As nuances do plantio de cenouras antes do inverno
Como a grande maioria das hortaliças, costuma-se plantar cenouras na primavera, para que a colheita seja feita no outono. No entanto, há muito tempo e com bastante sucesso, os agricultores têm praticado uma forma completamente diferente de cultivar este vegetal popular. Estamos falando de plantar cenouras antes do inverno, o que tem certas nuances, bem como suas vantagens óbvias e algumas desvantagens. O mais importante neste caso é a possibilidade de obter as primeiras raízes totalmente maduras muito mais cedo do que colher até mesmo as variedades mais antigas.
Vantagens e desvantagens
Em primeiro lugar, é necessário analisar e avaliar objetivamente as principais vantagens da abordagem descrita para o cultivo de plantas. Semear um vegetal no inverno tem as seguintes vantagens indiscutíveis.
- Uma oportunidade de liberar um tempo tão escasso de primavera.
- Obtendo uma colheita antecipada. As cenouras semeadas corretamente no outono atingem sua maturidade plena em meados do primeiro mês de verão. A propósito, isso é 2-3 semanas antes das colheitas das variedades mais antigas da primavera.
- Obtendo frutos grandes e suculentos no formato correto. Ao plantar cenouras antes do inverno, as águas descongeladas fornecem constantemente a umidade necessária do solo.
- Minimizando os riscos de causar danos significativos por pragas que ainda não têm tempo suficiente para se ativar no início da primavera. E estamos falando principalmente de um parasita potencialmente perigoso como a mosca da cenoura.
- Possibilidade de uso racional de sites. Nos canteiros, que ficam desocupados já no início do verão, outras culturas podem ser plantadas.
No contexto das vantagens listadas do método considerado, deve-se prestar atenção a duas desvantagens.
- Com o plantio precoce, você pode enfrentar um degelo temporário que pode levar à germinação prematura das cenouras, que provavelmente serão destruídas nas primeiras geadas.
- As colheitas do início do verão geralmente não são projetadas para armazenamento de longo prazo.
Na esmagadora maioria dos casos, as culturas de raízes começam a se deteriorar rapidamente, mesmo quando as condições mais favoráveis são criadas.
Variedades adequadas
Alguns jardineiros acreditam que é melhor escolher variedades de maturação precoce para a semeadura de inverno. No entanto, na prática, eles são completamente inadequados para o cultivo de vegetais desta forma. O fato é que essas cenouras surgem muito cedo, então os brotos certamente morrem no frio. Jardineiros experientes tentam se concentrar em espécies que não são caracterizadas por uma tendência crescente de floração.
Como mostra a prática, é bom semear as seguintes variedades antes do inverno:
- Inverno em Moscou (A-515);
- Shantane Royal;
- "Bela menina";
- Nandrina e Néctar (F1);
- Losinoostrovskaya-13;
- "Incomparável";
- "Doce infantil";
- "Nantes melhorado".
Ao escolher e comprar material de semente, é altamente recomendável prestar atenção ao estudo das instruções. É importante saber claramente quando as cenouras terão que brotar e se elas geralmente são adequadas para o plantio antes do inverno. Os especialistas aconselham dar preferência às sementes granulares pré-processadas. Vale a pena considerar que esse material será muito mais fácil de semear.
Cronometragem
Naturalmente, é impossível prever com antecedência o prazo exato para a semeadura. Isso se deve ao fato de que o clima do outono é extremamente variável. É por isso que os jardineiros experientes são guiados pelas condições climáticas específicas da região.Ao mesmo tempo, deve-se ter em mente que a temperatura é considerada favorável se for estável na faixa de 0 a -2 graus, e a probabilidade de retorno do calor for mínima. O degelo pode provocar a germinação das sementes e a morte das mudas devido à geada.
Recomenda-se, se possível, semear cenouras cerca de 7 a 10 dias antes de um resfriamento significativo. É importante que o solo tenha tido tempo de esfriar bem a esta altura, mas não congelar. Aliás, em alguns casos, o plantio é realizado mesmo sob a neve, havendo previamente feito sulcos na área destinada à cenoura. Muitos agricultores modernos, ao escolher a época de semeadura, preferem se guiar pelo calendário lunar.
Em qualquer caso, é altamente recomendável levar em consideração os caprichos do tempo.
O próprio algoritmo para o cultivo de cenouras antes do inverno é padrão, mas vale a pena levar em consideração as seguintes características da época de semeadura por região:
- Região de Moscou e Faixa do Meio - a partir da terceira semana de outubro;
- Ural - a segunda década de setembro ou início de novembro;
- Sibéria - do final de setembro ao início de outubro.
Se houver previsão de degelo, é melhor adiar o trabalho planejado de plantio de cenouras.
Preparação
Inicialmente, é importante observar que as cenouras são vegetais resistentes ao frio. A semente é capaz de repousar em silêncio por vários meses em solo congelado, sem perder suas propriedades. Dadas essas características, muitos jardineiros preferem plantar cenouras antes do inverno. No entanto, esse processo possui uma série de recursos importantes e requer treinamento apropriado.
Seleção de assento
É a esse componente da fase preparatória que é altamente recomendável prestar atenção especial. O canteiro deve ser colocado em local mais plano, ao mesmo tempo protegido do vento e bem aquecido pelo sol. É altamente indesejável semear cenouras nas encostas, porque nesses casos as próprias sementes podem ser lavadas com água.
Se for necessário escolher um local que atenda totalmente a todos os requisitos listados, então, no próximo estágio, será necessário determinar quais safras foram cultivadas nele anteriormente. E estamos falando de um período de 3 anos. Levando em consideração as regras de rotação de culturas, que são de particular importância, os precursores ideais das raízes de vitaminas serão:
- tomates e pepinos;
- abobrinha e abóbora;
- melões, melancias e abóboras;
- batata;
- repolho;
- cebola.
Como comprovado por muitos anos de prática, os canteiros em que as plantas listadas haviam crescido anteriormente e nos quais o composto, bem como o húmus, foram introduzidos, fornecem uma colheita rica e de alta qualidade de cenouras. Naturalmente, é importante listar os predecessores mais indesejáveis da cultura descrita, que incluem:
- feijões;
- salsão;
- salsa, endro e erva-doce;
- a própria cenoura.
Se as safras indicadas foram cultivadas no local, a raiz em questão pode ser semeada nele, no máximo, após 3 anos. Isso irá minimizar o risco de doenças comuns e ataques de pragas. Após a introdução de húmus fresco ou esterco no solo, o plantio é permitido após um intervalo de 2 anos.
Caso contrário, as pontas das cenouras serão muito altas e suculentas, e as próprias frutas serão ramificadas e deformadas.
O solo
Prepare o solo com antecedência, até que comece a congelar. 1-1,5 meses antes da semeadura, você precisará realizar as seguintes etapas.
- Limpeza completa do local, implicando na retirada de ervas daninhas e de todos os resíduos vegetais de safras anteriores.
- Perfuração profunda em todo o comprimento da baioneta, que é de 30 a 40 cm.
- A fertilização do solo, realizada em paralelo com a escavação. É importante abandonar a matéria orgânica como o estrume. A melhor opção seria adicionar a cada quadrado do jardim uma mistura de húmus (2-4 kg), superfosfato (20-25 g) e sal de potássio (10-15 g). A propósito, jardineiros experientes costumam usar cinzas em vez de curativos minerais.Contém todos os elementos necessários e seu consumo é de 1 copo por metro quadrado.
- Afrouxamento profundo do solo e formação de ranhuras de 5 cm de profundidade com intervalo de 15-20 cm. Na época da semeadura, essas ranhuras, via de regra, compactam-se e não passam de 2 a 3 cm de profundidade.
- Cobrir a área tratada com um filme ou outro material que possa efetivamente proteger o jardim da umidade. Isso protegerá o local da erosão durante a precipitação e a propagação do solo pelo vento. Um abrigo semelhante nas laterais do local pode ser pressionado com tijolos, pedras, tábuas e outros objetos pesados que estiverem à mão.
Além de tudo isso, será útil semear qualquer adubo verde disponível, que, ao crescer até 15-20 cm, fica incrustado no solo. É importante lembrar que as raízes das raízes descritas adoram uma maior concentração de húmus.
Vale a pena focar separadamente no uso de fertilizantes. Eles são selecionados levando em consideração o tipo de solo como segue.
- Solo ácido. Para neutralizar o meio ácido por 1 metro quadrado, pegue um copo de cinza de madeira ou 150 g de farinha de dolomita. Alternativamente, 300 a 400 g de giz regular são adicionados.
- Solo argiloso e pesado. O desbaste com areia ou serragem parcialmente podre ajudará aqui. Isso permite que você torne o solo mais solto e arejado. É importante lembrar que a serragem fresca e outros materiais naturais não degradáveis podem atrair pragas perigosas, como a mosca da cenoura.
- Solo pobre. Uma aplicação adicional de fertilizante contendo nitrogênio será necessária, à taxa de 1 colher de sopa por metro quadrado do jardim. É importante não ultrapassar a taxa especificada, pois a supersaturação não proporcionará aumento na produtividade, mas ocasionará rachadura do solo e deformação do fruto.
Outro ponto importante é colher e peneirar uma quantidade suficiente de terra seca em uma peneira grossa antes do início do primeiro tempo frio.
Paralelamente, uma mistura de turfa, composto e húmus é preparada na proporção de 4-5 baldes para cada quadrado da parcela para a semeadura de cenouras. Recomenda-se tocá-lo com as mãos, livrar-se dos caroços e secar ao sol. Todos esses blanks são espalhados em caixas ou sacos, após os quais são colocados em um local quente e sempre seco. As operações listadas são necessárias para garantir condições de conforto e a formação de solo que não se rache e crie obstáculos para a germinação da cenoura.
Independentemente das peculiaridades da semeadura, no cultivo de raízes vitamínicas, é altamente recomendável cuidar do estoque da mistura descrita. Freqüentemente, as cenouras são plantadas quando o solo já está frio o suficiente e congela em torrões. Não será possível cobrir as sementes com esse solo. E é muito mais lucrativo preparar sozinho uma mistura de terra do que comprar uma já pronta.
Material de plantio
Como já foi observado, nem todas as variedades da cultura em questão são adequadas para o plantio antes do inverno. Por isso, na hora de comprar sementes, é importante atentar para a embalagem, onde devem ser colocadas as informações pertinentes. Recomenda-se a compra de sementes em lojas especializadas. Deve-se sempre lembrar que a colheita futura de raízes depende diretamente de sua qualidade.
Outro ponto importante é que não há necessidade de tratar as sementes com estimulantes de crescimento antes da semeadura. Vale a pena considerar aqui que o plantio de outono não prevê rebentos rápidos. Nesse caso, ao contrário, a germinação prematura não deve ser permitida para evitar a morte das mudas na geada.
Para desinfetar e proteger contra doenças, as sementes podem ser tratadas com uma solução fraca de permanganato de potássio. Depois disso, eles precisarão ser completamente secos. É importante, ao semear, aumentar o consumo de material em cerca de 25 por cento.
Esta abordagem permite compensar as consequências de um inverno sem neve e degelos.
Tecnologia
Assim que chega o tempo frio estável e o termômetro não sobe acima de +5 graus, e o solo começa a congelar pelo menos 5-8 cm, eles começam a semear. Nesse caso, o algoritmo de ações terá a seguinte aparência.
- Se houver neve, limpe suavemente a cama com uma vassoura ou escova macia.
- Espalhe as sementes nas ranhuras pré-formadas em intervalos de cerca de 3-4 cm. Em algumas situações, o material é simplesmente espalhado na superfície do canteiro. Muitos jardineiros experientes usam semeadores especiais para ajustar o passo de semente necessário. Seu consumo ideal para o plantio antes do inverno é de 0,8 a 1 kg por metro quadrado. Vale ressaltar que em situações com plantio de safra na primavera, esse valor é inferior em 0,2 kg.
- Se desejar, pode-se plantar um rabanete ou salada em paralelo, que na primavera marcará as fileiras das cenouras, o que facilitará o processo de sacha e soltura.
- As sementes são cobertas com solo seco e peneirado previamente preparado e cobrem o canteiro, compactando a camada superior.
- Quando a primeira precipitação de inverno aparece, a neve é colocada sobre os canteiros e as plantações são cobertas com ramos de abeto para preservar a cobertura morta de maneira confiável.
Um dos pontos-chave do método descrito de cultivo de raízes é que as plantações não devem ser perturbadas até o degelo da primavera. Até então, as sementes de cenoura irão simplesmente "dormir" no solo.
Cuidados de acompanhamento
Neste caso, estamos a falar dos seguintes eventos importantes, cuja oportunidade depende diretamente da qualidade e do volume da colheita de cenouras plantadas no outono.
- Com o início do aquecimento, os ramos dos abetos são retirados do local e parte da cobertura de neve é raspada para acelerar o seu derretimento.
- Assim que a neve derreter completamente, remova todos os galhos e grama.
- Pequenos suportes arqueados são colocados em torno do perímetro da área semeada e o filme é puxado sobre eles. Isso efetivamente protege as cenouras de possíveis geadas de curto prazo.
- Quando os primeiros brotos aparecem, o material de cobertura é removido. É importante que o calor estável seja estabelecido e a temperatura média diária seja fixada em cerca de +15 graus.
- Na presença de mudas densas, será necessário desbastar os canteiros para que haja intervalos de aproximadamente 2 cm entre as plantas jovens. O excesso de crescimento é removido após cerca de 2-3 semanas com um aumento dos intervalos para 4-6 cm. Caso contrário , as raízes serão pequenas. Aliás, muitas vezes ao se utilizar semeadoras especiais na fase de semeadura, a necessidade de tais manipulações desaparece.
- O aparecimento dos primeiros rebentos é um sinal para começar a sachar a área. Nesse caso, as ervas daninhas deverão ser removidas exclusivamente à mão. O uso de qualquer herbicida nesta fase é altamente indesejável.
- O tratamento dos parasitas é realizado aproximadamente 15 dias após o aparecimento das primeiras folhas verdes nos canteiros.
- Na fase de crescimento ativo e durante a formação das primeiras 3-4 folhas maduras, é necessário alimentar as plantas jovens.
Via de regra, uma única aplicação de fertilizantes complexos no espaçamento entre linhas com incorporação ao solo é suficiente para isso.
Além de tudo isso, se uma crosta secante for encontrada no solo, é necessário regar e umedecer uniformemente as áreas problemáticas. Mas aqui é importante lembrar que mesmo um leve excesso de umidade pode levar à decomposição. Após a rega, é altamente recomendável afrouxar os espaçamentos das linhas.
O comentário foi enviado com sucesso.