- Autores: Syngenta, Holanda
- Sinônimos de nomes: Dordonha
- Ano de aprovação: 2007
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatamento, para congelamento, para produtos embalados, para fazer suco
- Forma de folha de roseta: vertical
- Sai: médio a longo, verde escuro, finamente dividido
- Peso, g: 80-128
- A forma : cilíndrico com ponta romba
- Qualidades de sabor: bom e excelente
- Composição : matéria seca 12,0%, açúcar total 7,1%, caroteno até 12,1 mg por 100 g de matéria-prima
A cenoura Dordonha é considerada uma das variedades mais populares, o que atrai jardineiros com alto rendimento e grandes frutos. A cultura é adequada para cultivo em várias regiões do país, possui uma forte imunidade.
História de criação
Criadores da Holanda estavam envolvidos na criação de Dordonha. Pela primeira vez, a variedade foi obtida em 2004, e já em 2007, após aprovação nos testes, as cenouras foram incluídas no cadastro estadual.
Descrição da variedade
As cenouras Dordogne devem ser classificadas como uma planta de maturação média. As folhas da cenoura formam uma roseta vertical e apresentam uma tonalidade verde-escura rica. A planta é bastante poderosa, capaz de formar uma grande colheita de raízes e deliciar-se com uma rica colheita.
Características da aparência da planta e das raízes
A Dordonha é considerada uma das variedades mais atraentes. Entre as características das culturas de raízes de cenoura:
- estrutura uniforme na fase de plena maturidade;
- predominantemente cilíndrico com uma ponta romba;
- o núcleo é laranja;
- comprimento 18-20 cm;
- peso atingindo 80-128 g.
O diâmetro máximo das cenouras chega a 6 cm, sendo a parte superior resistente ao esverdeamento, pelo que as raízes podem sempre apresentar uma rica tonalidade laranja.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Os degustadores avaliam o sabor da Dordonha como suculento e doce. A raiz vegetal contém uma grande quantidade de nutrientes, entre os quais açúcares e caroteno devem ser destacados separadamente. A variedade é adequada para consumo in natura, bem como para preparar primeiros e segundos pratos, saladas. Finalmente, as cenouras são usadas para congelamento e preservação.
A principal vantagem da variedade é que os frutos não perdem o sabor e a comercialização em 10 meses. Portanto, as cenouras Dordogne são capazes de suportar o transporte de longa distância.
Maturação
Para a formação das raízes, a variedade leva de 115 a 120 dias, obedecendo às recomendações agrotécnicas necessárias. Em regiões mais quentes, a cenoura pode ser colhida após 70 dias.
Produção
O indicador de rendimento máximo chega a 6 kg por metro quadrado. Ao mesmo tempo, os jardineiros observam que a qualidade e a quantidade da colheita praticamente não dependem de fatores externos na forma de condições climáticas. É interessante que um hectare seja capaz de produzir até 527 centners de raízes.
Regiões em crescimento
As cenouras da Dordonha são cultivadas em muitos distritos e regiões do país. A variedade é especialmente comum nas seguintes regiões:
- Norte;
- Noroeste;
- Central.
Menos comumente, as cenouras são encontradas nas regiões da Sibéria Ocidental e Volga-Vyatka. Recentemente, eles começaram a cultivar a variedade no norte do Cáucaso.
Crescendo e cuidando
Em primeiro lugar, é importante notar que o local de cultivo da cenoura Dordonha deve ser mudado a cada três anos. Caso contrário, a imunidade da cultura diminuirá a cada ano, o que levará ao desenvolvimento de várias doenças e ataques de pragas.
A vantagem do Dordogne é sua despretensão às condições de cultivo. A variedade pode ser plantada em quase qualquer solo. Mas para obter uma colheita abundante, vale a pena considerar algumas recomendações:
- o solo deve ser fértil e solto;
- na hora de escolher um local, vale a pena parar em áreas ensolaradas e calmas;
- antes de plantar cenouras, você precisa fertilizar o solo.
É melhor cavar os canteiros no outono para garantir a rápida sobrevivência das sementes na primavera. O pouso ao mesmo tempo não requer muito esforço. Tudo que você precisa fazer é cavar novamente o solo, fazer linhas e plantar as sementes.
Os jardineiros começam o trabalho de plantio mais perto de meados de abril nas regiões sul e no final de maio nas regiões norte. É importante que o solo tenha tempo de aquecer até 8 graus Celsius para evitar a morte da planta por geadas. Esquema de pouso:
- entre as linhas você deve recuar até 5-7 cm;
- entre sementes - até 15 cm;
- profundidade de plantio - 1-2 cm.
Depois disso, resta cuidar da planta. As principais recomendações serão as seguintes.
- Rega. As cenouras são pouco exigentes para regar, então a necessidade de adicionar umidade deve ser monitorada pela umidade do solo. Se o solo estiver seco, regue a planta.
- Top dress. A planta deve ser fertilizada durante o período de crescimento e formação ativa de raízes. Normalmente, os jardineiros usam compostos contendo nitrogênio, entre os quais o salitre ou o superfosfato são populares.
- Afrouxamento e remoção de ervas daninhas. Após cada rega, é importante remover ervas daninhas do canteiro do jardim que podem trazer pragas ou doenças com elas.
Além disso, vale a pena cuidar do desbaste regular dos canteiros para garantir uma formação confortável de raízes e obter altos rendimentos.
A cenoura é uma das culturas mais despretensiosas em termos de condições de cultivo, podendo resistir a uma curta seca e uma curta onda de frio. No entanto, para obter raízes saborosas e grandes, você deve seguir as regras básicas para o plantio de cenouras.
Resistência a doenças e pragas
O Dordogne tem uma imunidade bastante forte. A planta não é suscetível a doenças comuns e pode resistir ao ataque de pragas. No entanto, os jardineiros recomendam a realização de tratamentos preventivos da cultura com formulações especiais fracamente concentradas.
As cenouras crescem em quase todos os jardins. Existe a opinião de que essa cultura é muito resistente a todo tipo de doenças e pragas, mas não é o caso. Sem os devidos cuidados, as cenouras se tornam suscetíveis a todos os tipos de infecções e são afetadas por insetos nocivos.
Visão geral da revisão
Segundo os jardineiros, entre as vantagens das cenouras Dordogne estão:
- resistência à maioria das doenças e pragas;
- belas raízes;
- excelentes indicadores de transportabilidade;
- alto teor de componentes nutricionais;
- facilidade de embalagem e embalagem.
Este último é alcançado devido ao curto comprimento das culturas de raízes. Eles respondem positivamente à variedade, razão pela qual as cenouras são tão populares em muitas regiões.