Escolhendo um adesivo para blocos de silicato de gás
Os métodos modernos de construção de casas particulares encantam com sua diversidade. Antes, pensando em construir sua própria casa, as pessoas sabiam com certeza: pegamos tijolos, selecionamos tudo ao longo do caminho. Hoje, a situação mudou um pouco, o interesse dos desenvolvedores recém-feitos mudou para os blocos de silicato de gás poroso. Este material é bom porque tem uma superfície quase perfeitamente plana, tem boas propriedades de isolamento térmico, é conveniente e fácil de instalar. Outra vantagem indiscutível é o uso de uma composição de ligação especial, cujas características serão discutidas mais adiante.
Peculiaridades
A cola utilizada para a construção de habitações a partir de blocos de silicato de gás é uma mistura versátil de elementos que permitem que o material de construção poroso seja unido da forma mais simples e rápida possível.
As principais características desta cola são suas principais vantagens em relação à argamassa de cimento clássica:
- Baixa condutividade térmica. Isso se deve à ausência de vazios nas costuras e às chamadas "pontes frias".
- Uma alta porcentagem de adesão a qualquer superfície. A cola é universal para quaisquer blocos: tijolos clássicos e cerâmicos, espuma e concreto aerado e outros.
- Consumo econômico. Devido à espessura mínima da camada de pega (não superior a 7 mm), o consumo de cola é de 6 a 8 vezes menor que o consumo de argamassa de cimento, o que afeta significativamente o custo total dos materiais de construção.
- A versatilidade desta composição reside no fato de poder ser utilizada como meio de nivelamento da superfície nas direções horizontal e vertical.
- Conforto operacional. A principal conveniência da cola para blocos de silicato de gás é que ela é fácil de misturar, fácil de aplicar e, em até 15 minutos após a aplicação, a posição do bloco pode ser alterada.
- A presença de misturas para trabalhar na estação fria.
Claro que, com tantas vantagens, é muito difícil não olhar para as principais desvantagens do adesivo para superfícies porosas. Entre outros, por exemplo, a exigência de uma uniformidade de superfície quase perfeita é freqüentemente indicada. E também o alto custo da bolsa - de 150 a 250 rublos por 25 kg. No entanto, todas essas desvantagens são compensadas pelos méritos da mistura.
Devido à grande variedade de fabricantes e formas de produção de cola para blocos de silicato de gás, você pode escolher a opção mais adequada para você.
Visualizações
A produção de cola está concentrada em dois grupos principais: versões de inverno e verão. Visto que pode ser necessário construir uma casa de blocos de silicato de gás no território do nosso país em qualquer época do ano, este plus é muito agradável.
A cola resistente ao gelo deve ser usada em uma temperatura não superior a +5 e não inferior a -15 graus Celsius... Isso garante o máximo efeito, sem erros, encolhimento e fissuras. Assim, por exemplo, se o processo de secagem da cola ocorreu a uma temperatura de 10-20 graus, existe o risco de fissuras nas costuras e, como resultado, a privação do silicato de gás da sua principal vantagem - a baixa condutividade térmica. Assim, todo o calor escapará pelas paredes.
Como regra, o concreto aerado e outros blocos porosos não têm medo de uma queda brusca de temperatura. Aqui, a correta tecnologia de aplicação da argamassa que os mantém unidos, o uso de armadura para fixar a estrutura como um todo, ou seja, seguir exatamente as instruções descritas no saco com a mistura, além da orientação dos profissionais, desempenha o papel principal.
Outra agradável inovação dos últimos anos é o lançamento de cola para blocos de silicato de gás em formato de espuma. Além da montagem, a cola-espuma é vendida em cilindros, que requerem uma construção especial "pistola". O único "porém" no uso desse tipo de cola para estruturas porosas é a sua aprovação inacabada. Não há dados ainda sobre quanto tempo uma mistura pronta pode durar e quão bem ela é.
Como você sabe, cada maçarico elogia seu pântano. O mesmo está acontecendo com os principais fabricantes de misturas para construção. São muitos e todos são muito ativos na distribuição de seus produtos, chamando-os de mais. Vamos tentar descobrir.
Fabricantes
A opção ideal é comprar blocos de silicato de gás e cola para eles de um único fabricante. Isso imediatamente aumenta significativamente a eficiência e durabilidade do futuro edifício. Mas algumas empresas podem estar deliberadamente cobrando preços mais altos em seus mixes. Portanto, profissionais experientes sabem de quem é melhor comprar blocos e de quem - cola. Vamos descobrir "pelo nome".
Aerostone - uma mistura da fábrica Dmitrovsky de produtos de concreto aerado. Disponível nas versões inverno e verão. Produto à base de cimento com adição de aditivos poliméricos retentores de água.
"Zabudova". É considerado um dos melhores adesivos para trabalhar em climas frios por um preço baixo - cerca de 120 rublos por saco. É fácil de misturar e aplicar mesmo a -15, não encolhe, não se presta à influência do meio ambiente e dos fenômenos atmosféricos.
"Prestígio" conveniente para uso não apenas com blocos de silicato de gás, mas também com outras placas porosas. Leva um mínimo de tempo para fazer uma mistura adesiva.
Bonolit Empresa Nogin "Bonolit - soluções de construção". Esta cola é absolutamente amiga do ambiente e segura. Não contém impurezas artificiais tóxicas. Pode ser usado tanto para assentamento de blocos externos quanto para trabalhos internos.
Uniblock unic - um dos fabricantes mais populares de blocos de cola e silicato de gás. As principais vantagens desta mistura particular são um conjunto completo de características que tornam possível tornar a construção mais eficiente, funcional e durável:
- altas propriedades de isolamento térmico;
- resistente à umidade e temperaturas extremas;
- excelente plasticidade permite que você mude a posição do bloco dentro de 20-25 minutos após a instalação;
- Amizade ambiental;
- categoria de preço médio.
Aeroc produzido pela empresa para a produção de concreto aerado "Aerok SPb" na cidade de São Petersburgo. A alta resistência do material acabado e a camada fina exclusiva (até 3 mm) levam esta cola às posições de liderança no mercado de materiais de construção na Rússia.
"Vencer" - mistura multicomponente à base de cimento, areia de quartzo e inclusões poliméricas adicionais. A composição desta cola repete quase completamente a composição dos principais blocos de silicato de gás no mercado russo hoje. É esta qualidade que lhe permite aderir à superfície da forma mais precisa e rápida possível, formando uma estrutura monolítica única que não tem medo de umidade, geada e calor.
São os principais fabricantes de adesivos para blocos de silicato de gás, que já confirmaram o título de melhores anos de uso. Esta lista não inclui misturas de propriedades semelhantes: Thermocube (Kostroma), Poritep (Ryazan), Eco (Yaroslavl), que são menos populares, mas em nada inferiores aos seus “colegas” mais famosos.
Escolher uma boa mistura é fácil. Com base na experiência dos profissionais, nas suas necessidades e aptidões, pode obter um excelente resultado com pouco dinheiro, mas de excelente qualidade. O principal é cumprir todos os requisitos e tecnologia necessários.
Adendo
Ao escolher uma determinada marca de cola, você deve se guiar pelos seguintes critérios.
- Nome do fabricante. Muitas vezes, há empresas insidiosas de um dia que produzem materiais promocionais de baixa qualidade que acabam sendo ficção e não trazem o resultado desejado e, às vezes, prejudicam o edifício. Para não se enganar e não cair na isca de golpistas, é melhor confiar em marcas conhecidas e comprovadas, e lembrar também que um produto de qualidade não pode ser barato.
- Condições de embalagem e armazenamento. Ao escolher um produto em um depósito, preste atenção imediatamente em como ele é armazenado. Alta umidade na sala, uma mudança brusca de temperatura, danos na embalagem, uma bolsa com letras borradas e um logotipo da empresa - tudo isso são testemunhas claras de uma mistura de má qualidade. Este material é tão bom, sujeito às regras de seu armazenamento, como é nojento quando pelo menos um parâmetro não corresponde à realidade.
- Por peso. Nunca concorde em comprar cola para blocos de silicato de gás sem embalagem. Ninguém pode lhe dar 100% de garantia de que não há impurezas abaixo do padrão.
Tendo decidido a marca-fabricante da cola para blocos de silicato de gás, pode-se começar a calcular o consumo de material. Muitas vezes, todas as empresas indicam esse valor na embalagem de seus produtos, porém, essa informação é apenas uma referência, portanto, para cada caso individual, é necessário calcular o consumo de cola por cubo de blocos individualmente.
O principal parâmetro do qual depende a quantidade de consumo de solução por 1 m3 é a espessura da camada. Se este indicador não ultrapassar 3 mm, a quantidade de cola será em média de 8 a 9 kg por metro cúbico. Com uma espessura de camada de 3 mm ou mais, o consumo da mistura acabada aumenta 3 vezes e é de 24-28 kg para a mesma área de superfície.
Para otimizar de alguma forma o consumo de cola, você pode recorrer aos seguintes truques tecnológicos.
- Preparação da superfície. Um dos critérios importantes ao colocar blocos de silicato de gás usando cola especializada é a uniformidade perfeita. Quanto mais lisos forem os blocos, menor será o consumo da mistura de construção.
- Conformidade com a tecnologia de preparação da solução. Não funcionará apenas pegar e amassar a cola para colocar blocos de silicato de gás, como a massa para tortas. Também possui sistema próprio: primeiramente, a cola em pó é despejada diretamente na água coletada em um recipiente limpo (um balde de plástico ou galvanizado é o ideal); em segundo lugar, a agitação ocorre em dois estágios, com um pequeno intervalo (5-7 minutos, não mais); em terceiro lugar, você não deve direcionar um grande volume da mistura de uma vez, uma vez que você pode não ter tempo de usar tudo antes do momento da solidificação (para a maioria dos fabricantes, esse tempo é limitado a 2 horas).
- Métodos de aplicação também desempenham um papel importante na redução do consumo de cola. Assim, por exemplo, a principal ferramenta para colocar a mistura é uma espátula com dentes. É preferível colocar blocos de silicato de gás 10 minutos após a aplicação da cola, pressionando com firmeza e batendo com um martelo de borracha na superfície.
A primeira linha de blocos nunca é colada. Sempre há uma fundação sob a "linha" inicial de toda a estrutura: mesa de concreto, estacas aparafusadas e assim por diante. Assim, todo o edifício será muito mais estável e durável.
Esses são os principais truques que devem ser utilizados no trabalho para minimizar o consumo de cola para estruturas de silicato gasoso sem comprometer a qualidade.
Para posicionar os blocos com a maior precisão possível, e entre eles - camadas de cola, é necessário utilizar misturas concebidas para um caso específico: para trabalhos interiores ou exteriores, para a colocação de blocos de silicato de gás a altas ou baixas temperaturas.
Também é necessário lembrar que o período mínimo de endurecimento da cola em uma estrutura de bloco ou painel é de 24 horas. Mas o melhor e o resultado final não é observado antes do terceiro dia após a instalação.
O atendimento aos principais indicadores de temperatura e umidade permite a construção de uma estrutura de silicato de gás usando cola especial de forma rápida, fácil e eficiente, mesmo para um construtor iniciante que não possui habilidades ou educação adicional. Claro, é muito importante contar com o apoio de pedreiros profissionais e construtores experientes nesta difícil questão, para que mais tarde você só possa se alegrar e desfrutar do resultado positivo de seus próprios esforços.
Para informações sobre como escolher um adesivo para blocos de silicato de gás, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.