Adesivo para blocos de espuma: características e consumo
Blocos de espuma de concreto são considerados fáceis de trabalhar e um material de parede verdadeiramente quente. No entanto, isso só é verdade sob uma condição - se o assentamento for feito com cola especial, e não com a argamassa de cimento usual. A cola tem uma estrutura viscosa, endurece mais rápido, não encolhe, mas o mais importante é que as pedras não retiram a humidade. Consequentemente, os pontos de adesão dos blocos não secam e não racham com o tempo.
Um bônus agradável é a facilidade de instalação - colar blocos é muito mais rápido e fácil do que formar costuras e juntas entre elementos de alvenaria.
É muito importante escolher a base adesiva certa., uma vez que a resistência e estabilidade de toda a estrutura depende disso.
Peculiaridades
As disputas sobre o que preferir - uma composição de areia-cimento ou uma cola especial para adesão de blocos de espuma - não diminuíram por muitos anos. Ambas as opções têm seus prós e contras.
Você pode parar em uma argamassa de cimento nas seguintes situações:
- as dimensões dos blocos de espuma são de aproximadamente 300 mm;
- os blocos diferem na geometria errada;
- o assentamento é executado por construtores de qualificação média.
Sinta-se à vontade para escolher a cola se:
- os blocos diferem nos tamanhos padrão corretos;
- todos os trabalhos são realizados por profissionais com experiência em trabalhos afins;
- o tamanho dos blocos de espuma - até 100 mm.
O componente ativo do adesivo é o cimento Portland da mais alta qualidade, sem aditivos e impurezas. A solução inclui necessariamente areia fina com um tamanho de grão não superior a 3 mm e, para melhorar a adesão, todos os tipos de modificadores são introduzidos na cola.
A mistura tem características de alto consumo:
- higroscopicidade;
- permeabilidade ao vapor;
- plástico;
- boa adesão à espuma de concreto.
Outra vantagem indiscutível é a economia. Apesar de 1 kg de cola ser mais caro que o custo da argamassa de cimento, seu consumo é duas vezes menor. É por isso que usar cola não é apenas prático, mas também benéfico.
A cola contém todos os tipos de aditivos, componentes para proteção contra mofo e bolor, compostos retentores de umidade. Aditivos especiais tornam a mistura elástica, o que evita que as costuras se deformem com o tempo sob a influência das mudanças de temperatura.
Deve ser feita uma distinção entre as misturas destinadas ao uso em diferentes condições climáticas. Se qualquer mistura projetada para t de 5 graus é adequada para temperaturas acima de zero, então na estação fria vale a pena dar preferência a composições resistentes ao gelo - elas podem ser reconhecidas pelo floco de neve na embalagem. Mas mesmo essas formulações resistentes ao gelo não são recomendadas para uso em temperaturas abaixo de -10 graus.
O adesivo para blocos de espuma é comercializado em sacos de 25 kg.
Vantagens e desvantagens
A composição à base de cola não foi desenvolvida ao acaso - a sua utilização apresenta uma série de vantagens em comparação com a mistura tradicional para alvenaria:
- a presença de areia de granulação fina na mistura de cimento Portland reduz significativamente a espessura do revestimento e, consequentemente, reduz o consumo de material;
- é distribuído uniformemente sobre a superfície a tratar, preenche todo o espaço livre, o que aumenta significativamente as propriedades adesivas da composição e a eficácia da sua utilização;
- o consumo de água por saco de cola de 25 kg é de aproximadamente 5,5 litros, o que permite manter o teor de umidade padrão na sala e contribui para a formação de um microclima favorável;
- a cola tem a capacidade de reter calor, razão pela qual a probabilidade de aparecimento de áreas superficiais frias é reduzida;
- cola fornece forte adesão (adesão) do bloco de espuma à superfície de trabalho;
- a solução à base de cola é resistente a condições climáticas adversas, temperaturas extremas e flutuações de umidade;
- a composição endurece sem qualquer encolhimento;
- cola é frequentemente colocada em vez de massa, mantendo toda a sua funcionalidade;
- facilidade de uso - no entanto, isso ocorre com certas habilidades de construção.
As desvantagens do uso de cola para blocos de espuma, muitas referem-se ao seu alto custo. No entanto, se você olhar para ele, em termos de 1 sq. m da superfície da cola deixa 3-4 vezes menos do que a argamassa de cimento e areia, o que permite economizar na quantidade total de trabalho.
Os compostos modernos são aplicados em uma camada menor devido à alta força de adesão. Um ladrilhador experiente é capaz de fazer uma junta de até 3 mm, enquanto uma argamassa exige uma espessura de 10-15 mm. Graças a essa diferença na produção, um ganho é obtido, é claro, você não deve esperar uma economia significativa, mas pelo menos não terá que pagar a mais.
O mercado de argamassa oferece duas opções típicas de cola:
Verão - tem uma temperatura de trabalho de + 5-30 graus Celsius. Seu componente básico é o cimento branco, a argamassa é utilizada em até duas horas após a diluição.
Inverno - válido em t de +5 a -10 graus. Inclui aditivos anticongelantes especiais, requer diluição com água quente e é usado 30-40 minutos após a diluição.
Consumo
O adesivo de montagem para espuma de concreto é uma mistura na consistência seca, que é diluída em água logo antes da instalação dos blocos de espuma. Usando uma furadeira ou um misturador de construção, a solução é agitada até uma consistência homogênea, após o que a cola deve ser fermentada por 15-20 minutos para que todos os componentes sejam finalmente dissolvidos. Em seguida, a solução é misturada novamente e você pode começar a trabalhar.
No planejamento das obras, é necessário calcular a quantidade de cola necessária, para isso procedem do seu consumo padrão por cubo de superfície.
Para os cálculos, os construtores recomendam começar com uma espessura de costura de 3 mm. Nesse caso, o consumo de cola por metro cúbico para alvenaria de concreto espumoso será de aproximadamente 20 kg. Na prática, a maioria dos finalistas inexperientes não consegue espalhar uniformemente uma fina camada de argamassa e a espessura do revestimento é de cerca de 5 mm. O mesmo é observado no caso em que os blocos de espuma não são de alta qualidade, apresentam poucos defeitos e irregularidades. Como resultado, o consumo de cola será maior e chegará a 30-35 kg / m3. Se você deseja traduzir este indicador em m2, o valor resultante deve ser dividido pelo parâmetro de espessura da parede.
Você pode economizar dinheiro? Você pode, se comprar blocos de espuma de gás com bordas perfiladas. Esses blocos são unidos em ranhuras e apenas as bordas horizontais precisam ser cobertas com cola, as costuras verticais não são engraxadas.
É possível reduzir o consumo da mistura de cola em 25-30% se utilizar uma talocha dentada para aplicá-la.
Fabricantes
Uma ampla variedade de adesivos para alvenaria de blocos de espuma costuma confundir os finalizadores. Como escolher a composição certa? Como não se enganar ao comprar uma mistura? Em que os blocos de espuma devem ser fixados?
Primeiro, lembre-se de algumas regras simples:
- avarento paga duas vezes - não tente perseguir o barato
- comprar produtos de um fabricante conhecido com boa reputação no mercado de misturas para construção
- ao decidir sobre uma compra, leve em consideração a estação e as condições de temperatura sob as quais o trabalho será realizado - é aconselhável adquirir uma composição resistente ao gelo para o inverno
- sempre compre cola de reserva, especialmente se sua experiência em colocar blocos de espuma for pequena.
E agora vamos conhecer os criadores dos adesivos mais populares que receberam críticas positivas de profissionais de todo o mundo.
Volma
A Volma é uma das líderes no mercado de construção, que conquistou o reconhecimento de consumidores na Rússia e no exterior. O adesivo desta marca é composto por cimento selecionado, areia fina, filler e pigmentos da mais alta qualidade. Este composto é usado para juntas de 2 a 5 mm.
Esta cola é usada por finalizadores na montagem de lajes de blocos de concreto aerados.
É comercializado em sacos de papel de 25 kg.
Titânio
Quando a espuma-cola da conhecida marca "Titan" apareceu pela primeira vez no mercado, a maioria dos profissionais duvidou desse novo produto. Porém, após as primeiras aplicações, as dúvidas sobre a qualidade e os indicadores de consumo excepcionais da composição desapareceram completamente.
Os produtos Titan substituem as argamassas de cimento, são muito fáceis de usar - basta aplicar uma tira de composição nos blocos e fixá-los. Ao mesmo tempo, a construção está progredindo muito rapidamente e a estrutura acabada é durável e estável.
Ao aplicar cola de espuma, vale a pena seguir várias regras:
- a superfície dos blocos de espuma deve ser apenas plana;
- a camada de cola é aplicada de acordo com as instruções, não ultrapassando a espessura recomendada pelo fabricante;
- a espuma encolhe sob a influência dos raios ultravioleta diretos, portanto, a parte externa das juntas deve ser selada com cimento;
- cola-espuma é usada apenas para a segunda camada de blocos de espuma. O primeiro deve ser aplicado sobre uma argamassa de cimento-areia, caso contrário, sob peso pesado, a cola se deforma rapidamente.
Disponível em cilindros de 750 ml.
Knauf
A cola Knauf Perlfix proporciona um alto nível de adesão graças a uma base de gesso e aditivos poliméricos especiais.
O uso de cola não requer a instalação prévia da moldura, o trabalho é realizado rapidamente e a estrutura é estável.
A vantagem indiscutível da composição é a segurança ambiental, por isso é amplamente utilizada na construção de moradias privadas.
A cola é consumida de forma bastante econômica - para o processamento de um revestimento de 1 sq. m. apenas 5 kg de composição serão necessários.
É comercializado em sacos kraft com embalagem de 30 kg.
Bloco IVSIL
A cola deste fabricante tem sido amplamente utilizada na colocação de concreto aerado e blocos de concreto aerado. A mistura é uma composição pulverulenta seca à base de cimento com pequeno teor de aditivos que aumentam a aderência da superfície.
É utilizado para juntas a partir de 2 mm, sendo que esse consumo de cola ficará na faixa de 3 kg por m2.
Ao usar cola, a posição dos blocos de espuma pode ser ajustada em 15 minutos a partir do momento da fixação.
É vendido em sacos de 25 kg.
Osnovit Selform T112
É um composto resistente à geada destinado ao uso no inverno. As juntas formadas resistem facilmente a até 75 ciclos de congelamento e descongelamento - este número é um dos mais altos entre os tipos de espuma de cola para concreto de inverno.
A mistura adesiva é caracterizada por uma fração de carga fina, com a qual é utilizada para a obtenção de juntas finas a partir de 1 mm. Isso leva a uma diminuição no consumo total da composição - para colar 1 m2 de blocos de espuma, apenas 1,6 kg de cola seca serão necessários.
A vantagem da cola é sua rápida adesão. - a composição endurece após 2 horas, de modo que os trabalhos de construção podem ser executados com bastante rapidez.
É vendido em sacos de 20 kg.
Entre os fabricantes russos, a marca Rusean também se destaca por ter um produto de alta qualidade e custo-benefício.
Dicas de aplicação
Acabadores e construtores experientes, que vêm instalando placas e painéis de concreto há muitos anos, recomendam uma abordagem muito competente para a escolha da cola. Se você não conseguiu encontrar uma cola especial à venda, então a composição de ladrilho mais comum, necessariamente resistente ao gelo, servirá perfeitamente.
Existem algumas diretrizes gerais.
- faz sentido comprar cola apenas com a geometria correta dos blocos de espuma - em altura não devem se desviar mais do que 1,5 mm;
- a cola é ideal nos casos em que o bloco de espuma não é superior a 100 mm;
- é melhor confiar todo o trabalho a profissionais - caso contrário, você não pode apenas "transferir" a cola em vão, mas também criar uma construção de fraca estabilidade e durabilidade.
É muito importante realizar o trabalho levando em consideração as condições atmosféricas. Tudo é simples aqui - em temperaturas abaixo de zero, é necessário usar uma cola especial resistente ao gelo. Naturalmente, é criado em temperatura ambiente de cerca de 20-24 graus e diluído em água quente (50-60 graus). Observe que no frio o tempo de secagem da cola é menor do que no calor do verão, portanto, todo o trabalho deve ser realizado o mais rápido possível.
No entanto, se essa atividade for uma novidade para você, é melhor esperar o início do aquecimento, então você pode começar a construir com segurança a alvenaria de blocos de espuma com suas próprias mãos.
A maneira de colocar blocos de espuma na cola é claramente demonstrada no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.