Como preparar sementes de cenoura para o plantio?

Contente
  1. A necessidade de preparação
  2. Como verificar a germinação?
  3. Imersão em um promotor de crescimento
  4. Como acelerar a germinação com vodka?
  5. Usando peróxido de hidrogênio
  6. Outros métodos

Para se obter uma colheita rica de cenouras, não basta cuidar adequadamente da cultura em crescimento, é importante também fazer o preparo pré-semeadura das mudas. Existem muitas técnicas para melhorar a germinação das sementes. Oferecemos uma visão geral dos principais métodos de processamento da semente antes do plantio em campo aberto, o que aumentará a taxa de germinação.

A necessidade de preparação

O problema do preparo da semente da cenoura antes do plantio está associado à peculiaridade biológica dessa cultura. A casca da semente contém óleos essenciais que impedem a entrada de umidade. Essas mudas são classificadas como tugovidny, e é por isso que o problema de acelerar a germinação do material de semente é especialmente agudo para as cenouras.

A preparação prévia resolve vários problemas de uma vez:

  • permite que você evite a germinação não cooperativa de mudas;

  • aumenta a taxa de aparecimento de brotos;

  • oferece resistência a condições externas adversas, minimiza o risco de danos por pragas e infecções fúngicas;

  • fortalece a imunidade da planta.

No entanto, também existem desvantagens. A tecnologia de processamento de sementes é bastante meticulosa, envolve várias etapas - calibração, seleção, classificação, desinfecção, estimulação do crescimento e outras medidas. Além disso, se pelo menos uma dessas etapas for executada incorretamente, existe um alto risco de estragar completamente o material da semente.

Cada cultura responde ao treinamento individualmente. Percebe-se que o preparo preliminar e tratamento das sementes de cenoura permite obter os primeiros brotos 2 a 3 dias antes do tempo padrão. Ou seja, o material preparado com antecedência sairá no dia 7 a 8, e não no dia 10. Quanto ao rendimento, aumenta em 15-25%.

Como verificar a germinação?

Primeiro você precisa determinar a capacidade de germinação das sementes de cenoura. Isso exigirá um recipiente com água e um pouco de sal. As mudas são imersas em solução salina e deixadas por 10-15 minutos. Aqueles que flutuam estão vazios, não passaram no teste, então podem ser jogados fora com segurança.

Todos os outros são calibrados. Para isso, inspecione visualmente o material da semente e remova as sementes com sinais visíveis de defeitos, doenças ou com cores mais claras que as demais. Depois disso, é realizada a desinfecção. Para desinfetar mudas de cenoura em casa, é melhor usar uma das seguintes formulações.

Permanganato de potássio - 1 g de permanganato de potássio é agitado em 300 ml de água até se dissolver. As mudas são enroladas em um curativo e mergulhadas em uma solução rosa claro por um quarto de hora.

Ácido bórico - obtido na proporção de 1 g por 5 litros de água. Nessa composição, o material de plantio deve ficar de molho por cerca de um dia.

Após o tratamento anti-séptico, as mudas devem ser bem enxaguadas.

Imersão em um promotor de crescimento

Um excelente resultado é obtido pelo pré-plantio embebendo as mudas em soluções nutritivas de macro e microelementos. Para fazer isso, você deve comprar um medicamento universal, que inclui zinco, molibdênio, cobre, magnésio, além de boro, ferro e cobalto. Os meios mais eficazes para ativar as sementes incluem vários meios.

  • "Energia" - diluir 10 gotas do medicamento em 500 litros de água. As sementes são colocadas em um saco de gaze ou linho e imersas em líquido por 5 a 7 horas.

  • "Bioglobin" - enriquece as mudas com vitaminas e proteínas. Isso irá acelerar sua germinação e aumentar a frutificação.

  • "Galhardete" - contribui para a redução do tempo de germinação e aumenta os parâmetros de germinação em 20-25%.

A germinação pode ser melhorada usando as formulações "Giberelina", "Ecost", "Tioureia", bem como "Epin" e outros agentes semelhantes. Mas o líder absoluto do preparo da pré-semeadura é o medicamento "Zircão". Contribui para um aumento significativo da energia de germinação das mudas.

Se você não tiver a oportunidade de comprar preparações especializadas, você pode usar o suco de aloe vera. Tem um efeito benéfico na revitalização das sementes. É melhor usar plantas com 3-5 anos de idade, e a folha da qual você receberá o suco deve primeiro ser mantida em local fresco por cerca de uma semana. Para estimular as mudas, é necessário dissolver 10-15 gotas de suco em 500 ml de água.

Dica: Após o processamento, a solução restante pode ser usada para fertilizar plantas domésticas.

Como acelerar a germinação com vodka?

Outra forma de germinar rapidamente as sementes é a vodka. Para isso, coloque as mudas em uma sacola de lona e coloque-as em uma solução de álcool por 10-12 minutos. Você não pode mantê-lo por mais tempo, caso contrário, as sementes queimarão e não germinarão. Depois disso, as mudas são minuciosamente lavadas com água e plantadas no solo. As vantagens desta técnica incluem uma aceleração significativa da germinação, bem como a desinfecção das sementes. Um resultado semelhante pode ser alcançado se o material de plantio for tratado com querosene.

Usando peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio tem um efeito semelhante. O uso de peróxido permite que você alcance uma germinação rápida e, o mais importante, amigável. Existem duas opções de uso deste medicamento.

Embeber as sementes com peróxido de hidrogênio não diluído a 3% por um quarto de hora. Após o beneficiamento, as mudas são lavadas e plantadas no solo.

Elaborando uma solução na taxa de 1 colher de sopa. eu. peróxido em 500 ml de água. As mudas são mantidas nessa substância por cerca de um dia, após o qual são plantadas sem lavagem.

Outros métodos

Métodos alternativos estão disponíveis para melhorar os parâmetros da taxa de germinação.

Borbulhante

Este método envolve a exposição da concha a bolhas de ar. Para o processamento, você precisará de um frasco de três litros e de um aerador, um aquário. As sementes são colocadas em uma jarra com água fria e um compressor é baixado lá.

As bolhas de ar liberam os óleos essenciais do tegumento da semente e, assim, aceleram a germinação. Assim que as mudas são pregadas, o conteúdo da lata é filtrado por uma peneira e plantado no solo.

Este procedimento pode ser simplificado tanto quanto possível, colocando as mudas em um saco de tecido e colocando-as diretamente sob o bico do dispositivo de bombeamento de oxigênio.

Solução de cinza

Outro método comum é embeber as sementes em água pura com adição de pó de cinza. Para 1 litro de água, você precisará de 1 colher de sopa. eu. cinzas trituradas, a solução é bem misturada e as sementes são imersas em um saco de lona por um dia. Existem opções em que a imersão é realizada por apenas 3-4 horas, mas o processamento prolongado dá um efeito mais pronunciado.

Em água quente

Para preparar adequadamente as sementes para a semeadura e para obter uma melhor germinação, é necessário saturar as sementes com umidade. Para fazer isso, você pode usar diferentes técnicas.

  • Água quente. É aconselhável usar uma garrafa térmica, se não estiver lá, as mudas são colocadas em um recipiente de vidro e enchido com água aquecida a 40-55 graus. O frasco é coberto com uma tampa e cuidadosamente embrulhado para reter o calor. O tempo de processamento é de meia hora.

  • Vapor. Este é um dos métodos folclóricos mais populares. Para isso, pegue um balde de plástico, faça uma armação de arame sobre suportes e cubra com meia-calça velha ou outro tecido de náilon. Em seguida, as sementes são despejadas em uma peneira de chá, colocada sobre uma moldura, a água fervida é despejada em um balde para que a água não alcance as mudas.O balde é bem coberto com uma tampa e deixado por 9 a 10 horas. Esse tratamento permite acelerar a germinação das sementes pelo menos duas vezes.

  • Absorver. O método mais barato para preparar sementes de cenoura. Antes de desembarcar, são simplesmente regados com água e deixados em um local bem aquecido por um dia - desta vez é o suficiente para que inchem. No dia seguinte, você pode plantá-los com segurança em terreno aberto.

Para a emergência mais rápida possível das mudas ao longo de vários dias, é necessário umedecer os canteiros abundantemente.

Moagem com areia

Um bom resultado é obtido pela trituração das mudas com areia seca. A areia afina o tegumento, acelerando muitas vezes o aparecimento dos primeiros brotos. No entanto, muitos residentes de verão consideram este método inconveniente - se você pegar a areia do rio em tons de cinza, as sementes se perdem no contexto geral e, no processo de moagem, não fica claro se elas estão presentes entre os dedos, ou se há apenas uma areia.

Portanto, é melhor misturar mudas com areia clara.

Enterrando-se em um saco de linho

Um método incomum de preparação pré-semeadura envolve enterrar as sementes. É usado na primavera, quando a neve está apenas começando a derreter. É necessário cavar um buraco raso de 30-40 cm no solo, despejar as sementes em um saco de linho e enterrá-las neste buraco.

Depois disso, forma-se uma pequena colina com neve, que impedirá o congelamento das sementes. Durante o derretimento da neve, ele os saturará com a umidade necessária. Desta forma, as mudas são deixadas por 10-14 dias, após os quais você pode germiná-las com segurança no solo em um canteiro preparado.

Ao realizar o tratamento pré-semeadura do material de plantio, muitos jardineiros novatos cometem erros. Vamos listar os mais comuns.

  • O não cumprimento da duração recomendada de embebição das sementes e alagamento.

  • Usar água muito fria ou, pelo contrário, muito quente para imersão ou enxágue.

  • Manter as mudas em uma solução anti-séptica por mais tempo do que o necessário.

No primeiro estágio da preparação da pré-semeadura, todas as sementes doentes e vazias são removidas. O resto é calibrado e os mais valiosos são selecionados, cujo diâmetro não é inferior a 0,7 mm. É dessas mudas que se obtêm as maiores raízes.

Não se esqueça da data de validade da semente. Acredita-se que o pré-preparo e o tratamento com estimulantes de crescimento ajudem a revitalizar e despertar as sementes vencidas. Este é um equívoco comum. Nessas sementes, o embrião morre e nem a umidade nem os produtos químicos podem torná-lo viável.

A vida útil das sementes de cenoura não excede 4 anos, e somente se todas as condições de armazenamento exigidas forem atendidas.

Existem muitas maneiras eficazes de acelerar a germinação das sementes. A escolha de uma técnica específica depende muito da época do ano em que você planeja plantar a safra.

No plantio antes do inverno, o dimensionamento, a classificação e a seleção das mudas maiores são obrigatórios. Eles têm uma concha densa e, conseqüentemente, um suprimento impressionante de nutrientes. Porém, é melhor evitar quaisquer medidas destinadas a saturar as sementes com umidade, pois elas congelarão sob a influência de temperaturas negativas.

Quanto à primavera, aqui você pode usar todos os métodos, sem exceção. A única coisa que deve ser atendida são as condições climáticas da região de cultivo, bem como as características varietais da cenoura.

O pré-plantio de sementes de cenoura é uma ótima maneira de obter plantas saudáveis ​​e robustas e com alto rendimento de cenouras. Porém, no processo de preparação, é extremamente importante fazer tudo respeitando as regras e nuances da tecnologia. Caso contrário, o material de sementeira ficará simplesmente estragado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário