Como colar fibra de vidro: a escolha da cola e características da tecnologia de colagem
Atualmente, a fibra de vidro é reconhecida como um dos materiais mais populares e exigidos, por ser ecologicamente correta e durável. Ele é capaz de transformar qualquer superfície além do reconhecimento. Além disso, esses produtos são dotados de muitas vantagens, que não passaram despercebidas pelo comprador russo.
O que é isso?
A fibra de vidro é um material de acabamento prático, ecológico e durável de nova geração, que goza de uma popularidade invejável e não ocupa o último lugar no mercado de revestimentos. Externamente, a fibra de vidro é um material bastante denso e resistente ao desgaste, que é feito com base em fibra de vidro especialmente processada. Um material tão incomum é usado para decoração interna e externa de edifícios.
Vantagens e desvantagens
A fibra de vidro, como todos os materiais de acabamento, tem qualidades fracas e fortes.
Para começar, vale a pena prestar atenção às vantagens que um revestimento tão incomum pode oferecer.
- A fibra de vidro é reconhecida como um revestimento ecologicamente correto e seguro. Não faz mal à saúde das famílias, uma vez que não contém compostos nocivos e perigosos.
- Este material possui resistência ao calor.
- A fibra de vidro não tem medo de umidade e umidade. Além disso, não perde suas propriedades em condições de saltos de temperatura.
- A eletricidade estática não se acumula na superfície desse acabamento, portanto, a poeira não se acumula.
- A fibra de vidro, como a cola para eles, não provoca reações alérgicas.
- Não emite odores desagradáveis e pungentes.
- Ele pode ser usado para trabalhos internos e externos.
- Esse material não corrói.
- O produto é à prova de fogo.
- Esses materiais de acabamento têm uma longa vida útil.
- Eles não têm medo de danos mecânicos.
- A fibra de vidro é um material bastante durável.
- Esses produtos são diferenciados pela permeabilidade ao vapor, portanto, não são suscetíveis à formação de fungos e mofo.
- Este acabamento não requer manutenção complexa e regular.
- A fibra de vidro permite a coloração repetida (até 10-15 vezes).
- Essas composições podem ser aplicadas com segurança a uma ampla variedade de substratos: concreto, madeira e outros revestimentos. Eles podem ser não apenas paredes, mas também tetos.
Existem também muitas desvantagens neste material de acabamento.
- Em lojas modernas, você pode facilmente encontrar fibra de vidro barata e de baixa qualidade. Essa composição será muito frágil e inelástica. É muito inconveniente trabalhar com esses produtos e eles duram pouco.
- Existe uma fibra de vidro especial de primeiro grau. Se houver necessidade de adquiri-lo, deve-se ter em mente que resinas de formaldeído e fenóis estão presentes na composição de tal produto. Por causa desse conteúdo, a fibra de vidro de primeira classe não pode ser usada para decoração de instalações residenciais.
- A fibra de vidro não consegue esconder muitos defeitos nas bases. Por exemplo, este material não será capaz de lidar com rachaduras e buracos, então eles terão que ser reparados de outras maneiras.
- A desmontagem da fibra de vidro não pode ser considerada simples e rápida.
- Para tal material em processo de acabamento, é característico um grande consumo.
Propriedades do material e campo de aplicação
Um material prático como a fibra de vidro é usado em duas áreas:
- na produção de materiais de construção;
- ao executar o trabalho de acabamento.
O custo do produto em si depende da área de aplicação.
Na área industrial, a fibra de vidro é utilizada para os seguintes tipos de trabalho:
- criação de materiais de cobertura do tipo rolo;
- produção de revestimentos de linóleo para pisos;
- produção de modernos painéis de água;
- criação de materiais destinados à impermeabilização;
- criando vidro de espuma;
- produção de placas de lã de vidro;
- fabricação de moldes especiais;
- produção de peças especiais para sistemas de drenagem;
- Fabricação de placas de circuito impresso.
No que diz respeito aos trabalhos de acabamento, nesta área, a fibra de vidro pode ser utilizada para os seguintes fins.
- É utilizado em trabalhos de impermeabilização e anticorrosão de dutos. Com este processamento, a fibra de vidro é combinada com diferentes tipos de betume e mastiques.
- A fibra de vidro é frequentemente usada na decoração de interiores de edifícios - pode ser usada como base para pintura, papel de parede ou fixador para drywall ou painéis (por exemplo, MDF) em paredes e tetos.
O tapete de fibra de vidro forma uma camada especial de reforço na superfície da base. Além disso, este material de acabamento protege o revestimento decorativo de rachaduras e outros defeitos semelhantes.
O lado sujo da fibra de vidro fica fora do rolo. A metade frontal desse material é perfeitamente lisa, e a metade inferior é fofa e áspera.
Como regra, a fibra de vidro "teia de aranha" é usada como base antes de futuros acabamentos. Não é usado como acabamento. Mas deve-se ter em mente que tal material é proibido de ser aplicado sobre bases gessadas, uma vez que a fibra de vidro e o gesso têm uma estrutura diferente.
Se você colar a "teia de aranha" em uma superfície rebocada, ela pode ficar coberta de bolhas, mesmo que o acabamento seja feito por um artesão experiente.
Seleção de adesivo
Para a fibra de vidro é necessário escolher um adesivo adequado. Abaixo estão os requisitos que se aplicam a essas misturas de adesivos e empresas que produzem produtos semelhantes.
Tipos de misturas
Dois tipos de misturas adesivas são usados para aplicar fibra de vidro:
- seco;
- pronto.
Os produtos acabados não precisam ser preparados com antecedência - eles estão inicialmente prontos para uso. No entanto, ao escolher essa solução adesiva, você precisa prestar atenção ao seu prazo de validade. Via de regra, é indicado no recipiente em que a cola está localizada. É importante considerar que um produto vencido pode causar muitos transtornos durante o processo de colagem, por exemplo, começa a borbulhar e descamar.
Se o balde já estiver aberto, recomenda-se usar a cola o mais rápido possível. É necessário sempre medir a quantidade de adesivo com a produção planejada do produto. Para isso, é útil o conhecimento da taxa de consumo da mistura adesiva, que está indicada na embalagem.
As misturas secas são boas porque podem ser preparadas nos volumes que são necessários no momento. Tais formulações devem ser preparadas para o trabalho, seguindo estritamente as instruções. As receitas para o preparo dessas misturas de adesivos são do mesmo tipo, porém, existem opções com algumas nuances que devem ser seguidas.
Muitos consumidores estão se perguntando se é possível instalar fibra de vidro na popular cola PVA. De acordo com especialistas, esta composição pode ser usada ao trabalhar com tais materiais de acabamento.
Porém, vale a pena considerar um ponto importante: a tela colada de baixa densidade deixa passar os raios do sol, o que pode fazer com que a cola fique amarelada e estrague a cor do revestimento decorativo.
Requisitos de composição
Uma solução adesiva de alta qualidade para fibra de vidro deve conter vários componentes especiais.
- plastificante - é este ingrediente que torna a base adesiva elástica mesmo depois de completamente seca, para que não apareçam rachaduras e outros danos;
- o acetato de polivinila é um polímero especial conhecido pela maioria dos consumidores como PVA, é um adesivo versátil que não possui constituintes tóxicos e é adequado para muitos substratos diferentes;
- aditivos fungicidas - esses componentes evitam a destruição dos materiais aplicados durante o processo de reparo por bactérias;
- amido modificado;
- componentes bactericidas.
Às vezes, uma cola especial é incluída com a fibra de vidro. Esses produtos podem ser usados para acabamento em uma ampla variedade de áreas: banheiro, cozinha, varanda ou outros locais igualmente importantes.
Fabricantes populares
Atualmente, há um grande número de grandes e conhecidas empresas manufatureiras no mercado de materiais de construção e acabamento que produzem produtos populares e de alta qualidade. Abaixo estão as marcas mais populares que oferecem aos consumidores modernos misturas adesivas duráveis e práticas para fibra de vidro.
Quelyd É uma conhecida marca da França que produz misturas adesivas de alta qualidade que formam uma junta universal chamada BluTack... Esta substância tem muitas funções e permite a adesão fiável de diferentes materiais.
O sortimento deste grande fabricante contém diferentes tipos de adesivos desenvolvidos para diversos papéis de parede, bem como selantes, removedores de pano, mástiques, clareadores e complexos protetores e massas de gesso.
Os mais populares hoje são as misturas adesivas para papel de parede de fibra de vidro da linha Optima, que são comercializados em embalagens plásticas de 15 litros e têm baixo consumo por 1 m2. Esses tipos de cola podem ser usados em ambientes úmidos. Além disso, os produtos Quelyd contêm componentes bactericidas e fungicidas.
O tempo para a secagem completa dessa cola é de 24-48 horas. A coloração da base acabada pode ser feita após um dia. Composição adesiva Quelyd é permitido aplicar manualmente (com rolo) e à máquina.
Marca famosa Oskar fabrica adesivos de alta qualidade (secos e prontos) para aplicação de fibra de vidro. Os produtos deste popular fabricante são famosos por suas características de desempenho, baixo consumo e altas propriedades adesivas.
Muitos consumidores optam por colas Oskarcomo são seguros e inofensivos - não há produtos químicos perigosos em sua composição. Os produtos de marca atendem a todos os requisitos sanitários. Além disso, misturas adesivas Oskar evitar a formação de mofo e bolor sob o revestimento decorativo.
Pufas É outra marca popular e grande da Europa com um escritório de representação na Rússia. Os produtos deste fabricante são fabricados com as tecnologias mais recentes. Faixa Pufas muito rica e variada - é representada por vários tipos de tintas e vernizes, primers, além de adesivos.
Cola pronta para fibra de vidro de Pufas é muito procurado, pois é relativamente barato e tem excelentes propriedades adesivas. Esses produtos da marca alemã estão totalmente prontos para uso. Via de regra, eles contêm componentes antifúngicos. Também misturas adesivas para fibra de vidro de Pufas geadas e mudanças de temperatura não são terríveis.
Rede internacional Bostik oferece aos consumidores uma escolha de misturas adesivas de alta qualidade para trabalhar com fibra de vidro. Muitos deles contêm aglutinantes como PVA e amido. Recomenda-se aplicá-los sobre certas bases com rolo ou pincel especial. Essas misturas adquirem força total após 7 dias.
Adesivo para fibra de vidro Bostik recomendado para ser aplicado em substratos em salas secas. Em tais revestimentos, você pode colocar não apenas fibra de vidro, mas também vários tipos de tecidos, bem como papel e papel de parede de vinil.
Kleo - este é outro conhecido fabricante francês que produz misturas adesivas secas para a instalação de fibra de vidro. Os produtos desta marca distinguem-se pela fiabilidade, secagem em curto espaço de tempo, custo acessível e facilidade de preparação em casa.
Misturas adesivas Kleo após a secagem, permanecem transparentes. Eles podem se divorciar com facilidade e rapidez, sem formar protuberâncias duras. Não há substâncias perigosas e prejudiciais em seu conteúdo, portanto, tais composições podem ser chamadas de absolutamente seguras para pessoas e animais. No estado acabado, cola para fibra de vidro Kleo pode ser armazenado por até 10 dias.
Preparação e ferramentas
Se for decidido colar independentemente a fibra de vidro no teto ou nas paredes, então você precisa estocar com antecedência as seguintes ferramentas e materiais:
- fibra de vidro laminada;
- uma mistura adesiva (é aconselhável adquirir um produto acabado que não precise ser preparado para trabalhar sozinho);
- andaime ou escada;
- um rolo de pintura em um suporte longo;
- pincéis de tamanhos diferentes;
- uma vala para a cola;
- uma espátula de papel de parede (é aconselhável adquirir uma versão de plástico);
- faca de pintura;
- um cortador;
- equipamento de proteção - óculos, luvas, respirador.
Se todas essas unidades já estiverem disponíveis, você pode começar a preparar a base.
- Em primeiro lugar, é necessário limpar as paredes e o teto da sala da sujeira e da poeira.
- Agora você pode abrir o recipiente com o adesivo pronto. Não é necessário fazer isso com antecedência, caso contrário a mistura pode secar e será difícil trabalhar com ela.
- Recomenda-se cobrir outros objetos da sala (pisos, portas, caixilhos de janelas) com película de polietileno.
- Em seguida, é necessário fazer marcações para as dimensões das folhas de tela nas bases - para isso, costuma-se usar lápis ou hidrocor.
- Depois disso, os rolos de fibra de vidro são desenrolados com o lado errado para cima. Eles precisam ser cortados em pedaços de tamanhos adequados, dependendo das marcações.
Deve-se ter em mente que todos os elementos precisarão ser sobrepostos.
Características da tecnologia de colagem
Depois de preparar as bases, você pode prosseguir diretamente para a colagem da fibra de vidro.
É importante considerar que não deve haver correntes de ar na sala.
- Primeiro, você precisa aplicar a cola corretamente na parede ou teto - um rolo é adequado para isso.
- Nos cantos e locais de diferenças de elevação, a cola deve ser borrada com pincel.
- Então você deve instalar a primeira peça de fibra de vidro. Para evitar que bolhas feias apareçam sob ele, você deve andar sobre a superfície com uma espátula especial para papel de parede.
- A segunda peça deve ser colada com uma sobreposição com uma sobreposição da borda em 30-40 cm.
