Escolhendo uma cola para madeira
No dia a dia, muitas vezes surgem situações relacionadas com a realização de vários trabalhos com superfícies de madeira e produtos de madeira de diferentes espécies. Para reparar ou fazer algo por conta própria, nem sempre é adequado usar pregos ou parafusos auto-roscantes, pelo que surge a questão de escolher uma ferramenta eficaz que possa ser utilizada para a execução de fixadores. Na maioria das vezes, a escolha é a favor da cola, mas nem todos os adesivos são recomendados para trabalhar madeira.
Peculiaridades
A cola para madeira é usada em todos os lugares, mas as especificações de colar esse material são um pouco diferentes das superfícies de junção feitas de borracha ou plástico. A tecnologia para realizar esses trabalhos não implica em secar ou prensar os elementos uns contra os outros. A árvore precisa de uma abordagem diferente, que depende das características individuais de cada espécie individual. Hoje, a linha de adesivos se apresenta no mercado com uma massa de produtos diversos.
Mas, nesta variedade, basta simplesmente se confundir, sem ter descoberto quais produtos serão os ideais para uma determinada situação.
Para fazer a escolha certa da composição que irá fornecer a conexão mais durável, os seguintes fatores devem ser levados em consideração:
- características do material - grau de adesão, resinosidade;
- características de cada material que será fixado - madeira com plástico ou madeira com madeira;
- o nível de carga na linha de cola;
- condições para posterior utilização do produto.
Você também deve levar em consideração as características da composição do adesivo, entre as quais estão:
- o nível de densidade de adesão;
- resistência à umidade dos produtos;
- o tempo necessário para a secagem completa;
- multifuncionalidade da cola;
- força de adesão;
- indicadores de toxicidade do produto.
Visualizações
Os produtos para colagem de madeira têm composição e abrangência diferentes. A maioria dos materiais são posicionados como produtos universais, para os quais a fixação de elementos de madeira é apenas uma das áreas de uso. Outros produtos são fabricados como formulações ad hoc, portanto, não são projetados para entrar em contato com outros tipos de materiais.
Existem várias composições diferentes.
- Cola PVA às vezes referido como adesivos dispersos.
As principais características desses produtos são:
- ausência de toxicidade, devido à qual a composição pode ser usada em ambientes internos sem medidas de segurança adicionais;
- adesão rápida à superfície;
- carga estática de 60 kg / cm2;
- vida operacional ilimitada dos produtos;
- a capacidade de usar com qualquer superfície.
A desvantagem dessa cola é o método de sua diluição, que se baseia na adição de água, o que afeta negativamente a confiabilidade da fixação em ambientes com alto índice de umidade. Para garantir a adesão de alta qualidade dos elementos, é recomendável adicionar pó de madeira a essa cola.
- Adesivo epóxi é uma composição de dois componentes, para cujo uso você precisará misturar substâncias em uma determinada proporção. Os produtos proporcionam uma fixação forte e são versáteis no campo de aplicação. Os compostos epóxi são resistentes à água, resistentes a substâncias agressivas e combustíveis e lubrificantes. O tempo para cura completa depende da espessura da camada aplicada.As desvantagens do material incluem a necessidade de garantir a proteção da pele e os gastos excessivos, uma vez que é impossível calcular com exatidão a quantidade de solução pronta para o tratamento de superfície necessária.
- Bf - um tipo de cola que inclui várias opções para o produto. Para materiais de madeira, recomendam-se as séries 2 e 4. Esta composição tem como característica uma solidificação muito rápida. Em média, isso requer 50-60 minutos, mas desde que a umidade e a temperatura estejam dentro dos limites normais.
As formulações devem ser aplicadas em duas camadas em intervalos curtos de tempo. A quarta série de cola é composta por produtos resistentes ao gelo. A desvantagem do BF é a necessidade de limpeza preliminar obrigatória da superfície de madeira com desengorduramento.
- Adesivos resistentes ao calor, produzido na forma de hastes. Para trabalhar com esses produtos, você precisará de uma pistola especial. O âmbito de aplicação dos produtos diz respeito principalmente à fixação de pequenas peças ou à selagem de defeitos em superfícies de madeira.
- Adesivos de marcenaria. Para funcionar, os produtos precisam ser preparados. A base da cola para madeira é a proteína orgânica, que é o principal adesivo. É necessário juntar vários materiais de madeira: cartão duro, papel, papelão, produtos de madeira. A composição natural garante a segurança de uso.
A origem do constituinte principal da marcenaria é diferente.
Os produtos são classificados com base no tipo de matéria-prima.
- Mezdrovy. O principal componente desses produtos é uma substância que se forma durante o processamento da pele animal. O material pode ser produzido na forma de flocos, ladrilhos ou pó.
- Osso. Os restos de ossos de animais funcionam como matéria-prima para isso. Os produtos têm custo médio. É melhor usar uma composição transparente, em vez de misturas não refinadas com impurezas.
- Caseína. É amplamente utilizado na modelagem de aeronaves e construção naval. É neutro à umidade e forma uma forte ligação. Para preparar a composição, deve-se observar estritamente as proporções e o intervalo de tempo.
- Duvidoso. É preparado com base nos restos de barbatanas e escamas. A composição é considerada um produto profissional destinado à colagem de superfícies com vários graus de rigidez. A cola tem um custo bastante elevado, por isso serve como cola para móveis e é utilizada para reparar ou restaurar móveis caros.
- Solução resistente à umidade. Você mesmo pode cozinhá-lo usando limão apagado e queijo cottage, que foi coalhado recentemente.
Existe uma certa tecnologia para fazer cola de madeira. Para isso, a massa seca é despejada com água e deixada por 6 a 12 horas para que a composição absorva completamente a umidade. Em seguida, o restante da água é despejado e a mistura é aquecida em banho-maria até que a substância esteja completamente dissolvida. O processo de cozimento requer agitação ocasional. É importante controlar o processo para que a mistura não ferva. A cola é aplicada estritamente no sentido de localização das fibras de madeira, a seguir os elementos são pressionados uns contra os outros e fixados. A principal desvantagem do produto é a diminuição da eficiência de colagem no caso de um teor de umidade da madeira superior a 10%.
- Cola Syndeticone. É preparado a partir de uma composição adesiva para carpintaria com adição de cal e açúcar de confeiteiro. Os produtos distinguem-se por um elevado nível de resistência da ligação dos elementos. A cola é à prova d'água, resistente a produtos químicos. A desvantagem do produto é considerada um processo de preparação bastante demorado, já que a massa para a solução deve ser mantida em água por 24 horas.
- Pasta de cola. É preparado à base de carpintaria, freixo e giz. O material mostra-se bem ao aplicar o primer e ao betumar a madeira.
- Produtos de poliuretano. É o mais caro do sortimento acima. O material tem várias características positivas.A área onde a composição é aplicada resiste perfeitamente a altas cargas dinâmicas.
Esse material é ideal para reparos de móveis, como pernas de cadeiras que se afrouxam com o tempo. Além disso, a composição é altamente resistente a várias temperaturas, umidade e radiação solar. Estruturas de madeira que são operadas em condições extremas são melhor coladas com essa composição.
Âmbito de aplicação
Adesivos PVA de um e dois componentes são usados para colar superfícies que estão dentro das instalações. E produtos endurecedores de dois componentes podem ser facilmente adquiridos para trabalhar com placas fora das instalações - escadas, móveis de jardim, estruturas de janelas ou portas. Os adesivos de poliuretano líquidos aderem perfeitamente à madeira, bem como a ladrilhos de cerâmica, contraplacado, metal e plástico. Os produtos são considerados ideais para espécies de madeira oleosa. Liga adesiva cria conexões sem fixação com uma braçadeira, fornece conexão de peças com pequenas folgas.
A cola epóxi é recomendada para trabalhos que envolvem a colagem de madeira em madeira. O produto preenche bem as lacunas, cria uma conexão à prova d'água.
A composição de contato forma uma costura elástica que é resistente ao estresse mecânico. O adesivo fornece uma fixação segura de têxteis na produção de móveis estofados e na colagem de grandes peças de plástico em madeira.
A supercola é usada com mais frequência em casa, pois faz parte de formulações de secagem rápida. No entanto, além disso, é amplamente utilizado para madeira. É indispensável para a fixação de pequenos elementos de madeira e fixação intermediária de peças. A composição é indicada para selar fissuras em superfícies de madeira, podendo também ser utilizada para reparar uma tábua de cortar com as próprias mãos.
A cola para ossos é ideal para móveis antigos.
Como usar?
Cada tipo de cola para madeira pressupõe o cumprimento de regras individuais que se refletem no âmbito de aplicação.
Os métodos comuns incluem:
- a necessidade de limpar as superfícies de trabalho antes de aplicar a composição;
- realização de uma montagem de teste sem o uso de cola.
Como as peças que não saem para pressionar umas nas outras quando um pouco de pressão é aplicada, a cola não funcionará. As peças já conectadas com o auxílio da composição devem ser fixadas com grampos até que o material esteja completamente seco. Em média, os produtos solidificam em um dia. A cola, como ferramenta de fixação de elementos de madeira entre si, é uma opção antiga e muito eficaz, que tem multiplicado as suas propriedades graças aos últimos desenvolvimentos tecnológicos. Qualquer produto contém instruções detalhadas de uso na embalagem.
Fabricantes
No mercado, a cola para madeira é representada por uma grande variedade de marcas conceituadas. Os líderes neste segmento são Moment, Titebonde e Titan.
Titebond produzido pela empresa Franklin International... Os produtos são recomendados para móveis de madeira compensada, pisos de madeira e outros tipos de marcenaria. A composição não inclui solventes e os principais componentes são polímeros naturais e sintéticos. Esse recurso fornece boa adesão das superfícies umas às outras.
Existe uma série de formulações Titebond II Premium, que tem grande procura para a produção de portas e janelas. A composição possui um alto nível de resistência à umidade, portanto, manifesta-se perfeitamente durante a operação ao ar livre. Muitas vezes, uma ferramenta semelhante é usada para decorar uma fachada de madeira com vários elementos.
Empresa Henkel popular por seus produtos "Momento de Super PVA D3"... É utilizado para fins industriais, bem como na vida cotidiana para colar papelão, papel ou madeira compensada.A cola PVA impermeável atua como um aditivo em soluções de concreto, devido ao qual a plasticidade da massa acabada aumenta. As formulações D4 indicam uma alta classe em termos de resistência à água do produto. Esses fundos são posicionados como bens para fins especiais, portanto, eles se distinguem por um preço elevado.
"Moment Joiner" - a melhor cola russa, que é uma dispersão aquosa que adere perfeitamente qualquer tipo de madeira, bem como materiais de construção. Os carpinteiros profissionais notam sua secagem rápida, preço acessível e durabilidade.
"Titanium universal" recomendado para colagem de plástico, vidro e madeira. Essa cola de secagem rápida ganha resistência rapidamente, torna-se incolor, por isso é considerada uma excelente opção para trabalhar madeira e materiais que contenham madeira.
Cola de carpintaria "Segundo" cola firmemente papelão, couro sintético, madeira, aglomerado e tecido. Pode ser usado para fixar várias combinações de materiais e produtos. O adesivo é popular em reformas de móveis e instalações de pisos. A composição é inodora, portanto pode ser utilizada em ambientes fechados.
Adendo
Ao comprar uma solução de cola para madeira, as seguintes nuances devem ser levadas em consideração:
- Se você estiver colando elementos para sempre, preste atenção aos compostos sintéticos. Para peças que podem precisar ser desmontadas no futuro, é mais correto comprar um produto de osso ou caseína.
- Espécies de madeira clara não precisam ser coladas com adesivos de caseína, pois com o tempo as costuras vão escurecendo, e a composição “Marceneiro”, que adquire a mesma tonalidade da superfície de trabalho, será ideal para esse tipo de trabalho.
- Ao comprar PVA, é necessário verificar sua consistência. Se for muito líquido ou, pelo contrário, muito espesso, significa que os produtos foram expostos à hipotermia durante o transporte ou armazenamento. Como resultado, ela perderá suas propriedades.
Para escolher uma cola de alta qualidade, você precisa levar em consideração o volume e as especificações do próximo trabalho. Por exemplo, para aplicar a composição em uma grande área, deve-se optar por produtos em pó, já que são várias vezes mais baratos. É imprescindível estudar as características qualitativas da composição, escolhendo os produtos com base nas características físicas mais adequadas do produto.
Não será supérfluo consultar primeiro um especialista, pois a maioria dos profissionais seleciona a composição empiricamente, e as informações na embalagem e nas avaliações dos clientes o ajudarão a fazer a escolha certa entre os produtos dos fabricantes nacionais e estrangeiros de adesivos para madeira.
Para informações sobre como escolher uma cola para madeira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.