Como dissolver a super cola?
Freqüentemente, ao realizar trabalhos de reparo ou consertar vários problemas de funcionamento, eles usam supercola. Vale a pena se distrair, e suas mãos ou roupas já estão sujas. É especialmente desagradável quando as superfícies que não precisam disso são coladas. Como isso pode ser evitado e como se livrar de marcas de cola em diferentes superfícies?
Características da composição
Quando a humanidade começou a usar cola? Segundo arqueólogos, já era usado há cerca de 9,5 mil anos aC. A cola era cozida com materiais naturais. No mundo moderno, aditivos artificiais foram usados para criá-lo. Desde 1901, o químico Leo Bakeland trabalhava na criação de um adesivo, e já em 1909 ele estava à venda.
A cola de silicato foi produzida pela primeira vez no início dos anos 1940. Esta cola para papelaria é usada com frequência. 100 milhões de suas embalagens são produzidas anualmente, sua forma está em constante mudança. Para substâncias líquidas, use frascos com tampas. A embalagem em formas pequenas, como um lápis, tornou-se muito conveniente: não seca, é conveniente de usar e possui altas características adesivas.
Hoje vale a pena falar com mais detalhes sobre o que é uma segunda cola. O nome "super cola" implica que ela é capaz de muita coisa. Um tubo pequeno e compacto pode ser encontrado em qualquer casa, com a sua ajuda você pode fazer pequenos reparos, por exemplo, colar uma peça em um brinquedo de criança, colar um copo ou consertar sapatos.
A cola contém até 99% de cianoacrilatos, estabilizantes e plastificantes, ativadores e retardadores também são adicionados. Os fabricantes usam combinações diferentes na composição.
De onde veio o nome e quem inventou o agente super-colante para diferentes superfícies? A substância foi desenvolvida pela primeira vez por Harry Coover. A primeira composição ficou muito pegajosa e foi rejeitada. Já em 1951, cientistas americanos descobriram que, com a ajuda do cianoacilato, qualquer superfície pode ser colada com muita firmeza. Em 1958, a supersubstância foi colocada à venda. A Super Cola imediatamente se tornou muito popular e fez barulho.
Esta cola pode suportar uma carga de 150 kg / m². cm, meios mais avançados - 250 kg / sq. veja Super-cola pode suportar temperaturas de até 80 graus, modelos mais modificados - até 125 graus. Ele pega muito rapidamente: de alguns segundos a um minuto. Mas para a configuração final, você deve esperar até 24 horas.
Na União Soviética, era chamado de "Tsiakrin", mas era quase impossível encontrá-lo nas lojas. Atualmente, a situação mudou: os adesivos estão nas prateleiras em grande quantidade. A Super-cola é produzida com nomes como "Secunda", "Monolith", "Elephant", "Super-Moment", "Power" e assim por diante.
Mais recentemente, a cola UV foi colocada à venda. Com ele, você pode consertar qualquer falha em apenas 5 segundos. É lançado sob a marca Lazer Bond. O plástico líquido é aplicado em qualquer superfície e o local de ligação é tratado com um raio ultravioleta.
Como dissolver?
Às vezes, há situações em que a super cola vaza e mancha a superfície. Como ficar nessa situação? Sabendo como dissolvê-lo, você pode remover rapidamente a contaminação sem ter que limpar a seco.
Dissolva a supercola com removedor de esmalte. Um cotonete é umedecido na solução, aplicado no local contaminado e aguardar até que o adesivo esteja completamente dissolvido.
Você pode usar álcool branco ou gasolina.Se houver "Dimexid" no armário de remédios caseiros, com a ajuda dele a cola também é removida da superfície. Luvas devem ser usadas ao manusear este produto para evitar irritação da pele.
Se manchar a roupa, é fácil removê-lo com Super Moment Antikley ou com um solvente contendo nitrometano.
Se as manchas no tecido já forem velhas, você pode tentar dissolvê-las em casa com vinagre. Para 1 copo de água tome 1 colher de sopa. uma colher de vinagre e enxágue a área com cola.
A acetona também é usada para remover manchas de cola., mas aqui a composição do material deve ser levada em consideração: manchas descoloridas podem aparecer nos locais onde a acetona foi aplicada. Este solvente pode remover a cola de qualquer superfície, também é adequado para unhas líquidas. Se as unhas líquidas já tiverem endurecido, a parte superior é cortada com uma faca, os resíduos são removidos com acetona.
Como lavar?
Da pele
Ao trabalhar com super cola, muitas vezes ela atinge a pele das mãos. Se a composição do adesivo entrar em contato com a pele, você simplesmente não consegue se livrar dela, não pode removê-la com água e sabão. Existem três maneiras de remover a supersubstância de suas mãos.
Para isso, via de regra, aplicam-se:
- acetona: esfregue bem a área contaminada, depois lave as mãos com água e sabão;
- pedra-pomes: você deve vaporizar as mãos e esfregar suavemente a área com uma pedra-pomes;
- sal de cozinha: as mãos devem ser umedecidas e uma colher grande de sal na palma da mão, esfregando até que a contaminação fique para trás.
Esses métodos podem causar lesões graves na pele das mãos - após a manipulação, é necessário aplicar loção ou creme para as mãos na pele.
De metal
É muito difícil remover a supersubstância do metal. Você pode tentar esfregar a superfície do metal usando acetona ou outro solvente contendo substâncias voláteis, mas eles não têm tempo para aderir ao material.
Para se livrar completamente da contaminação, um solvente ou acetona é aplicado em uma almofada de algodão ou tecido de algodão denso, aplicado na área manchada e uma fita adesiva é colada na parte superior. Como resultado, é criado um ambiente impermeável ao ar, a cola interna vai aquecer e seus restos podem ser facilmente removidos após a remoção da fita.
De linóleo
Freqüentemente, a supercola também atinge o linóleo. Para removê-lo, deve-se recorrer a solventes químicos. Para limpar a superfície, escolha "Super Moment Antique", "Antique" ou "Contact". Quando são aplicadas na superfície, a cola começa a se dissolver e se transformar em uma substância borrachenta que pode ser facilmente removida.
Se não houver tempo e oportunidade de correr para a loja, a gasolina é usada para remover a cola do linóleo. Caso a mancha já esteja velha, é necessário aguardar alguns minutos até que a cola comece a se dissolver. Os restos são removidos com guardanapos secos. Às vezes é impossível removê-lo na primeira vez, então o procedimento deve ser repetido.
Ao trabalhar com gasolina, os cuidados de segurança devem ser observados, pois a substância é inflamável. Durante o trabalho, não deve haver crianças na sala. Após trabalhar com gasolina, lave a superfície com água.
Ao comprar linóleo, você deve ler as instruções e descobrir quais produtos são adequados para sua superfície. Se houver um pequeno pedaço de linóleo, pode-se fazer um teste de verificação: espalhe cola e tente removê-lo com outros meios. Para limpar o linóleo, você pode levar gasolina ou amônia. Não use acetona para limpar: pode danificar a superfície.
Com plástico
Muitas vezes surge a questão de como remover vestígios de cola de superfícies de plástico. Ao trabalhar com esta ferramenta, você deve ter muito cuidado e tentar remover imediatamente as gotas de cola do plástico com um pano comum. Após remover a mancha, enxágue a superfície com detergente de louça.
O plástico não tolera mudanças de temperatura e também pode ser danificado ao usar alguns solventes químicos, portanto, acetona ou gasolina não são usados para superfícies de plástico.
Se a cola na superfície do plástico já estiver seca, você pode tentar cortá-la com muito cuidado.
Você também pode usar Dimetil Sulfóxido para remover o adesivo do plástico. Você pode comprar em qualquer farmácia.
De vidro
Como em qualquer superfície, é sempre mais fácil retirar a sujeira fresca do vidro: basta limpá-lo com um pano.
Para secar na base, utiliza-se a cola:
- limpador: é aplicado no vidro, após alguns minutos é retirado com uma faca;
- white spirit: é aplicado com disco úmido sobre o vidro, após 15 minutos a cola amolecida é removida com espátula;
- óleo vegetal: é aplicado por 1 hora, sendo retirado com espátula ou espátula plástica;
- sabonete líquido, detergente de loiça: adiciona-se um pouco da composição à água, aplica-se a solução de sabão no copo e lava-se com uma escova de loiça.
Também pode retirar a cola do vidro com amoníaco e detergente para a loiça: tomam-se em proporções iguais e a mistura é aplicada sobre a nódoa durante 1 hora. Em seguida, a contaminação é removida e o vidro é enxugado com uma solução de amônia na proporção: 1 colher de sopa. l de álcool por 0,5 l. agua.
Dicas úteis
- É importante observar as precauções de segurança durante o trabalho. Se a cola entrar em contato com os olhos, consulte um médico imediatamente. Você precisa levar um tubo com você: isso ajudará o médico a entender como tratar o olho.
- O tubo não é direcionado a si mesmo, para que a substância não entre acidentalmente na pele e no rosto.
- A composição contém substâncias tóxicas, por isso o trabalho é realizado em ambientes bem ventilados.
- Se nem toda a cola for usada, o tubo não deve ser dobrado: existe a possibilidade de que ele se rache na dobra e a substância respingue.
- Você deve sempre guardar o tubo de cola para ler sua composição. Assim, ficará claro para melhor removê-lo de quais superfícies.
- Se a super cola entrar em lugares onde é difícil chegar, por exemplo, um castelo, a essência de vinagre ajudará neste caso. Usando uma seringa, deve-se despejar na fechadura, esperar um pouco e limpar com uma agulha ou palito. "Antikley" ou outro solvente também ajudará a lidar com essa contaminação.
Como remover a super cola com uma ferramenta de farmácia é claramente demonstrado no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.