Como guardar cenouras em casa?
Quase ninguém duvidará dos benefícios das cenouras. Este delicioso e saudável vegetal é utilizado para cozinhar quase todos os dias. É difícil fazer o primeiro ou o segundo curso sem ele. A cenoura é um excelente complemento para as saladas, pois serve como um dos principais componentes da caldeirada de vegetais, é utilizada para fazer sucos e assar. Ao mesmo tempo, muitos citadinos, que não dispõem de caves amplas e frescas, não sabem onde e como conservar este vegetal vitamínico para que retenha todos os seus componentes nutricionais.
Condições, temperatura e tempo
Tendo cultivado uma boa colheita de cenouras em sua casa de verão, muitos estão tentando preservá-la até o próximo ano em casa. É importante entender que não só o local de armazenamento importa, mas também o momento da colheita, em que condições. Além disso, você deve estar ciente de que nem todas as variedades serão bem preservadas, mesmo quando as condições ideais forem criadas para elas.
Para armazenamento em apartamentos urbanos, exemplares com formato de cone, de até 20 cm de comprimento, são adequados. As cenouras com mais de 20 cm em forma de cilindro devem ser consumidas imediatamente, não sendo escolhidas para armazenamento de longo prazo, uma vez que a raiz as safras logo começarão a se deteriorar. Recomenda-se escolher as variedades "Red Giant", "Queen of Autumn", "Shantane", "Moscow Winter" e outras como as opções mais adequadas. É aconselhável separar cenouras de tamanhos e pesos diferentes - isso se aplica a vegetais retirados da horta e comprados na loja.
É melhor enviar um vegetal de raiz com peso não superior a 150 gramas para armazenamento, pois é a cenoura que é considerada a mais suculenta e saborosa.
Colheita antes da primeira geada. Para a faixa do meio, esse período geralmente ocorre em setembro. Se pular esse tempo, as cenouras podem congelar, e seus frutos vão mudar o sabor, ficarão amargos. Além disso, essa colheita ficará muito pior armazenada.
Para a colheita, é melhor escolher um dia seco, ensolarado e bom. Você não deve puxar a cenoura pelas pontas, provavelmente ela ficará no chão, e apenas as pontas ficarão em sua mão. Para retirá-lo, é aconselhável cavar o solo em volta com um forcado ou pá, levantando levemente o solo e, a seguir, puxar com cuidado o vegetal pelas pontas verdes.
Durante o dia, os vegetais acumulam açúcar, à noite começam a consumi-lo. É à noite que é melhor começar a colher - isso permitirá que você obtenha frutas mais doces.
Depois de desenterrar as cenouras, é necessário cortar os topos, deixando 2-3 cm de verduras. Depois os vegetais são espalhados no canteiro e deixe-os até secarem. Se a colheita for durante o dia, é aconselhável escolher um local de secagem onde os raios de sol não incidam sobre ela. Com mau tempo, as raízes são transferidas para uma sala ou local seco e aí deixadas por algumas horas.
Preparação
Após a colheita, a preparação posterior dos vegetais é realizada diretamente para armazenamento. O armazenamento prolongado da cenoura permitirá o corte das cabeças e também das caudas finas do vegetal, pois são elas que começam a apodrecer primeiro. Depois de fazer tal manipulação, deve-se esperar um pouco mais até que as fatias sequem.
Muitos não sabem se vale a pena lavar as cenouras ao enviá-las para armazenamento ou não. De acordo com jardineiros experientes, não vale a pena fazer isso. As raízes são simplesmente limpas do solo sem o uso de água. É importante não danificar a casca ao descascar, caso contrário, danificará rapidamente as raízes.Depois de limpar a safra, os frutos são colocados em local fresco por um dia para que se deitem. No entanto, mesmo as cenouras lavadas podem durar muito tempo se forem colocadas na geladeira.
As raízes preparadas desta forma devem ser classificadas posteriormente. É necessário revisar cuidadosamente a colheita e separar os espécimes com defeitos, rachaduras. E você também deve selecionar as frutas que foram cortadas com uma pá durante a escavação. Todos os espécimes selecionados são usados para processamento, eles não são colocados para armazenamento de longo prazo.
A cor da raiz também desempenha um papel. É aconselhável escolher raízes brilhantes, porque contêm a maior quantidade de componentes úteis. É necessário inspecionar todas as amostras e selecionar opções sem manchas ou pontos. Além disso, você deve remover vegetais com manchas verdes, pois geralmente têm gosto amargo.
A presença de longos filamentos de veias indica a presença de parasitas, portanto, tais raízes não devem ser consumidas.
Melhores opções de armazenamento
Para poder desfrutar de suculentas cenouras vitamínicas no inverno, é preciso saber em que condições mantê-las no apartamento e como fazê-lo corretamente. Se você mantiver a colheita em casa, em uma sala aquecida, depois de alguns dias os frutos começarão a ficar letárgicos. A escolha de um local adequado e a criação de condições ideais estenderão a vida útil da safra colhida.
Quem mora fora da cidade tem a oportunidade de guardar sua safra diretamente na horta. Essa opção de barro descomplicada permitirá que você preserve as raízes até maio. Para fazer isso, você não precisa desenterrar raízes, prepare-as para armazenamento posterior. As cenouras são simplesmente deixadas nas canteiras e, na primavera, eles desenterram cópias e as usam como alimento. Para conservar a colheita até a primavera, deve-se cortar com cuidado as pontas no outono, polvilhar o canteiro com areia ou cobrir com filme e, em seguida, polvilhar serragem, turfa ou húmus.
Com este método de armazenamento, todos os componentes úteis serão preservados nos frutos, eles não irão apodrecer ou congelar. Mas não será possível usar cenouras assim cobertas para cozinhar durante o período de inverno, porque não é recomendável abri-las.
Os residentes de edifícios de vários andares não podem se orgulhar de ter um porão ou adega. Os locais adequados para armazenar vegetais podem ser:
-
despensa;
-
sacada;
-
loggia;
-
geladeira e freezer;
-
garagem.
As raízes colhidas podem ser armazenadas em diferentes locais. Usar as recomendações permitirá que você conserve cenouras suculentas com a preservação de nutrientes por muito tempo.
Na geladeira
Ao armazenar a safra colhida na geladeira, recomenda-se lavar bem as raízes com uma esponja ou escova dura. Em seguida, deixe os vegetais secarem. Depois disso, de cada raiz cultivada, é preciso cortar as pontas dos dois lados e esperar que as rodelas sequem.
Em seguida, as raízes preparadas são colocadas em sacos plásticos, o ar é liberado e amarrado. Para maior confiabilidade, você pode pegar outro pacote, colocando-os sobre o primeiro. Os vegetais assim preparados são colocados em um recipiente e enviados para o compartimento na parte inferior da geladeira. Depois de um tempo, a condensação começará a se formar dentro dos sacos, mas logo desaparecerá.
Normalmente, os vegetais inteiros de raiz são deixados para serem armazenados na prateleira de vegetais. Nesse caso, vale a pena deixar as frutas picadas no freezer, para que ocupem muito menos espaço.
Antes de colocar as cenouras no freezer, elas devem ser lavadas e secas completamente. A seguir, recomenda-se picar os frutos, cortá-los de qualquer forma ou simplesmente ralar com um ralador. Para armazenamento, escolha qualquer recipiente que se ajuste ao tamanho do palete no freezer ou apenas sacos comuns com zíper.
No recipiente preparado, as cenouras picadas são posteriormente dispostas, o ar é liberado das embalagens e, em seguida, elas são dispostas de forma organizada e compacta. Os vegetais picados podem ser armazenados no congelador por 6 meses ou mais.
Em temperatura ambiente
A safra colhida não deve ser mantida não processada apenas na sala, caso contrário, após 3-4 semanas, a cenoura terá simplesmente de ser jogada fora. Para manter os tubérculos em temperatura ambiente, é recomendável revesti-los com giz ou solução de argila.
Para preparar o produto desejado, é preciso tirar a argila e diluí-la com água, deixando-a com uma consistência cremosa. Após o cozimento, você deve abaixar alternadamente os legumes na massa, espalhar para secar e, em seguida, colocá-los em qualquer lugar escuro, por exemplo, debaixo da cama.
Além disso, uma solução de giz a 30% é usada para pulverizar as cenouras. Ao processar 10 kg de raízes, adicione 100 ml de uma solução de giz. Depois disso, toda a colheita é seca e acondicionada em caixas. Em seguida, os vegetais são polvilhados com areia, e o recipiente é enviado para um local fresco para posterior armazenamento.
Na varanda
Uma loggia ou varanda pode ser um local adequado para garantir a segurança da colheita colhida. Ao mesmo tempo, você pode manter as raízes tanto em uma varanda não isolada quanto em uma varanda isolada.
O espaço escolhido é a melhor alternativa à adega. Para manter seus vegetais melhor, é importante criar condições ideais para eles. Um dos parâmetros importantes é manter a temperatura necessária. Não deve ser superior a +2 graus.
Para armazenar vegetais, pode-se usar uma caixa, panela, jarro ou pacote.
Manter as raízes frescas permitirá seu conteúdo em serragem, bem como em solução de areia ou argila.
Se os vegetais ficarem em uma varanda sem isolamento, eles devem ser cobertos, protegendo-os do sol ou da poeira, e também protegidos dos pássaros que querem comê-los. Isso permitirá que você mantenha os vegetais colhidos lá quase até o início de um clima frio severo, após o qual a colheita é transferida para a sala.
Mas se a varanda ou loggia for envidraçada, os vegetais podem ser armazenados aqui, mesmo em tempo gelado.
Na despensa
Normalmente, a temperatura do ar no armário é mais baixa do que nos aposentos, já que o sol praticamente não olha para lá e raramente entra luz. Graças a isso, a colheita será armazenada aqui melhor do que na sala.
Se houver prateleiras, estenda-se estopa sobre elas e verta-se legumes. Para preservar a colheita, recomenda-se processá-la com argila ou usar uma solução de giz.
Os vegetais devem ser inspecionados regularmente e as frutas com sinais de podridão devem ser removidas.
Em vez de prateleiras, você também pode usar caixas dispostas verticalmente e polvilhadas com areia. Isso garantirá o nível necessário de umidade e ventilação.
Além desses métodos e locais de armazenamento, conservar legumes ajudará a preservar a colheita. Você pode fazer um aperitivo picante ou picante de cenoura, marinar, fazer em molho de tomate ou óleo vegetal. Alguns vegetais podem ser usados para fazer molhos ou sucos de vegetais.
Possíveis problemas
Muitas donas de casa, mesmo seguindo todas as recomendações, se deparam com diversos problemas de armazenamento, pois a safra ainda começa a se deteriorar.
-
Congelamento da colheita. Se os vegetais estiverem em uma varanda aberta, uma mudança brusca na temperatura pode levar ao congelamento de amostras individuais. Com uma ligeira diminuição das temperaturas para 2-3 graus de geada, as raízes devem ser isoladas com mantas velhas e feltro. Em geadas severas, as caixas são levadas para a sala, onde são colocadas até que o tempo esteja adequado. Não é recomendável mantê-los aquecidos por muito tempo para que os vegetais não superaqueçam.
-
Germinação. Isso pode ser devido ao ponto de crescimento deixado na cabeça. Ao brotar, a cenoura deve ser podada novamente.
-
Crescimento de fungos. A inspeção regular da colheita reduz a probabilidade de mofo, mas se isso acontecer, é necessário remover os espécimes podres e preencher o resto das raízes com uma mistura de cinza de madeira e areia.Caso os vegetais comecem a apodrecer em massa, deve-se separá-los, lavar e retirar os locais com defeitos. Em seguida, as cenouras são raladas, dobradas em um saco e enviadas ao freezer para armazenamento posterior.
-
O aparecimento de raízes murchas. Isso pode acontecer devido à umidade insuficiente na sala. Para evitar isso, é recomendável cobrir o recipiente com um pano grosso. Além disso, envolver as raízes com película aderente ou arranjar baldes de água ajudará a resolver este problema.
O cumprimento dessas recomendações salvará a colheita e reduzirá significativamente a deterioração e a deterioração.
O comentário foi enviado com sucesso.