- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Canadá
- Ano de aprovação: 2001
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatamento, para congelamento, para produtos embalados, para fazer suco
- Forma de folha de roseta: semi-espalhando
- Sai: verde escuro, moderadamente dissecado
- Peso, g: 130-170
- A forma : cônico com uma ponta ligeiramente pontiaguda
- Qualidades de sabor: excelente
- Composição : matéria seca 14,3%, açúcar total 8,2%, caroteno 21,0 mg por 100 g de matéria-prima
A cenoura Canadá é considerada uma das melhores variedades que atrai os jardineiros com uma colheita saborosa e abundante. Além disso, a cultura se adapta rapidamente às diferentes condições de cultivo. Vale a pena considerar com mais detalhes as principais características e características da cultura.
História de criação
Criadores da Holanda estavam empenhados em criar uma variedade híbrida do Canadá. As cenouras são consideradas híbridas porque são derivadas de diversas variedades. A hortaliça entrou no Registro do Estado em 2001, depois de passar com sucesso nos principais testes.
Descrição da variedade
O Canadá é uma variedade híbrida adequada para cultivo em quase todos os tipos de solo. Os benefícios da cultura incluem:
facilidade de atendimento;
Sabor fantástico;
altas taxas de manutenção;
alto teor de vitaminas e minerais nas raízes.
E também os jardineiros destacam a resistência do híbrido a diversos insetos e doenças. Uma atenção especial também é dada às placas de folha montadas em um soquete do tipo semi-espalhamento. A cor das folhas da cenoura é verde escuro.
Características da aparência da planta e das raízes
A Cenoura Canadá pertence a um grupo de plantas com um período de maturação médio-tardio. As principais características das culturas de raízes:
comprimento - 20-24 cm;
forma - cônica, ligeiramente pontiaguda para a extremidade;
diâmetro - 5-6 cm;
peso - até 170 gramas.
A polpa da cenoura é de uma rica cor laranja, a casca é lisa ao tato e sem tubérculos. As raízes são adequadas para transporte de longa distância.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Os provadores notam o excelente sabor das raízes com polpa sumarenta e macia. As cenouras são utilizadas na preparação de saladas, primeiros e segundos pratos, bem como para congelar e conservar.
Maturação
Em média, leva até 3 meses para que as raízes se formem, e muitos produtores acreditam que a variedade cresce com bastante rapidez. Um fato interessante: mesmo com a semeadura tardia, o Canadá é capaz de superar até as primeiras variedades em termos de tempo, e agradar com deliciosas cenouras.
A colheita é melhor em tempo ensolarado. Se isso não for previsto, as raízes se deteriorarão rapidamente e não serão capazes de sobreviver ao transporte. A coleta é realizada principalmente no início do outono, quando a cultura está pronta para agradar aos jardineiros com frutas.
Produção
O indicador de rendimento é de 1 kg por metro quadrado. De um hectare é possível colher em média 301-628 centners. Se desejar, você pode aumentar o rendimento das cenouras, atendendo a uma série de condições agrotécnicas.
Crescendo e cuidando
Antes de falar sobre os cuidados com a cenoura, vale a pena entender as peculiaridades do plantio da variedade. Recomendações básicas.
O solo deve ser preparado. Caso contrário, nem todas as sementes germinarão. A preparação envolve fertilizar e soltar o solo.
As sementes devem ser embebidas. Os jardineiros não recomendam o plantio de grãos secos, que, devido à grande quantidade de óleos em seu interior, podem não receber o abastecimento necessário de água.
Antes do plantio, as sementes devem ser bem lavadas e embebidas em soluções desinfetantes e estimulantes. Isso fortalecerá o sistema imunológico da cenoura, além de acelerar seu desenvolvimento.
O plantio pode ser feito tanto em recipientes separados, cheios de uma mistura fértil, como diretamente em terreno aberto. A última opção é relevante para as regiões do sul, bem como para áreas com clima temperado.
Algoritmo de sementeira.
O solo é umedecido e pequenas depressões são feitas nele.
A semente é colocada nas covas, aprofundando-a em no máximo 20 mm.
Uma distância de 5-7 cm é mantida entre as sementes, 15 cm entre as linhas.
Depois do canteiro, aplique cobertura morta com turfa e cubra com material transparente.
As cenouras podem se adaptar a quase qualquer ambiente de cultivo. Mas isso não significa que a cultura não precise de cuidados.
Rega. A variedade resistente não requer muita água. Você pode determinar a necessidade de irrigação em solo seco.
Desbaste. Um procedimento bastante trabalhoso que permite cultivar cenouras grandes e suculentas.
Top dress. Os jardineiros são aconselhados a usar formulações minerais. É melhor recusar matéria orgânica, caso contrário queima os rebentos.
Além disso, é recomendável realizar a capina para evitar a propagação de doenças e pragas.
A cenoura é uma das culturas mais despretensiosas em termos de condições de cultivo, podendo resistir a uma curta seca e uma curta onda de frio. No entanto, para obter raízes saborosas e grandes, você deve seguir as regras básicas para o plantio de cenouras.
Requisitos de solo
A cenoura Canadá é considerada a variedade mais despretensiosa que pode criar raízes em quase todas as condições. No entanto, para aumentar a produtividade, os jardineiros são aconselhados a levar em consideração uma série de recomendações para a escolha de um local para o plantio:
o solo deve ser fértil;
o nível do lençol freático deve ser baixo;
o índice de acidez deve estar abaixo do neutro;
na escolha do solo, vale a pena dar preferência aos solos argilosos ou arenosos.
E também você deve prestar atenção à iluminação. As cenouras crescem bem em áreas sombreadas, portanto a luz solar direta não é necessária.
Condições climáticas exigidas
Recomenda-se plantar o Canadá no meio ou no final da primavera, quando a temperatura do ar e do solo aquece o suficiente para que a planta não morra. Caso contrário, se você plantar as cenouras mais cedo, as chances são grandes de que sofram com o retorno da geada.
Resistência a doenças e pragas
O Canadá é considerado uma das variedades híbridas resistentes a várias doenças e pragas. A cultura não teme doenças fúngicas, assim como floração de folhas e alternárias. Porém, com alguns insetos, a planta não consegue lutar. Um convidado frequente e indesejado é a mosca da cenoura, que deve ser combatida por meio de tratamentos preventivos. O procedimento é feito com preparações especiais, que podem ser adquiridas em lojas de jardinagem.
Medidas preventivas adicionais:
cinzas entre as linhas;
soluções de sabão para uso doméstico;
pimentas quentes;
infusões de absinto.
Finalmente, a mosca da cenoura reage agudamente ao cheiro de cebola. Portanto, se desejar, você pode enterrar vários bulbos perto das cenouras para espantar os insetos.
Com os devidos cuidados, o jardineiro será capaz de cultivar uma grande e saborosa safra que ficará atraente na mesa, tanto fresca quanto em forma de colheita.
As cenouras crescem em quase todos os jardins. Existe a opinião de que essa cultura é muito resistente a todo tipo de doenças e pragas, mas não é o caso. Sem os devidos cuidados, as cenouras se tornam suscetíveis a todos os tipos de infecções e são afetadas por insetos nocivos.