Como fazer pasta de farinha?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Seleção de componentes
  3. Regras básicas de cozinha
  4. Receitas passo a passo
  5. Dicas úteis

A cola é uma substância viscosa bem conhecida, graças à qual é possível unir diferentes materiais. Esta substância é utilizada no ambiente médico, na indústria, na construção e em outros campos de atividade. A argila é uma ferramenta indispensável na vida cotidiana. Muitos estão acostumados a comprar cola crua na loja, mas existe uma opção de casa que tem propriedades semelhantes, mas ao mesmo tempo requer um investimento mínimo. É sobre colar.

Peculiaridades

De acordo com muitas definições existentes, a pasta é uma cola feita à mão, em que o amido ou a farinha se torna o componente principal. Pelo tipo de pegajosidade, a pasta pertence ao tipo de matéria-prima secante.

Esta substância é perecível e não pode ser armazenada por muito tempo. Ele azeda muito rapidamente, o que causa um odor desagradável. Em palavras simples, é necessário usar a pasta preparada durante o dia.

Não se sabe quando a cola foi desenvolvida pela primeira vez, mas os historiadores afirmam que a primeira cola foi produzida na era Neolítica.

Naquela época, ossos de animais eram usados ​​para esses fins. Talvez nos tempos antigos, a pasta de amido também fosse preparada, mas nenhum registro disso foi encontrado.

A cola caseira é matéria-prima indispensável no ambiente doméstico. Com sua ajuda, você pode fazer muitos reparos, use-o como um conector para artesanato em papel. Mas o mais importante, esta pasta pode ser feita com as suas próprias mãos na sua própria cozinha, usando diferentes variações de receitas, cada uma das quais esconde um certo truque de cozinha.

Não se esqueça que qualquer matéria-prima apresenta certas vantagens e algumas desvantagens. O mesmo vale para a pasta. A pasta de farinha é muito popular no ambiente de construção. E para os jardineiros, é um material de trabalho insubstituível, ecológico e limpo. As principais vantagens da pasta incluem as seguintes características.

  • Baixo custo. Kleister é o tipo de agente de colagem mais barato que permite economizar uma quantia considerável na compra de matérias-primas acabadas.
  • Diversas áreas de aplicação. Em termos simples, a pasta é usada em trabalhos de construção, costura, medicina e é usada na arte infantil.
  • Facilidade de preparação. Você pode fazer uma pasta com suas próprias mãos em sua própria cozinha. Até uma criança pode lidar com essa tarefa.
  • Sem marcas na superfície. Se, durante o processo de colagem, a substância pegajosa da farinha ou do amido sobressair das bordas, basta retirá-la com um pano macio ou guardanapo.
  • Variedade de receitas. Graças a uma variedade de métodos de preparação, pode ser feita uma pasta que pode combinar muitos materiais diferentes.

Bem, agora é proposto familiarizar-se com as deficiências.

  • Falta de parâmetro de resistência à umidade. Se você olhar a razão numérica, a pasta preparada sem o uso de PVA não atinge nem 5% de resistência à água.
  • Perigo de depósitos prejudiciais. Kleister é um dos ambientes preferidos de bactérias e microrganismos, o que pode ser evitado com uma pequena quantidade de sulfato de cobre adicionada à composição durante o processo de preparação.
  • Vida útil limitada.A pasta não pode ser armazenada por mais de um dia, por isso é recomendável distribuí-la em pequenas quantidades, pouco antes do próximo trabalho.

Já foi dito mais de uma vez que uma pasta de fabricação própria é usada na construção, jardinagem e criatividade. Mas, além disso, existem outras áreas onde você não pode prescindir dessa massa de cola, por exemplo, um ambiente de biblioteca.

Com essa substância, os bibliotecários colam livros. Os químicos o usam como um indicador.

Artistas teatrais são usados ​​como decorações de palco. Bem, os designers combinam vários elementos decorativos com pasta.

Seleção de componentes

Cozinhar requer uma panela, um recipiente menor e limpo e uma peneira pequena. É igualmente importante preparar uma colher de sopa com antecedência. A agitação regular da massa viscosa evitará a formação de grumos.

Para cozinhar em casa, você vai precisar de um fogão a gás ou elétrico, mas no caso de cozinhar no campo, é aconselhável estocar um fogão ou um queimador a gás.

Os principais componentes da pasta são farinha e água. Se uma mistura de amido estiver sendo preparada, uma pequena quantidade de PVA deve ser adicionada a ela.

Uma atenção especial deve ser dada à escolha da farinha. Para o preparo das tortas, as donas de casa buscam a farinha premium. E para o preparo da pasta, é preferível utilizar um produto farináceo com baixo índice varietal. Ele contém mais partículas de farelo, que são o glúten. Quanto mais glúten, melhor é a adesão.

É igualmente importante prestar atenção à cultura em que a farinha é moída. O ideal é usar trigo, milho ou centeio.

O produto de farinha de arroz e trigo sarraceno contém uma quantidade mínima de substância pegajosa, respectivamente, essa farinha não é adequada para fazer pasta. Além disso, a farinha de centeio dá à massa de cola uma tonalidade escura, que posteriormente deixa marcas brilhantes na superfície de trabalho, que lembram manchas de lama.

Além dos ingredientes principais, diversos produtos auxiliares são utilizados no preparo da pasta. Portanto, por exemplo, para criar artesanatos de papel machê, é melhor adicionar cola de madeira. Como um análogo, a gelatina diluída com água serve. Se a cor branca da pasta for importante, é aconselhável adicionar PVA à composição.

É necessário adicionar o vitríolo à pasta preparada para colar papel de parede, que protege a superfície do aparecimento de fungos e microorganismos nocivos. Se a pasta for destinada ao trabalho com têxteis, o açúcar de baunilha deve ser usado como ingrediente adicional. É claro que não aumenta o índice de aderência, mas dá brilho à composição.

Regras básicas de cozinha

Todo mundo sabe que a massa é preparada na cozinha. É criada uma mistura pastosa de farinha e água. A massa é misturada em uma panela, depois leve ao fogão, aquecida em fogo baixo até que os caroços desapareçam.

Apesar da aparente simplicidade, existem várias regras culinárias que toda pessoa deve saber:

  • a pasta deve ser aquecida exclusivamente no fogão;
  • a farinha deve ser despejada rapidamente, mas ao mesmo tempo em um jato fino, para que a massa fique mais homogênea;
  • durante o cozimento, em nenhum caso deve-se sair do fogão;
  • cozinhe em fogo mínimo;
  • recomenda-se usar apenas uma espátula de madeira para misturar;
  • após o cozimento, é necessário resfriar a pasta, em nenhum caso se deve usar uma substância quente;
  • o ideal é que a massa seja cozida em banho-maria, porém, como notam os mestres, esse cozimento aumenta em cerca de meia hora.

Receitas passo a passo

Não é difícil cozinhar adequadamente a pasta em casa ou cozinhá-la fora de sua zona de conforto.O principal é seguir passo a passo a receita e observar as proporções.

Vale ressaltar que a pasta pode ser feita sem fervura. Também contém água e farinha, o principal é que o líquido esteja em temperatura ambiente. É bastante difícil dissolver essa composição adesiva; levará muito tempo para agitar a substância de modo que os grumos desapareçam.

Uma pequena quantidade de PVA pode ser adicionada como um agente de aderência adicional.

Para entender como tudo é rápido e simples, propõe-se considerar várias opções de confecção de pasta, que até uma criança pode orientar.

Para papel de parede

Em primeiro lugar, vale a pena entender a receita para fazer pasta de papel de parede caseira. Para que a massa seja de alta qualidade, é importante seguir as instruções passo a passo.

  • É necessário peneirar um copo de farinha para que o ingrediente solto não tenha grumos.
  • Em seguida, a farinha é despejada com água fria, embora seja importante misturar bem os componentes a serem unidos. A consistência resultante deve se parecer com creme de leite espesso.
  • Mais água é despejada na pasta, de modo que o volume total da massa adesiva seja de 1 litro. Se a pasta ficar muito grossa, adicione um pouco de água quente.
  • Após a mistura completa, é necessário adicionar meio copo de PVA à peça de trabalho.
  • O recipiente com a massa de cola deve ser colocado no fogão, em fogo baixo. Cozinhe até que surjam bolhas na superfície da pasta.
  • Agora você precisa tirar os pratos do fogo e mexer a massa para se livrar dos caroços coletados.

Uma pasta devidamente preparada deve resultar transparente, gelatinosa. Resta apenas resfriar a cola soldada e, em seguida, usá-la conforme as instruções. No processo de resfriamento natural, forma-se um filme na superfície da pasta, que deve ser removido.

Para criatividade

A receita para fazer uma pasta para a criatividade requer uma abordagem diferente:

  • pega-se uma panela e despeja-se nela um copo de farinha peneirada;
  • a farinha é despejada em um copo de água e, em seguida, é misturada na batedeira;
  • 2 copos de água são introduzidos gradualmente na massa, os componentes são bem misturados, o que permite eliminar os grumos;
  • uma panela com uma cola em branco é colocada no fogão, em uma pequena fogueira;
  • a pasta é levada a ferver;
  • após a fervura, o recipiente deve ser retirado imediatamente do fogão;
  • a panela com a massa de cola é deixada de lado para esfriar naturalmente.

A receita de pasta apresentada é a mais simples e rápida de preparar.

No entanto, existe uma outra forma de cozinhar, que também é usada em círculos criativos.

O amido de batata deve ser usado como análogo da farinha. Esta é a receita considerada a melhor para a criação de aplicativos:

  • 10 colheres de sopa de água são combinadas com 1 colher de sopa de amido, os componentes são bem misturados;
  • meio copo de água é derramado no recipiente com a peça de trabalho;
  • se a substância ainda for espessa, deve ser diluída com um pouco de água fervente;
  • a mistura é levada ao fogo baixo até ferver.

Você pode começar a usar a pasta de amido 10 horas depois de esfriar. Não se preocupe que a mistura cozida possa prejudicar a saúde humana, principalmente as crianças. Todos os produtos usados ​​são hipoalergênicos.

Para outros propósitos

Acima foram apresentadas as opções mais comuns de preparação de pasta para trabalhar com papel. Porém, existem receitas que permitem cozinhar uma massa adesiva para trabalhar com tecidos.

  • 2 colheres de sopa de farinha são introduzidas no recipiente, 100 ml de água são despejados por cima. Os ingredientes são bem misturados para que não se formem grumos.
  • Outro recipiente é tomado, 300 ml de água e 0,5 colher de chá são misturados nele. Sahara. Essa massa é enviada para um fogo lento até ferver.
  • Assim que surgirem bolhas na superfície, é necessário introduzir a mistura da farinha na solução doce.
  • A pasta deve ser fervida em fogo baixo, mexendo sempre.
  • A substância espessada é removida do fogo, após o que uma pitada de vanilina é adicionada a ela. A massa finalizada é bem misturada e depois deixada de lado até esfriar completamente.

Os proprietários de casas e apartamentos de madeira, em que as esquadrias são de madeira, precisam saber a receita de fazer pasta para colar janelas.

Os materiais utilizados para o isolamento, processados ​​com pasta, não saem com a queda de temperatura e estão bem aderidos a uma base de madeira.

Para preparar essa pasta, você deve:

  • combine meio copo de farinha e um litro de água em uma vasilha de cozimento;
  • leve a mistura para ferver, durante o processo de cozimento a massa começará a engrossar;
  • assim que se formarem bolhas na superfície, é necessário retirar o recipiente do fogo e deixá-lo esfriar naturalmente.

Somente os verdadeiros jardineiros sabem a receita correta para fazer uma pasta para caiar árvores. Você deve pegar 10 litros de água, dissolver 2,5 kg de giz e 10 colheres de sopa de pasta de farinha neles. Se a água estiver quente, não há necessidade de cozinhar a massa de cola. Se for usada água fria, a cola deve ser colocada em fogo baixo até ferver completamente.

Dicas úteis

Fazer uma pasta em casa é muito simples. No entanto, é necessário aderir a várias dicas, graças às quais será possível preparar uma composição adesiva de alta qualidade e, o mais importante, a mais eficaz.

A consistência da pasta cozida torna-se mais espessa após o resfriamento. No entanto, é impossível avaliar o quão viscosa e densa a massa se tornou até que a pasta tenha esfriado completamente. Se de repente a massa ficar muito densa, você deve diluí-la com água fervente. Mexa bem ao adicionar água, caso contrário, formar-se-ão grumos. Para misturar, não use colher, é melhor usar um garfo ou batedeira. Bem, a opção mais ideal seria um liquidificador ou mixer, que mistura a substância de forma mais completa.

Há momentos em que, após o preparo da massa, a massa fica muito líquida, mas não se preocupe e jogue fora a consistência preparada.

Adicionar uma pequena quantidade do componente principal usado na culinária ajudará a engrossá-lo. Trata-se de farinha ou amido. Mas você não pode enviar a mistura a granel diretamente para a pasta, você deve misturá-la com uma pequena quantidade de água em um recipiente separado.

Quem decidir fazer a pasta em casa deve lembrar que não será possível armazenar a cola por muito tempo. É por isso que os especialistas recomendam preparar o adesivo em pequenas quantidades. Uma pasta feita de farinha ou amido tem uma vida útil de vários dias. Se for adicionado sal à composição, é necessário usar o adesivo dentro de 24 horas.

Bem, para que a cola não se deteriore antes do tempo, você deve seguir várias regras de armazenamento.

  • O restante da pasta não utilizada deve ser deixado em uma sala onde a temperatura não ultrapasse 18 graus Celsius, a opção ideal é uma geladeira. No entanto, para uso posterior, você terá que diluir a massa com água morna.
  • Se a pasta for colhida levando em consideração a reserva, é necessário adicionar um componente conservante à receita. Neste caso, estamos falando de qualquer produto que contenha álcool.
  • Não se pode guardar a mistura de cola em recipiente aberto, senão a massa vai secar e não será mais possível utilizá-la. Você pode cobrir o recipiente com uma tampa ou embrulhar com filme plástico.

Se aparecer mofo repentinamente na superfície da pasta ou se formar um cheiro azedo, é necessário eliminar essa massa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário