Cenouras pretas e seu cultivo

Contente
  1. Qual é a sua aparência e onde cresce?
  2. Descrição das variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas

Anteriormente, as cenouras pretas eram cultivadas apenas em alguns países europeus. Em diferentes países, a cultura tinha um nome diferente e era usada tanto para alimentação quanto para fins medicinais. A cultura é relativamente despretensiosa. É por isso que pode ser cultivado em quase todos os lugares. Tudo sobre o que é uma planta, o que ela tem em comum com as cenouras comuns, pontos importantes no processo de cultivo de raízes e muito mais será contado neste artigo.

Qual é a sua aparência e onde cresce?

De outra forma, as cenouras pretas são chamadas de scorzonera ou cabra espanhola. A planta é uma raiz vegetal e, obviamente, se parece com uma cenoura, mas difere dela na cor. As referências ao uso do vegetal na alimentação podem ser encontradas nas obras de historiadores do século XVI. Em particular, as cenouras pretas eram populares naquela época entre os povos do Mediterrâneo. Agora seu uso é cada vez mais difundido, embora no território nacional o vegetal ainda não seja muito procurado.

Como já mencionado, a principal diferença visível das cenouras usuais é a raiz de uma cor escura (preto-bordô). A cultura também é chamada de raiz doce. Pode crescer até 150 cm de altura e tem folhas verde-escuras. As próprias folhas são ligeiramente ovóides. A scorchonera floresce, geralmente em maio, com grandes flores amarelas com cheiro de baunilha. Depois que o fruto é amarrado (aquênio).

Por dentro, as cenouras pretas são brancas, enquanto a polpa é densa e geralmente suculenta. O cheiro da polpa pode se assemelhar vagamente ao aroma de baunilha. A cultura da raiz é cilíndrica e geralmente atinge 15 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro. Uma cenoura preta média pode pesar entre 150 e 200 gramas. Pode parecer que o sabor das cenouras pretas é semelhante ao nosso homólogo familiar. No entanto, não é o caso: tem gosto mais de rabanete ou rabanete. É conhecido por sua rica composição mineral: contém magnésio, potássio, fósforo, cálcio e ferro. Com o uso regular, normaliza parcialmente a digestão e as funções hepática e renal.

A pátria deste vegetal é a Índia, Paquistão, Egito e até a Turquia, mas agora, é claro, as cenouras são onipresentes. É cultivado em toda a Ásia e na Europa e América. É especialmente cultivado ativamente na América e na China. No território nacional é considerada uma hortaliça exótica e é cultivada em quantidades muito reduzidas. O principal local de crescimento são os campos.

Freqüentemente, a cultura selvagem pode ser encontrada ao longo das estradas. Não deve ser confundida com a raiz negra, que é uma planta venenosa.

Descrição das variedades

No momento, cerca de 200 variedades de cenoura preta são conhecidas. Devido à falta de cultivo massivo desta hortaliça no território nacional, apenas algumas variedades estão disponíveis.

  • Uma cópia com o nome sonoro "gigante russo" contém grande quantidade de vitaminas e minerais, mas não tem bom gosto. Tem um preço relativamente orçamentário - até 20 rublos por 1 kg. A planta produz uma colheita rica que geralmente é raramente encontrada no mercado. As sementes são mais fáceis de comprar: lojas online ou vendedores particulares ajudarão.
  • "Sunny Premiere". Uma característica é a forma alongada das folhas. A cor das raízes não é preta, mas marrom escura. As próprias raízes crescem até 30 cm de comprimento e podem pesar 60-80 gramas. A safra pode ser colhida 3 meses após o plantio.
  • A variedade criada especialmente para pessoas com diabetes mellitus é a "Gypsy". Tem um sabor adocicado. A superfície da planta pode crescer até 1,5 m de altura. As raízes podem atingir 30 cm de comprimento, suculentas por dentro (cheias de suco leitoso).

Aterrissagem

Em geral, as cenouras pretas são mais fáceis de cultivar do que as cenouras normais. Para o plantio de raízes, é melhor escolher uma área ensolarada. Você não precisa plantar a planta onde seus parentes costumavam crescer - outras culturas de raízes. Ele não gosta do escorpião e da presença de correntes de ar. Os fertilizantes devem primeiro ser aplicados ao solo. Para isso, são adequados compostos orgânicos ou minerais. Freqüentemente, os jardineiros aplicam fertilizantes que contêm fósforo e potássio.

Também é necessário cavar a área a uma profundidade de pelo menos 30 cm. Quanto ao nível de acidez, o solo deve ser neutro.

As sementes são geralmente usadas para propagar cenouras pretas. Recomenda-se colher sementes do ano anterior. Embora o uso de sementes recém-colhidas também seja permitido. Para semear 10 sq. metros de solo, você precisa levar cerca de 15 gramas de sementes. Imediatamente antes do plantio, a semente é embebida em água por algumas horas. Se algumas das sementes surgiram, elas precisam ser jogadas fora: elas, provavelmente, não germinarão. Depois disso, toda a semente é colocada em um pano úmido. Após 2 ou 3 dias, os grãos brotarão. Todo esse tempo, você precisa umedecer o pano ou as próprias sementes com água. Depois que as sementes germinam, elas são transferidas para um terreno aberto. Com antecedência, você precisa preparar sulcos rasos com 1,5 cm de profundidade.

O melhor é fazer o plantio em março. O plantio de outono é permitido (no final de agosto). No segundo caso, só será possível colher a safra no próximo verão. Em regiões quentes, o plantio pode ser feito ainda em novembro. Se as cenouras forem cultivadas em estufa, a semeadura pode ser feita no início da primavera e continuar até o final do verão.

O esquema de plantio é bastante simples: as cenouras devem ser plantadas em linha, separando as plantas 5 cm e deixando 30 cm de espaço livre entre os canteiros. Com o plantio bem realizado, os primeiros brotos podem ser observados quase uma semana ou 10 dias após o plantio. Deve-se lembrar que após a germinação, as cenouras devem ser desbastadas e deixadas entre as mudas por mais de 10 cm de espaço livre. Se isso não for feito, a cenoura preta irá para a flecha.

Cuidado

A cultura pode crescer em quase qualquer clima: é resistente à geada, pode facilmente passar o inverno no solo, tolera quedas de temperatura e uma curta seca. Pode crescer igualmente bem na região de Moscou e na Sibéria. No entanto, não tolera espessamento e tonalidade. É preciso desbastar os canteiros, além de transplantar as cenouras onde não haja sombra.

Regar e alimentar

Na fase inicial, as mudas precisam ser regadas 3 vezes por semana, após o que o número de regas pode ser reduzido para 2 vezes. Uma irrigação ruim (rara ou pobre) pode afetar negativamente a qualidade da colheita futura: as cenouras ficam muito amargas e encolhem. Regar cenouras pretas com muita frequência e em demasia pode causar o apodrecimento das raízes. Rebentos muito jovens não toleram muita irrigação.

A cobertura é melhor feita durante o período do dia em que há menor quantidade de luz solar: de manhã e à noite após o pôr do sol.

Afrouxamento, cobertura morta, remoção de ervas daninhas

Aumentar a scorzonera em casa também requer afrouxamento. O afrouxamento é necessário para afofar o solo que secou com a irrigação e permitir o acesso de ar às raízes. Isso só pode ser feito depois que as mudas aparecerem. Se o afrouxamento for realizado mais cedo, as mudas morrerão. O afrouxamento deve ser repetido assim que as crostas de terra se formarem.

Se o solo ao redor das plantas seca com muita frequência e rapidez, deve-se fazer a cobertura morta. Para isso, o solo ao redor das plantas é polvilhado com serragem e capim seco. A cobertura morta só pode ser realizada em plantas com mais de 5 cm, sendo imprescindível a remoção de ervas daninhas.Caso contrário, as raízes se tornarão mais alongadas e finas.

Doenças e pragas

O principal inimigo da cenoura preta são as doenças fúngicas. Se a planta for atingida por podridão branca ou negra, será suficiente borrifá-la regularmente com uma solução de sulfato de cobre e soltar o solo. Na presença de podridão negra, o tratamento da planta com "Rovral" também pode ajudar. O medicamento pode ser comprado em uma floricultura. Se manchas cinzentas começaram a aparecer nas folhas, isso significa que a planta foi atingida por cercospora. O líquido bordalês é considerado eficaz no combate a esta doença.

Se forem encontrados vestígios de traças, é necessário começar a pulverizar regularmente as cenouras com uma decocção de caules de tomate. O remédio para os besouros das folhas é a mesma pulverização, mas com água e sabão. Se as cenouras forem afetadas por nematóides, ela deve ser tratada com Dekaris.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário