Escolha e uso de cola para migalhas de borracha
Os revestimentos para migalhas de borracha sem costura são um material ecológico para organizar estradas, locais e territórios para vários fins. Mas alcançar a durabilidade e resistência de tal piso só é possível usando uma base adesiva confiável. Vale a pena descobrir qual das duas opções de cola é melhor: betuminosa ou à base de poliuretano.
Peculiaridades
Os ladrilhos de borracha triturada são um produto de alta tecnologia projetado para áreas internas e externas de ruas e complexos. O segredo de sua popularidade está nas características aprimoradas do material, como um alto nível de impermeabilidade, uma composição segura, maior resistência ao desgaste e um efeito de absorção de choque que exclui lesões.
Apesar de alguns tipos deste material poderem ser montados por meio de uma ligação de bloqueio, as lajes de pavimentação, os pavimentos desportivos que necessitam de assentamento no solo, em regra, são colocados sobre uma cola especial para borracha em pó. A pavimentação em uma base adesiva é usada quando folhas de borracha enroladas ou fragmentos modulares individuais são usados.
Mas também é necessário um adesivo para criar um revestimento uniforme como aglutinante.
A cola é necessária para uma forte fixação e distribuição uniforme dos produtos de borracha em qualquer superfície, portanto, deve ter certos parâmetros físicos:
- boa adesão (adesão) ao substrato: solo, concreto, madeira, metal, etc.;
- um alto grau de resistência e resistência à deformação mecânica, condições climáticas e climáticas - essas características irão aumentar sua durabilidade;
- uma vez que os revestimentos de borracha na maioria dos casos são usados ao ar livre, uma qualidade importante da base adesiva deve ser a imunidade da composição aos efeitos de microorganismos, mofo, fungos e substâncias orgânicas
É por isso que a produção de cola para a instalação de produtos em pó de borracha é um tipo de negócio promissor, especialmente porque a demanda por tais revestimentos está aumentando a cada ano.
Visão geral da espécie
Cada tipo de cola tem sua própria área de aplicação e propriedades distintas determinadas pela composição.
A cola de poliuretano é um produto líquido transparente, mas às vezes tem uma tonalidade amarelo claro. Com base no grau de viscosidade, sua finalidade também muda.
A composição de um componente cura rapidamente ao ar livre devido à umidade natural, embora não haja endurecedor em sua composição. Essa cola é o aglutinante ideal para a produção de todos os tipos de produtos de borracha: esteiras, tapetes, material em rolo, pedras de pavimentação e ladrilhos.
Além disso, esta base de cola é relevante para a instalação de tampas de borracha, mas para isso a superfície deve ser preparada.
Se uma composição de cola de poliuretano de dois componentes for selecionada, ela deverá ser preparada com antecedência - misture diretamente a cola e o endurecedor fornecido com ela. Somente após misturá-los é que ocorre a solidificação, e a velocidade desse processo depende das proporções dos dois componentes tomados.
Vantagens dos compostos de poliuretano usados para borracha:
- limpeza ecológica, segurança para o homem e o meio ambiente;
- qualidades de alta amortização;
- resistência à abrasão e influências negativas externas;
- boa resistência à água;
- a possibilidade de colorir produtos de borracha pela introdução de pigmentos na composição.
A durabilidade dos revestimentos elaborados com produtos de poliuretano se deve à ausência de solvente, e esta é mais uma vantagem a favor de sua escolha.
Esses tipos ainda apresentam uma pequena desvantagem - você precisa usar cola depois de abrir a embalagem rapidamente, as propriedades úteis do material são preservadas por 30 minutos.
Os mastiques de borracha-betume distinguem-se por características especiais. Em primeiro lugar, é um ponto de fusão baixo, o que reduz sua elasticidade e resistência. Além disso, o betume incluído em sua composição exclui manchas de borracha.
No entanto, em muitos aspectos, essa cola tem vantagens sobre o poliuretano:
- a possibilidade de utilização de mástique em superfícies inclinadas e verticais devido à sua boa viscosidade;
- proteção de qualquer base da umidade, o que significa a exclusão do desenvolvimento de manchas de fungos e mofo;
- é preferível colocar borracha em superfícies de metal usando uma composição de betume com propriedades anticorrosivas;
- se for necessário fazer um revestimento em concreto, asfalto, então deve-se escolher também um mastique, pois dá melhor aderência a esses materiais do que as misturas de poliuretano.
As desvantagens da cola são a vulnerabilidade a baixas temperaturas e alto consumo devido à alta viscosidade. Assim, diferentes tipos de base adesiva devem ser selecionados com base nos objetivos e condições operacionais.
Fabricantes populares
Escolher a composição certa a partir de uma ampla gama desses produtos pode ser difícil, mas você pode seguir os conselhos de profissionais.
- Preste atenção na porosidade da borracha. Quanto maior for, mais viscosa você precisará da cola.
- Para impermeabilização absoluta, é mais sensato utilizar um composto betuminoso, porém o poliuretano é adequado para vedar as juntas entre as lajes.
- Para criar revestimentos em condições naturais, é melhor parar sua atenção em uma base adesiva que seja resistente a geadas e temperaturas extremas.
- Para pisos esportivos elásticos, as características de absorção de choque da cola são importantes - são composições com um coeficiente de elasticidade superior a 600%.
- Para trabalhar com borracha natural, apenas tipos especiais de adesivos compatíveis com este material são adequados.
Várias marcas conhecidas oferecem misturas adesivas de alta qualidade para produtos de borracha em pó.
- Empresa química doméstica "Avenir", que se dedica ao desenvolvimento e produção de produtos poliméricos, incluindo tipos de cola de poliuretano para borracha e outros materiais. A marca Avenir é uma alta qualidade com compatibilidade incondicional dos produtos de poliuretano com o meio ambiente, a criação de composições inovadoras com características aumentadas de resistência e resistência ao desgaste.
- Um fabricante muito popular de aglutinante de poliuretano para migalhas de borracha é a empresa alemã Huntsmanproduzindo adesivo com viscosidade ideal e boa compatibilidade com vários substratos.
- Empresa russa "Yupak Vostok" fabrica, além de telhas de borracha sem lesões, tipos de alta qualidade de composições adesivas de poliuretano de um componente para instalação fácil e confiável de revestimentos.
- Empresa Gambit - um fabricante que está constantemente aprimorando seus produtos, garantindo sua alta qualidade. As vantagens de uma modificação como "Gambit M" são bem conhecidas - a cola permite obter revestimentos monolíticos sem costura e, além disso, é resistente a baixas temperaturas.
Taiwan e China também estão entre os principais fabricantes de produtos poliméricos, incluindo adesivos para vários tipos de revestimentos.
Pode não machucar dar uma olhada em alguns dos produtos certificados originados desses países.
Como usar?
Com a ajuda de cola de polímero, você pode colocar de forma independente um revestimento de borracha em um local de qualquer tamanho e tipo: madeira, concreto ou asfalto.
Para isso, é necessário preparar ferramentas: uma espátula entalhada e pintada, um nível de construção, um rolo, uma esponja ou pincel para aplicar, um martelo de borracha, giz, uma vassoura ou um aspirador.
Qualquer método de instalação de placas de borracha envolve um estágio preparatório. A superfície sob os ladrilhos é pré-limpa e nivelada, são eliminadas irregularidades e defeitos, pequenos detritos são removidos com aspirador.
O algoritmo de fluxo de trabalho é semelhante a este:
- a base deve ser preparada com uma mistura de cola de poliuretano e aguarrás em proporções iguais;
- separe o perímetro do local com uma corda;
- aplique a cola e nivele com uma espátula;
- é melhor colocar não mais do que 4 ladrilhos de cada vez;
- você precisa começar a trabalhar do centro do local, movendo-se gradualmente para as bordas;
- a instalação consiste no assentamento das placas com a sua prensagem, evitando vãos significativos;
- não deve haver ar sob o revestimento, o material colado deve ser batido com um martelo para evitar "ondas";
- ao final, uma borda é instalada ao longo das bordas da área tratada;
- se o excesso de adesivo permanecer na borracha, ele deve ser removido imediatamente.
Ao instalar as telhas, o consumo aproximado de cola é de cerca de 300 g por 1 sq. m. Deve-se ter em mente que a umidade do ar durante a instalação não deve aumentar mais do que 70%, e a temperatura do ar e dos materiais deve estar entre 10-20 graus. Deverá ser aplicada uma dupla camada de cola de poliuretano se a instalação ocorrer junto a reservatórios naturais e artificiais abertos.
Para obter informações sobre a cola de poliuretano "Gambit M", veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.