Adesivo para blocos de concreto aerado: tipos e aplicações

Contente
  1. Composição e características
  2. Benefícios e regras de uso
  3. Como escolher?
  4. Consumo
  5. Aplicativo
  6. Tecnologia de assentamento

A construção de edifícios de concreto aerado está se tornando mais difundida a cada ano. O concreto aerado é amplamente popular devido ao seu desempenho e leveza. Durante o processo de construção não são necessárias argamassas, pois o uso do cimento na composição leva a costuras ásperas. Portanto, os especialistas recomendam a compra de adesivos especiais.

Composição e características

O adesivo para blocos de gás é à base de cimento, polímeros, modificadores minerais e areia. Cada componente é responsável por propriedades específicas: força, resistência à umidade, plasticidade e outras.

As características mais importantes da solução adesiva para blocos de concreto aerado:

  • resistência à alta umidade - 95%;
  • o tamanho de um grão do enchimento é de 0,67 mm;
  • Duração da exposição - 15 minutos;
  • temperatura de uso - de +5 C a +25 C;
  • duração da correção do bloqueio - 3 minutos;
  • tempo de secagem - 2 horas.

A cola consiste em:

  • o principal aglutinante é o cimento Portland;
  • areia peneirada lavada de alta qualidade;
  • materiais adicionais - modificadores, que protegem contra rachaduras em altas temperaturas, mantendo o líquido dentro do material;
  • polímeros capazes de preencher todas as irregularidades superficiais e aumentar o grau de adesão.

Aditivos especiais na composição da cola ajudaram a obter a menor condutividade térmica. Essa composição é usada para colocar blocos de gás, blocos de espuma que têm propriedades de absorção de água semelhantes às da espuma de poliuretano.

Benefícios e regras de uso

O uso de uma argamassa de cimento-areia para um bloco de gás tem as seguintes vantagens:

  • espessura mínima da camada - 2 mm;
  • alta plasticidade;
  • alto grau de adesão;
  • resistência à alta umidade e geadas severas;
  • propriedades de isolamento térmico melhoradas devido à ausência de perda de calor;
  • até mesmo colocação de material;
  • adesão rápida;
  • a superfície não encolhe após a secagem;
  • baixo custo com baixo consumo;
  • facilidade e facilidade de uso;
  • alta resistência, que é garantida pela espessura mínima das costuras;
  • baixo consumo de água - 5,5 litros de líquido são suficientes para 25 kg de mistura seca.

    A solução ajuda a reduzir a umidade, pois a atrai para dentro de si. Os componentes que retêm a umidade evitam a propagação de mofo em blocos de concreto aerados e melhoram o desempenho.

    Para preparar a cola, é necessário adicionar líquido ao concentrado seco em uma determinada proporção, o que está indicado na embalagem. A mistura resultante é geralmente misturada usando um acessório de furadeira elétrica. A composição pode ser usada por várias horas sem endurecer por muito tempo. O uso racional da cola e o preparo da quantidade necessária de porções minimizarão seu consumo.

      Uso correto de adesivo para bloco de concreto aerado:

      • armazenamento em local aquecido (acima de +5 C);
      • mistura apenas com água morna (não superior a +60 С);
      • blocos de gás devem ser limpos de neve, pois as propriedades da cola podem se deteriorar;
      • armazenar espátulas de cola em água morna;
      • a utilização de pratos apenas para solução, caso contrário existe uma grande probabilidade do aparecimento de outras impurezas, que aumentam a espessura da camada, o que conduz ao consumo excessivo de cola.

      Como escolher?

        Hoje, dois tipos de cola são comuns, diferindo na estação:

        • Cola branca (verão) semelhante ao concreto aerado autoclavado e consiste em cimento Portland especial. Isso permite que você economize na decoração de interiores. Nesse caso, a superfície acaba ficando monocromática e leve, não há necessidade de esconder as costuras.
        • Inverno ou universal consiste em componentes especiais que permitem que a cola seja utilizada em baixas temperaturas. No entanto, ao escolher tal composição, algumas limitações devem ser levadas em consideração.

        Os tipos de cola de inverno são usados ​​com mais frequência nas regiões norte. Embora contenham componentes especiais resistentes ao gelo, os limites de temperatura ainda existem. Soluções de inverno não podem ser usadas em temperaturas de ar abaixo de -10 C.

        Durante as obras de inverno, é necessário levar em consideração que a cola para blocos de concreto aerado deve ter uma temperatura acima de 0 C. Caso contrário, a aderência se deteriorará e poderão ocorrer danos após o reparo.

        Armazene os tipos de cola de inverno apenas em ambientes quentes. O concentrado é misturado com água no calor em sua temperatura de até +60 C. A composição resultante deve ter uma temperatura de pelo menos +10 C. No inverno, a composição de alvenaria perde rapidamente suas propriedades úteis, por isso é recomendado consumi-la em 30 minutos.

        A composição mais comum para blocos de concreto aerado é a cola Kreps KGB, que apresenta vantagens como custo-benefício, alta tecnologia e espessura mínima de junta. Graças à espessura mínima da junta, menos cola é consumida. Uma média de 25 kg de concentrado seco é necessária por metro cúbico de material. O "Kreps KGB" pode ser usado tanto para decoração de interiores como de exteriores.

        As composições estão entre os meios mais econômicos para a colocação de concreto aerado. Isso inclui cimento, areia fina e modificadores. A espessura média das costuras interblocadas não é superior a 3 mm. Devido à espessura mínima, a formação de pontes frias é anulada, enquanto a qualidade da alvenaria não se deteriora. A argamassa endurecida oferece confiabilidade em condições de baixa temperatura e tensões mecânicas.

        Outros tipos de cola de inverno igualmente comuns para trabalhos internos e externos são PZSP-KS26 e Petrolit, que são fáceis de usar e têm boa aderência e resistência ao gelo.

        Hoje, no mercado de materiais de construção, existe uma grande variedade de adesivos para concreto aerado. A escolha do material deve ser feita com competência, pois disso depende a integridade da estrutura. Os especialistas recomendam confiar apenas em fabricantes confiáveis ​​com boas críticas.

        Consumo

        O consumo de solução adesiva para concreto aerado por 1 m3 depende de:

        • Propriedades da composição. Se houver uma grande quantidade de areia e modificadores na solução, mais cola será consumida. Se houver uma alta porcentagem do componente de encadernação, não ocorrerão excessos.
        • Estilo de alfabetização. Os artesãos novatos podem gastar muita composição, enquanto a qualidade do trabalho não aumenta.
        • Camada de reforço. Se tal camada for fornecida, o consumo de material aumenta.
        • Defeitos no bloco de gás. Ao trabalhar com material defeituoso, existe um grande risco de transbordamento da cola, pois será necessário utilizar um número adicional de acessórios para obter uma superfície perfeitamente plana.

        Além disso, o consumo depende ligeiramente de fatores como a geometria da superfície externa dos blocos e as condições climáticas. A prática mostra que, em média, um saco e meio de concentrado seco é consumido por cubo.

        As informações com dados são marcadas em cada frasco com concentrado de cola. Também há informações sobre o consumo médio. É importante conhecer uma regra: adesivos brancos e resistentes ao gelo com consumo médio de mais de 30 kg por metro cúbico de alvenaria são usados ​​para blocos com algumas falhas. No entanto, para aumentar a espessura, não é permitido gastar mais.

        Para determinar com precisão a taxa de cola, é necessário utilizar as fórmulas de cálculo do consumo de composição seca por metro cúbico de material de alvenaria com base na altura, comprimento dos blocos de concreto aerado e espessura das juntas por 1 m2. Uma perda de tempo inútil será o cálculo de indicadores médios, pois em cada caso o consumo da solução adesiva é determinado individualmente.

        Uma vez que os fabricantes estão tentando produzir opções de produtos mais econômicas, pode-se concluir que costuras grossas são completamente inúteis. Afinal, camadas espessas e alto teor de componentes de alvenaria na superfície nem sempre indicam a resistência da parede e, em termos de características de isolamento térmico, essa abordagem é perdedora.

        Aplicativo

        O adesivo para blocos de concreto aerado é usado para colocar tijolos, blocos de concreto, concreto aerado, concreto aerado e telhas de cerâmica. Com sua ajuda, eles geralmente nivelam a superfície das paredes, massas.

        Ferramentas necessárias:

        • recipiente para misturar concentrado seco com líquido;
        • acessório de broca para mistura uniforme até que uma consistência espessa de creme de leite seja obtida;
        • medindo pratos para manter as proporções corretas.

        A solução de cola é aplicada com espátula de aço ou dentada, espátula caçamba para blocos de concreto aerado vertical e horizontalmente.

        Para preparar a cola, adicione 5,5 litros de líquido quente (15-60 C) a um pacote de mistura seca. A massa deve ser homogênea, sem grumos. Depois disso, é necessário deixar a solução fermentar por 10 minutos e depois misturar novamente. Como a cola pode ser usada em algumas horas, você não pode preparar todo o volume imediatamente, amassando-o em pequenas porções.

        Antes de aplicar a cola, é necessário limpar a poeira, sujeira e umedecer levemente a superfície dos blocos. A espessura da camada não deve exceder 2-4 mm.

        Para proteger contra o contato com a pele e os olhos com o adesivo, é recomendável usar roupas de proteção e luvas de trabalho. O uso de respirador ou atadura de gaze neste caso não será supérfluo.

        Tecnologia de assentamento

        A solução adesiva é aplicada aos blocos previamente preparados em uma camada fina e uniforme. O segundo bloco é colocado na primeira camada e nivelado.

        Para a auto-colocação de blocos de concreto aerado, é importante saber que uma composição de cimento é usada para a primeira fileira. Portanto, neste caso, quase 2 vezes mais solução é consumida do que foi calculada.

        O excesso de cola pode ser removido imediatamente ou após a secagem com espátula. A posição dos blocos pode ser corrigida em 15 minutos usando um martelo de borracha. Em seguida, batendo suavemente, nivele a superfície. Para proteger contra a secagem rápida da alvenaria, você pode cobrir a superfície com papel alumínio ou lona.

        Como misturar cola para alvenaria de concreto aerado é descrito em detalhes no vídeo.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário