Como usar soldagem a frio?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Onde você pode se inscrever?
  4. Como você deve usá-lo?
  5. Medidas de precaução
  6. Dicas úteis

A essência da soldagem é o forte aquecimento das superfícies metálicas e a união a quente delas. À medida que esfria, as partes de metal ficam fortemente conectadas umas às outras. A situação é bem diferente com a soldagem a frio. Com este nome, é-nos oferecida uma determinada substância que nada pode ter em comum com uma máquina de soldar.

Peculiaridades

O conceito de "soldagem a frio" é uma bela jogada de marketing que se tornou parte de nossa vida cotidiana. Isso denota uma alta resistência de união que pode ser comparada a uma solda real. A soldagem a frio refere-se a um adesivo de componente forte que é criado a partir de resinas epóxi, pós de reforço e espessantes.

Variedades

Antes de olharmos para os casos de uso, é necessário familiarizar-se com as variedades deste material e os métodos de sua aplicação.

    • O material pontilhado é usado para trabalhar com pneus, alças, revestimentos e para fazer resfriadores com aletas.
    • A soldagem por costura é usada em estruturas seladas. O escopo de sua aplicação é amplo e variado. Essa soldagem é fácil de usar e demonstra alta confiabilidade da conexão. Trabalhar com este material envolve o uso de punções de contorno.
    • O método de aplicação de topo auxilia na produção de anéis e na conexão dos fios com as pontas.
    • O método T-bar permite conectar pinos de latão e fios de alumínio, por exemplo, de enrolamentos de transformadores, barramentos de locomotivas elétricas.
    • A soldagem por turno ajuda a reparar sistemas de aquecimento e abastecimento de água, no caso de trabalhar com adaptadores em linhas de transmissão ferroviária

    Outra classificação é baseada na consistência e composição do material.

    • Um material líquido consiste em dois componentes que precisam ser misturados. O adesivo e o endurecedor são colados antes da aplicação na superfície.
    • O material plástico é produzido na forma de uma barra. Pode ser homogêneo ou consistir em várias camadas. Antes do trabalho, a barra deve ser bem misturada e amolecida.

    A seguinte classificação é baseada no uso pretendido do material.

      • A soldagem para trabalhar metais possui um componente metálico em sua composição. Esse material é adequado para trabalhar com quaisquer metais e une-os tão bem como na soldagem convencional.
      • O material de reparo automotivo é composto por um componente de metal, pode suportar altas cargas de trabalho e pode trabalhar em altas temperaturas e congelamento.
      • A cola universal é capaz de unir todos os materiais, sem exceção. Com esta vantagem, a soldagem é menos robusta em comparação com as opções de feixe estreito.
      • Para trabalhos em condições especiais, por exemplo, debaixo d'água, são produzidas formulações especializadas.

      Onde você pode se inscrever?

      A soldagem a frio é um produto único e pode ser usado em uma ampla variedade de aplicações. É verdade que existem algumas restrições, afinal a cola não é tão onipotente como gostaríamos.

        Considere os casos em que o uso de adesivo epóxi é recomendado.

        • Com a ajuda dessa soldagem, os metais ficam muito bem conectados uns aos outros. Mesmo materiais diferentes podem ser ligados de forma confiável.
        • O plástico rígido também se adapta bem ao material inovador.Por que exatamente assim? A razão está na junta dura que a solda se forma após a solidificação. Uma junta rígida não pode ser combinada com peças flexíveis.
        • As telhas cerâmicas são perfeitamente fixadas por soldagem a frio líquido. Testado pela experiência: a rachadura vai passar pela telha, mas não pela costura. A área tratada com cola permanecerá inalterada.
        • Pedra e vidro são firmemente colados à base e mantidos firmemente por vários anos.
        • É conveniente e confiável fixar o revestimento do piso (carpete, linóleo, carpete) por meio de soldagem a frio. Você pode simplesmente colá-los no chão ou fazer uma bela junta - em qualquer caso, será correto.
        • A indústria de encanamento é uma fachada ideal para este material. A soldagem a frio pode funcionar muito bem em contato com água. Esta circunstância não afeta de forma alguma a força de adesão ou a durabilidade da costura. Este recurso permite vedar vazamentos sem a necessidade de drenar a água. Este fato é utilizado ativamente em caso de danos ao sistema de aquecimento, abastecimento de água ou rede de esgoto.

        Tais reparos permitirão não apenas resistir até algum tempo (o fim da estação de aquecimento, reparos globais, o início do calor), a costura será firmemente fixada por vários anos.

        • Consertar silenciadores de automóveis não implica grandes soluções de problemas, mas será possível dirigir por um tempo com conforto. A cola não sofrerá com o calor, não se esfarelará, mas antes de comprá-la é preciso estudar a temperatura na qual esse material pode ser usado.

        A soldagem a frio é uma invenção única, que possui o mais alto grau de versatilidade. No kit de ferramentas caseiras, esse material adesivo é rigorosamente prescrito e não vai perder sua posição.

        Como você deve usá-lo?

        Parte da popularidade e da demanda por soldagem a frio é fornecida pela conveniência e facilidade de uso. Você não precisa ter habilidades para trabalhar com equipamentos complexos e não precisa de ferramentas profissionais e consumíveis caros. Tudo o que é exigido do usuário é um estudo detalhado de uma instrução simples e a adesão a ela no processo.

        Regras operacionais

        • As superfícies de trabalho precisam de preparação cuidadosa. Esta etapa é importante, pois determina o sucesso do resultado final. As superfícies nas quais o adesivo será aplicado devem ser cuidadosamente limpas de sujeira e lixa: a aspereza garantirá uma maior aderência.

        Além disso, a área de trabalho deve ser desengordurada. Você pode usar acetona para isso. Sobre isso, a preparação pode ser considerada completa.

          • Na maioria dos casos, a soldagem a frio grudará em suas mãos, dificultando a criação de uma costura lisa e bonita. Você pode corrigir esse problema molhando as mãos. Isso não afetará o desempenho de forma alguma, mas a massa será mais obediente.
          • Ao trabalhar com um material de dois componentes, é necessário misturar o adesivo e o endurecedor. A soldagem do tipo plástico é misturada até a obtenção de uma massa homogênea, na versão líquida os dois componentes são interligados. Isso deve ser feito antes da aplicação, cerca de três minutos são dados para trabalhar. Durante a mistura, a massa pode gerar calor.
          • O material preparado é aplicado na área de trabalho, no local da futura costura. A massa adesiva é distribuída pela superfície, prensada e alisada. É necessário atingir o aperto máximo.
          • Quando os aviões são conectados, eles devem ser fixados com grampos. Nesse caso, a costura será muito mais resistente e confiável. Chicotes especiais são usados ​​para trabalhar com tubos. Ao colar o revestimento do piso, são usados ​​rolos de rolo.
          • O tempo total de cura pode variar, dependendo do fabricante, do tipo de adesivo e da espessura da junta.
          • Depois que a cola solidificou completamente, você pode fazer massa, pintura e outros trabalhos de reparo.

          É proibido violar as instruções, isso pode levar a uma redução na vida útil e uma diminuição no desempenho.

          Medidas de precaução

          Ao trabalhar com soldagem a frio, é necessário proteger-se e proteger-se dos efeitos nocivos de certos componentes.

          Para fazer isso, você deve observar rigorosamente as precauções.

            • As mãos devem ser usadas com luvas que protejam a pele da entrada de resinas (epóxi, amina), diversos enchimentos e endurecedores.
            • Após a conclusão do trabalho, as mãos devem ser bem lavadas com água corrente e sabão.
            • A sala deve ser ventilada durante a operação. Caso isso não seja possível, ao final do trabalho é necessário ventilar bem o ambiente e, em contato com a cola, utilizar equipamentos de proteção individual para o aparelho respiratório.
            • Em caso de contato com a pele ou olhos, lave imediatamente com água corrente. Você deve consultar um médico imediatamente.
            • Não viole as regras de armazenamento do adesivo. Normalmente, o fabricante não recomenda quebrar a embalagem original, sendo necessário armazenar a cola em temperaturas de +5 a + 30 ° C.
            • A embalagem adesiva deve ser mantida fora do alcance das crianças.

            Dicas úteis

            Por último, aconselhamo-lo a familiarizar-se com dicas úteis que irão facilitar o seu trabalho, ajudá-lo a evitar erros e permitir-lhe obter um excelente resultado à primeira vez.

              • Quando exposta ao ar quente, a massa endurece mais rápido. Para encurtar o tempo de cura, você pode usar um secador de cabelo ou até mesmo um eletrodoméstico comum. Você também pode aquecer um pouco a superfície antes de aplicar um adesivo como o linóleo.
              • Na área de aplicação, que fica oculta aos olhos, é preciso agir com extrema cautela.
              • Ao escolher um material versátil, você precisa se lembrar de sua resistência reduzida. Se houver uma oportunidade de comprar uma cola com um alvo específico, você precisará escolhê-la.
              • Ao escolher um adesivo, você deve inspecionar cuidadosamente a integridade da embalagem e prestar atenção à data de produção.

              Para obter mais informações sobre o uso da soldagem a frio, veja o vídeo abaixo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário