Adesivo Penoplex: critérios de seleção
Penoplex é um material isolante térmico amplamente utilizado na construção. Para fixar as placas, os adesivos modernos são usados com mais frequência, a gama dos quais inclui várias dezenas de itens. Para saber como escolher a melhor opção e fazer a escolha certa, leia este material.
Peculiaridades
Penoplex é um poliestireno espumado com uma estrutura homogênea de pequenas células de ar. No momento, existem apenas dois tipos de espuma com densidades diferentes à venda: 35 e 45 kg / m³.
A diferença entre os dois materiais é significativa, variando desde propriedades e qualidades tecnológicas até sua finalidade:
- Penoplex 35 kg / m³ é projetado para isolamento térmico em edifícios industriais e residenciais;
- Penoplex 45 kg / m³ é utilizado na construção de rodovias, gasodutos e oleodutos, na construção de ferrovias.
Além disso, o material é utilizado para isolar fachadas, telhados, fundações e paredes internas de edifícios.
Características técnicas da Penoplex:
- força;
- alta resistência à umidade;
- baixo nível de condutividade térmica;
- resistência ao estresse mecânico;
- facilidade de instalação e processamento;
- atividade química fraca;
- difícil de queimar;
- Amizade ambiental;
- durabilidade;
- custo acessível.
A instalação deste isolamento é feita com uma cola especial, cuja escolha determina não só a duração de funcionamento do material, mas também a saúde das pessoas que vivem na casa.
Tipos de adesivos
Todos os adesivos para penoplex do mercado possuem um alto nível de aderência. Graças a isso, há uma adesão confiável da composição à superfície, endurecendo o acabamento e aumentando sua qualidade.
Via de regra, os adesivos vêm com instruções de uso e uma breve descrição das características técnicas, que incluem:
- parâmetros de temperatura para instalação e operação posterior;
- indicadores de umidade do ar;
- para que tipo de superfície se destina este material;
- tipo de superfície a ser isolada.
A gama de adesivos para penoplex é dividida em vários tipos.
Mástique betuminoso
Este material é uma mistura espessa à base de betume que mantém suas propriedades originais mesmo em temperaturas abaixo de zero. Os adesivos betuminosos são amplamente utilizados na construção, em particular, para impermeabilizar fundações. Além de sua finalidade direta, é um excelente preenchimento de juntas hidrofóbico durante a instalação de espuma.
Ao trabalhar com este material, deve-se ter em mente que a mástique não precisa encolher e possui um alto nível de aderência a superfícies minerais e metálicas.
É preferível trabalhar com uma espátula ou espátula.
Unhas líquidas
Este material é adequado para trabalhar em qualquer superfície. No entanto, o trabalho deve levar em consideração a peculiaridade do local onde o trabalho de reparo será executado. Para a instalação dentro de um edifício, são usados compostos convencionais, mas para o isolamento externo, são usados meios especializados que são resistentes ao gelo e às temperaturas extremas.
À venda, a composição é apresentada em bisnagas. O melhor é aplicar na base com uma "cobra" em toda a superfície da folha. Para colar a espuma na superfície, bastam 10-20 segundos - os "pregos líquidos" têm tempo para agarrar durante esse tempo.
O único ponto negativo é o preço bastante alto do material.
Mineral
Os adesivos minerais são apresentados na forma de misturas secas e são diluídos em água até a consistência desejada antes do uso. Eles se distinguem pela alta adesão e combinam bem com superfícies de concreto, tijolo e silicato de gás. Sua vantagem é a alta plasticidade, o que permite que o material seja aplicado em uma fina camada.
Aplicar com espátula dentada. Após a secagem, não “encolhem”, retendo o seu volume.
Para o trabalho ao ar livre, existem compostos especiais resistentes à umidade e ao gelo.
Poliuretano
Esses adesivos são produzidos em cilindros de metal especiais e só podem ser usados com a ajuda de um equipamento especial - uma pistola para espuma de poliuretano. Quando aplicado corretamente, o material ficará plano sobre o substrato em zigue-zagues uniformes, permitindo uma colagem em toda a superfície.
Essas composições se distinguem pela presa rápida - basta segurar por meio minuto, e o material estará firmemente colado. Mas, ao mesmo tempo, a elasticidade do material permanece por cerca de 15 minutos.
Fabricantes e avaliações
O mercado de materiais de construção moderno oferece muitos adesivos para espuma. Oferecemos a você que se familiarize com os produtos mais populares e de alta qualidade de diferentes fabricantes.
Tytan
A empresa polonesa Selena ganhou popularidade rapidamente em nosso mercado. E tudo graças à alta qualidade dos produtos e à fiel política de preços. Quase toda a gama de produtos é apresentada na forma de adesivos e selantes, um dos quais é a cola universal Tytan.
A série Professional Styro 753 é mais adequada para trabalhar com penoplex., resistente à precipitação, temperaturas extremas, umidade. Este adesivo não precisa encolher e garante uma forte aderência do material à superfície.
Cerisit
A popular empresa Cerisit, conhecida como uma das melhores fabricantes de materiais de construção, oferece uma linha completa para trabalhar com penoplex.
Profissionais experientes selecionam formulações de alta qualidade.
- Cerisit CT84 - espuma especial para espuma, utilizada no revestimento de fachadas. Tolera bem temperaturas altas e baixas (de -10 ° С a + 40 ° С). Difere na velocidade de secagem - na estação quente, a composição endurece após 2-3 horas. Você pode realizar o trabalho usando uma pistola de montagem. Esta composição é apreciada pelos consumidores pela relação harmoniosa de custo acessível e excelente qualidade.
- Cerisit CT83 - mistura seca para o assentamento de lajes. O tempo de secagem é muito mais longo do que o material anterior - até três dias em temperaturas positivas. A composição é aplicada com espátula dentada. O consumo aproximado da mistura é de 6 kg por m2. O único ponto negativo é que o material não tolera bem o frio, portanto, se a temperatura estiver abaixo de zero, o trabalho não pode ser realizado.
- Cerisit CT85 - cola de reforço usada para colar e subsequente reforço do material da telha. O produto só pode ser usado em temperaturas positivas - de +5 a + 30 ° С. A mistura deve ser usada dentro de duas horas após a mistura. Consumo aproximado da mistura: 6 kg / m2 - na colagem; 5 kg / m2 - com reforço.
"Momento"
Este material é universal para colar placas de espuma, bem como para criar uma malha de reforço de proteção. Difere em um alto nível de adesão, elasticidade, resistência à umidade e resistência ao gelo. Não precisa de encolhimento e tolera bem temperaturas baixas e altas.
Master Termol
Uma mistura de cimento-areia para trabalhar com penoplex tem muitas vantagens.
- Primeiro, ele tem bom contato com substratos de cimento e cal.
- Em segundo lugar, adere perfeitamente a substratos de espuma de poliestireno. Além disso, o material é altamente plástico, resistente ao gelo e é considerado um produto ecologicamente correto.
A maioria das resenhas de especialistas afirma que a qualidade desse material pode ser equiparada a fundos mais caros, embora sua política de preços seja muito mais fiel.
ProfLine ZK-4
Adesivo para reforço e instalação de lajes em superfícies de concreto, cimento e gesso. A composição inclui substâncias especiais que melhoram a adesão do material à base. Após o endurecimento, torna-se invulnerável ao gelo, umidade e irritantes externos. Para a produção do ProfLine ZK-4, são utilizadas matérias-primas de alta qualidade, devido às quais este produto apresenta todas as vantagens acima.
Penoplex Fastfix
É uma ferramenta durável e de alta qualidade para a instalação de placas de isolamento de espuma. Adequado para trabalhar com superfícies de concreto, concreto aerado, tijolos, blocos cerâmicos. Como as composições anteriores, possui alta aderência, mas é incompatível com folhas de base, superfícies betuminosas, filmes plásticos, Teflon e silicone.
O uso de Penoplex Fastfix permite agilizar o processo de instalação e torná-lo de maior qualidade.
Como escolher superfícies diferentes?
A escolha do adesivo ideal depende do tipo de superfície.
- Compostos secos são adequados para isolamento externo. Eles aderem bem a substratos de pedra e tijolo, bem como gesso. Ao escolher misturas secas, deve-se prestar atenção à data de lançamento e à integridade da embalagem - ela deve estar hermeticamente fechada. Caso contrário, a qualidade da composição pode ser prejudicada.
- As misturas de polímero e betume são utilizadas em obras de impermeabilização.
- Para superfícies de concreto armado, existem adesivos especiais de poliuretano. E também essas composições podem ser usadas para bases de madeira.
- Para trabalhos em metal, pregos líquidos, selantes de silicone e espuma de poliuretano são adequados.
- Pregos líquidos são usados para colocar espuma em compensado, papelão ondulado, plástico.
Se você planeja instalar isolamento térmico nas paredes e no teto, é melhor usar misturas de polímeros. Os adesivos minerais destinam-se ao uso externo, mas para uso interno é melhor escolher o poliuretano. Os últimos são especialmente eficazes para arranjar o isolamento do piso.
Se o trabalho for planejado para ser realizado em superfície seca, então a colagem de alta qualidade é dada por composições à base de gesso e cimento. A única desvantagem é que quase imediatamente após a mistura, eles começam a endurecer, então o trabalho deve ser executado rapidamente. Isso cria alguns inconvenientes no trabalho. Portanto, é melhor amassar a composição em pequenas porções.
A velocidade de secagem da cola cria certas condições durante o trabalho interno. Além disso, quase todos os adesivos para penoplex têm um odor desagradável, que posteriormente é difícil de erodir.
Existe uma composição universal adequada para quase todas as superfícies - espuma de cola. Adequado para trabalhos de interiores e fachadas, isolamento de pisos e tetos. Para uma forte “fixação” do material com a base bastará apenas 15 minutos, e você poderá trabalhar mesmo em temperaturas abaixo de zero.
Dicas de aplicação
Dependendo do tipo de superfície, o método de colagem das placas de espuma é escolhido.
- Listrado. A mistura é aplicada ao longo do perímetro da base em tiras a uma distância de 20 cm da borda. Ao mesmo tempo, é necessário garantir que os chamados tampões de ar não se formem entre as placas durante a colagem - isso reduzirá a qualidade do isolamento térmico.
- Baliza. A mistura é aplicada em faixas ao longo de todo o perímetro da superfície e pontualmente no centro da placa. As listras não devem ser contínuas.
- Sólido. A superfície é totalmente recoberta com a mistura com uma espátula dentada.
Antes de aplicar diretamente a cola no substrato, deve-se prepará-la.
- Como limpar da sujeira, preparar (se especificado pelo fabricante) e secar.
- Para maior aderência, recomenda-se lixar levemente a superfície da espuma.
- Não é recomendado colar as juntas do isolamento. A sua ligação é efectuada com fita adesiva EE.
Também é importante não esquecer as peculiaridades de se trabalhar com adesivos.
- O consumo da mistura está indicado em cada embalagem de adesivo. No entanto, os especialistas recomendam a compra de fundos com margem.Principalmente se for planejado o processamento de superfícies irregulares ou se o trabalho for executado por uma pessoa que não tem experiência no assentamento de espuma.
- Para iniciantes, é melhor usar adesivos de longa secagem, pois durante o trabalho, pode ser necessário mover ou nivelar as placas.
Como fixar os painéis isolantes com cola penolex, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.