Adesivo de borracha: propriedades e aplicações
A cola de borracha é bastante comum em nossa vida. Antes de comprá-lo, é preciso conhecer os principais tipos dessas formulações populares, bem como sua finalidade direta, para que essa aquisição seja realmente útil. Para a colagem de alta qualidade de produtos de borracha, hoje você pode encontrar muitos materiais diferentes, suas características especiais afetam as características da aplicação, então você não deve pensar que qualquer cola deste tipo pode ser universal.
O que é isso
A cola de borracha é uma borracha natural que se dissolve em uma composição especial. Esta composição apresenta excelente elasticidade após o início do endurecimento, razão pela qual é escolhida para a colagem de diferentes materiais. Antes de comprar um produto desse tipo, você precisa entender o que é, quem o produz, que produto está em sua composição e onde é usado com mais frequência.
Anteriormente, todos os produtos com o nome de "cola de borracha" eram subdivididos pela GOST em 2 grupos de acordo com o volume de resíduo seco: grupo A e grupo B. Também há uma classificação dos produtos pelo tipo de borracha utilizada.
Depois de vários estudos, foi comprovado que o melhor composto de borracha é feito de borracha. Deve conter:
- um agente de reticulação;
- aditivo com propriedades de vulcanização;
- solvente comum.
Este é o conjunto mínimo de componentes que ajuda a produzir cola para excelente adesão de superfícies de borracha à mesma borracha. Mas uma conexão elástica é mais procurada para fins industriais, portanto, a composição usual começou a ser complementada com vários componentes para aumentar as propriedades operacionais de tal conexão.
Mais frequentemente, um adesivo de borracha é escolhido para colar peças elásticas, e isso tudo porque a composição depois de endurecer, em aparência e outras propriedades, é na verdade semelhante à borracha. Mas na hora de comprar essa cola, você precisa escolher exatamente uma para que em termos de suas características compostas seja semelhante às partes a serem unidas. O produto pode conter não apenas borracha natural, mas também seu análogo sintético. Acetato de etila ou outros componentes podem ser usados como solvente.
As composições de todos os fabricantes são diferentes, porque as qualidades dos adesivos de marcas diferentes podem diferir significativamente umas das outras. O adesivo de borracha é opaco e transparente, dependendo da área de uso e composição.
Peculiaridades
A principal característica desta cola é a capacidade de combiná-la com papel, têxteis, diferentes tipos de vidro, madeira, metal e muitas outras superfícies. Muitas vezes pode ser visto em móveis, calçados e fabricação de automóveis. Além disso, esse tipo de produto é frequentemente comprado para necessidades domésticas.
Desvantagens dos adesivos de borracha modernos:
- costura feia;
- odor desagradável;
- use apenas em salas abertas que são rapidamente ventiladas;
- é difícil de aplicar, pois pode grudar em tudo (e nas mãos também), pode pingar;
- pode deixar queimaduras se aplicado sem cuidado e em nenhum caso deve atingir os olhos;
- o pincel para aplicar a composição após a aplicação não pode ser lavado.
As características técnicas dos diferentes tipos de cola diferem significativamente umas das outras. Mesmo a cola de borracha de diferentes fabricantes seca de maneiras diferentes - instantaneamente ou durante várias horas.
Visualizações
A distribuição dos adesivos por tipo é feita de acordo com duas características distintas: pelo volume do resíduo seco e pela composição da própria borracha. De acordo com o GOST, o volume de resíduo seco pode ser de 6-8% a 8-12%. A cola, se contiver de 6 a 8% de resíduo seco, é conhecida como grau A (composição mais elástica), e quando o indicador for de 8 a 12%, então é a cola liberada sob a marca B.
A classificação mais utilizada é de acordo com as características da borracha nela contida.
Essa cola pode não ser adequada para certas áreas da indústria, portanto, foram criadas composições separadas, a base das quais são componentes sintéticos. A cola de borracha real não resiste à ação agressiva de todos os tipos de ambientes e condições de alta temperatura.
Os tipos mais comuns de produtos de borracha são:
- Compostos de borracha natural. Esta substância contém enxofre. Essa cola é escolhida para colar peças feitas de papelão, couro ou tecido. Adequado para carpete.
- Composição de cloropreno. Para a implementação da vulcanização, óxidos metálicos divalentes são incluídos. A composição é muito boa em termos de qualidades de ligação, por isso é escolhida para colar metal e outros elementos.
- Adesivo com inclusão de borracha nitrílica butadieno. O enxofre também atua como um elemento de vulcanização aqui, mas apenas com a adição de tiuram. Este adesivo é à prova d'água e é selecionado para uma variedade de materiais populares.
- Cola de silicone. Seu endurecimento ocorre apenas sob a influência de tetrabutoxilano. Raramente é usado, pois só pode colar borracha homogênea.
- Adesivo de estireno butadieno. Tem uma capacidade de colagem fraca e, portanto, é comprado apenas para a produção, por exemplo, para a produção de fita adesiva. Outras borrachas artificiais também podem ser a base desse tipo de cola, mas seu uso é limitado.
Os adesivos para borracha são divididos de acordo com sua finalidade: para uso industrial e doméstico (para colar diversos revestimentos em casa). A cola industrial é usada na fabricação, é produzida em grandes volumes e é aplicada em revestimentos com ferramentas especiais.
Essas composições são cola 88, 88 N e 88 CA. Eles são encontrados na indústria da construção - para a instalação de várias superfícies de acabamento, na indústria automotiva - para a colagem de produtos de borracha, na produção de móveis e qualquer calçado. Este produto é adequado para colar borracha e colar em metais, papel, madeira.
Adesivo universal de secagem rápida "Momento-1". É melhor escolhê-lo para colar borracha, madeira, metais, couro e feltro, plástico e vidro, além de cerâmica. Esta composição de alta resistência é muito tóxica e bastante inflamável, portanto, só pode ser usada no ar ou em uma sala ventilada, mantendo a composição longe de chamas.
É aplicado na camada mais fina sobre dois elementos completamente secos, que primeiro são limpos e desengordurados, depois são mantidos cerca de 15-20 minutos até ficarem completamente secos. Depois disso, ambas as superfícies são fortemente pressionadas uma contra a outra por apenas 10-15 segundos.
Também é comum encontrar um tipo de cola de borracha como borracha líquida - uma pasta de cola de poliuretano transparente para trabalhos de reparo, proteção de superfícies e sua impermeabilização de alta qualidade. Esta composição distingue-se pela sua resistência ao desgaste, flexibilidade, preenche totalmente as lacunas existentes e não tem medo das variações de temperatura.
Também vale a pena mencionar sobre o selante adesivo de borracha - este é um adesivo de alta resistência necessário para o reparo de alta qualidade de vedações em portas e janelas. Endurece muito rapidamente, adere a materiais perfeitamente porosos e não porosos.
Marcas e críticas famosas
- Cola 88 N. Esta composição adere materiais de borracha a metais bem e por muito tempo. Quando seca, é ligeiramente diluída com benzeno até o estado de creme de leite comum, enquanto a cola em si não deve pingar do pincel ou ser arrancada com um fio.Eles lubrificam a borracha (ou outro material) e secam por cerca de 3-5 minutos, após o que a segunda camada é aplicada à borracha e a primeira camada ao metal. Dois elementos precisam ser secos por 5-6 minutos. Em seguida, as duas partes são sobrepostas uma à outra - é assim que são secas por cerca de um dia, sendo colocadas sob uma boa prensa.
- A cola de borracha é 5 ou 7% de borracha dissolvida na gasolina sem impurezas. Hoje em dia, é frequentemente substituído por compostos de borracha sintética. O tipo mais popular de adesivos – 88 CA. É uma solução coloidal de borracha e resina, que se mistura com nefras e acetato de etila. Selecionado para colagem de superfícies de borracha e concreto, bem como vidro e madeira. Esta composição é adequada para colocar pisos em cimento ou madeira, unindo espuma e espuma. Você também pode usar essa cola para trabalhar com tecidos e couro, para um rápido conserto de qualquer par de sapatos. A cola 88 CA é à prova d'água, não se transforma em um composto venenoso quando exposta ao ar, ela pode suportar temperaturas de -500 a +700 graus.
- Outra composição - bem conhecida de todos cola 4508. Não tem medo de água, dá elasticidade às costuras e tem alta pegajosidade. Esta composição pode ser encontrada na fabricação de têxteis, na produção de diversos produtos de borracha, roupas de proteção especiais, tecidos emborrachados. A alta elasticidade permite que se popularize na colagem de barcos de PVC, armarinhos de couro, trajes para pescadores.
- Avaliações excelentes têm uma composição Loctiteo que é muito rápido. Usando-o, você pode consertar um barco em condições difíceis em 5-7 minutos. Esta composição também tem uma colagem menos - instantânea, que irá diferir na conexão desigual em toda a área.
- Cole "Radical". Muitos pescadores aconselham que você sempre tenha esse adesivo elástico com você. Ele pode suportar uma pressão bastante alta e um estresse significativo. "Radical" não tem medo de temperaturas negativas, funciona perfeitamente em água doce e salgada. Esta cola é considerada indispensável para a rápida reparação de barcos de borracha.
- Cola de goma. É um composto de borracha natural. É à prova d'água e, portanto, pode ser usado para colar diversos produtos de borracha e infláveis: barcos, câmeras de automóveis e bicicletas, armarinhos de couro.
Seleção e aplicação
Para adquirir corretamente o melhor adesivo para borracha, vale responder a toda a questão: onde exatamente ele será utilizado.
Antes de adquirir a composição, você também deve responder a outras perguntas que ajudarão a identificar certas características das propriedades da cola selecionada:
- O produto colado será aquecido ou resfriado? Várias formulações são capazes de resistir a diferentes temperaturas. Se você planeja usar cola em condições difíceis, você precisa ter certeza de que é uma composição que não tem medo dessas condições.
- O produto pode estar sujeito a choques frequentes, qualquer vibração ou deformação severa durante a operação? Quase todos os adesivos de borracha profissionais são resistentes ao estresse mecânico. Mas existem variedades que aumentaram a resistência às forças de rasgo. Eles podem ser usados para colar vedações de portas ou para borracha a vácuo.
- Quais costuras devem ser aplicadas ao produto a ser colado? Para os tipos de costuras finas, os adesivos líquidos são selecionados, para os grossos - com uma textura mais espessa.
- Que tipo de elementos você precisa colar? Para escolher a cola certa, você deve se familiarizar com o escopo de seu uso. Por exemplo, se for necessário colar o revestimento do piso com cola de borracha.
- A composição entrará em contato com os alimentos? Alguns tipos de adesivos são altamente tóxicos. Portanto, para restaurar tigelas e pratos, você precisa comprar a composição mais segura.
Todas as características da cola podem ser encontradas nas instruções de uso. É aconselhável pedir conselho ao vendedor sobre a disponibilidade dos adesivos que vende.
Antes da colagem, a superfície é desengordurada e limpa de sujeira.Para isso, pode-se usar acetona, que contribuirá não só para uma boa limpeza, mas também tornará a estrutura de borracha mais macia. Vários contaminantes podem contribuir para uma diminuição na própria adesão e reduzir a durabilidade da composição, e então as peças precisarão ser coladas novamente após algum tempo.
A colagem é melhor realizada em vários estágios. Uma camada de primer será útil aqui, o que ajudará a cola a mostrar o resultado qualitativamente.
Para melhorar a qualidade da adesão, é melhor levar um secador de cabelo técnico - na hora de usá-lo a conexão esquenta bem (até 60 graus). Mas você não pode levar a cola para aquecê-la até o fogo.
Adendo
Para se obter um excelente resultado no uso de adesivos para borracha, é extremamente importante observar uma tecnologia especial na colagem - geralmente é indicada no próprio pote de cola ou em seu tubo.
É imperativo, em primeiro lugar, fazer um preparo de superfície de alta qualidade antes do processo de colagem. A borracha pode estar contaminada com resíduos de todos os tipos de materiais, poeira ou óleos que entraram em contato direto com ela. Você pode remover esses tipos de contaminantes usando compostos de limpeza especiais ou um tipo especial de solventes. Se a superfície de borracha foi limpa mecanicamente com agentes abrasivos antes da colagem, é necessário remover todos os resíduos da poeira resultante com produtos de limpeza ou dissolver toda a sujeira acumulada na superfície.
A tecnologia de aplicação da cola exige a correta execução das instruções para obter o melhor resultado. Portanto, é importante saber que existem dois tipos de colagem: a quente e a fria.
No primeiro método, a colagem é realizada a uma temperatura de 70 a 160 graus, e a duração do processo pode levar de 5 a 10 minutos. A segunda opção requer que a colagem seja realizada em temperatura ambiente normal, mas o tempo de cura aumentará em até 2-3 dezenas de horas.
É necessário preparar bem as superfícies a serem coladas para obter uma união forte no final. Antes de desengordurar a borracha durante a colagem, é necessário tratá-la com uma lixa fina - isso aumentará a área de contato.
Para um desengraxamento de alta qualidade, pode-se pegar algum tipo de solvente que evapore facilmente, por exemplo, acetona comum ou até gasolina.
Vários compostos podem engrossar e depois serem diluídos. Não existe um tipo universal de diluente na natureza. E embora todas as borrachas possam se dissolver facilmente em componentes de hidrocarbonetos, para cada uma delas você precisa escolher um tipo diferente de diluente.
Para borracha de nitrila butadieno, nepras ou acetato de etila são escolhidos. Antes de diluir a cola 88, você precisa aquecê-la completamente em um banho de vapor a 40-45 graus. Esta preparação ajudará a prevenir a formação de grumos.
Para obter informações sobre como aumentar a eficácia da cola, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.