Usando cola Plitonit B
O mercado da construção oferece uma vasta gama de produtos para a colocação de ladrilhos cerâmicos. A cola Plitonit B é muito procurada pelos compradores, e não só é usada em ambientes internos, como também externos.
Peculiaridades
Plitonit é uma joint venture russo-alemã para a produção de produtos químicos de construção para uso profissional e doméstico. O adesivo para ladrilhos Plitonit B é um dos nomes de uma vasta gama de produtos desta marca. Ele é projetado para instalação interna de cerâmica e ladrilhos de grés porcelânico. A base para colagem pode ser feita de vários materiais de construção: concreto, concreto armado, gesso, tijolo, lajes macho e fêmea. Este tipo de cola também é utilizado para pavimentos ladrilhados com sistema de aquecimento.
Devido à plasticidade da composição, o material de revestimento não desliza para fora das superfícies verticais.
A composição da argamassa inclui ligantes de cimento e componentes adesivos, bem como cargas com agrupamento máximo de grãos até 0,63 mm e aditivos modificadores que lhe conferem qualidades adesivas aumentadas.
Vantagens e desvantagens
O uso da cola Plitonit B tem suas próprias vantagens.
- Preço razoável do produto.
- Alta elasticidade do material.
- A preparação da cola para o trabalho não requer nenhuma habilidade especial. Ele se mistura facilmente com o líquido, mesmo sem um misturador.
- Excelente aderência em superfícies verticais.
- Resistência do produto à umidade e geada. Adequado para uso ao ar livre, bem como em ambientes com alta umidade.
- Alta performance.
- A instalação leva um tempo mínimo.
- Ampla área de uso.
Basicamente, não há desvantagens ao usar esta solução adesiva, mas com um trabalho de instalação incorreto, os materiais de revestimento podem ficar atrás da superfície. O material é produzido em sacos de 5 e 25 kg, não sendo possível adquirir uma mistura em um volume menor.
Especificações
Parâmetros principais:
- o maior volume de grãos - 0,63 mm;
- aparência - cinza, mistura homogênea de fluxo livre;
- deslizamento do material da telha da superfície vertical - 0,5 mm;
- tempo aberto de trabalho - 15 minutos;
- o tempo de ajuste do material do ladrilho é de 15-20 minutos;
- o tempo de vida da mistura acabada não é superior a 4 horas;
- espessura máxima da camada adesiva - não mais de 10 mm;
- regime de temperatura para o trabalho de instalação - de +5 a +30 graus;
- trabalhos de espátula - após 24 horas;
- a temperatura da costura de cola durante a operação - até +60 graus;
- resistência ao gelo - F35;
- resistência à compressão - M50;
- resistência de adesão de um ladrilho a uma superfície de concreto: cerâmica - 0,6 MPa, grés porcelanato - 0,5 MPa;
- vida útil - 12 meses.
Cálculo de consumo
As instruções na embalagem indicam o consumo aproximado de cola para azulejos em qualquer superfície, mas a quantidade de material necessária pode ser calculada de forma independente. O consumo de adesivo depende de muitos fatores.
- Tamanho do ladrilho: se for grande, o consumo de cola será grande.
- Material da telha. Os ladrilhos comuns têm uma superfície porosa que absorve melhor a cola. Por outro lado, o grés porcelânico absorve menos a argamassa colante.
- Lisura da superfície: uma lisa precisará de menos cola do que uma corrugada.
- A qualidade do substrato preparado.
- Habilidades de especialista.
Para ladrilhos de 30x30 cm, o consumo médio de cola será de aproximadamente 5 kg por 1 m2 com espessura de junta de 2-3 mm. Consequentemente, para revestimento de 10 sq. m de área exigirá 50 kg de adesivo. Para um ladrilho de tamanho menor, por exemplo, 10x10 cm, o consumo médio será de 1,7 kg / m2. Um ladrilho com 25 cm de lado requer aproximadamente 3,4 kg / m2.
Etapas de trabalho
Para que o reparo seja executado de forma eficiente, é necessário realizar etapas sequenciais no assentamento dos ladrilhos.
Preparação
É necessário aplicar a cola Plitonit B sobre uma base sólida, plana e sólida, que não sofra deformações. Recomenda-se limpar completamente a superfície de trabalho de vários tipos de contaminação: detritos, poeira, sujeira, revestimento antigo (cola, tinta, papel de parede, etc.), graxa. As fissuras e fissuras são seladas com massa e, em seguida, a superfície de trabalho é tratada com uma solução de primer.
Os materiais de gesso cartonado também precisam ser tratados com um primer, é melhor usar uma mistura da marca Plitonit. Isso é necessário para proteger a superfície do aparecimento de fungos e mofo.
Se o revestimento tiver uma estrutura solta, deve ser aplicado o primer em 2 camadas. Os pisos também são tratados com um composto especial para evitar o aparecimento de mofo sob os ladrilhos, principalmente para banheiros.
Preparação da mistura
Antes de começar a preparar uma mistura de azulejos, você deve levar em consideração algumas recomendações.
- Todos os componentes usados devem estar em temperatura ambiente.
- Para a mistura, são utilizadas ferramentas e recipientes totalmente isentos de contaminação. Se já tiverem sido usados para preparar a mistura, então os restos da solução devem ser eliminados. Eles podem afetar as propriedades e qualidades da formulação recém-preparada.
- Para a conveniência de despejar a mistura no recipiente, você pode usar uma espátula.
- Apenas água pura é usada para misturar, de preferência água potável. O líquido técnico pode conter álcalis e ácidos, o que afetará negativamente a qualidade da solução acabada.
Para 1 kg de mistura seca, serão necessários 0,24 litros de água, respectivamente, para 25 kg de adesivo, devem ser usados 6 litros. A água é despejada em um recipiente adequado e a mistura seca é adicionada. A mistura demora cerca de 3 minutos, pode-se usar uma batedeira ou furadeira com um acessório especial, o principal é conseguir uma consistência homogênea sem grumos. A prontidão da mistura é determinada de forma que, quando aplicada sobre uma superfície vertical, não escorra.
A mistura finalizada é deixada de lado por 5 minutos, após o qual é misturada novamente. Em alguns casos, é possível adicionar água, mas não é recomendável ultrapassar os valores indicados nas instruções.
É necessário aplicar a solução pronta em 4 horas, mas se a temperatura ambiente for alta, o tempo de uso é reduzido significativamente.
Sutilezas de aplicação
- A cola Plitonit B é aplicada com espátula lisa em uma camada fina e uniforme. O revestimento de argamassa colante deve receber uma estrutura de pente para melhor aderência aos ladrilhos.
- Se uma crosta seca se formar na superfície da solução aplicada, a camada é removida e substituída por uma nova. O ladrilho é colocado sobre a cola e pressionado na mistura com movimentos suaves de rotação. A posição do material de revestimento pode ser corrigida em 20 minutos. Ao instalar as telhas, é recomendável usar um nível de laser.
- No final do trabalho, o excesso de solução adesiva é removido das juntas dos ladrilhos. O descascamento é feito com faca até que a mistura esteja congelada. A parte frontal do ladrilho é limpa de sujeira com um pano ou esponja embebida em água ou um solvente especial.
- No caso de pisos com sistema de aquecimento, bem como no assentamento de ladrilhos de grandes dimensões, para evitar o aparecimento de vazios sob o revestimento acabado e para aumentar a aderência, os especialistas recomendam a aplicação de cola através de um método combinado. A composição é aplicada tanto na base preparada quanto no verso do ladrilho.É necessário aplicar o adesivo sobre os ladrilhos com espátula dentada e, a seguir, nivelar a camada com uma lisa.
O consumo de cola Plitonit B no método combinado aumentará em cerca de 1,3 kg / m2 com uma espessura de camada aplicada de 1 milímetro.
Muitas vezes você pode ouvir a opinião de que você pode andar sobre os ladrilhos do chão sem esperar que a cola seque completamente. É estritamente proibido fazer isso, porque:
- se a solução adesiva teve tempo de secar, mas não ganhou força máxima, existe um grande risco de cisalhamento da alvenaria;
- podem ocorrer danos ao material da telha, especialmente em áreas onde os vazios se formaram devido à aplicação insuficiente de argamassa.
Recomendações
E mais algumas dicas de especialistas.
- Recomenda-se caminhar sobre o piso de cerâmica e rejuntar as juntas somente após a secagem da cola (após cerca de 24 horas). Obviamente, a solução seca por mais tempo, e só ganhará força total após alguns dias, portanto, não é recomendável exercer forte influência física sobre o ladrilho recém-colocado (mover móveis ao longo dele, por exemplo). Caso contrário, após 1,5-2 anos, os reparos terão que ser realizados novamente.
- Não é recomendado conectar o sistema de aquecimento por piso radiante antes de 7 dias.
- O aquecimento adicional da sala irá acelerar o processo de secagem da mistura adesiva.
- Antes de iniciar a montagem do ladrilho, não é necessário molhá-lo, basta limpar o verso do material de poeira e detritos.
- No processo de assentamento dos ladrilhos, a solução adesiva deve ser agitada periodicamente para que não se forme uma crosta de filme.
- Ao realizar o trabalho, utilize equipamentos de proteção (luvas, óculos) para que a solução não entre em contato com a pele e os olhos. A probabilidade de respingos e contato com os olhos aumenta ao usar um misturador para mexer a mistura.
- Armazene o adesivo Plitonit B em local fechado e seco, de forma que as condições ambientais garantam a integridade da embalagem e a proteção contra umidade.
- Mantenha fora do alcance das crianças!
- Os especialistas recomendam preparar a solução adesiva em pequenas porções para que possa ser aplicada em 4 horas. Quanto mais próximo do fim do tempo de vida da mistura acabada, menor será sua adesão ao produto.
A cola Plitonit B recebeu muitos comentários positivos de construtores profissionais e novatos. Os compradores observam a facilidade de uso, o preço acessível e o desempenho impecável. Outra vantagem da composição é sua excelente compatibilidade com superfícies feitas de uma grande variedade de materiais. A cola é versátil, o que é um fator importante na escolha de materiais para reparo.
Se o compararmos com composições semelhantes de marcas conhecidas, então Plitonit B não só não é inferior a eles, mas também os supera em muitos aspectos.
O principal é seguir as recomendações dos especialistas ao trabalhar com este tipo de solução adesiva, seguir as instruções, garantir as condições ideais de temperatura e umidade, e assim o resultado não o decepcionará.
Para obter detalhes sobre o uso da cola Plitonit B, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.