Cola de poliuretano: características e recursos de aplicação

Cola de poliuretano: características e recursos de aplicação
  1. Peculiaridades
  2. Especificações
  3. Fabricantes
  4. Como escolher?
  5. Dicas de aplicação

O mercado moderno oferece uma ampla gama de adesivos que permitem uma conexão forte e confiável de vários objetos. Mas muitos deles são projetados para ações e materiais específicos, o que não é "do agrado" do comprador. Popular é um composto de poliuretano, que se distingue pela versatilidade e é utilizado para trabalhar qualquer tipo de material.

Peculiaridades

Quase toda a composição da cola de poliuretano é resina sintética sólida, o que distingue essa mistura de todos os análogos. Neles, as resinas são apenas uma pequena parte da composição, todo o resto é água. Uma característica especial de um produto de poliuretano é o seu endurecimento. Em contato com o vapor d'água, ele entra em uma reação química, resultando em um filme forte. Além disso, durante a reação, dióxido de carbono e bolhas são liberados, o que torna o processo de polimerização semelhante à secagem da espuma de poliuretano.

Faça a distinção entre adesivos de poliuretano de dois componentes e um componente. O segundo consiste em pré-polímeros de isocianato, é fácil de usar e permite que uma grande quantidade de trabalho seja realizada rapidamente. Possui uma alta viscosidade, devido à qual qualquer material adere instantaneamente à superfície necessária.

Dois componentes contêm duas substâncias que, no estado não misturado, apresentam baixa viscosidade. E só depois da mistura mecânica é que a cola entra em funcionamento. O procedimento de mistura dos componentes requer condições específicas de temperatura e proporções específicas.

A composição de poliuretano apresenta uma série de vantagens, devido às quais é muito procurada pelos compradores.

  • resistência à alta umidade - essa mistura pode ser utilizada até mesmo nas ruas para a fabricação de móveis de jardim, que são utilizados o ano todo em qualquer clima;
  • confiabilidade e resistência - a cola garante uma colagem de alta qualidade na união de diferentes materiais, mesmo madeira úmida ou revestida com todos os tipos de anti-sépticos;
  • tempo de exposição aberta - ao trabalhar com cola de poliuretano, não há necessidade de pressa, por cerca de 20 minutos pode-se aplicar com cuidado a composição e aplicar todos os detalhes com precisão;
  • conforto durante o trabalho - a cola garante o deslizamento dos elementos lubrificados, o que é conveniente na montagem de estruturas estanques;
  • é adequado para o assentamento de parquet - a mistura fixa a árvore ao chão com firmeza e evita que o material inche.

Para trabalhar madeira, via de regra, é utilizada uma versão monocomponente. Dois componentes são normalmente usados ​​para materiais à prova de umidade - plástico, vidro.

Especificações

O adesivo termofusível de poliuretano é um líquido viscoso que pode ser cinza, branco ou âmbar. Um recipiente de endurecedor é incluído com a mistura de dois componentes. A cola é vendida em baldes de plástico ou metal de até 5 kg. A mistura à base de poliuretano tem excelentes propriedades mecânicas.

Você pode trabalhar com a mistura em condições com temperaturas de 0 a +40 graus, e depois de colar, a composição pode suportar de -50 a +120 graus. Observe que para uma boa adesão, a superfície deve ser totalmente limpa de poeira e sujeira antes de aplicar a cola, bem como desengordurada.

As propriedades da cola também incluem a prevenção da formação de mofo e bolor. Durante a aplicação, a mistura forma um pouco de espuma, por isso o espaço entre os dois materiais é totalmente preenchido com a composição.Para a produção de cola, não utiliza solventes, é inodoro, o que tem um efeito positivo na saúde humana e no meio ambiente.

A composição do polímero contém um endurecedor, o que a torna resistente à adesão. O consumo de cola depende diretamente do material e varia de 150 a 500 gramas por metro quadrado.

Fabricantes

Considere as formulações de poliuretano mais populares.

  • Soudal - esta opção é vendida em aerossol, é fácil de usar. O adesivo fixa painéis de espuma e placas de gesso com alta qualidade. A mistura seca em apenas uma hora e é consumida de forma econômica.
  • Polynor fixo - cola termo-isolante, usada para unir placas de poliestireno expandido, espuma de poliuretano e lã mineral no isolamento de edifícios. É vendido em lata aerossol, portanto é fácil de usar.
  • "Cristal Moment" - cola de empresa nacional, destinada a trabalhar com plexiglass, borracha, metal e outros materiais. Resistente à umidade e álcalis.
  • "Desmokol" - uma solução de borracha de poliuretano em solventes orgânicos. Com sua ajuda, você pode obter uma costura durável que não terá medo de mudanças de umidade e temperatura. A vantagem indiscutível é que essa composição seca muito rapidamente.
  • Mapei - adesivo para ladrilhos de um fabricante italiano.

Essas misturas são oferecidas a preços diferenciados, a escolha da composição depende das condições de operação, bem como dos materiais a serem colados. Os especialistas recomendam comprar a mistura em grandes lojas de ferragens, onde é possível comparar preços de diferentes fabricantes, estudar a composição da cola e suas condições de funcionamento.

Como escolher?

Na hora de comprar cola, não apenas poliuretano, atenção especial deve ser dada às suas características. Mesmo os menores detalhes não devem ser esquecidos.

  • O tempo que a cola aplicada retém sua elasticidade - neste período, pode-se aplicar com cuidado a composição, retirar o excesso, ajustar qualitativamente os elementos colados de metal flexível ou madeira. É por isso que os especialistas novatos são aconselhados a escolher formulações com o indicador mais alto dado. Os materiais de secagem rápida serão muito trabalhosos.
  • Vazão - esta propriedade é importante considerar em duas situações: na colagem de ladrilhos em superfícies verticais ou na presença de uma base com muitas desvantagens, como buracos ou saliências. A composição muito espessa não se espalha sobre o material, portanto, não cai em todos os vazios e a adesão de alta qualidade não é garantida, não importa o material que seja - PVC, painéis SIP, poliestireno expandido ou rodapé de teto.
  • Prazo de validade para aplicação - esta propriedade é levada em consideração na compra de adesivos de dois componentes. Depois de misturar as duas substâncias por várias horas, a cola retém suas propriedades. A quantidade da solução preparada depende do tempo após o qual a composição perde suas características.
  • Escopo de operação - algumas soluções são mais utilizadas para concreto aerado ou parquet, e algumas para painéis sanduíche ou pedra. Algumas misturas são adequadas para moldagem de estuque em superfícies curvas, colagem de cornijas em tetos, enquanto outras são adequadas para isolamento térmico de alta qualidade de dentro ou fora da sala.

Dicas de aplicação

Para obter uma colagem de superfícies de alta qualidade e confiável, você deve seguir todas as regras e recomendações de especialistas. Limpe cuidadosamente todos os elementos de poeira e sujeira e trate-os com um agente desengraxante. A cola é aplicada em camada fina com pincel, espátula, pistola ou equipamento especial quando se trata de fábricas.

Observe que o excesso de cola pode espirrar em uma superfície limpa. Para não se preocupar mais com a remoção da composição seca, é melhor removê-la imediatamente com um solvente especial.

Diferentes materiais podem ser colados usando diferentes tecnologias.

  • Método a quente - é usado com a cola Desmokol, a solução é aplicada nos dois objetos e deixada por meia hora.As propriedades da substância são ativadas sob a influência da alta temperatura (aproximadamente 85 graus) em poucos minutos. Depois disso, as superfícies devem ser fortemente pressionadas uma contra a outra.
  • Método a frio - para colar objetos, é necessário aplicar a mistura nas duas superfícies, após 10 minutos, reaplicar a cola em camada fina, secar por alguns minutos e conectar os elementos.
  • Umedecimento da superfície - para uma adesão de alta qualidade, os elementos colados são borrifados com água e pressionados uns contra os outros. Este método é apropriado para uso quando há uma prensa especial, pois requer a compressão mais forte possível.

É necessário trabalhar com cola em roupas especiais, respirador e óculos de proteção.

No inverno, a composição do poliuretano não perde suas características, mas torna-se mais viscosa, dificultando o trabalho. Muitas pessoas acreditam que pode ser diluído ou constantemente aquecido, mas os especialistas não recomendam fazer isso. A temperatura ideal para trabalhar com cola é de +20 graus. Portanto, se você estiver trabalhando em baixas temperaturas, é melhor aquecer o barril uma vez e despejar a cola em pequenos recipientes que fechem bem.

Observação: recipientes com cola não devem ser mantidos perto de chamas, muito menos aquecidos em fogo. Para manter a temperatura ideal, é recomendável armazenar a cola em uma garrafa térmica. Não aqueça o produto acima de +40 graus e não cole superfícies quentes. Se os objetos a serem colados tiverem uma temperatura superior a +80 graus, a cola endurecerá mais rápido e sua adesão aumentará.

Se no final do trabalho ainda tiver a composição no recipiente, aperte o frasco e feche-o bem para que saia todo o ar. Isso evitará a rápida deterioração da substância e pode ser usado mais de uma vez.

O adesivo de poliuretano tem sido usado com sucesso na construção e reforma. Sua vantagem indiscutível é que mesmo iniciantes podem trabalhar com essa mistura.

Para informações sobre como usar cola de poliuretano, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário