- Autores: Holanda
- Sinônimos de nomes: Baltimore
- Ano de aprovação: 2010
- Compromisso: para consumo in natura, para enlatamento, para congelamento, para produtos embalados, para fazer suco
- Forma de folha de roseta: vertical
- Sai: longo, verde, fino a médio dissecado
- Peso, g: 114-230
- A forma : cilíndrico com ponta romba
- Qualidades de sabor: bom e excelente
- Composição : matéria seca 11,7-12,4%, açúcar total 7,0-7,7%, caroteno até 22,4 mg por 100 g de matéria-prima
A cenoura é um vegetal saudável e saboroso, que sempre tem um lugar especial na crista do jardim, para que possa desfrutar de raízes naturais durante o outono e o inverno. Excelente para o cultivo em diferentes condições climáticas é o híbrido holandês Baltimore, criado há não muito tempo, mas que atrai a atenção de jardineiros e agricultores.
História de criação
A cenoura Baltimore é um híbrido de primeira geração criado pelos cientistas holandeses Bejo Zaden B. V. em 2008. Após vários testes de variedades, em 2010 a cultura de hortaliças foi adicionada ao Registro Estadual de Uso Aprovado. As cenouras são cultivadas em nove regiões - da Terra Negra Central ao Extremo Oriente. O vegetal é cultivado em pequenos canteiros de jardim e em campos agrícolas. O híbrido é o mais produtivo da região Central. Além disso, as cenouras são cultivadas com alegria na Ucrânia, Moldávia e Bielo-Rússia.
Descrição da variedade
O híbrido holandês é uma planta com uma poderosa roseta de folhas eretas, que cresce até 33-35 cm de altura As folhas da planta são alongadas, com uma cor verde rica característica e pequena / média dissecção das placas. A folhagem não apresenta aroma pronunciado. O híbrido pertence à cultivar de transição Berlikum / Nantes. De acordo com especialistas, a cenoura Baltimore é um análogo aprimorado do popular híbrido Nandrin.
Graças às copas maciças, as raízes podem ser colhidas mecanicamente.
Características da aparência da planta e das raízes
Este híbrido pertence a grande frutificação. As cenouras amadurecem niveladas e puras, pelo que são muito valorizadas pelos agricultores e agrários que cultivam em escala industrial. O peso médio das raízes varia entre 114-230 gramas. O comprimento do fruto é alongado - 20-25 cm, e o diâmetro é de até 5-6 cm. A forma da cenoura é cilíndrica com um "nariz" rombudo. Os tubérculos maduros são uniformemente coloridos com uma rica cor laranja. A casca da fruta é fina e delicada, macia, com brilho. Olhos claros mal são visíveis na superfície, mas não há raízes filamentosas laterais.
Os tubérculos colhidos são facilmente transportados por diferentes distâncias e também podem ser armazenados por um longo tempo se as condições corretas de armazenamento forem observadas (local seco, fresco e escuro). O híbrido é ideal para armazenamento no inverno, enquanto os vegetais não se deformam, não aparecem rachaduras na superfície.
Finalidade e sabor dos tubérculos
Baltimore é conhecida por muitos produtores por seu excelente sabor. A polpa de laranja brilhante tem textura macia, crocante, carnuda e muito suculenta, sem fibras, aguadas ou vazios. O miolo da fruta é fino, não muito diferente em cor e estrutura da polpa da cenoura. O sabor é dominado por uma doçura brilhante e agradável açucarado, entrelaçados com um aroma de cenoura pronunciado.
As cenouras cultivadas podem ser amplamente utilizadas na culinária - adicione a pratos frios e quentes, picles, congelar, use em conservas e vegetais são bons para armazenamento a longo prazo. Devido à sua incrível suculência e carnosidade, são ideais para serem processados em sucos e purês, para alimentação infantil e diet.
Maturação
Baltimore é uma cenoura no meio da temporada. A estação de crescimento dura apenas 103 dias.Depois de 85-90 dias, você pode saborear os primeiros frutos já maduros, e a colheita massiva ocorre mais tarde, em meados de setembro - início de outubro.
Produção
A variedade é considerada de alto rendimento. Em um ambiente favorável, 6-10 kg de raízes crocantes podem ser colhidos em 1 m2 de plantio. Em escala industrial, você pode contar com uma média de 336-604 c / ha.
Crescendo e cuidando
O híbrido é cultivado por meio de semeadura direta. Para isso, é preparado um terreno com antecedência - é limpo de ervas daninhas e outros detritos, cavado, fertilizado e são feitos sulcos alongados de até 2-3 cm de profundidade. A distância entre as linhas não ultrapassa 20 cm. A semeadura é realizado de acordo com o esquema 5-7 por 15-20 cm Recomenda-se o plantio de cenouras no início de junho, embora muitos horticultores recomendem o plantio em maio. Os melhores precursores de um híbrido de cenoura são pepinos, tomates, cebolas ou repolho.
A variedade é adequada para a semeadura de inverno. Isso permitirá que você obtenha mais cedo cenouras frescas e saudáveis. A semeadura é realizada em meados de novembro, quando é improvável um forte aquecimento. Para isso, são preparados sulcos, onde as sementes são semeadas, e depois cobertas com solo quente. Abrigos com geotêxteis ou polietileno ajudam a acelerar a germinação na primavera. Na primavera, o solo fica levemente fofo, o que aumenta a permeabilidade ao ar, além de acelerar os processos de crescimento e desenvolvimento.
Cuidar de uma hortaliça consiste em medidas padrão: regar com água sedimentada a cada 3-4 dias, fertilizar (2-3 vezes durante a estação de cultivo), afrouxar e sachar o solo, desbastar as plantações duas vezes por estação, mantendo a distância entre as plantas 4 -6 cm, prevenção de doenças e infestações de insetos.
Não vale a pena esquecer que, se fertilizantes fossem aplicados no solo no outono, a cultura de hortaliças não precisava de fertilizantes adicionais durante o cultivo. Além disso, a melhor maneira de regar as cenouras que gostam de umidade é por meio de um sistema de gotejamento.
A cenoura é uma das culturas mais despretensiosas em termos de condições de cultivo, podendo resistir a uma curta seca e uma curta onda de frio. No entanto, para obter raízes saborosas e grandes, você deve seguir as regras básicas para o plantio de cenouras.
Requisitos de solo
As cenouras de Baltimore, como muitas de suas parentes, preferem crescer em solos franco-argilosos ou arenosos, que são caracterizados por uma boa permeabilidade ao ar e valor nutricional. Além disso, o solo deve ter acidez neutra e permeabilidade à umidade. A cultura é muito suscetível a substratos pesados e pantanosos.
Condições climáticas exigidas
O híbrido Baltimore é uma cultura bastante termofílica e amante da luz, portanto, é recomendado cultivá-lo exclusivamente em áreas bem iluminadas pelo sol. Mesmo uma leve sombra parcial pode afetar negativamente o desenvolvimento e a produtividade. O mais confortável para as cenouras será um terreno em uma planície ou uma pequena colina.
Resistência a doenças e pragas
A variedade apresenta boa imunidade. A cultura de vegetais é resistente ao oídio e vários tipos de manchas. Além disso, os tubérculos são tolerantes a nematóides. Também é importante notar a resistência a tiros e rachaduras.
As cenouras crescem em quase todos os jardins. Existe a opinião de que essa cultura é muito resistente a todo tipo de doenças e pragas, mas não é o caso.Sem os devidos cuidados, as cenouras se tornam suscetíveis a todos os tipos de infecções e são afetadas por insetos nocivos.