Soldagem a frio Poxipol: prós e contras

Contente
  1. Especificações
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Area de aplicação
  4. Instruções
  5. Adendo

O Poxipol para soldagem a frio, produzido pela empresa uruguaia de mesmo nome, é um adesivo popular e bastante conhecido no mercado nacional de produtos químicos domésticos. A composição é amplamente utilizada para colar várias superfícies em condições domésticas e tem uma grande demanda de consumo.

Especificações

Soldagem a frio Poxipol é um adesivo epóxi de dois componentes com consistência pastosa e sem solvente. O valor da força de cisalhamento máxima da junta não é inferior a 993 N com uma tensão de cisalhamento média de 2,2 MPa, uma tensão de tração de 5,4 MPa e um teste de cisalhamento de 237 N. O tempo de pega primário é de uma hora, e o endurecimento completo ocorre após um dia. A solução permanece plástica por 10 minutos após a aplicação, o que permite, se necessário, corrigir a localização correta das peças a serem unidas. A forma de liberação do produto é apresentada em dois tubos com volume de 14 a 70 ml, cujos conteúdos são misturados imediatamente antes do uso na proporção de 1: 1.

Uma característica distintiva da aplicação de soldagem a frio é a ausência da necessidade de uso de uma prensa e forte pressão das superfícies coladas. Para garantir uma conexão confiável, basta não expor as peças à vibração e deixá-las em repouso pelo tempo especificado. Trabalhos com a superfície colada na forma de lixamento, furação e outras influências mecânicas podem ser realizados um dia após a instalação. Outra característica da composição é a capacidade de solidificar em condições de alta umidade, inclusive debaixo d'água.

Vantagens e desvantagens

Demanda por soldagem a frio Poxipol e um grande número de críticas positivas deve-se a uma série de vantagens inegáveis ​​do material.

  • A versatilidade da ferramenta reside na possibilidade de colar materiais de diferentes estruturas e densidades.
  • Facilidade de uso e disponibilidade de material. A composição pode ser adquirida em qualquer loja de ferragens ou ferragens, o que a torna ainda mais popular entre os consumidores.
  • A possibilidade de formação de uma camada de qualquer espessura se deve à estabilidade da composição à deformação e à preservação do volume original após a secagem.
  • Devido a sua consistência espessa, a composição é excelente para trabalhar em superfícies verticais.
  • A ausência de solventes na cola possibilita o uso da composição em ambientes residenciais na presença de crianças e animais.
  • A resistência à água possibilita o uso da cola em ambientes com alta umidade. O produto pode ser usado com exposição moderada aos ácidos sulfúrico e clorídrico, gasolina e tolueno.
  • O material não deixa marcas após a secagem, o que permite colar objetos sem medo de riscos e manchas.

As desvantagens da soldagem a frio Poxipol incluem um baixo ponto de fusão., constituindo 120 graus, o que limita significativamente o âmbito de aplicação da cola. Existe uma pequena embalagem para os modelos Poxipol 00266 e 00267, que tem um volume de 14 ml, além de um longo tempo para a secagem completa do produto. Os valores de baixa resistência à tração excluem o uso de cola para trabalhar com peças que são sujeitas a vibração e choque. As desvantagens incluem a necessidade de preparação minuciosa das superfícies de trabalho com desengorduramento obrigatório e remoção de poeira das peças.

Area de aplicação

A soldagem a frio Poxipol encontrou uso generalizado em casa. Com sua ajuda, você pode colar qualquer superfície, bem como restaurar a integridade de recipientes e planos. A ferramenta fixa bem metal, plástico, borracha, vidro, madeira e concreto em qualquer combinação, e também pode ser usada para consertar peças de automóveis, móveis, brinquedos, louças e canos de água.

A cola tem se mostrado boa para vedar tanques e tanques de gás., bem como ao reparar ferragens de portas. O material pode ser usado para trabalhos ao ar livre e usado em temperaturas abaixo de zero.A ferramenta é amplamente utilizada para restaurar cerâmicas danificadas e para colar itens decorativos. Em obras de construção e reparos, o Poxipol é usado para reforçar ladrilhos de cerâmica e, em oficinas de automóveis, é usado para colocar para-lamas e pára-choques. O adesivo remove efetivamente furos em chapas de metal, adequadas para consertar barcos, espelhos e pisos de concreto.

Instruções

Antes de proceder com a colagem das peças, é necessário preparar cuidadosamente as superfícies de trabalho. Isso requer a remoção de resíduos mecânicos, bem como a lavagem e desengorduramento dos elementos com um solvente especial. É necessário combinar o conteúdo das embalagens em partes iguais e misturar bem a composição. O tempo de mistura é geralmente de 10 minutos. A massa resultante deve ser homogênea e sem grumos. Ao misturar os componentes, a temperatura da mistura resultante aumenta significativamente.

Em seguida, você deve aplicar o produto resultante em uma das superfícies e pressionar as peças firmemente uma contra a outra. Para eliminar vazamentos nos recipientes, é necessário aplicar cola no orifício ou rachadura e deixá-lo em repouso até que seque completamente. Você pode ajustar a localização das peças em até 10 minutos após a aplicação da mistura, sendo recomendado o uso da coisa colada um dia após a instalação.

Ao usar a soldagem a frio Poxipol, as seguintes precauções devem ser observadas:

  • é necessário excluir o contato com a pele e mucosas;
  • em caso de contato da pele das mãos com cola não curada, lave a área contaminada com água e sabão, em seguida enxágue com água morna corrente;
  • se ocorrerem reações alérgicas, é recomendável consultar um médico;
  • após a secagem completa, o produto não representa perigo para a saúde humana;
  • Na hora de comprar solda a frio, preste atenção ao prazo de validade, pois é proibido o uso de composições com prazo de validade vencido.

Adendo

Cumprimento estrito das regras de uso e seguir recomendações simples ajudará a colar qualquer superfície de forma rápida e confiável e a estender a vida útil de itens danificados.

  • O alisamento da mistura após a aplicação deve ser feito com espátula de borracha ou faca umedecida em água.
  • Se a massa estiver mal espremida, você pode aquecer levemente o tubo.
  • Em caso de aproveitamento parcial do material e presença de quantidade residual de cola para o próximo uso, não é recomendável substituir as tampas dos tubos em alguns lugares.
  • Prepare a mistura em um prato fácil de limpar.
  • Deve ser lembrado que Poxipol não adere a superfícies de Teflon, polipropileno e polietileno.
  • Para conectar superfícies complexas, uma fina camada de adesivo de contato sem tolueno deve primeiro ser aplicada em cada uma das peças. Isso se aplica a produtos revestidos de aço, bronze, cobre e cromo. A soldagem a frio pode ser iniciada depois que a composição auxiliar estiver completamente seca.
  • Na colagem de elementos lisos e sem poros, é recomendável limpar as áreas de trabalho com lixa ou lixa fina. Isso aumentará as propriedades adesivas dos materiais e garantirá sua conexão confiável.
  • Deve-se ter em mente que a composição se torna transparente apenas 10 minutos após a aplicação. Ao mesmo tempo, o volume e a forma da camada não mudam.
  • A temperatura recomendada para soldagem a frio é de 20-25 graus.Uma temperatura mais alta diminui o tempo para secagem completa, uma temperatura mais baixa aumenta.

    A soldagem a frio Poxipol ajudará a reparar rapidamente qualquer produto, manter sua aparência apresentável e garantir alta confiabilidade da conexão.

    Você aprenderá mais sobre como trabalhar com a soldagem a frio Poxipol assistindo ao vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário