Escolhendo uma arma para pregos líquidos

Contente
  1. Tipos principais
  2. Em que consiste a arma de montagem
  3. Vantagens e desvantagens da pistola
  4. Descrição do processo de funcionamento do dispositivo
  5. Precauções de instrumentos
  6. Qual é o melhor mecanismo para escolher?

"Pregos líquidos" (Liquid Nails) - cola para construção e montagem, adequada para unir todo o tipo de coisas por meio de colagem. Chama-se assim porque, ao utilizá-lo, as peças e superfícies ficam muito bem coladas umas às outras, como se estivessem ligadas por pregos. "Unhas líquidas" são uma mistura de polímeros e borracha. São fornecidos ao mercado na forma de tubos de várias capacidades de 200 a 900 ml. Para facilidade de aplicação e dosagem uniforme, os especialistas recomendam o uso de uma pistola de construção. Como escolhê-lo corretamente e o que procurar, será discutido no artigo.

Tipos principais

As armas para "pregos líquidos" vêm em 2 variedades:

  • para uso profissional, por exemplo, para uma composição de 2 componentes;
  • para uso doméstico (versão mecânica).

Os primeiros são subdivididos em:

  • recarregável;
  • elétrico;
  • baseado em pneumática.

Recarregável os dispositivos são bons para sua autonomia. Eles funcionam com uma bateria de íons de lítio. Graças ao cabo, a cola sai, você também pode ajustar sua velocidade - quanto mais você pressiona, mais cola sai. A única desvantagem é que você precisa carregar a bateria com frequência ou trocá-la.

Arma eletrica difere do analógico sem fio apenas na ausência de uma bateria recarregável. O resto da funcionalidade é o mesmo. Aplicar um adesivo neles é rápido e econômico. Normalmente, esses dispositivos são usados ​​por especialistas. Tal unidade vale muito, portanto, para uso em casa, quando não há grande frente de trabalho, a compra fica inviável. Também é bastante difícil inserir a composição na arma.

Quando o gatilho é puxado sob pressão de ar, o adesivo escapa da pistola de ar. Essas unidades são muito ergonômicas, equipadas com travas e controladores, para que na saída você consiga uma tira de cola uniforme na largura desejada. Sua [arma] pode ser acoplada a quase qualquer cartucho. Essa ferramenta é usada principalmente na construção.

Portanto, para uma pequena quantidade de trabalho de instalação, eles são usados ​​com mais frequência pistolas mecânicas, que são de 3 tipos:

  • meio aberto;
  • esquelético;
  • instrumento tubular (na forma de uma seringa).

A primeira variedade é a mais orçamentária de todas. No entanto, também existem desvantagens: fragilidade e inconveniência de uso. O mecanismo é suficiente para apenas 2-3 cilindros. O suporte para o tubo não é grande o suficiente, portanto, em funcionamento, ele [tubo] muitas vezes se desloca em relação à sua posição, o que impede o movimento suave da haste.

Mas artesãos experientes encontraram uma solução para este problema - o recipiente deve ser fixado no corpo da ferramenta com fita adesiva, envolvendo-o ao redor do balão próximo à alça. O principal é manter o adesivo do fabricante do aparelho intacto, pois o aparelho tem garantia, e em caso de avaria pode ser devolvido.

O tipo esquelético é o mais popular entre os compradores. É um pouco mais caro que o anterior, mas fixa o tubo com cola de forma mais fiável, graças ao qual a aplicação de "pregos líquidos" é mais uniforme.A fita adesiva também é usada para prender o cartucho com segurança, porque os corpos das pistolas econômicas são feitos de alumínio e isso não permite que o tubo seja apertado com força suficiente.

A opção mais prática é o tipo tubular. Ele fixa o cartucho com segurança e é usado não só para aplicar "pregos líquidos", mas vários tipos de selantes.

As pistolas vêm em folha ou com uma moldura. A última opção é mais confiável, porque nela o cartucho é firmemente preso à plataforma. A ferramenta pode ser equipada com uma função de reversão: esta opção é muito importante para o uso doméstico. Graças ao reverso, você pode trocar o tubo com o adesivo pelo recipiente com a substância vedante. No caso em que a opção está ausente, a ferramenta é usada até que esteja completamente vazia.

Em que consiste a arma de montagem

Os principais componentes da ferramenta:

  • plataforma para fixação do tubo;
  • alça (emborrachada em alguns modelos);
  • alavanca de pouso;
  • núcleo;
  • disco (pistão), que é preso à haste;
  • língua para travamento (fixação).

A seqüência de trabalho com o mecanismo é a seguinte: primeiro, o tubo é instalado na plataforma e fixado, após o acionamento do gatilho, a haste é acionada, que então empurra o pistão. Ele pressiona a parte inferior do cartucho e pressiona o adesivo através do orifício na ponta até a superfície.

Em variações caras, depois que o gancho é solto, a haste se move um pouco para trás. Isso reduz a pressão no recipiente e minimiza o risco de vazamento em excesso do adesivo.

Vantagens e desvantagens da pistola

Os aspectos positivos de usar esta ferramenta incluem o seguinte:

  • aplicação uniforme de cola na superfície;
  • a capacidade de introduzir um adesivo mesmo em locais de difícil acesso;
  • facilidade de operação, até mesmo um iniciante pode lidar;
  • o design especial evita que "unhas líquidas" atinjam a pele e outras superfícies.

Apesar das vantagens, o aparelho também apresenta desvantagens:

  • o alto custo de uma ferramenta de qualidade, por exemplo, elétrica ou bateria;
  • ao final do trabalho de instalação, o dispositivo deve ser constantemente limpo, portanto, é necessário um agente de limpeza especial;
  • Ao trabalhar com um dispositivo recarregável, é necessário carregá-lo ou trocar as baterias com frequência.

Descrição do processo de funcionamento do dispositivo

Primeiro, você precisa descobrir como colocar corretamente o balão com "pregos líquidos". É inadmissível que o aperto da embalagem tenha sido quebrado em caso de instalação incorreta, caso contrário a cola irá secar e dificilmente será possível utilizá-la.

Antes de usar a arma, você precisa preparar o seguinte:

  • balão com "unhas líquidas";
  • faca afiada;
  • óculos e luvas de proteção;
  • máscara respiratória, se você planeja usar uma mistura adesiva preparada por você;
  • pano seco para remover o excesso de adesivo;
  • solvente, devido ao fato de que a cola pode acidentalmente entrar em contato com a pele ou qualquer superfície.

O princípio de funcionamento da ferramenta é bastante fácil - após a pressão ser aplicada no balão mecanicamente, o adesivo "sai" do balão. A pressão é fornecida pela haste, que é acionada agindo na alavanca de liberação. Nas unidades de montagem em base pneumática, a pressão é fornecida por ar. Surgem dificuldades quando você precisa escolher a cola apropriada. Via de regra, os fabricantes usam os mesmos padrões, ou seja, você pode escolher cola para qualquer arma.

Se você estiver usando uma pistola esquelética ou semiaberta, a remoção dos bloqueios é bastante rápida. Para começar, verifique se existe um fundo restritivo especial no frasco com "unhas líquidas". Se estiver, exclua-o.

Em seguida, retire a haste do dispositivo, para isso você atua mecanicamente na alavanca e retira a haste.Em vez disso, instale o tubo e pressione a alavanca de gatilho 2-3 vezes com um pouco de esforço para fortalecer o cilindro.

Faça um furo no recipiente, a cola irá fluir para a ponta.

Se você decidir usar uma ferramenta tubular, ela será reabastecida de maneira diferente. Primeiro você precisa fazer um furo em uma garrafa com "unhas líquidas". É necessário fixar o balão com o adesivo para que a ponta cortada do balão fique direcionada para a ponta, de onde a cola “sairá”. Antes de instalar o cartucho na ferramenta, você deve remover a haste.

Via de regra, o kit vem com vários bicos com pontas, sendo que um deles você torce o cilindro. Se não houver orifício na ponta, você precisará cortar uma parte muito pequena com uma faca em um ângulo de 45 graus. Em seguida, pressione suavemente o gatilho e mova a cola ao longo das marcações aplicadas previamente. Se você estiver usando um instrumento esquelético ou semiaberto, para preencher o vazio na tampa, você deve primeiro pressionar o gatilho várias vezes e, em seguida, executar as ações suavemente.

