- Autores: Sakata
- Ano de aprovação: 2007
- Compromisso: para consumo fresco, para produtos embalados
- Forma de folha de roseta: semi-espalhando
- Sai: longo, verde claro, dissecado de médio a grosseiro
- Peso, g: 90-160
- A forma : cônico com ponta romba
- Qualidades de sabor: Bons
- Composição : matéria seca 10,4-14,8%, açúcar total 6,7-10,0%, caroteno até 20,4 mg por 100 g de matéria-prima
- Termos de amadurecimento: cedo
A cenoura é um vegetal saudável e saboroso que todo jardineiro cultiva em seu sítio. O principal é escolher uma variedade totalmente produtiva e despretensiosa que se adapte rapidamente às condições climáticas. Para a região do Norte do Cáucaso, a variedade de cenoura madura precoce Kuroda Shantane será uma excelente opção.
História de criação
As cenouras Kuroda Shantane foram criadas por cientistas da famosa empresa agrícola Sakata Vegetables Europe S. A. S. em 2004. A cultura de hortaliças constava no cadastro de aprovadas para uso em 2007. O vegetal é cultivado na região do Cáucaso do Norte. Além disso, a área de cultivo cobria a Ucrânia e a Moldávia. As cenouras são cultivadas em canteiros de jardim, nos campos e em fazendas.
Descrição da variedade
As primeiras cenouras de Kuroda Shantane são uma planta com uma poderosa roseta semi-espalhada. As copas das cenouras são caracterizadas por folhas alongadas, verde-claras médias e grosseiramente dissecadas, além de espessamento moderado. A saída não tem aroma pronunciado. Kuroda pertence ao cultivar Shantane, daí o nome da variedade. Também é importante notar a resistência da cultura de hortaliças ao tiro.
Características da aparência de plantas e tubérculos
Kuroda Shantane é uma variedade de frutos grandes, adequada para o cultivo em grupos. A cenoura cresce alinhada, limpa. Um vegetal de raiz madura ganha peso 90–160 g. O vegetal é curto: comprimento 18–20, diâmetro 3–5 cm.
O formato da raiz da colheita é cônico com uma ponta arredondada. As cenouras maduras têm uma cor padrão: laranja claro. A superfície do vegetal é lisa, ligeiramente brilhante, com numerosas lenticelas, porém rasas.
As cenouras cavadas podem ser transportadas por longas distâncias sem perdas significativas. O vegetal fica armazenado por muito tempo, o principal é criar as condições adequadas: o ambiente deve ser seco, fresco (+ 2 ... + 4 °), escuro.
Finalidade e sabor dos tubérculos
O sabor das cenouras é excelente. A polpa de laranja da raiz vegetal é densa, carnuda, ligeiramente macia, suculenta, sem fibras. O núcleo do vegetal é pequeno, completamente indistinguível na cor da polpa. O sabor é dominado pela doçura de verão e agradável açúcar, complementada por um aroma característico de cenoura. Uma característica da variedade é o aumento do teor de caroteno, vitaminas e açúcar na polpa da cenoura.
Os vegetais são amplamente utilizados na culinária: são adicionados a pratos quentes e frios, em conserva, usados para conservação e congelados. A variedade é ideal para armazenamento no inverno.
Maturação
Kuroda é uma variedade de maturação precoce. Da germinação ao amadurecimento das raízes, leva 90-100 dias. As mudas da cultura são amigáveis. As cenouras apimentam-se muito rapidamente. Você pode colher no final de julho. O período de frutificação é julho - agosto - setembro.
Produção
A variedade é declarada de alto rendimento, se você seguir as técnicas agrícolas básicas. Em média, 230-420 centners de tubérculos suculentos podem ser colhidos em 1 hectare. Até 4 kg de cenouras são colhidos em 1 m 2 de um canteiro.
Crescendo e cuidando
As cenouras são cultivadas pelo método de semeadura. As sementes são pré-tratadas com um medicamento antifúngico. Na área preparada, são preparados sulcos e as sementes são enterradas por 1 cm, no máximo. A distância entre as linhas é de 18–20 cm. O plantio é feito de acordo com o esquema 5X18 / 20 cm.
A semeadura é realizada do final de abril ao início de maio, quando o solo e o ar esquentam um pouco. Vale ressaltar que esta variedade pode ser plantada duas vezes - a segunda semeadura é realizada no final de julho.
A engenharia agrícola consiste em procedimentos básicos: rega regular, sacha e afrouxamento do solo, fertilização duas vezes durante a estação de crescimento, desbaste obrigatório mantendo uma distância de até 2-4 cm entre as plantas, prevenção de vírus e infestações de pragas.
A cenoura é uma das culturas mais despretensiosas em termos de condições de cultivo, podendo resistir a uma curta seca e uma curta onda de frio. No entanto, para obter raízes saborosas e grandes, você deve seguir as regras básicas para o plantio de cenouras.
Requisitos de solo
A cultura vegetal se desenvolve e frutifica bem, crescendo em condições confortáveis: em bom solo. O solo para a cenoura deve ser fofo, limpo, permeável à umidade e ao ar, além de nutritivo, saturado de fertilizantes minerais. É importante que a acidez seja neutra ou reduzida.
Condições climáticas exigidas
A cultura aumentou a resistência ao estresse. O vegetal é resistente ao calor, capaz de resistir a condições climáticas adversas e uma curta seca. Para o plantio, é selecionado um local claro e ensolarado no local. É necessária umidade estável e moderada, bem como proteção contra ventos fortes.
Resistência a doenças e pragas
A variedade possui boa imunidade, proporcionando resistência a diversas doenças. Se as recomendações agrotécnicas forem violadas, a planta pode ficar exposta a doenças como alternária (mancha marrom), podridão. Às vezes, a cultura é atacada por moscas e moscas da cenoura. Um tratamento com inseticida é uma forma confiável de controlar as pragas.
As cenouras crescem em quase todos os jardins. Existe a opinião de que essa cultura é muito resistente a todo tipo de doenças e pragas, mas não é o caso. Sem os devidos cuidados, as cenouras se tornam suscetíveis a todos os tipos de infecções e são afetadas por insetos nocivos.