Como e quando plantar cenouras?

Contente
  1. Cronometragem
  2. Seleção de assento
  3. Preparação do solo
  4. Como acelerar a germinação das sementes?
  5. Métodos de plantio

A cenoura é uma cultura vegetal que pode ser encontrada em quase todos os locais, independentemente da região. Ao mesmo tempo, para obter uma safra rica e de alta qualidade, é importante saber exatamente como e quando plantá-la corretamente. No momento, no arsenal dos jardineiros modernos, há mais do que uma ampla gama de técnicas agrícolas relevantes.

Cronometragem

A escolha de uma época específica para a semeadura da cenoura não depende apenas das características varietais da cultura. Também os dias de plantio favoráveis ​​são determinados pelo clima da região e pelas condições meteorológicas de um determinado período. É importante levar em consideração a temperatura do ar e o grau de aquecimento do solo, bem como as previsões dos meteorologistas.

A propósito, os jardineiros geralmente preferem determinar o momento ideal do trabalho correspondente de acordo com o calendário lunar. Nesse caso, estamos falando da lua minguante, pois é geralmente aceito que é durante esses períodos que o sistema radicular está se desenvolvendo ativamente.

Nesses calendários, está claramente indicado a partir de que data e até que data é melhor semear cenouras.

Na primavera

Recomenda-se plantar raízes de vitaminas em terreno aberto quando já aqueceu até + 4-6 graus, mas ainda retém a umidade da neve derretida. Ao mesmo tempo, as temperaturas diurnas e noturnas do ar são de + 10-12 e + 2-5 graus, respectivamente. Além disso, para determinar com precisão a época de plantio, e para que não seja tarde demais para a realização dos trabalhos agrotécnicos, é necessário levar em consideração os tempos de maturação, que se apresentam da seguinte forma, atendendo às características varietais:

  • cedo - 80-100 dias;
  • média - 110-120 dias;
  • meio tarde - 120-140 dias;
  • tarde - a partir de 140 dias.

Uma atenção especial deve ser dada à duração do estágio de vegetação das plantas, bem como às nuances do clima em uma determinada área. O último fator é de fundamental importância e, levando-o em consideração, é possível determinar o momento ideal de plantio das safras por região:

  • Sul da Federação Russa (Território de Krasnodar, Cáucaso do Norte, Território de Stavropol, República da Crimeia) - do início de março ao início de abril;
  • a faixa do meio, incluindo a região de Moscou - de meados de abril a maio;
  • São Petersburgo e a região de Leningrado - 2ª década de maio;
  • Sibéria, Urais e regiões do norte - um período bastante curto do final de maio ao início de junho.

Tipos de cenouras com diferentes períodos de maturação dos frutos são plantados no local em diversas abordagens. Freqüentemente, uma variedade de maturação precoce é semeada em canteiros no início do primeiro mês de verão após a colheita dos primeiros verdes.

Em locais com condições difíceis, os agricultores tentam fazer experiências com o cultivo de mudas. Isso permite que você acelere o amadurecimento da safra mudando o tempo de colheita em 2 a 3 semanas.

Antes do inverno

Nesse caso, a principal tarefa é evitar que as sementes germinem prematuramente. Para fazer isso, eles precisam ser plantados 1,5-2 semanas antes da geada, quando o solo tem tempo para secar e "agarrar" como resultado das ondas de frio. O termômetro durante este período não aumentará mais acima de 2-3 graus Celsius. Dependendo da região, essas condições favoráveis ​​para a semeadura se desenvolvem nos seguintes momentos:

  • sul - do final de novembro ao início de dezembro;
  • Região de Moscou e a zona intermediária da Federação Russa - do final de outubro ao início de novembro;
  • regiões da Sibéria e dos Urais - outubro;
  • territórios do norte - final de setembro.

Vale a pena considerar que no plantio de cenoura de inverno, o consumo de sementes aumenta em cerca de 1/5 em relação ao plantio de primavera.

Seleção de assento

Por um lado, a cultura de vegetais em questão não pode ser caracterizada como caprichosa e particularmente exigente nas condições de cultivo. No entanto, existem várias regras fundamentais sobre a escolha correta de um local para o plantio. A colheita pode ser obtida em qualquer caso, mas sua qualidade e volume estarão em questão.

Recomenda-se escolher os locais mais uniformes para as cenouras, levando em consideração os seguintes requisitos.

  • Iluminação do site. É importante lembrar que a cultura ama o sol e não tolera sombra e até sombra parcial. A falta de luz solar leva ao fato de que as copas ficam atrofiadas e as próprias raízes tornam-se finas e fracas. O ideal é que os canteiros sejam iluminados ao longo do dia, e mesmo o sombreamento parcial do local pode afetar negativamente a produção e o sabor da fruta.
  • Composição e condição do solo... Solos soltos ligeiramente ácidos e neutros serão preferidos para cenouras, e solos alcalinos e ácidos são categoricamente contra-indicados. Para o crescimento ativo e o desenvolvimento pleno da cultura, os solos com alta concentração de areia ou argila arenosa são os mais adequados. Se as plantas forem colocadas em argila densa, na maioria das vezes produzirão pequenos frutos que apodrecem rapidamente durante o armazenamento.
  • Predecessores nas camas. As melhores opções são pepino, tomate, alho, cebola, repolho, batata e cereais. É fortemente desencorajado o cultivo de cenoura após endro, erva-doce, pastinaga, salsa, bem como a cultura mais descrita e qualquer guarda-chuva. É importante lembrar que as violações das regras de rotação de culturas levam inevitavelmente a consequências extremamente negativas.
  • Culturas vizinhas. Como mostra a prática, ervilhas, tomates e rabanetes que crescem nas proximidades têm o efeito mais benéfico sobre o rendimento das raízes.

Ao escolher um site, você deve se lembrar que as opções mais infelizes serão:

  • grandes encostas;
  • matagais de wheatgrass;
  • camas após os antecessores desfavoráveis ​​acima.

Preparação do solo

É preciso estar atento à preparação do local selecionado desde o outono. É importante que durante os meses de inverno todos os fertilizantes aplicados tenham tempo para serem absorvidos, o que por si só aumentará sua eficácia.... As condições ideais para o vegetal em questão são solo permeável à umidade e bem aerado. Também deve ser solto e o mais fértil possível. Outro ponto importante é a completa ausência de pedras e rizomas.

Principais características da preparação do solo:

  • no outono, os canteiros são escavados com a retirada de todos os resíduos vegetais;
  • a profundidade de escavação é de 1,5 baionetas, uma vez que grandes horizontes proporcionam condições favoráveis ​​para o crescimento das raízes quando maduras em profundidade (paralelamente, a colheita futura é facilitada);
  • durante a escavação, uma mistura de areia e turfa é introduzida em solo argiloso e pesado a uma taxa de 1 kg por quadrado;
  • se for selecionado um local com alto teor de areia, recomenda-se adicionar húmus ou esterco;
  • o húmus é introduzido no solo com baixa fertilidade no outono e na primavera (antes da semeadura) é permitida a matéria orgânica;
  • para solo acidificado, a adição de cal ou giz é fornecida (um copo de substância por 1 m²);
  • na primavera, antes do plantio, o solo dos canteiros pode ser simplesmente afrouxado e nivelado.

Deve ser lembrado que cenouras regulares e de aparência apresentável crescem apenas em solo solto. Se a planta se desenvolver em solo denso, os frutos acabarão se revelando tortos e finos. A fertilização não é menos importante. Por exemplo, em situações com solo argiloso, os seguintes aditivos por metro quadrado serão relevantes:

  • areia grossa - 0,5 baldes;
  • composto ou húmus - 5 kg;
  • cinzas - 0,3 kg;
  • cal (para solo ácido) - 0,5 kg;
  • fertilizantes minerais - 2 colheres de sopa. eu.

Deve-se notar que o tipo de fertilizante é determinado unicamente pelo tipo de solo. Paralelamente, antes de adicionar esta ou aquela substância, será útil estabelecer a sua acidez e densidade.

Como acelerar a germinação das sementes?

Não há necessidade de nenhum tratamento quando se usa sementes granuladas e glaceadas comercialmente disponíveis. Esta semente já foi processada e coberta com uma camada de nutrientes. É importante lembrar que tais grânulos não devem ser encharcados para preservar essa camada protetora. Em outras situações, as etapas a seguir precisarão ser executadas.

  1. Triagem, na qual as sementes são colocadas em uma solução de sal por 5 minutos. Instâncias flutuantes são descartadas porque não são semelhantes.
  2. Tratamento térmico, que envolve a imersão do material primeiro por 20 minutos em água quente (50-60 graus) e depois por 2-3 minutos em água fria.
  3. Tratamento com drogas estimulantes. As sementes são colocadas em um pano embebido em soluções adequadas.
  4. Secagem até fluir.

Para muitos jardineiros, especialmente iniciantes, a resposta à pergunta se vale a pena germinar as sementes da cultura descrita é relevante. Para estimular a germinação, você pode fazer o seguinte:

  1. Espalhe a semente em um pano úmido, garantindo que a temperatura esteja entre 20-24 graus.
  2. Mergulhe as sementes por 5-6 dias até que elas inchem. É desejável que não tenham tempo de eclodir, mas vale considerar que se surgirem pequenos brotos, eles serão eliminados durante o plantio.
  3. Seque o material até que flua livremente e semeie imediatamente.

Também existe uma maneira popular bastante antiga de acelerar a germinação das cenouras. Nesse caso, estamos falando sobre o seguinte algoritmo:

  1. as sementes são colocadas em um pequeno saco de pano;
  2. na primavera, eles são enterrados em terra quente e úmida a uma profundidade de cerca de 25 cm;
  3. aguente até 2 semanas para o inchaço;
  4. retire o saco e seque seu conteúdo em papel ou pano;
  5. semeie após a secagem.

Métodos de plantio

Os agricultores modernos em seu arsenal têm muitas técnicas agrícolas diferentes e truques associados ao plantio de cenouras. Além disso, cada método tem suas próprias características, prós e contras. Independentemente do método escolhido, é importante levar em consideração que a profundidade de semeadura deve ser:

  • margas pesadas - não mais do que 2 cm;
  • solos franco-arenosos e arenitos - de 2 a 3 cm.

Um ponto igualmente importante é o tamanho dos canteiros e o espaçamento entre linhas por eles determinado. Neste caso, este último deve ter no mínimo 20 cm, caso contrário, será difícil processar os plantios. Os intervalos entre as sementes são de 3-4 cm.

Ao escolher um método de plantio, é altamente recomendável levar em consideração as peculiaridades de uma técnica agrotécnica como o desbaste. Com uma abordagem competente para a semeadura, sua intensidade de trabalho pode ser reduzida muitas vezes.

É importante notar que algumas técnicas permitem excluir completamente tal procedimento do processo de cultivo da cenoura. Uma dessas opções é a utilização de semeadoras especiais, ou seja, máquinas que distribuem as sementes nas ranhuras nos mesmos intervalos pré-determinados.

Clássico

Aqui, em primeiro lugar, vale destacar a principal desvantagem da tecnologia de pouso. Pelo método convencional, é bastante difícil controlar a quantidade de sementes que são colocadas nas ranhuras. Isso geralmente leva ao espessamento das plantações após a germinação. Não é nenhum segredo que o desbaste é um procedimento demorado que requer gastos de tempo correspondentes.

Ao mesmo tempo, uma quantidade insuficiente de material leva a uma diminuição significativa na germinação. Também é importante notar que o método clássico envolve o uso exclusivamente de sementes secas. Por causa disso, o material incha mais, germina mais lentamente.

A principal vantagem é a ausência de quaisquer medidas preparatórias.

Semeando sementes granulares

Este método é considerado o mais conveniente. A compra de grânulos elimina a necessidade de usar quaisquer dispositivos e dispositivos especiais. É importante lembrar que eles são revestidos de nutrientes e são relativamente grandes. Isso torna os pellets muito mais fáceis de distribuir ao plantar nos intervalos desejados.

As lacunas entre as unidades de material de plantio são de 5 a 7 cm. As plantas brotarão quase simultaneamente e cada raiz estará em seu lugar.

A principal vantagem do método é que as cenouras não precisam ser desbastadas à medida que crescem.

Com areia

Hoje, uma das formas mais simples e ao mesmo tempo eficazes de semear pequenas sementes é preparar uma mistura com areia em certas proporções. E aqui é necessário levar em consideração dois pontos-chave.

  • O material preparado é misturado com areia fina, limpa e bem seca. O número deste último é determinado pelos jardineiros individualmente. É importante que, como resultado, os materiais sejam distribuídos uniformemente e com a frequência necessária durante o plantio. A proporção recomendada é de 1 colher de sobremesa de sementes por litro de areia.
  • Use a mistura seca ou levemente umedecida. Deve-se ter em mente que no processo de sua distribuição no local, as próprias sementes, via de regra, não serão visíveis.

Em células-ovo

Na fase inicial, bandejas de papelão, nas quais o fundo é pré-cortado, são colocadas no chão e levemente prensadas. Depois disso, a semente é colocada na base e irrigada abundantemente. Além disso, o crescimento e o desenvolvimento das plantas ocorrerão de acordo com o esquema clássico. As principais vantagens deste método incluem:

  • retenção efetiva de umidade;
  • ausência quase completa de ervas daninhas;
  • dosagem de material de plantio, o que na maioria dos casos elimina a necessidade de desbaste de mudas.

De outros

O que foi dito acima está longe de ser todos os métodos de plantio de raízes de vitaminas populares que são relevantes hoje. Alguns jardineiros experientes, por exemplo, praticam com sucesso o plantio de cenouras com café seco e bêbado. Neste caso, as sementes são misturadas com a massa indicada. Outra opção testada e comprovada é a semeadura em favos (semelhante à batata).

Uma das opções comuns é este é o plantio da cultura descrita junto com a pasta. Para um litro de água fria, adicione 1 colher de farinha ou qualquer amido e, mexendo sempre, leve para ferver, após o que a mistura resultante é resfriada a 30 graus. No estágio seguinte, um pacote de sementes é lentamente despejado em uma pasta quente, mexendo constante e completamente. Resta apenas despejar tudo isso em um regador e com sua ajuda distribuir a composição ao longo das ranhuras.

Outro método simples é chamado de fita. O procedimento é o seguinte:

  1. cozinhe a pasta com a adição de ácido bórico;
  2. aplique a pasta sobre papel previamente colocado em superfície plana;
  3. distribua as sementes uniformemente nas fitas com um intervalo de 2-2,5 cm;
  4. após a secagem, enrole o papel em um rolo e deixe até a primavera;
  5. espalhe as fitas em ranhuras preparadas nas camas.

Um método igualmente popular é o uso de uma peneira. As sementes são colocadas neste dispositivo e distribuídas ao longo das ranhuras. As alternativas para o coador são um coador, um saleiro e uma garrafa de plástico com furos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário