De que tipo de solo as cenouras gostam?
Uma horta sem cenoura é algo extremamente raro, poucos contestarão a popularidade desta raiz. Mas nem todo mundo sabe cultivar corretamente para acabar com uma colheita invejável. Se devemos começar com essa ciência, deve ser a partir do estudo dos requisitos de solo que as cenouras apresentam. E esta é uma questão bastante volumosa.
Composição mecânica
Este indicador afeta não apenas a qualidade da colheita em geral, mas também a forma da fruta. Por exemplo, em solos argilosos pesados, em solo cultivado de forma insuficiente, as cenouras crescerão pequenas e feias. Tal colheita não pode ser considerada boa nem no sabor nem na aparência. Isso significa que deve ser plantado em uma área limpa, sem pedras grandes ou raízes de plantas. As cenouras gostam de solo frouxo e leve, argiloso ou argiloso, bem permeável. Se houver um pouco de areia neste solo, melhor para a colheita futura - será mais doce.
Se os donos do local não sabem que tipo de solo eles possuem, você sempre pode realizar um experimento. Você só precisa pegar um punhado de terra do local, adicionar água a um estado pastoso e avaliar o resultado:
- o solo de argila plástica manterá facilmente qualquer forma;
- você pode formar uma bola e uma salsicha de argila, mas se tentar fazer um bagel com ela, haverá rachaduras;
- uma linguiça e uma bola também são feitas de argila média, o bagel se desintegra imediatamente;
- apenas uma bola se formará de argila leve;
- o solo franco-arenoso tornará possível moldar apenas uma corda fina;
- do solo arenoso, nada funcionará.
E se um torrão de terra, amassado em um punho, deixa uma marca preta em negrito, significa que há terra preta no local, adequada para o cultivo de praticamente qualquer safra, e cenouras também.
Acidez necessária e sua definição
A acidez ótima do solo para as cenouras é neutra, e esses são valores de pH na faixa de 6,5-7,0. Em solo ligeiramente ácido, as cenouras também são cultivadas, isso é permitido. O conteúdo de húmus é de 4%. Você pode determinar a acidez usando um dispositivo especial: um medidor de pH, mas nem todo mundo tem um, então você terá que usar métodos alternativos. Por exemplo, muitos residentes de verão preferem fazer com papel de tornassol. É comercializado em kits com escala de cores e faixas pré-embebidas nos reagentes desejados. Não é difícil verificar com papel de tornassol se o solo é ácido (neutro, alcalino).
- Cave um buraco com 30-40 cm de profundidade... Colete 4 amostras de terra das paredes, coloque-as em um recipiente de vidro e misture.
- Umedeça a terra com água destilada 1 a 5. Espere 5 minutos e, em seguida, mergulhe literalmente uma tira de tornassol nessa mistura por alguns segundos.
- Compare as cores, que saiu em papel, com indicadores na escala presa à tira.
Pela aparência da terra, sua acidez também é determinada, porém, esta não é a opção mais confiável. Por exemplo, o aumento da acidez é lido pela superfície esbranquiçada do solo, água com coloração enferrujada nas depressões, sedimento marrom no local onde a umidade já foi absorvida, uma película iridescente sobre uma poça. Urtiga, trevo, quinua crescem em solo neutro - aí vale a pena plantar cenouras. Se a papoula e a trepadeira crescerem no solo, o solo é alcalino. Semeie cardo e coltsfoot assentam em solo ligeiramente ácido, também relativamente adequado para cenouras. E o solo azedo é habitado por azeda-cavalo, junco, sino doce, hortelã, banana-da-terra, violeta.
Vale ressaltar a experiência com o vinagre, ela também dará informações sobre a acidez do solo.Uma amostra de solo de teste é colocada sobre uma superfície de vidro e despejada com vinagre (9%). Se houver muita espuma e ela ferver, então o solo é alcalino. Se ferver moderadamente e não houver muita espuma, então é neutro; se não houver reação alguma, é ácido.
Qual deve ser a umidade e como determiná-la?
Esta questão é igualmente importante. Se houver muita umidade, as cenouras apodrecem. Não se deve esquecer que se trata de uma cultura de raízes, e o apodrecimento do que está no solo levará, em princípio, a uma perda de safra. Além de se decompor, o excesso de umidade é terrível, pois lixivia oligoelementos valiosos do solo, tornando-o menos respirável. Portanto, é necessário verificar o teor de umidade do solo antes do plantio da cenoura.
É bom se você puder obter um tensiômetro - um sensor de resistência elétrica, um medidor de umidade doméstico. Você também pode usar outros métodos. Por exemplo, cave um buraco com 25 cm de profundidade, pegue um punhado de terra do fundo do buraco e aperte com força em seu punho. Essa experiência mostrará:
- se o solo se desintegrou após cerrar os punhos, o teor de umidade não é superior a 60%;
- se houver impressões digitais no solo, a umidade é de cerca de 70%;
- se mesmo com uma leve pressão o caroço se desfaça, a umidade é de cerca de 75%;
- se a umidade permanecer em um pedaço de solo, seu indicador é de 80%;
- se o caroço for denso e uma impressão permanecer no papel filtrado, a umidade é de cerca de 85%;
- do solo comprimido, a umidade escorre diretamente, o teor de umidade é de 90%.
As cenouras crescem melhor onde a umidade é moderada. O aumento da secura é desfavorável à colheita, assim como a umidade elevada - é preciso buscar um meio-termo.
Como preparar o terreno para o plantio?
Cada tipo de solo possui seus próprios requisitos e regras para o preparo pré-plantio.... Mas também existe um algoritmo geral para a preparação dos canteiros, que envolve, em primeiro lugar, a limpeza das ervas daninhas no outono. Após 2 semanas, o canteiro deve ser escavado em 30 centímetros, removendo todos os rizomas e pedras. E certifique-se de tratar o solo com compostos desinfetantes. Este será, por exemplo, um líquido Bordeaux a 3% ou uma solução de oxicloreto de cobre a 4%.
Na primavera, o cultivo do solo continua: ele é solto e talvez re-escavado. Em seguida, a superfície é tradicionalmente nivelada com um ancinho. Os fertilizantes necessários são aplicados ao solo escavado. Também na primavera, o jardim é regado com a seguinte mistura:
- 10 litros de água morna;
- 1 colher de chá de sulfato de cobre;
- 1 xícara de verbasco
Depois que as sementes da cenoura já estão no solo, os sulcos são preenchidos e um pouco compactados. Em seguida, você precisa colocar um filme na cama para mantê-lo aquecido e úmido. Assim que aparecerem os primeiros brotos, o abrigo é removido.
Solo argiloso e preto
Se o solo for ligeiramente argiloso, não precisa de areia. E para torná-lo mais fértil, você pode adicionar a 1 metro quadrado:
- 5 kg de húmus / composto;
- 300 g de cinza de madeira;
- 1 colher de sopa de superfosfato.
Chernozem, apesar de seus parâmetros quase ideais, também precisa estar preparada para o plantio. Mesmo no processo de escavação de outono, o seguinte é introduzido nesta terra por metro quadrado:
- 10 kg de areia;
- meio balde de serragem (sempre fresco e velho, serragem fresca deve ser umedecida com uma solução de fertilizante mineral antes de adicionar);
- 2 colheres de sopa de superfosfato.
Argila e podzólica
Na queda desse tipo de solo, aguarda-se um procedimento obrigatório: calagem com giz ou farinha de dolomita. Para cada m 2, faça 2-3 colheres de sopa de qualquer um desses fundos. Se houver muita argila no solo, ela deve ser fertilizada com compostos que contenham húmus. E na primavera, durante a escavação, a seguinte lista de fertilizantes é adicionada por metro quadrado:
- 10 kg de húmus;
- 300 g de cinzas;
- 2 baldes de turfa e areia de rio;
- cerca de 4 kg de serragem;
- 2 colheres de sopa de nitrofosfato;
- 1 colher de sopa de superfosfato.
Sandy
O solo arenoso também deve ser fertilizado, uma orientação para uma alimentação nutritiva. Você precisará fazer por m 2:
- 2 baldes de terra com turfa;
- uma colher de sopa de nitrofosfato e superfosfato;
- um balde de serragem e húmus.
Ao semear, é necessário adicionar cinzas de madeira, pois isso protegerá as cenouras de doenças fúngicas e também fornecerá às mudas uma nutrição valiosa. Se a cenoura tiver que ser mandada para solo ácido (é claro que não cabe, mas não há outras opções), pode-se fazer o seguinte: tratar o solo com penugem, um copo por m 2. Pode-se pegar lenha cinza, farinha de dolomita ou giz em vez de penugem. O solo é tratado estritamente no outono, mas o fertilizante é aplicado na primavera para a escavação.
Turfa
Antes de plantar cenouras em solo turfoso por m2, adicione:
- 5 kg de areia grossa;
- 3 kg de húmus;
- um balde de solo argiloso;
- 1 colher de chá de nitrato de sódio
- 1 colher de sopa de superfosfato e cloreto de potássio.
Possíveis erros
Definitivamente, vale a pena começar deste ponto para aqueles que ainda não têm a experiência mais bem-sucedida no cultivo de cenouras. Os seguintes erros podem ser considerados típicos:
- se as pedras não forem removidas do solo antes do início da temporada, as raízes não crescerão uniformemente e a cenoura torta não terá apresentação;
- se você exagerar com molho contendo nitrogênio, as cenouras provavelmente ficarão sem gosto e com gosto amargo;
- se for usado esterco fresco, as mudas ficarão especialmente vulneráveis ao apodrecimento;
- se abusar da matéria orgânica, os topos se desenvolverão vigorosamente, mas as raízes ficarão "córneas", tortas, a safra colhida não sobreviverá ao inverno, se deteriorará rapidamente;
- é inútil adicionar cal e fertilizantes para abrir terreno ao mesmo tempo, esses compostos neutralizam as ações uns dos outros;
- solo ácido e colheitas de raízes doces são conceitos incompatíveis.
Finalmente, um dos maiores erros no cultivo de cenouras é a não observância da rotação de culturas. Se isso não for levado em consideração, todos os outros esforços podem ser em vão. Já a cenoura é uma cultura que esgota bastante a terra. E se você plantar em solo esgotado, você não pode esperar uma colheita de tal experimento. É bom plantar cenouras no solo onde antes cresciam repolho, cebola, erva-moura e abóbora. Mas se salsa e feijão crescerem lá, as cenouras não virão. A reutilização de um adesivo de cenoura só é permitida após 4 anos.
Caso contrário, não é tão difícil mexer na planta: a rega deve ser moderada, porque esta cultura não tolera secura nem alagamento. Derramar o solo quando a cenoura tem raízes longas pode rachar e até apodrecer. Ou seja, a rega deve ser feita regularmente, mas não com frequência. E antes da colheita, a rega, de acordo com jardineiros experientes, deve ser totalmente abandonada. Aliás, as cenouras têm uma peculiaridade - são plantadas com sementes, o que significa que é quase impossível prever a distância entre as plantas. Às vezes nota-se o espessamento, as plantas interferem no desenvolvimento umas das outras: a cenoura fica pequena, rala, mal armazenada. Portanto, vale a pena diluí-lo por volta do 12º dia após a germinação e, em seguida, outros 10 dias depois.
Junto com o desbaste, as cenouras podem ser capinadas e soltas, o que é sempre importante para o bom crescimento da cultura.
O comentário foi enviado com sucesso.