- Depois disso, exatamente no meio do estouro, usando uma régua, é preciso fazer um corte com uma faca.
- É necessário remover as fitas cortadas das seções laterais do entalhe.
- O mesmo deve ser feito colando os cantos. A primeira folha deve ser dobrada no canto para uma largura de cerca de 40-50 cm, a próxima - na direção oposta.
- Uma incisão é feita ao longo da parte central do eixo do ângulo. Em seguida, os restos da fibra de vidro são removidos.
- As superfícies coladas são cobertas com uma camada adicional de cola. O excesso de peças deve ser removido com uma espátula, que deve ser mantida em ângulo reto. A cola restante pode ser removida com um pano.
Neste caso, uma camada adicional de cola é necessária para evitar a aplicação de primer na base. Após a secagem, aumenta a aderência da superfície e também torna o revestimento mais confiável e durável.
Dicas úteis
A fibra de vidro é um material comum usado em vários campos. É colado em diferentes bases usando misturas de adesivos especiais, cujas características e composição são discutidas acima.
Se decidir aplicar fibra de vidro de forma independente nas paredes ou no teto, deve-se levar em consideração algumas recomendações úteis de profissionais para evitar erros.
- Apesar de suas muitas vantagens, a cola de teia de aranha também tem seus pontos fracos.Por exemplo, se uma rachadura aparecer no lugar próximo ao qual a costura está localizada, então ela ainda irá se espalhar. Na maioria das vezes, esses defeitos são formados quando a fibra de vidro é colada à placa de gesso. Por este motivo, os especialistas não recomendam a colagem dessas telas ao longo das costuras das folhas de drywall - 2-3 cm devem ser recuados.
- Ao colar, preste atenção à posição da frente da tela. Na maioria das vezes, ele está localizado dentro do rolo. À primeira vista, pode parecer que os dois lados deste material são idênticos, por isso é recomendável que você estude cuidadosamente o rótulo do produto adquirido.
- As paredes e os tetos são geralmente preparados antes do acabamento. A mistura de primer fortalecerá a base, além de reduzir o consumo de tinta.
Se for necessário aplicar fibra de vidro no teto, mas for muito difícil remover o revestimento antigo com cal, então você pode tentar umedecê-lo e passá-lo várias vezes com um pano de lã.
- Sempre observe as precauções de segurança durante o trabalho. Antes de começar a aplicar a fibra de vidro, é necessário usar luvas, respirador e boné. Também deve-se ter em mente que partículas cortantes do material de acabamento podem entrar em contato com a pele, mucosas ou no trato respiratório, o que pode causar irritações graves.
- A fibra de vidro deve ser aplicada em superfícies limpas e planas. Por exemplo, se houver diferenças de altura ou irregularidades em uma folha de drywall, primeiro é necessário lacrá-las e só depois colar o acabamento.
- Caso seja adquirida cola seca, é necessário prepará-la para aplicação, seguindo as instruções. Na maioria das vezes, ele é encontrado na embalagem. Adicione a cola em pó à quantidade necessária de água morna e misture tudo. A composição finalizada deve permanecer por 10-15 minutos para inchar. Depois disso, a cola deve ser remisturada.
Se você deseja que a fibra de vidro seque o mais rápido possível, não é necessário ligar os dispositivos de aquecimento - isso pode causar deformação dos materiais e sua má adesão.
- Para pintar a fibra de vidro, é necessário usar uma tinta de alta qualidade e um revestimento de verniz exclusivamente à base de água, enquanto a tinta pode ser não apenas comum, mas também de fachada.
- Recomenda-se usar uma espátula larga para colocar a fibra de vidro - será muito mais conveniente trabalhar com esta ferramenta.
- Se necessário, a fibra de vidro pode ser colocada nas encostas da sala.
- Segundo especialistas, para fixar a fibra de vidro, via de regra, são necessárias grandes quantidades de cola, por isso é melhor comprar com margem.
- Ressalta-se que não é muito conveniente trabalhar com chapas de fibra de vidro muito grandes, principalmente no que diz respeito ao acabamento do forro.
- Se for necessário que a tinta da fibra de vidro tenha relevo e textura rugosa, vale a pena cobrir a base com uma camada niveladora de massa.
- Você precisa comprar fibra de vidro e cola apenas em lojas confiáveis para não esbarrar em produtos de baixa qualidade.
Para obter informações sobre como colar uma teia de aranha (fibra de vidro) em um teto de gesso ondulado, veja o próximo vídeo.
O cara está bem.
O comentário foi enviado com sucesso.