Em máquinas elétricas e movidas a bateria, puxar a alavanca de liberação controla a taxa de liberação do adesivo, portanto, se você nunca usou uma máquina tão complexa antes, é melhor começar em lugares sutis.

Antes do procedimento de colagem, as superfícies devem ser limpas e desengraxadas. Em seguida, aplique "pregos líquidos" em uma camada fina ou em pontos. No caso em que as superfícies a serem coladas possuam uma grande área, por exemplo, ladrilhos cerâmicos, então é necessário aplicar o adesivo sobre as mesmas em forma de cobra ou malha. Após as superfícies a serem coladas, é necessário pressionar uma na outra, caso haja necessidade, vale a pena fixá-las com estruturas especiais. As partes planas podem ser colocadas sob a prensa. Alguns tipos de cola endurecem em 1-2 minutos.

Como regra, a adesão completa das superfícies ocorre após 12 horas, às vezes em um dia.

Precauções de instrumentos

As ações com a pistola devem ser feitas com muito cuidado para que a cola não entre na pele ou em qualquer superfície. Aplique uma pequena quantidade de "pregos líquidos" nas áreas pré-marcadas.

Se gotas de cola atingirem o mecanismo, ele deve ser enxaguado imediatamente, sem esperar que seque. Cubra a ponta do cartucho com a tampa protetora para evitar que o adesivo seque. Se isso não for feito imediatamente após a aplicação, o produto irá se deteriorar muito rapidamente, e você terá que jogar fora o balão parcialmente usado.

No final do trabalho, retire o recipiente da pistola, enxágue o mecanismo em água com sabão e deixe secar. Para remover o balão usado, pressione as guias de travamento e puxe a haste com o pistão. Em seguida, remova o recipiente.

Se a cola cair em suas mãos sem esperar que ela seque, você deve removê-la imediatamente. Um adesivo de base orgânica limpa bem aguarrás, acetona, à base de água - bastará enxaguar com bastante água.

Qual é o melhor mecanismo para escolher?

Antes de escolher uma ou outra arma de montagem, você deve primeiro decidir sobre a área de futuras alterações. Por exemplo, se você precisar colar uma pequena área, uma ferramenta esquelética será suficiente. Se a tarefa for mais difícil, por exemplo, você vai fazer reparos em toda a sala, recomenda-se comprar um mecanismo de base pneumática. É melhor escolher uma arma com armação, pois neste caso a garrafa com "pregos líquidos" ficará melhor fixada na plataforma. Também vale a pena prestar atenção se existe uma função reversa.

Quem se preocupa com a velocidade de execução e a precisão da aplicação deve dar uma olhada mais de perto em uma ferramenta elétrica ou alimentada por bateria recarregável. Antes de comprar, segure o mecanismo em mãos e verifique se será conveniente utilizá-lo no futuro e se há algum detalhe no caminho.Deve-se prestar atenção especial ao gatilho, ao material de que é feito. É preferível se for de alumínio. Ao escolher uma marca, você deve primeiro olhar para os produtos dos fabricantes nos quais a maioria dos usuários confia. Ler comentários na Internet não será supérfluo.

Com base no exposto, as seguintes conclusões podem ser tiradas:

  1. A arma de montagem é uma coisa insubstituível na aplicação de "pregos líquidos". O processo leva menos tempo do que se você aplicasse o adesivo sem ferramentas.
  2. Ao escolher, você deve ser guiado pela escala da próxima instalação e trabalho de construção. Se for pequeno, é melhor usar uma pistola mecânica.
  3. Ao trabalhar com “unhas líquidas”, deve-se tomar precauções, usar óculos e luvas de proteção.
  4. Em geral, até mesmo um iniciante pode descobrir como o mecanismo funciona. Em casos extremos, sempre há um manual incluído.

Como escolher a pistola certa para pregos líquidos, veja abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário