O que é soldagem a frio, onde é usada e como funciona?
A união de peças por soldagem a frio tem se mostrado uma solução bastante popular nos últimos anos. Mas para obter um bom resultado, você precisa descobrir como aplicar esse método corretamente. Você também precisa entender as características técnicas desses produtos e as peculiaridades de sua composição química.
Descrição
A soldagem a frio é conhecida por alguns, e alguns consumidores reconhecem os méritos de tal solução. Mas, ao mesmo tempo, há uma certa categoria de artesãos que encontraram resultados negativos ao usá-lo. A razão na maioria dos casos é óbvia - estudo insuficiente das instruções e desatenção aos detalhes desta tecnologia. Com o uso adequado, a cola especial mantém várias partes juntas por um longo tempo.
A soldagem a frio funciona de forma estável como uma forma de unir peças que não sofrem tensões significativas. Nesses casos, é aconselhável utilizá-lo para consertar equipamentos hidráulicos e automotivos. Mas, independentemente do grau de confiabilidade, a soldagem a frio é necessária para corrigir temporariamente o problema. Mais tarde, assim que surgir a oportunidade, uma grande revisão será necessária. A soldagem a frio é um meio de união de peças que permite conectá-las sem aquecimento, praticamente “no campo”.
A composição química da cola pode incluir um ou dois componentes (no primeiro caso, o material deve ser utilizado o mais rápido possível, até que perca suas qualidades).
As vantagens da soldagem a frio sobre outras opções de materiais de união são:
- eliminação de deformações (mecânicas ou térmicas);
- criando uma costura consistentemente limpa, externamente uniforme e confiável;
- a capacidade de conectar alumínio com cobre;
- a capacidade de fechar rachaduras e lacunas em recipientes e tubos contendo substâncias explosivas;
- Sem desperdício;
- economia de energia e combustível;
- segurança ambiental;
- a capacidade de fazer todo o trabalho sem ferramentas especializadas.
Deve-se ter em mente que a soldagem a frio só é adequada para pequenos reparos, uma vez que as costuras formadas são menos duráveis do que nos métodos "quentes".
Tipos e propósito
A soldagem a frio pode ser usada para alumínio. Após a aplicação da cola, as peças são pressionadas firmemente e mantidas sob pressão por cerca de 40 minutos. A mistura finalmente solidificará em 120-150 minutos. Essa técnica é capaz de amarrar peças planas e fechar orifícios e rachaduras com o mínimo de esforço.
Estruturas de plástico (incluindo aquelas baseadas em PVC) podem ser soldadas a frio em instalações industriais e em casa. Basicamente, essas misturas são projetadas para conectar tubos de plástico para aquecimento, abastecimento de água e esgoto. A soldagem a frio para linóleo também pode ser usada para colar produtos de borracha dura. Deve-se destacar que as juntas entre as peças de linóleo, se feitas desta forma, são muito melhores do que quando se utilizam outros adesivos ou fita dupla-face.
A soldagem a frio de metal, incluindo cobre, permite fechar vazamentos em vários dutos e tanques.
Além disso, a capacidade pode ser:
- 100% preenchido;
- completamente vazio;
- sob pressão limitada.
Isso significa que o reparo de baterias, radiadores, latas, barris e outros recipientes com vazamento pode ser realizado sem drenar o líquido. Mesmo opções de cola baratas podem ser usadas para consertar tubulações de água quente; elas toleram facilmente o calor de até 260 graus. Mas é imperativo descobrir se essa condição é realmente atendida ou a temperatura será mais alta. O tipo de soldagem a frio de alta temperatura mantém suas qualidades de trabalho quando aquecido a 1316 graus. Ele permite que você conecte entre si superfícies expostas ao calor, que são difíceis ou impossíveis de soldar da forma tradicional.
Os dois tipos de cola mais comuns são, obviamente, para ferro fundido e para "aço inoxidável". Você não deve confundi-los, porque cada um é adequado apenas para "seu" metal.
A modificação universal da soldagem a frio permite:
- reparar produtos de metal;
- consertar carros;
- conecte as peças mesmo debaixo d'água.
Os adesivos mais duráveis e estáveis são, naturalmente, aqueles que se destinam exclusivamente a trabalhar com metal, madeira e polímeros ao mesmo tempo. A vantagem de usar tais misturas na reparação de encanamentos é que mesmo não profissionais que não possuem equipamentos sofisticados podem fazer o trabalho. Os compostos universais também podem ser usados na colagem de cerâmicas e produtos de polipropileno. Independentemente da finalidade específica, a soldagem líquida é produzida da mesma forma que produtos que têm consistência de plasticina.
Composição
A soldagem a frio de dois componentes está localizada em um cilindro preenchido com um par de camadas: a camada externa é criada por um agente de endurecimento, e dentro há um núcleo de resina epóxi com adição de pó de metal. Este aditivo ajuda a tornar a adesão das peças mais forte e confiável. Características especiais são fornecidas por aditivos ligeiramente diferentes, cuidadosamente ocultados por cada fabricante. Mas é sabido que o enxofre está sempre presente entre os principais componentes.
A soldagem a frio resistente ao gás é formada por várias resinas. Sua durabilidade depende da magnitude da carga e varia de várias horas a vários dias. Recomenda-se levar cola com enchimento de metal para fechar as fendas e orifícios dos tanques de gasolina, só assim será possível chegar ao serviço mais próximo.
Especificações
A rapidez com que uma solda a frio seca é determinada por sua composição química. Na maioria dos casos, a costura resultante deixa de ser pegajosa após 1-8 horas, embora haja exceções. Não se deve esquecer que a cola especial costuma endurecer mais lentamente, pois é necessário aguardar o término da reação em toda a espessura do revestimento. O tempo de solidificação varia de acordo com a temperatura do ar e na maioria das vezes varia de 12 a 24 horas. A costura formada pela soldagem a frio conduz a corrente uniformemente ao longo de todo o seu comprimento e espessura.
Com base na combinação de propriedades, pode-se concluir que uma composição de alta qualidade para soldagem a frio pode ser usada em quase todos os casos quando uma máquina de solda elétrica tradicional não pode ser usada. Mas para que o resultado corresponda às expectativas, você deve primeiro escolher um produto de qualidade.
Análise de fabricantes populares
Pode ser útil ser guiado por avaliações ao comprar solda a frio, mas é igualmente importante saber quais produtos dos fabricantes estão em constante demanda. Os produtos russos desse tipo são relativamente acessíveis, mas sua qualidade muitas vezes não atende às expectativas dos compradores. A julgar pelas avaliações que são compartilhadas até por especialistas profissionais, entre as marcas estrangeiras as melhores Abro e Hi-Gear.
Se você ainda procura misturas de produção nacional, então, nas primeiras linhas de qualquer classificação, elas invariavelmente acabam sendo Almaz e Polymet... Produtos de marca "Diamante" endurece em 1 hora e a junta adquire resistência total em 24 horas.Só então será possível expô-lo a todas as cargas. O adesivo pode ser reutilizado se for lacrado com filme plástico e embalado em um tubo.
O manual do fabricante afirma que "Diamante" pode ser aplicado mesmo em superfícies úmidas. Você só precisa passar a ferro até que a aderência seja óbvia. Para endurecer a cola, ela é presa com torniquete por 1/3 hora, processo que pode ser acelerado soprando a área colada com um secador de cabelo caseiro. Segundo o fabricante, ele não se responsabiliza pelas consequências da soldagem a frio em ambientes mal ventilados e / ou sem luvas de proteção.
Sua composição química, além das resinas epóxi, inclui cargas de origem mineral, endurecedores e cargas à base de ferro. A temperatura crítica é de 150 graus, o tempo de aplicação da mistura após o preparo é de 10 minutos. A temperatura mínima de operação é de +5 graus, mas deve-se levar em consideração que o ciclo de vida do material é medido em minutos.
A soldagem a frio para linóleo é fornecida ao mercado russo sob os graus A, C e T (o último é usado com menos frequência). Modificação A - líquido, contém uma alta concentração de solvente. As bordas do forro são coladas com a mesma eficácia que o meio. É impossível usar tal substância para selar grandes fissuras devido à sua consistência. Mas permite que você crie um visual elegante, difícil de detectar, mesmo com uma inspeção cuidadosa da costura.
Com todas as vantagens da soldagem a frio tipo A, é adequada apenas para linóleo novo, além disso, corte de acordo com todas as normas. Se o material já foi armazenado por muito tempo ou foi cortado de maneira inadequada, seria mais correto usar cola do tipo C. Ela contém mais cloreto de polivinila e a concentração do solvente, conseqüentemente, diminui. Esse material é espesso e pode até cobrir grandes rachaduras. Não há necessidade de ajuste rigoroso e escrupuloso das bordas, são permitidos espaçamentos de até 0,4 cm entre elas, o que não interfere no cumprimento dos requisitos tecnológicos.
A soldagem a frio do grupo T destina-se ao trabalho com linóleos multicomponentes, cujo principal componente é o PVC ou poliéster. A costura resultante será ao mesmo tempo confiável, elegante na aparência e flexível o suficiente. Com a ajuda dessa mistura, até folhas e rolos de revestimento de tipo semicomercial podem ser unidos.
Soldagem a frio para metal sob a marca "Thermo" É uma combinação de metais e silicatos com alta viscosidade. "Thermo" excelente para trabalhar com ligas resistentes ao calor, incluindo titânio. Se precisar de reparar peças queimadas do silenciador do motor, fissuras formadas nas peças do motor sem desmontar, esta é a melhor solução. A costura criada não só pode ser operada na faixa de temperatura de -60 a +900 graus, como é muito forte, tolera bem a entrada de água e a exposição a fortes vibrações. Mas o material mostrará suas melhores qualidades somente após o processamento completo das peças, removendo as menores áreas enferrujadas e depósitos delas.
Instruções de uso
A soldagem a frio não é possível se a superfície não for devidamente preparada. A melhor maneira de limpá-lo é com lixa, e você pode avaliar se a superfície está pronta pela camada de metal exposta e pelos arranhões nela. Quanto mais arranhões forem em cada área, quanto mais fundo eles entrarem no material, mais forte será a conexão. O próximo passo é secar o material, para o qual um simples secador de cabelo doméstico é suficiente.
Podem ser encontradas alegações de que a soldagem a frio une com sucesso até mesmo as partes úmidas., mas não importa o quão impressionante essa conexão possa parecer, é improvável que seja confiável e vedada, resistente à ação da água e de fatores prejudiciais. A secagem sozinha nunca é suficiente, ainda é necessário remover a camada de gordura da superfície.O meio mais confiável de desengorduramento foi e continua sendo a acetona, que remove com eficácia até manchas muito pequenas.
Em seguida, é a vez da preparação do próprio adesivo. O fragmento do tamanho desejado pode ser destacado do cilindro somente com uma faca afiada. Eles só devem ser cortados, caso contrário, as proporções de resina e endurecedor especificadas pelo fabricante ao formular a formulação serão violadas. Quando uma peça é cortada, ela é amassada até ficar macia e completamente uniforme na cor. É fácil evitar que a mistura grude nas mãos, basta molhar regularmente as palmas das mãos na água (preparada com antecedência, porque é muito mais cómodo do que abrir constantemente a torneira, mesmo que esteja muito perto).
Trabalhando com as mãos, é importante acelerar quando a cola atinge a consistência desejada. Basta deixá-lo sem vigilância por alguns minutos para detectar o início da solidificação. Nesse caso, você ainda precisa trabalhar com cuidado. A solda a frio deve penetrar parcialmente no interior ao fechar o furo. Mas quando a folga é muito grande, é aconselhável fechá-la com um remendo de metal, que já agüentará a soldagem a frio.
A cola cura completamente após 24 horas (embora às vezes a receita acelere esse processo).
Antes de expirar o tempo especificado pelo fabricante, é impossível terminar a área reparada:
- limpe;
- massa;
- preparado;
- pintar;
- trate com anti-sépticos;
- moer;
- usar canos de água ou radiadores de aquecimento também não vale a pena.
O fato de que com a ajuda da soldagem a frio você pode soldar uma variedade de estruturas e seus detalhes, para obter um efeito impressionante, não significa que você pode usá-lo sem pensar. Recomenda-se não só ler as instruções do fabricante, mas também consultar as avaliações e conselhos de especialistas. Não devemos esquecer que a acetona e outros desengordurantes representam um grande perigo para a saúde das pessoas e dos animais, em casos especialmente difíceis podem até levar à invalidez ou à morte. Portanto, é necessário usar roupas de proteção, trabalhar ao ar livre ou com boa ventilação na sala, de preferência na presença de alguém que possa ajudar.
Dicas úteis dos profissionais
A cola à base de epóxi à base de plasticina é recomendada para uso quando for necessário reparar metais ou suas ligas. A mistura é impermeável à água, solventes e até óleos industriais. Ele pode ser usado para colar produtos que serão usados em temperaturas de -40 a +150 graus. Essa composição permanece operacional por não mais que cinco minutos e, quando uma hora se passa, o metal colado já pode ser afiado, perfurado, polido e assim por diante.
Os especialistas acreditam que a fixação mais confiável de superfícies planas com grampos. Para detectar áreas no radiador de um carro que permitem a passagem de líquido, ele é soprado pela água com um compressor vindo de dentro; locais onde as bolhas saem e precisam ser processadas. Esses reparos são de curto prazo, quando não há possibilidade de, nas próximas horas, procurar a ajuda de uma concessionária de automóveis. É categoricamente inaceitável, mesmo por um curto período de tempo, usar cola projetada para um material diferente ou para aquecimento menos intenso.
O que é soldagem a frio e para que serve, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.