Soldagem a frio para metal: prós e contras

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Especificações
  4. Fabricantes
  5. Adendo

Um adesivo moderno com alto nível de resistência é necessário para muitos trabalhos em várias indústrias. Este material é soldagem a frio. Os produtos encontraram a sua aplicação na área da reparação de veículos e torneiras, eliminando diversos defeitos nas superfícies metálicas e restaurando fios.

Peculiaridades

A composição pode ser usada em qualquer área onde a soldagem convencional de metal seja eficaz, no entanto, uma série de razões objetivas impedem que esta última funcione. Este método de união de superfícies metálicas consiste em combinar os elementos utilizando a plasticidade da mistura de soldagem, que penetra no material.

Uma característica da soldagem a frio é também o fato de que não há necessidade de adquirir equipamentos especializados e caros para garantir um trabalho produtivo. Esse método pode ser atribuído à soldagem por pressão, porém a adesão é obtida devido à deformação plástica profunda, que destrói a camada de óxido do material, o que torna a distância entre os elementos semelhante aos parâmetros da rede cristalina. É o aumento do nível de energia das substâncias que favorece a criação de uma forte ligação química.

As propriedades deste material permitem trabalhar com superfícies e estruturas em metais ferrosos e não ferrosos. A principal característica deste método de colagem é o fato de que a soldagem a frio é ideal para reparar produtos de metal que são sensíveis ao calor e fornece uma conexão confiável entre diferentes metais.

O método tem várias vantagens.

  • Os produtos estão à disposição dos consumidores, vendidos em diversos supermercados.
  • Na maioria dos casos, é possível conectar os elementos sem primeiro desmontá-los.
  • O trabalho não leva muito tempo.
  • As superfícies a serem coladas não se deformam, pois não ficam expostas a altas temperaturas.
  • A costura de solda atende aos requisitos de apelo estético.
  • Freqüentemente, esse método é a única maneira de conectar peças. Isso se aplica à soldagem de elementos de cobre e alumínio, bem como de recipientes que contêm substâncias explosivas.
  • A tecnologia elimina a geração de resíduos.
  • Não é necessário exercer o máximo esforço para realizar o processo de união das peças.
  • O material é absolutamente inofensivo.
  • Nenhuma habilidade especial ou ferramenta especial é necessária para o trabalho.
  • Existem variedades resistentes ao calor da composição com as quais você pode trabalhar em temperaturas acima de +1000 C.

As desvantagens do material incluem vários recursos.

  • A resistência da solda ainda é menor em comparação com a soldagem convencional, por isso os produtos nem sempre são adequados para aplicações industriais.
  • A soldagem a frio não é comercializada como um material para reparar grandes defeitos.
  • As superfícies a serem unidas precisam ser bem limpas antes de aplicar o composto. Caso contrário, a qualidade da adesão diminui drasticamente.

Visualizações

Com base na localização da junta e no tipo de superfícies de trabalho, vários tipos de soldagem a frio podem ser distinguidos.

  • Apontar - recomendado para pneus e utensílios de cozinha de alumínio e cobre, para fixação de bicos em fios de alumínio, aumentando a qualidade da conexão dos contatos elétricos;
  • Sutura - projetado para a produção de caixas de dispositivos e equipamentos diversos, bem como de contêineres volumétricos selados;
  • Bunda - usado para fazer anéis e conectar fios;
  • Tavrovaya - usado para colar pinos de latão, barramentos de locomotivas elétricas;
  • Soldagem por cisalhamento - concebido para canalizações de abastecimento de água, incluindo sistemas de aquecimento, bem como para linhas de transmissão ferroviárias.

Dependendo da composição do adesivo e sua densidade, a soldagem é classificada da seguinte forma:

  • Do tipo plástico, semelhante a uma barra com uma ou duas camadas (a tecnologia de utilização de tal material requer uma mistura preliminar e amolecimento do produto);
  • Líquido, composto por um adesivo e um endurecedor que deve ser misturado antes da aplicação (por isso é denominado bicomponente).

Existem vários tipos de soldagem a frio em relação à orientação do alvo.

  • Composição resistente à água para trabalhar na água.
  • Um produto de reparo de veículos contendo enchimento de metal. Esta soldagem é produzida especificamente para o trabalho com peças automotivas.
  • Um produto pensado para trabalhar metais, que tem na sua composição um certo filler, graças ao qual quase todos os tipos de superfícies se ligam entre si.
  • Soldagem universal. Ele fornece uma conexão confiável de diferentes materiais (madeira, diferentes polímeros, etc.). Este produto é o mais procurado do mercado.
  • Soldagem a frio de alta temperatura. Pode ser usado em temperaturas de +1500 a -60 C.

Especificações

A soldagem a frio é um adesivo plástico à base de resina epóxi. A composição de dois componentes pode ser armazenada por muito tempo sem perder suas propriedades básicas. Produtos de um componente exigem aplicação rápida, pois perdem rapidamente suas qualidades de ligação.

Na maioria das vezes, o produto é produzido na forma de um cilindro de duas camadas. Sua casca é um endurecedor com resina e pó de metal em seu interior. Este aditivo fornece uma forte ligação.

Além dos componentes principais, a soldagem também inclui outros aditivos, como o enxofre. Os aditivos fornecem características únicas de qualidade da composição. Os fabricantes, via de regra, não divulgam a lista completa de substâncias utilizadas.

Os principais componentes que estão presentes na maioria das soldas de metal frio são os seguintes:

  • resina epóxi - o elemento principal (fornece ligação de materiais uns aos outros);
  • filler, que é um pó metálico (responsável pela resistência de toda a colagem, tornando a costura resistente ao calor);
  • vários aditivos, cuja composição é formada pelo fabricante dependendo do tipo de soldagem.

As características de temperatura da soldagem a frio também dependem da composição do produto. Normalmente, as instruções do produto contêm informações sobre os parâmetros, sob os quais a conexão será confiável e durável. Para a maioria das composições, o máximo é um indicador igual a +260 C.

Fabricantes

No mercado interno, os fabricantes mais populares são empresas estrangeiras, uma vez que os produtos russos são de qualidade inferior, como evidenciado por inúmeras análises de consumidores. Produtos nacionais são representados por marcas Almaz ou Polymet, Henkel... Os líderes entre escalações estrangeiras são Hi-Gear, Abro, Poxipol.

Abro Steel - Soldagem universal americana de dois componentes. O material resiste aos efeitos de várias substâncias agressivas e retém perfeitamente suas propriedades até uma temperatura de +260 C.

Hi-Gear "Fast Steel" feito para trabalhar com metal, plástico e pedra. Os produtos proporcionam uma conexão forte, resistente a solicitações mecânicas e químicas.

Henkel "Momento SuperEpoxy" amplamente utilizado para unir ligas metálicas e outros materiais.A composição retém suas propriedades até uma temperatura de +140 C.

uruguaio Adefal Trading S. A. Poxipol - soldagem a frio universal de dois componentes. A temperatura máxima para esses produtos é +120 C.

germânico Wurth Liuguid Metal Fe 1 produzido para trabalhar com peças e estruturas cerâmicas e metálicas. O material é incombustível e não contém solventes. A composição da soldagem garante sua resistência a substâncias agressivas. A temperatura máxima para esses produtos é +120 C.

Soldagem a frio para baterias e tubos de água Mastix melhor do que todas as outras composições, ele lida com a tarefa de selar rachaduras e outros defeitos em tais estruturas. A temperatura nas tubulações não excede o componente permitido de +120 C, portanto os produtos podem ser usados ​​em casa. Essa soldagem permite a criação de peças perdidas e novas peças.

Produtos de silicato de metal Kerry "Thermo" tem uma alta viscosidade. Ele provou funcionar bem com ligas resistentes ao calor feitas de aço, ferro fundido e titânio. A composição é resistente a solicitações mecânicas, portanto, é recomendada para reparos de peças automotivas. O produto pode suportar quedas de temperatura de +900 a -60 C.

Adendo

Para aplicar adequadamente a composição, é necessário realizar uma série de procedimentos preparatórios. Em primeiro lugar, você precisa remover a poeira, depósitos de gordura, manchas de óleo e outros contaminantes da superfície. Isso também se aplica à ferrugem, ela é cuidadosamente limpa para permitir o acesso às superfícies coladas. Somente depois que o revestimento estiver adequado para o trabalho, você deve iniciar a soldagem.

As formulações de dois componentes são removidas da embalagem e bem misturadas. As composições líquidas e sólidas devem chegar a um estado de plasticidade, devido ao qual podem adquirir uma forma diferente. O trabalho é realizado somente se as medidas de segurança forem observadas - é necessário excluir o risco de contato do produto com a pele.

Tão logo a composição adquira uma consistência aceitável, deve ser utilizada imediatamente para o fim a que se destina, uma vez que o material seca rapidamente.

Recomenda-se controlar a espessura do material aplicado. A primeira camada não deve exceder 6 mm. Se necessário, uma segunda camada de solda a frio é aplicada, mas somente depois que a anterior estiver completamente seca. Será possível operar a estrutura para o fim a que se destina quando a composição estiver completamente solidificada.

Muitos compradores estão se perguntando qual solda a frio é a melhor. É difícil responder a essa pergunta, uma vez que as características técnicas da composição são selecionadas individualmente, levando em consideração uma série de nuances importantes que se relacionam com o tipo de superfícies metálicas, condições de operação e muitos outros fatores fundamentalmente significativos.

A única recomendação é o desejo de dar preferência a marcas conhecidas, cujos produtos tenham avaliações positivas. Porém, neste caso, o custo de produção será bastante elevado.

Existem vários pontos a serem observados ao comprar uma solda a frio.

  • Presença de aditivos na composição e sua variedade. O enchimento deve corresponder ao tipo de metal que será colado com a composição, ou ter uma resistência não inferior a deste material.
  • Indicadores da temperatura mínima e máxima na faixa em que a composição mantém seu desempenho técnico. As formulações para altas temperaturas são muito mais fortes.
  • O tempo de solidificação da soldagem costuma ser de fundamental importância. Portanto, seria mais correto adquirir dois tipos de produto: para colagem rápida e um tipo padrão. Embora, na maioria dos casos, o último tipo forneça uma conexão mais confiável e de alta qualidade.

Sem dúvida, os produtos apresentam algumas desvantagens, mas desde que o material seja corretamente selecionado, você pode facilmente lidar com os problemas que surgiram, mesmo que a experiência profissional do usuário seja mínima.

Veja o próximo vídeo para saber como funciona a soldagem a frio.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário