Adesivo epóxi: tipos, propriedades e características
Para colar peças de diversos materiais, são utilizados adesivos à base de ligantes. Caseína, amido, borracha, dextrina, poliuretano, resina, silicato e outros compostos naturais e sintéticos podem atuar como o componente principal. Cada cola tem suas próprias características e escopo. Uma mistura adesiva à base de resina epóxi é considerada uma composição universal de alta tecnologia.
O que é isso?
O principal componente do adesivo epóxi é a resina epóxi. É um oligômero sintético que não é adequado para uso sozinho. A resina sintética é amplamente utilizada na produção de tintas e vernizes e materiais de acabamento. Dependendo do fabricante e da marca, a resina pode ter uma consistência líquida cor de mel ou uma massa sólida escura.
O pacote de epóxi contém dois componentes. Existe uma diferença significativa entre eles. Para que a resina epóxi adquira propriedades adesivas, são adicionados endurecedores. Polietileno poliamina, trietilenotetramina e anidrita são usados como o componente de endurecimento. O endurecedor de resina epóxi é capaz de formar uma estrutura de polímero forte.
O epóxi, tendo entrado em reação de polimerização com um endurecedor, combina as moléculas do material e adquire resistência às influências mecânicas e químicas.
Propriedades e escopo
A popularidade do epóxi é determinada por suas qualidades positivas.
A mistura de adesivo epóxi exibe as seguintes propriedades:
- forma uma costura não retrátil sem rachaduras;
- alta adesão a vários materiais;
- resistência a solventes químicos, álcalis e óleos;
- resistência ao calor de até +250 gadus;
- resistência à geada até -20 graus;
- resistência ao estresse mecânico;
- a elasticidade permite furar e desbastar a costura sem lascas;
- cola endurecida se presta a tingimento e envernizamento;
- não conduz corrente elétrica;
- a taxa de cura não depende da espessura da camada adesiva;
- a capacidade de adicionar componentes adicionais à composição;
- Resistência à umidade;
- resistência às intempéries;
- resistência ao desgaste.
Os enchimentos podem ser adicionados à mistura de epóxi para melhorar as propriedades do produto original ou alterar a cor. A adição de alumínio na forma de pó aumenta a condutividade térmica e a resistência do produto.
A adição de amianto aumenta a resistência ao calor e a dureza. O dióxido de titânio confere uma cor branca a toda a solução. O óxido de ferro ajudará a alcançar a cor vermelha e a resistência ao fogo. O pó de ferro aumentará o coeficiente de condutividade térmica e a resistência ao calor. Reduz a viscosidade e endurece a mistura de epóxi com dióxido de silício. A fuligem dará à cola uma cor preta. Aumentará a resistência e as propriedades dielétricas do óxido de alumínio. As fibras de vidro e a serragem adicionarão um volume significativo ao preencher grandes espaços vazios.
A desvantagem ao usar o adesivo epóxi é a velocidade de configuração. Em pouco tempo, é necessário aplicar e corrigir a linha de cola, retirar o excesso de cola e limpar a área de trabalho e as mãos. Após o endurecimento do adesivo, a remoção é realizada apenas com forte solicitação mecânica. Quanto mais rápido você começar a limpar o epóxi pegajoso, mais fácil será limpar a sujeira com o mínimo de esforço.
Não cole objetos que entram em contato com os alimentos com epóxi. Níquel, estanho, Teflon, cromo, zinco, polietileno, silicone não são pegajosos. Os materiais macios quebram em contato com a composição à base de resina.
Devido ao grande número de propriedades únicas, a mistura adesiva epóxi tem sido amplamente utilizada em diversos setores da economia nacional. O rejunte epóxi é usado em vários campos.
- Na indústria da construção. O adesivo é utilizado para preencher fissuras em concreto, betonilhas de cimento, vigas e lajes de concreto armado, fortalecendo ainda mais toda a estrutura. Eles são usados para conectar elementos de ferro e concreto na construção de pontes. As seções dos painéis de construção são coladas com epóxi. Confere propriedades impermeabilizantes ao isolamento e aglomerado, reduz as perdas de calor, criando estanqueidade no painel sanduíche. Nos acabamentos de ladrilhos e mosaicos, é utilizada uma mistura de epóxi como solução adesiva, que endurece rapidamente e possui propriedades repelentes de umidade.
- Na indústria automotiva. Na produção, pastilhas de freio são fixadas com cola epóxi, superfícies de plástico e metal são coladas, usadas em reparos automotivos de metal e plástico. Ajuda a reparar defeitos no corpo e no tanque de gasolina, para restaurar o caimento.
- Na fabricação de navios e aeronaves. Na construção de embarcações, o casco é tratado com epóxi para conferir propriedades hidrorrepelentes ao material, utilizado para unir peças de fibra de vidro, fixar unidades tecnológicas. Ao montar aeronaves, os elementos de blindagem térmica são fixados com cola epóxi. Eles usam epóxi para fabricar e consertar painéis solares.
- Em casa. Com a ajuda da cola epóxi, você pode consertar móveis, sapatos, consertar peças de plástico, metal e madeira de decoração e tecnologia. Você pode consertar uma rachadura no aquário e coletar cacos de um vaso de vidro ou sombra. O epóxi irá colar o grés porcelânico lascado e selar a lacuna na placa de cerâmica, fixando com segurança os ganchos e suportes na parede. O composto epóxi é adequado para vedar canos de esgoto e água, elementos de aquecimento. O epóxi é amplamente utilizado em bordados para criar artesanatos e lembranças. É utilizado para fixar elementos decorativos na fabricação de joias e acessórios para o cabelo. Lantejoulas, meias contas, fitas de cetim, rendas, argila de polímero e outros materiais são colados.
Especificações
A mistura adesiva epóxi é uma massa sintética na qual ocorre uma reação química irreversível para formar um material durável. O adesivo à base de resina pode incluir um modificador, endurecedor, solvente, enchimentos, plastificantes.
O principal componente do adesivo é a resina epóxi. Também consiste em epicloridrina com fenol ou bisfenol. A resina pode ser modificada. Uma resina epóxi modificada com borracha melhora as características de tenacidade. Os modificadores organofóricos reduzem a inflamabilidade do produto. A adição do modificador Laproxiv aumenta a elasticidade.
Compostos de aminoamidas, poliaminas, anidridos de ácidos orgânicos podem atuar como um endurecedor. A mistura de epóxi com um endurecedor iniciará uma reação termofixa. A proporção de endurecedores é de 5 a 15% da resina.
Os solventes podem ser xileno, álcoois, acetona. O solvente não excede 3% do volume total da solução. Plastificantes são adicionados para melhorar a confiabilidade das peças fixadas. Para isso, são utilizados compostos de éster de ácido ftálico e fosfórico.
Os enchimentos são usados para conferir volume e características físicas adicionais ao produto acabado. Pó de vários metais, pós minerais, fibras, cimento, serragem, micropolímeros são usados como cargas.A quantidade de cargas adicionais pode variar de 1 a 300% do peso total da resina epóxi.
O trabalho com cola epóxi é realizado a partir de +10 graus. Após o endurecimento da mistura, a taxa de endurecimento completo aumenta com o aumento da temperatura. Dependendo da composição, o tempo de cura pode variar de 3 horas a 3 dias.
Faixa de temperatura de operação - de -20 a +120 graus. O adesivo extra forte pode suportar temperaturas de até +250 graus.
O adesivo epóxi tem uma classe de perigo 3 de acordo com a classificação de GOST 12.1.007-76 e é um irritante de baixo risco, mas pode causar uma reação alérgica na pele. Para o meio ambiente, é prejudicial ao meio ambiente e tóxico se liberado em corpos d'água.
O tempo de vida da mistura preparada varia de 5 minutos a duas horas, dependendo dos diferentes fabricantes. A diferente composição da cola apresenta resistência de 100 a 400 kgf por 1 cm2. A densidade média por m3 é de 1,37 toneladas. Elasticidade no impacto e deslocamento da costura - entre 1000-2000 MPa. A camada de epóxi curada mostra resistência à gasolina, álcalis, ácidos, sais, óleos, querosene. Degradável em tolueno e acetona.
Os epóxis variam em volume e peso. Os componentes de 6 e 25 ml são colocados em seringas. As seringas gêmeas são convenientes para usar em casa para colar pequenas superfícies. As misturas de adesivos epóxi universais são caracterizadas por uma longa vida útil de até duas horas e são produzidas em recipientes de 140, 280 e 1000 g. O epóxi de cura rápida aproxima-se da velocidade de cura da soldagem a frio, é produzido em tubos de 45 e 70 ml e em baldes e garrafas de 250 e 500 g ... Para uso industrial, os componentes epóxi são fornecidos em tambores de 15,19 kg.
Nos epóxis líquidos universais, a cor de base é branca, amarelada e transparente. Adesivo para metais em tons de prata, cinza, marrom. Você pode encontrar o epóxi rosa produzido.
Visualizações
As misturas de adesivos epóxi são divididas em grupos de acordo com três características: pelo número de componentes, pela densidade da massa, pelo método de polimerização. A composição da cola pode ser de um componente e de dois componentes.
A cola de um componente contém um pacote, não precisa de preparação preliminar. As misturas de um componente podem curar à temperatura ambiente ou com o aumento do calor. As características de resistência de tais composições são mais baixas do que em uma solução de dois componentes. Os produtos em duas embalagens separadas são mais procurados no mercado. Os dois componentes são misturados antes da colagem. O adesivo epóxi universal de dois componentes forma uma camada monolítica flexível de alta resistência.
As composições prontas diferem em densidade - líquidas e semelhantes a argila.
A viscosidade das soluções líquidas depende da consistência da resina epóxi. Para aumentar a fluidez da resina, ela deve ser aquecida. A cola líquida é fácil de aplicar e preenche todos os poros do material. Quando endurecido, ele forma uma costura elástica resistente à umidade.
A composição semelhante a argila é semelhante em estrutura à plasticina. É produzido na forma de barras de diversos tamanhos. Para o trabalho, a mistura é amassada manualmente e cuidadosamente distribuída na superfície a ser colada. A massa plástica é freqüentemente de cor escura metálica porque é usada para soldagem a frio. É aplicado para selar furos e irregularidades no metal.
O método de polimerização depende do endurecedor usado. Misturas líquidas com endurecedores de anidrita e poliamina começam a curar em condições normais. Para que a costura acabada seja à prova d'água com qualidades de proteção aumentadas de solventes, ácidos e óleos, é necessário realizar um aquecimento de alta temperatura. Suficiente exposição a temperaturas de + 70-120 graus. Uma camada super forte é formada quando aquecida a + 150-300 graus. Na cura a quente, uma camada resistente ao calor com propriedades de proteção elétrica é obtida.
Consumo
O consumo de adesivo depende da espessura da camada aplicada. Para 1 m2, consome-se em média 1,1 kg de epóxi com espessura de camada de 1 mm. Ao colar superfícies porosas como o concreto, o consumo da mistura aumenta. Também aumenta o custo da aplicação de cola em painéis à base de madeira e madeira. Para preencher as fissuras, 1,1 g é consumido por 1 cm3 de espaço vazio.
Selos
De acordo com suas características de qualidade, destacam-se quatro marcas de cola epóxi: cola para soldagem a frio, marca EDP, massa plástica de contato, componentes líquidos da marca Moment.
Adesivo epóxi "Soldagem a frio" projetado para reparos rápidos de produtos de metal. Pode ser produzido na forma de plasticina e ingredientes líquidos. É caracterizado por uma alta velocidade de endurecimento e resistência especial. É uma massa epóxi líquida ou plástica capaz de endurecer em 5-20 minutos.
Muitos fabricantes fazem essa marca de cola. Empresa estrangeira Akapol produz adesivo epóxi Poxipol duas consistências. Endurece 10 minutos após a mistura. Fabricante russo "Astatine" produz cola "Epoxy Metal" na forma líquida, a cura ocorre em 5 minutos. Sob a marca "Anles" a produção é produzida "Uniplast", "Epóxi titânio" para metais. Sob o nome da marca Pista vender cola "Aço epóxi".
A composição epóxi universal da EDP é adequada para muitos tipos de materiais - madeira, metal, plástico, faiança, cerâmica, borracha, tecido, vidro, gesso, couro, concreto, pedra, etc. Fabricante nacional LLC "NPK" Astat " produz cola da marca EDP - epóxi-diane com polietileno poliamina. A composição mista pode ser usada por até duas horas no trabalho. Em 24 horas, a linha de cola acabada atinge sua força declarada. LLC GK "Himalyans" produz cola EDP com vida útil de até uma hora e meia. JSC "Anles" fabrica um análogo da marca Cola EDP "Epox-universal". LLC "Ecoclass" produz um epóxi universal sob a marca "Classe"... Sob o nome da marca "Khimkontakt" vender adesivo epóxi universal "Khimkontakt-Epoxy".
Marcas de misturas epóxi "Contato" representam uma massa plástica de endurecimento rápido. É caracterizado por um limite de temperatura aumentado de -40 a +140 graus. A composição é capaz de aderir a uma superfície úmida.
Argamassa epóxi conveniente para uso doméstico "Momento"... Marca popular Momento da Henkel... Ele fabrica duas linhas de epóxis - adesivo líquido de dois componentes "Super Epoxy" em tubos e seringas de diferentes tamanhos e "Epoxilina", embalado em 30, 48, 100 e 240 gramas. A cola epóxi de componente igual tem críticas positivas "Super-grip" Produção CJSC "Petrokhim"... Os consumidores observam a facilidade de uso ao misturar componentes.
Instruções de preparação e uso
É melhor trabalhar em uma área bem ventilada para não irritar o sistema respiratório com os vapores do epóxi. Use luvas de proteção e roupas que não se importe de sujar. O local de trabalho pode ser coberto com jornal ou pano para não contaminar a superfície. Prepare a ferramenta de aplicação e o recipiente de mistura com antecedência. Você pode usar talheres descartáveis.
Depois de preparar o local de trabalho, você precisa processar a superfície que precisa ser colada. Para melhor adesão, o material é desengraxado, lixado e seco.
O processamento do produto é feito antes da mistura do adesivo, pois a solução deve ser aplicada imediatamente após a fabricação.
Antes de começar a preparar uma mistura de epóxi com suas próprias mãos, você precisa estudar as instruções do fabricante que acompanham a embalagem. Ele contém as proporções dos componentes da resina e do endurecedor. As proporções das substâncias variam de fabricante para fabricante.Em adesivos líquidos de uso geral, geralmente você precisa misturar 1 parte de endurecedor e 10 partes de epóxi.
Se o epóxi for viscoso, será difícil misturar os componentes. Para diluir facilmente a resina, ela deve ser aquecida em banho-maria ou radiador de aquecimento a 50-60 graus. Usando uma seringa sem agulha, meça uma pequena quantidade de resina e coloque em um recipiente. Em seguida, retire a porção necessária do endurecedor e dissolva na resina, mexendo vigorosamente, até obter uma massa homogênea.
Depois de misturar os componentes, proceda à colagem das superfícies. De um lado, é necessário aplicar a cola pronta e prensar as duas metades com esforço, fixando por 10 minutos sem deslocamento. Se uma pequena quantidade de solução for espremida para fora da costura, ela deve ser removida imediatamente com um guardanapo. Até a cura total do epóxi, não use o produto nem o submeta a estresse.
A serragem e outras cargas podem ser adicionadas à argamassa epóxi preparada, que adicionam volume, melhoram a qualidade da junta acabada e dão a cor desejada. Se você adicionar serragem ao epóxi, precisará preencher o molde com a mistura acabada. Você pode usar um espaçador para fazer um item de produto. A parte endurecida pode ser lixada, pintada e furada.
Para fechar um defeito nos produtos metálicos da carroceria do carro, a fibra de vidro e a gaze espessa são impregnadas com cola epóxi. Em seguida, a peça é fechada com uma peça processada, processando-se adicionalmente as arestas com argamassa epóxi. Desta forma, você pode restaurar um produto que precisa de reparo.
Por quanto tempo ele seca?
O tempo de secagem da solução adesiva depende da temperatura do ar e das proporções dos principais componentes da mistura. A adição de uma proporção maior do endurecedor ao epóxi ajudará a acelerar o endurecimento da mistura acabada. A taxa de presa é aumentada com o aquecimento da linha de cola após a fixação da composição. Quanto mais alta a temperatura, mais rápido o epóxi cura.
O tempo de cura total determina o tipo de adesivo epóxi. A solda a frio endurece em 5-20 minutos. Misturas líquidas de EDP engrossam em uma hora, endurecem em duas horas, polimerizam completamente em um dia.
Se a mistura de epóxi não endurecer dentro do tempo especificado nas instruções, isso pode ser por dois motivos - os componentes da cola expiraram e perderam suas qualidades, ou pode haver uma violação na preparação da mistura, incorreto proporções. É necessário voltar a misturar com a observância de medições precisas.
Não é recomendado trabalhar com epóxi em climas frios. Nesse caso, é difícil secar a linha de cola, pois ocorre a cristalização dos componentes. É necessário usar epóxi em temperaturas de +10 a +30 graus. A resistência à viscosidade no calor permite um melhor trabalho.
Como armazenar?
Nas instruções da embalagem, o fabricante indica que os componentes da cola epóxi devem ser armazenados em sua embalagem original em temperatura ambiente de 20-25 graus. A embalagem deve ser colocada em local seco e em posição vertical para não prejudicar sua integridade. Danos no recipiente e contato com o ar levam à deterioração da qualidade do material. Não guarde a cola em um local aberto e ensolarado para que crianças possam acessá-la. A embalagem de epóxi é colocada separadamente de alimentos e utensílios.
A vida útil da mistura de epóxi é de 12 a 36 meses, dependendo do fabricante. Os principais componentes mantêm suas propriedades mesmo após o vencimento, reduzindo ligeiramente as características de qualidade.
Quanto mais fresca a resina epóxi e o endurecedor, melhor é o processo de polimerização, a adesão melhora, a junta adesiva é melhor. É impossível armazenar a composição preparada, ela deve ser usada imediatamente para o fim a que se destina. Restos da mistura de epóxi acabada não podem ser armazenados, eles devem ser descartados.
Como lavar?
Ao trabalhar com epóxi, devem ser usados agentes de proteção para evitar o contato da mistura com a pele. Se não foi possível evitar a contaminação, a mistura não curada é cuidadosamente lavada com água e sabão. Quando não foi possível lavar completamente os restos dos componentes, terá que usar acetona, enxugando a mancha teimosa.
Os óleos vegetais líquidos são usados para remover a cola epóxi curada. Sob a influência do óleo, a composição torna-se macia e esfolia a superfície da pele.
Existem várias maneiras de remover o epóxi curado de vários materiais.
- Congelando a mancha. Uma vez que a mistura de epóxi é capaz de resistir a temperaturas de até -20 graus, o congelamento no freezer não parece ser eficaz. Um refrigerante especial em aerossol é usado para o congelamento. O epóxi se torna quebradiço quando pulverizado com refrigerante. Agora você pode limpar a resina com uma espátula ou uma faca sem corte. Deve-se ter cuidado para que fragmentos pontiagudos não cortem a pele.
- Poluição de aquecimento. As altas temperaturas amolecem a mistura de epóxi. Para aquecimento, você pode usar um secador de cabelo doméstico ou ferro. Um secador de cabelo no nível máximo de temperatura é usado para aquecer superfícies sólidas resistentes ao calor. Você pode direcionar um jato de ar quente para a sujeira por alguns minutos. A área amolecida é removida com uma espátula. O aquecimento é realizado até que a superfície esteja completamente limpa. Se a cola epóxi entrar no tecido, o aquecimento é feito com um ferro, colocando um pano de algodão na frente.
- Raspagem. A limpeza com ferramenta elétrica é adequada para superfícies duras resistentes a arranhões. A raspagem pode ser feita com qualquer instrumento de metal afiado.
- Uso de solventes químicos. Este método é adequado para materiais resistentes ao desgaste que não se degradam com diluentes. Acetona, álcool etílico, tolueno, acetato de butila, anilina são usados como agentes de dissolução. A área contaminada é umedecida com qualquer solvente, deixa-se atuar e, em seguida, procede-se à limpeza mecânica.
O epóxi pode ser removido do vidro ou espelhos com solventes ou ácido acético. O método de aquecimento da superfície e da área contaminada também será eficaz. Uma espátula e um pano macio ajudarão a remover os restos de cola.
Você pode usar um pano embebido em solvente para limpar o epóxi da ferramenta usada para aplicar o adesivo. A limpeza deve ser iniciada imediatamente após a conclusão do trabalho, evitando o endurecimento da composição. Quanto antes você começar a limpar a área contaminada, mais fácil será a remoção da cola. Os métodos a seguir para eliminar a mistura de epóxi em várias superfícies ajudarão a limpar a sujeira e a preservar a aparência do produto.
Como preparar adequadamente a cola epóxi, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.