Adesivo em bloco: critérios de seleção

Adesivo em bloco: critérios de seleção
  1. Peculiaridades
  2. Especificações
  3. Consumo
  4. Visão geral dos fabricantes
  5. Como escolher?
  6. dicas e truques

A cola para blocos é uma mistura de vários componentes projetados para unir peças de blocos de construção. O uso de tal composição facilita a tarefa de erguer paredes internas e divisórias, especialmente de lajes leves e estruturas feitas de concreto aerado e espumado.

Peculiaridades

A cola é uma composição química que proporciona a adesão de vários materiais uns aos outros. Se antes as paredes eram erguidas principalmente com tijolos e seus análogos, hoje os métodos usuais de construção são reconhecidos como excessivamente trabalhosos, inclusive devido ao alto custo do material.

Blocos de construção leves tornaram-se o material preferido hoje, substituindo significativamente os tijolos tradicionais. De tamanho pequeno e fácil de usar, eles são conectados por meio de misturas adesivas. Para estruturas de blocos, os especialistas desenvolvem vários adesivos e espumas para unir no processo de erguer paredes de edifícios.

O fato óbvio é que a qualidade dos componentes individuais determina completamente todas as características de desempenho do adesivo. Via de regra, em sua produção, são utilizadas diversas marcas de cimento, areia, orgânicos e outros plastificantes. A composição da cola de montagem depende de quais blocos precisam ser conectados.

O mais comum no processo de produção - uma composição de cimento-areia não pode ser preparada por conta própria, ao misturar, são utilizadas tecnologias especiais. Portanto, a mistura é produzida em sacos, com peso de até 20-25 kg.

Especificações

Existem apenas dois tipos de mistura adesiva para montagem à venda.

  • Para o inverno e temperaturas não inferiores a +5 graus Celsius. As formulações de inverno podem ser utilizadas em qualquer época do ano, inclusive no verão. Ao mesmo tempo, o limite de sua resistência ao gelo ainda é limitado a -15 graus, é melhor não realizar trabalhos de instalação em geadas mais severas.
  • Se você tiver uma segunda variedade (verão), então a mistura não é adequada para um poro frio, haverá um rápido estalo da camada. O tipo de adesivo mais quente é a espuma de poliuretano para painéis de parede e estruturas de bloco com saliências e ranhuras. Ele fornece impermeabilização adicional e reduz a condutividade térmica.

Consumo

Na prática, nem sempre é esse o caso. Muito depende de quão forte é a curvatura das superfícies. Quanto mais alto, mais camadas são necessárias. Nesse caso, as condições climáticas são um fator importante.

Levando em consideração todas as nuances, em média, um cubo de blocos de construção requer um saco de mistura, ou seja, 25-30 kg. E às vezes pode demorar até 36 kg de adesivo. Portanto, na falta de muita experiência em assentamento, é melhor comprar misturas com margem.

Para a colagem durável de estruturas porosas com células, mais umidade é necessária, portanto, o consumo de adesivo por 1 m2 será maior. Para minimizar todos os custos, calcule a quantidade de cola necessária para colocar o cubo de blocos de espuma. Por exemplo, para concreto aerado, as normas prevêem o consumo de no máximo um quilo e meio de cola por 1 m3. Neste caso, a costura é extremamente fina - não mais do que 1 mm. Porém, para isso, a superfície deve ser perfeitamente plana.

A principal vantagem da cola é considerada a rentabilidade com alta eficiência e confiabilidade da conexão. A quantidade de argamassa de cimento e areia aplicada aos blocos deve criar uma camada de 2 a 3 cm de altura.Ao mesmo tempo, essa mistura adesiva conecta com firmeza os elementos com uma espessura da composição já a partir de um centímetro e meio. Se cola for usada, os construtores evitam as costuras começando com 4-5 mm de espessura.

Usando as mais modernas tecnologias de modelagem, os especialistas conseguem costuras finas, de apenas um ou dois milímetros. Com este tipo de ligação de blocos, o frio da divisão não dura, fungos e bolor nunca aparecem.

Visão geral dos fabricantes

Dentre os fabricantes de misturas secas com demanda no mercado, com preços mais baixos, vale citar as empresas Zabudova e Eunice Uniblock... As misturas são adequadas para a colocação de blocos de silicato de gás, a partir dos quais estruturas baixas de edifícios modernos são em sua maioria erguidas. São compostos por areia e cimento, mas uma mistura desta qualidade não pode ser obtida por nós próprios, sem equipamento especial.

Além deles, para blocos de silicato de gás, especialistas recomendam o uso de adesivos de marcas "Prestige", "Bonolit" e "Pobedit-160".

Empresa Volma produz adesivo de montagem que é facilmente diluído em água e é adequado para uso dentro de uma hora. As vantagens da composição estão na versatilidade, é aplicada em blocos e lajes macho e fêmea, bases e gesso de cimento, blocos de espuma e concreto aerado, estruturas de fibra de gesso. Antes do uso, é necessária preparação: as irregularidades são removidas, as superfícies metálicas são protegidas da corrosão e limpas. A mistura é à base de gesso com aditivos minerais. Dá uma camada durável e fina, resistente à umidade.

Empresa "Russo" produz diversos tipos de composição: cola comum para blocos celulares de concreto de poliestireno e uma mistura de montagem à base de gesso para a união de placas macho e fêmea e de fibra de gesso. A popularidade do fabricante é explicada pelo preço barato de um saco de mistura de cola - cerca de cem rublos e meio.

Empresa Bolars - o líder russo na produção de materiais de construção profissionais. Seus produtos são adesivos e primers de composição padrão para granito e misturas de montagem. Se você precisa de uma boa cola para o inverno, deve ficar atento aos produtos da empresa Bolars. O adesivo resistente ao gelo funciona bem em temperaturas de até -12 graus Celsius.

Além disso, você pode oferecer vários outros tipos de misturas de construção.

  • Adesivo universal Cbs para qualquer bloco de concreto leve. Demonstra excelente resistência à compressão, não congela em três horas e tem 7 minutos para ajustar os produtos.
  • "Concreto aerado"... Aplicado a uma temperatura não inferior a + 50 ° C. Neste caso, a espessura de costura necessária é de 3 mm a um centímetro.
  • "Poliestireno G-32". Um exemplo de mistura de areia-cimento com aditivos. Oferece resistência às intempéries, não está sujeito a influências biológicas. Quando aplicado, uma camada de 2 a 8 mm é aplicada.

Como escolher?

Na construção moderna, vários tipos de blocos e lajes leves são usados.

  • Concreto de argila expandida, cerâmica (elementos de construção que na aparência se assemelham a tijolos com vazios no interior, são feitos de argila cozida).
  • Concreto, concreto de poliestireno e concreto de espuma. A carcaça feita com esses materiais não é quente o suficiente, portanto, concreto limpo não é adequado para a colocação de paredes. Mas para edifícios na fazenda e instalações de verão, esses blocos são perfeitos.
  • Silicato de gás, materiais celulares. Os blocos de silicato estão entre os materiais de construção mais exigidos.
  • Gesso blocos ou lajes macho e fêmea. São paralelepípedos com sulcos e sulcos nas laterais para interligação, feitos de aglutinante de gesso.

Se a cola de alvenaria for usada para blocos de espuma, areia branca de quartzo esmagada é adicionada aos componentes principais da mistura durante a fabricação. A composição pronta para uso pode ser armazenada por não mais do que 2-3 horas.Todos os componentes triturados de um tal adesivo permitem uma ligação firme dos elementos, enquanto a camada necessária para a colagem permanece fina e ao mesmo tempo forte e plástica.

Esta composição é caracterizada pela resistência ao gelo, é classificada como inverno, é considerada boa para instalação a baixas temperaturas.

Os blocos cerâmicos são colados com misturas de composição semelhante, preparadas a partir de matéria orgânica importada à base de cimento e areia. O adesivo cerâmico é repelente à água. Aplica-se uniformemente e adere firmemente aos blocos durante a construção.

Se estamos falando de concreto de poliestireno, então para uma adesão confiável, uma composição mineral com cimento Portland é necessária. Poliestireno capsular é adicionado a ele, submetendo-o à formação de espuma preliminar. O adesivo é caracterizado por uma estrutura porosa, oferece resistência ao apodrecimento e possui excelentes propriedades de isolamento térmico.

A cola universal conecta firmemente a estrutura de concreto de madeira e elementos de vidro. É uma mistura cara de ingredientes importados que pode ser usada tanto no verão quanto no frio. Essa cola é resistente à umidade, não tem medo de geada, tem plasticidade suficiente. É feito de componentes ecológicos, não congela em 10-15 minutos.

Para a instalação sem moldura de placas macho e fêmea, é produzida uma mistura à base de gesso, combinada com aditivos de matérias-primas minerais e químicas. O adesivo é caracterizado por um alto grau de adesão, é aplicado diretamente nas ranhuras das juntas verticais e horizontais. Alguns tipos unem concreto e tijolo, placa de gesso e granito.

O tipo moderno de adesivo é a espuma para blocos celulares. Também é usado para todos os tipos de tijolos e silicatos gasosos. A durabilidade ainda não foi testada com o tempo, mas a alta adesão é alcançada em poucas horas. Os blocos de espuma são colocados em uma sala quente.

dicas e truques

  • Diluir a composição exatamente de acordo com as instruções, que devem ser lidas com atenção. Misturas secas são adicionadas à água, não vice-versa. Nesse caso, você precisará de uma furadeira com um acessório especial.
  • Misture a composição exclusivamente a partir de uma mistura seca, não use material em excesso. A bolsa indica qual é a fração de volume da substância granular, em que temperatura diluir a cola, qual espessura de camada é ideal para uma determinada composição, etc.
  • Mantenha a composição homogênea e misture bem todos os ingredientes. Mexa a mistura periodicamente.
  • O regime de temperatura precisa ser constante, as gotas afetam a qualidade da mistura resultante.
  • Se você usar uma espátula dentada na aplicação, o consumo de cola pode ser reduzido em 20-30%.

Os especialistas recomendam comprar os blocos e a mistura adesiva de uma vez. Nesse caso, é melhor calcular com precisão o valor necessário com antecedência. É difícil avaliar a qualidade do material adesivo, por isso é mais fácil comprar uma pequena quantidade de compostos diferentes, diluir de acordo com as instruções e comparar.

O principal critério será o peso da composição solidificada até o estado sólido. A cola mais leve é ​​considerada a melhor. Nesse caso, o grau de condutividade térmica será mínimo.

Para avaliar a força da conexão, basta colar dois blocos, esperar o momento certo e, em seguida, jogá-los no chão com um movimento brusco. Se, ao cair no chão, a costura não segurar e os blocos se separarem, esta cola não combina com você para a aderência. Se a costura for preservada, você pode contar com uma colagem de alta qualidade no futuro.

Veja o próximo vídeo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário