húmus, que fornece à cultura os nutrientes necessários.
A cenoura é uma das culturas mais despretensiosas em termos de condições de cultivo, podendo resistir a uma curta seca e uma curta onda de frio. No entanto, para obter raízes saborosas e grandes, você deve seguir as regras básicas para o plantio de cenouras.
As cenouras crescem em quase todos os jardins. Existe a opinião de que essa cultura é muito resistente a todo tipo de doenças e pragas, mas não é o caso. Sem os devidos cuidados, as cenouras se tornam suscetíveis a todos os tipos de infecções e são afetadas por insetos nocivos.