Qual é a aparência de uma pasta e como fazê-la?
O adesivo era usado por pessoas nos tempos antigos. A necessidade de colar diversos itens de alta qualidade levou à criação de uma pasta de composição confiável e simples. E mesmo agora, quando existem muitos tipos diferentes de produtos adesivos no mercado, algumas pessoas preferem cozinhar o adesivo elas mesmas. Em muitos aspectos, a pasta é realmente melhor do que muitas de suas contrapartes modernas.
O que é isso?
Uma pasta é chamada de composição gelatinosa com propriedades adesivas, feita com a adição de farinha ou amido. Além dessas substâncias, outros ingredientes são adicionados à solução de cola caseira para melhorar as propriedades. Uma pasta de amido é obtida pelo contato com água fervente. Em altas temperaturas, os grãos de amido absorvem o líquido, formando uma massa esponjosa espessa. A composição adesiva é frequentemente usada em costura, bem como em reparos, substituindo a cola de papel de parede por ela.
A principal vantagem do amido ou da pasta de farinha é que não há aditivos prejudiciais nele. Todos os produtos industriais deste tipo são feitos com adição de produtos químicos.
É a segurança que permite que a pasta seja relevante hoje. Também serve como um substituto válido para a cola PVA.
Há uma série de outras razões, o gatoEles ajudam a pasta a assumir a posição da popular argamassa colante.
- Poupança de custos. O custo da cola de papel de parede de alta qualidade é bastante alto, por isso muitas pessoas preferem economizar neste ponto durante o processo de renovação.
- Composição totalmente segura e 100% ecológica. Nenhuma substância nociva é adicionada à receita clássica.
- Se necessário cole facilmente e rapidamente cozido a partir dos produtos que geralmente são encontrados em qualquer cozinha.
- Colar de confiança... Pode certificar-se removendo o papel de parede antigo, colado na juventude das nossas avós.
- Se, ao colar as paredes com papel de parede, a pasta rastejar para fora da borda da tela, pode ser facilmente removido com um pano macio.
- Existem muitas receitas de pasta natural. Você pode escolher uma opção adequada usando farinha ou amido.
- Prepare a pasta todos terão sucesso, até uma criança pode lidar com isso.
- Durante o processo de reparo, pode não haver cola industrial suficiente, mas você não precisa ir à loja de ferragens para ele.
A pasta também tem várias desvantagens.
- Vida útil curta. A composição azeda rapidamente, o que é acompanhado pelo aparecimento de um odor desagradável.
- É aconselhável usar cola imediatamente após a infusão. Não é recomendado deixá-lo dentro de casa durante a noite.
- Pasta natural - mistura atraente para bactérias e microorganismos.
- A composição acabada não é resistente à umidade. Sem a adição de PVA, a resistência à água da composição não excederá 5%.
Para fazer uma pasta, você precisa de farinha, e é melhor pegar um produto de baixa qualidade e com alto teor de glúten. A farinha deve ser peneirada antes do uso. A água é despejada gradualmente, mexendo para que não se formem grumos. O sal atua como conservante. Demora cerca de uma colher de sopa. Você pode pegar sal de qualquer fração, mas alguns preparam a pasta sem ele.
A composição é cozida em fogo baixo em uma panela antiaderente. Você terá que mexer sem parar. É necessário controlar o processo de fabricação da cola. Assim que a massa ferver, desligue o fogo. Para melhorar as propriedades adesivas, é melhor misturar 1/2 tubo de PVA.Use a mistura após o resfriamento à temperatura ambiente. A pasta pode ser feita de qualquer amido. Não só a consistência da composição depende disso, mas também a sua durabilidade. Cada opção de cozimento tem prós e contras.
Amido de milho
A mistura está ligeiramente turva. Difere na boa capacidade de cura. Ele é cozido em alta temperatura de aquecimento. Ele é armazenado por pelo menos uma semana ou até mais.
Farinha de trigo)
Demonstra um nível médio de solidificação. Ele pode ser armazenado por vários dias. Turbidez está presente. É usado para reparar ligações.
Seria correto não cozinhar tal composição, mas adicionar um fio fino ao líquido fervente. Caso contrário, quando a solução esfriar, ela perderá suas propriedades adesivas.
Batata
A cola de amido de batata parece limpa e transparente, endurece lentamente. A desvantagem é que no ar ele muda rapidamente e azedo. É fermentado a baixa temperatura.
Farinha de centeio
Em combinação com terebintina, demonstra excelente resistência. Esta pasta é resistente à umidade e pode ser usada para colar fornos e colar novas telas diretamente em papéis de parede antigos. Para preparar a composição, é necessário um mínimo de componentes (além da farinha ou amido comum). Ao criar a composição mais conveniente para uso, é necessário levar em consideração algumas das nuances da escolha dos produtos e do estoque.
- Para evitar aglomeração, antes de adicionar a farinha é peneirada.
- Mexa a mistura completamente, se você usar um mixer ou bata no liquidificador... Mas é perfeitamente aceitável usar uma colher de metal comum. A principal condição é que a massa apareça sem grumos.
- É melhor levar uma panela ou outro recipiente antiaderente.
Os princípios básicos da culinária são os seguintes.
- Aqueça a água no fogão.
- Adicionar a mistura seca em jacto fino, aos poucos e rapidamente, mexendo até obter uma consistência homogénea.
- No processo de fermentação, a massa é mexida com uma espátula de madeira.
- A proporção aproximada de componentes secos e líquidos é de 1: 2 (mínimo) a 1: 8 (máximo).
- O processo deve ser monitorado continuamente, caso contrário, a mistura pode queimar. Para evitar que isso aconteça, é melhor preparar a solução em banho-maria. Ao mesmo tempo, você deve se preparar para o fato de que o processo levará mais 15-20 minutos.
- A composição é fervida colocando uma panela no fogo mínimo.
- A pasta não é usada enquanto está quente. Ele precisa se acalmar naturalmente.
Como fazer papel de parede?
Há apenas três décadas, o papel de parede era colado à pasta em 99% das instalações residenciais. Ao preparar a cola em casa, você deve seguir as instruções. Então será possível alcançar a qualidade desejada. As etapas para preparar uma pasta normal são assim.
- Peneire 1 xícara de farinha para evitar que a mistura grude.
- Introduzir água fria em pequenas doses, sem parar de mexer. A consistência desejada é semelhante ao creme de leite espesso.
- Mexa bem para dissolver quaisquer grumos.
- Adicione água para fazer 1 litro da mistura. Se a massa for espessa, é necessário retirar o líquido aquecido.
- Adicione meio copo de cola PVA à massa e misture bem. O PVA dará à massa uma viscosidade ideal e a capacidade de se curar rapidamente. Outro aditivo alternativo é a cola para madeira. Ele é adicionado ao papel de parede em paredes pintadas.
- Coloque a panela com a mistura em fogo baixo e mexa com uma espátula de madeira até formar bolhas. Assim que isso acontecer, o fogo se apaga e todos os pedaços menores são mexidos até se dissolverem.
- Se a superfície da solução estiver coberta por um filme, você deve removê-lo imediatamente.
- É desejável filtrar a composição por meio de uma gaze espessa. É importante ter cuidado para não queimar a pele durante essas manipulações.
A pasta acabada revela ser de consistência gelatinosa e transparente. Após o resfriamento, ele pode ser usado como pretendido em vez de cola de papel de parede industrial. É importante que esfrie naturalmente.Não resfrie a solução na geladeira nem acelere o processo de resfriamento de qualquer outra forma. Para papel de parede, é aconselhável preparar uma pasta sobre farinha de centeio e trigo (contém 75% de amido). A cola de amido de batata não é muito à prova d'água e pode apodrecer com a umidade.
E a resistência das costuras da cola acaba sendo insuficiente. Tal composição é adequada apenas para colar papel de parede de papel fino ou primer em tetos e paredes. É importante soldar uma quantidade suficiente de cola, lembrando que primeiro é necessário aplicar primer nas paredes, para depois aplicar nas telas do papel de parede.
Uma mistura de alta qualidade com amido não aparece após a secagem e permite colar papel de parede de qualquer textura e cor com mais precisão.
Quanto maior a densidade e o peso do papel de parede, mais tenacidade a cola deve ter. Para melhor aderência, é introduzida cola de madeira na massa resfriada se o papel de parede for escuro e PVA se for claro. É importante considerar mais algumas regras adicionais.
- Para conferir qualidades impermeáveis à pasta, o cloreto de cálcio é introduzido na fase de cozimento.... Para cada litro de água, serão necessários 40 g dessa substância.
- A composição natural da cola caseira atrai insetos e mofo. Ele precisa ter qualidades anti-sépticas adicionando 1 g de sulfato de cobre por 100 g de massa de amido.
- Para soldar adesivo de papel de parede, você precisa de cerca de 150 g de farinha de centeio ou um pouco mais de farinha de trigo, além de 1 litro de água, uma panela grande e uma tigela.
Para texturas de vinil de revestimentos e papéis de parede com base não tecida, é necessária uma pasta mais espessa com fixação aumentada. É feito de forma semelhante à composição descrita acima. Mas às vezes também é feito um produto especial, adequado tanto para papel de parede quanto para primer ou ladrilho em tamanhos pequenos.
Para preparar a solução de cola, você precisará de:
- 1 litro de água purificada;
- 20 ml de álcool;
- 150 g de farinha;
- 4 ml de glicerina;
- 5 g de gelatina fotográfica.
Gelatina comum funcionará, mas usá-la reduzirá a força adesiva da mistura.
- Dissolva a gelatina em um copo de água e aguarde 24 horas. Em seguida, adicione 850 ml de água pura ao recipiente com a gelatina inchada.
- É melhor cozinhar em banho-maria, mexendo cuidadosamente.
- Diluir a farinha em 150 ml de água purificada, mexendo até que os caroços estejam completamente dissolvidos. Introduza suavemente a mistura de farinha em uma panela com gelatina aquecida.
- Leve a solução para ferver, mexendo continuamente. É importante obter uma massa homogênea.
- Adicione o álcool e uma porção de glicerina. Mexa todos os ingredientes continuamente por cerca de 10 minutos.
- Em seguida, remova a tigela de cola do banho-maria e espere até que a mistura esfrie.
Se você precisa de uma pasta muito durável com propriedades à prova d'água (por exemplo, para colar papel de parede pesado), você deve tentar esta receita:
- diluir 40 g de cloreto de cálcio em 600 ml de água e esperar que ferva;
- combine 400 g de amido e 400 ml de água em um recipiente separado;
- despeje cloreto de cálcio líquido na água de amido, mexendo constantemente;
- adicione a base de cola a 4 litros de água aquecida;
- cozinhe por 180 segundos, mantendo um mínimo de calor;
- esfrie, deixe por algumas horas e depois escorra.
A tenacidade da pasta é verificada da seguinte forma: é necessário esfregar uma gota de cola entre os dedos e tentar separá-los aos poucos. Quanto mais difícil for esse processo, melhor será a colagem. Se houver vestígios nas juntas do papel de parede ao colar as paredes, eles podem ser facilmente limpos com um pano úmido.
Como cozinhar para artesanato?
Claster é uma solução DIY popular, especialmente com crianças. Não provoca alergias, não é tóxico e, portanto, pode ser usado com segurança na arte infantil. Mesmo crianças pequenas podem trabalhar com segurança com pasta de amido. A composição pode ser facilmente lavada de qualquer superfície. Não haverá problema, mesmo que caiam acidentalmente no chão em parquet, manchem a mesa, a alcatifa, a toalha ou a roupa.Ao preparar uma solução artesanal, você precisa estocar uma quantidade suficiente de amido. É importante respeitar certas proporções ao misturar componentes. Então será possível obter uma mistura com a consistência esperada.
Se você usar cola de farinha na água, as seguintes proporções serão necessárias: 2 para 1 com base na água para farinha... Para preparar uma cola mais espessa para uma porção semelhante de água, você precisará adicionar três quartos de qualquer farinha. Se for medido com um copo, então para cola líquida caseira você precisa de um copo de água e meio copo de farinha. Para uma solução mais forte, adicione 3⁄4 xícara de farinha a um copo de líquido. Antes de trabalhar com a pasta, ela deve ser resfriada, principalmente se for usada por uma criança.
A preparação da cola leva pouco tempo. A fervura pode ser feita em apenas 5 minutos. O processo preparatório também vai demorar um pouco, quando a farinha precisa ser diluída em água fria. E vai demorar mais alguns minutos para filtrar a solução para se livrar dos caroços.
A mistura caseira de amido de batata não é menos tenaz. Para obter cola de amido natural, diferentes proporções e etapas de preparação são necessárias:
- despeje 10 colheres de sopa em uma tigela. eu. água e despeje 1 colher de sopa. eu. amido;
- mexer bem;
- adicione outro meio copo de água, misture novamente;
- se for espesso, você pode entrar em uma porção de água quente;
- ferva a mistura em fogo baixo até ferver.
A pasta de amido resfriada está pronta para uso 10 horas após a fermentação.
De tecido
Para papel de parede de tecido, criando um brinquedo de algodão com suas próprias mãos e outros artesanatos têxteis, você precisa de uma pasta especial.
Vai levar:
- 2 colheres de sopa. eu. farinha;
- 2 copos de água;
- 1⁄2 colher de chá Sahara;
- uma pitada de vanilina.
Processo de cozimento:
- despeje a farinha em uma panela e despeje meio copo de água;
- misture bem a composição até ficar homogêneo;
- em outro recipiente, misture 1,5 xícaras de água com açúcar e coloque a mistura no fogo;
- despeje a mistura de farinha na calda de açúcar fervida;
- cozinhe a composição mexendo sempre e, assim que começar a engrossar, desligue o fogo;
- adicione a vanilina, misture bem a mistura e deixe esfriar completamente.
Papier mache
A seguinte composição é muito adequada para fazer papel machê, aplicações em papel e outros trabalhos criativos:
- Despeje 1 copo cheio de farinha de centeio em uma panela;
- despeje a mesma quantidade de água, bata a mistura com um liquidificador ou mixer;
- gradualmente adicione mais dois copos de água;
- mexa a massa para evitar a formação de grumos desnecessários;
- leve a panela ao lume e leve ao lume brando a mistura para ferver;
- assim que o produto ferver, retire a panela do fogo.
Aplicar a composição após esfriar completamente. Pode ser armazenado por até 48 horas drenando para um recipiente de vidro hermético. Produtos de papel irão segurar firmemente se você usar esse tipo de adesivo.
Como se preparar para colar janelas?
A pasta também é adequada para vedar as aberturas de janelas. Proprietários atenciosos fervem-no para manter a casa economicamente quente. Uma composição à base de farinha ou amido é aplicada em tiras de papel e colada nas fissuras resultantes. Você pode fazer certo da primeira vez. O processo não é difícil mesmo para donas de casa inexperientes. Você pode usar farinha ou amido.
Como cozinhar sem ferver?
A pasta de amido não precisa ser fervida. Para isso, 100 g de amido são misturados a dois copos de água resfriada. Em seguida, despeje 1/2 xícara de água aquecida e deixe descansar por 5 minutos. Depois disso, a pasta é adequada para colar papel ou papel de parede de vinil. Acontece que é gelatinoso, sem grumos e quase transparente na aparência. Poucos sabem que a pasta natural também pode ser usada para caiar árvores. Neste caso, 10 colheres de sopa de pasta de farinha são adicionadas a 2,5 kg de giz e diluídas em 10 litros de água quente.
Essa cal se encaixa perfeitamente nos troncos e dura muito tempo. A pasta resfriada adquire a densidade necessária e engrossa.Se a composição for muito espessa e inconveniente para o uso, deve ser diluída com água fervente.
Um batedor ajudará a mexer bem a mistura. Durante o processo de cozimento, é muito útil para bater até obter uma consistência lisa. Mas, em casos extremos, um garfo de mesa comum também é adequado para esses fins.
Recursos de armazenamento
Normalmente, a pasta não é armazenada por mais de 3 dias. Deve ser despejado em um recipiente bem fechado e colocado na geladeira ou outro lugar frio. Se a composição contiver sal, essa pasta não permanecerá sem uso por muito tempo. Em condições normais, a vida útil dessa pasta não é superior a 24 horas. No calor, o adesivo perde sua viscosidade, portanto, requer armazenamento em local fresco a temperaturas de até + 18-20 graus.
A composição precisa ser preparada um pouco antes de usar, considerando que a fixação máxima da massa é possível na sua temperatura de +40 graus. A vida útil pode ser aumentada adicionando ácido salicílico ou outros aditivos ao adesivo. O adesivo à base de álcool deve ser usado por crianças sob a supervisão de um adulto.
Recomendações adicionais
Para evitar que parasitas e insetos entrem na pasta, é altamente recomendável adicionar Karbofos. Para uma distribuição uniforme da pasta no papel de parede, é importante não digerir a massa de cola. Mas se isso acontecer, você precisa adicionar um pouco de água e reaquecer a composição. Se a consistência for muito líquida, adicionar farinha ajudará. É misturado com água em uma tigela separada para fazer algo parecido com uma massa e, em seguida, despejado em uma pasta. A composição é agitada e levada para ferver. É estritamente proibido colocar farinha seca na cola. Isso estragará o adesivo, formando muitos caroços.
Para evitar grumos, sempre despeja água fria na farinha ou no amido, mas não vice-versa. A preparação de cola de amido é possível a partir de amido de batata ou milho, a escolha de um determinado tipo não afeta o resultado. Se for necessário melhorar as qualidades de resistência à umidade da cola de farinha, durante o seu cozimento, é necessário introduzir PVA na mistura em uma quantidade de 5% ou mais da massa total. Adicionar álcool à pasta permite que você mantenha suas propriedades por uma semana.
Se sobrar uma grande quantidade de cola de farinha, recomenda-se dividi-la em porções para que uma certa quantidade seja usada todos os dias. As sobras são mantidas no frio.
Para obter informações sobre como cozinhar pasta de farinha, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.