Cola de cianoacrilato: tipos e características
Na hora de montar ou montar várias peças feitas de polímeros ou metal-plástico, é necessário ligá-las com cola. A presença de orifícios adicionais tornará a junta mais vulnerável a fraturas ou outras tensões mecânicas. Uma das melhores opções é a cola de cianoacrilato.
Características da composição
Qualquer adesivo de dois componentes de cianoacrilato consiste em copolímeros. Eles têm um alto nível de adesão a absolutamente qualquer superfície. Cada fabricante tem sua própria composição de cola, cujas características de fabricação são mantidas em segredo. Todos os adesivos mantêm perfeitamente as superfícies unidas e também são caracterizados por uma longa vida útil.
Cada cola é baseada em cianoacrilato e ácidos derivados deleque pode representar até 99% de todo o conteúdo. Para propriedades adicionais, são adicionados plastificantes e espessantes.
Esta composição começa a endurecer somente quando exposta a álcali fraco ou água comum - este é um dos princípios básicos do trabalho com cianoacrilatos. Com uma camada muito fina, o processo de presa também pode ocorrer sem umidade.
Propriedades e especificações
Hoje, a cola de cianoacrilato é produzida por muitas empresas conhecidas. Sua principal propriedade é a alta aderência a um grande número de superfícies: madeira, vidro, metal, plástico, borracha. É também importante notar que tais composições não são absolutamente afetadas por água, óleos, gasolina ou vários álcoois.
O adesivo de cianoacrilato funciona bem com espaços de menos de 0,1 mm. Ele pode ser usado para colar superfícies apertadas. No entanto, existem formulações de alta viscosidade que são adequadas para trabalhar com lacunas de cerca de 0,25 mm, enquanto seu consumo por m² é de cerca de 300 g. Se for necessário fechar uma grande lacuna, normalmente é usado Cosmofen ou CA-4.
As características técnicas da cola de cianoacrilato determinam o escopo de seu uso.
- Estado. É uma massa densa com alto grau de viscosidade. Muitas opções são transparentes.
- Pacote. É vendido em um recipiente totalmente selado. O pacote contém instruções de uso com uma descrição das precauções.
- Solidificação. À temperatura ambiente e com baixa umidade, o processo de cura ocorre em poucos segundos. Quando a umidade aumenta, esse processo é realizado quase que instantaneamente.
- Faixa de temperatura. Todos os compostos de cianoacrilato de um e dois componentes podem suportar temperaturas de -60 a +80 graus. Os compostos especiais resistentes ao calor são capazes de não perder suas qualidades, mesmo em temperaturas de +250 graus.
Considerando os cianoacrilatos, também é necessário indicar suas vantagens e desvantagens.
Os aspectos positivos incluem:
- solidificação muito rápida (em poucos segundos);
- aderência confiável dos elementos conectados;
- fixar materiais diferentes uns aos outros;
- fácil de usar;
- costuras invisíveis;
- a capacidade de uso em planos inclinados porosos;
- não há necessidade de uma preparação de superfície demorada.
Você também precisa estar ciente dos contras:
- dificuldade de trabalhar em altas temperaturas;
- não pode ser usado para unir superfícies de Teflon ou silicone;
- não é adequado para colar peças que posteriormente terão uma grande carga de fratura;
- grandes lacunas não podem ser preenchidas com essa cola.
Âmbito de aplicação
A cola de cianoacrilato é produzida com vários aditivos - plastificantes.
Graças a eles, vários usos principais dessa cola podem ser distinguidos.
- Na vida cotidiana, os compostos de cianoacrilato são insubstituíveis. Quase todo proprietário tem essa cola. O uso de diferentes formulações frequentemente depende da situação e do material, embora adesivos universais estejam geralmente presentes em casa.
- Em cosmetologia, é usado para extensão de cílios. Normalmente, são utilizadas formulações com maior quantidade de acrílico, pois, por não agredirem as unhas, também são facilmente removidas com solventes orgânicos.
- Na odontologia, são usados compostos especiais projetados para colar chips extremamente pequenos.
- Para isolar fios ou fazer conexões perfeitas.
Fabricantes
Estudando o mercado de materiais de construção, percebe-se que há um grande número de empresas produtoras de cianoacrilatos. Vale a pena prestar atenção aos modelos mais populares.
- Pronto CA-4 - esta cola é um produto pronto a usar, tem elevada viscosidade e é caracterizada pela versatilidade. Não requer a adição de nenhum composto para melhorar as propriedades.
- Interbond - esta opção é representada por formulações de cianoacrilato bicomponente utilizadas no trabalho com MDF, aglomerado, borracha ou couro. Ele fornece resistência à umidade e ao calor para a conexão. Pode ser utilizado como adesivo convencional em embalagens de 400 ml, bem como como cianoacrato em embalagens de 20 g ou 100 ml. A cola tem um alto ponto de fulgor e endurece em 5–7 segundos. Durante o armazenamento, evite mudanças bruscas de temperatura e luz solar direta.
- Permabond 791 - Este composto de cianoacrilato é usado para unir várias superfícies elásticas e rígidas. Ela endurecerá em alguns segundos, geralmente chamada de "segunda" cola. A transparência da composição permite seu uso no trabalho com superfícies de vidro. Além disso, esta cola é líquida, o que permite uma aplicação conveniente, o que é muito importante para uma solidificação rápida. Ele oferece resistência à água suficiente.
- Cosmofen é o mais comum entre esta categoria de adesivos. O fabricante oferece uma grande seleção de compostos estruturais universais e especializados. Seu consumo é pequeno o suficiente para que você sempre tenha uma garrafinha de Cosmofen em casa. Com uso e manutenção adequados, o produto pode ser armazenado aberto por um mês.
Como você pode se dissolver?
Ao trabalhar com cianoacrilatos, existe a possibilidade de o adesivo entrar em contato com superfícies que não estão envolvidas no processo de colagem. Na maioria das vezes, isso acontece devido a um local de trabalho despreparado. Ainda não foi inventada uma ferramenta que permite diluir a cola para removê-la ainda mais sem danificar a superfície. É impossível remover a cola da superfície.
O principal método é mecânico. O trabalho com faca afiada deve ser feito com muito cuidado, caso contrário, você removerá a cola e prejudicará a integridade da superfície.
Se a cola entrar em contato com sua pele, não procure um limpador ou solvente. A cola não pode ser enxugada ou lavada, pois será removida junto com a pele.
A melhor maneira é esperar um pouco até que a cola comece a descascar, só então você pode começar a retirá-la.
dicas e truques
Ao trabalhar com cola de cianoacrilato, as regras de segurança pessoal devem ser seguidas. Todo o trabalho deve ser executado apenas em uma área bem ventilada, pois os vapores da cola são muito tóxicos. Não permitir que esta substância entre em contato com a pele e as mucosas.
Antes de usar, você deve estudar as instruções, porque diferentes composições são projetadas para trabalhar com certas superfícies. Ele também indica os termos de operação, condições de armazenamento e recursos de trabalho.
Os adesivos de cianoacrilato são uma ótima descoberta e uma saída para situações difíceis em que a fixação deve ser forte e imperceptível.
Esses compostos rapidamente se agarram e aderem a quase todas as superfícies umas às outras.
Para obter informações sobre como remover rapidamente a cola da pele, veja o próximo vídeo.
A lixa remove bem a supercola dos dedos.
O comentário foi enviado com sucesso.