Cola "Bustilat": propriedades e aplicação

Clay Bustilat: propriedades e aplicação
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Dicas de aplicação
  6. Como e como removê-lo?
  7. Fabricantes famosos e análises

O nome "Bustilat" era bem conhecido dos habitantes da União Soviética. Um dos adesivos mais famosos da URSS, há mais de meio século de sua existência, tem visto muitos reparos, onde foi usado para realizar uma variedade de tipos de trabalho: piso de linóleo, assentamento de azulejos ou papel de parede. Na década de 90, o mercado russo foi varrido por uma onda de produtos adesivos nacionais e importados, o que levou a uma queda significativa na demanda pelo Bustilat e à perda de posições de liderança. Mas como o interesse por essa cola permaneceu, as empresas manufatureiras continuaram e continuam a incluí-la em suas linhas de produtos. Vamos descobrir o que causou a popularidade de longo prazo de "Bustilat", bem como suas propriedades operacionais, prós e contras, nuances de uso.

O que é isso?

A popular mistura de adesivos sintéticos "Bustilat" foi desenvolvida há mais de meio século por funcionários do Instituto de Pesquisa da Construção de Moscou. É uma massa cremosa monocomponente com base aglutinante de látex, adição de giz, água, carboximetilcelulose (CMC), que atua como espessante, e aditivos modificadores para conferir ao produto final propriedades ótimas.

De acordo com GOST, sua composição não contém álcool, impurezas tóxicas e compostos voláteis prejudiciais à saúde humana. Na maioria das vezes, a escolha pelo "Bustilat" é feita justamente pela sua composição segura, o que é importante levar em consideração na realização das atividades de acabamento dentro das instalações.

No processo de reparo ou decoração, muitas vezes surgem situações em que o uso de pregos, parafusos ou grampos de construção por algum motivo é inaceitável. Nestes casos, são resgatadas misturas de cola, capazes de fixar vários materiais uns aos outros e fixar elementos decorativos em diferentes tipos de bases, sem violar a integridade dos materiais a serem unidos. De particular valor são os adesivos para uso universal, que suportam com igual sucesso a conexão de papel de parede, revestimentos de piso, ladrilhos e decoração. Além da dispersão de emulsão de acetato de polivinila (PVA), tais habilidades também são inerentes ao "Bustilat", que se provou bem na colocação de linóleo.

O produto é indispensável para a fixação:

  • revestimentos de pilha sintética;
  • telhas de cerâmica;
  • telhas de linóleo (telhas de PVC);
  • Revestimentos de linóleo em feltro ou suporte têxtil;
  • Relina - linóleo de borracha resistente ao desgaste de duas camadas;
  • parquete e tábuas de parquete;
  • tapete;
  • papel de parede;
  • Elementos decorativos em madeira;
  • produtos de cimento-amianto.

As propriedades de alto desempenho do "Bustilat" fornecem uma oportunidade conexões dos materiais de acabamento listados com os seguintes tipos de superfícies:

  • pedra;
  • concreto;
  • tijolo;
  • de madeira;
  • placa de gesso;
  • feito de painel de fibra / aglomerado / aglomerado.

Além disso, a "Bustilat" pode montar a decoração sobre bases de gesso, desde que no interior das instalações.

Especificações

Embora "Bustilat" seja significativamente inferior às formulações multicomponentes modernas em termos de viabilidade, ele tem propriedades de desempenho bastante decentes.

Aqui estão os principais.

  • Aparência. A mistura de trabalho tem uma cor branco acinzentada. Quando seco, forma-se uma película forte, fina e incolor. Não há cheiro.
  • Consumo por m2.Dependendo do tipo de material a ser colado, de 80 a 230 g da mistura podem cair em 1 m2, o que é considerado um indicador relativamente pequeno para tais adesivos.
  • Tempo de cura. A camada adesiva seca em um dia. Seca mais rápido a 20 ° C. A adesão total à base ocorre em um dia e meio.
  • Segurança contra incêndios. Não inflamável, uma vez que não há álcoois na composição.
  • Possui um longo ciclo de vida, devido ao qual o usuário tem margem de tempo para consertar pequenas falhas.
  • Baixa resistência à geada. Como a composição contém água, ela começa a congelar em temperaturas abaixo de zero. No estado congelado, a mistura torna-se imune ao frio.
  • A vida útil em um recipiente industrial fechado é de 1 ano, que é 2 vezes maior do que o PVA. As condições ideais de armazenamento envolvem a colocação de recipientes hermeticamente fechados com cola em local com umidade relativa normal e temperatura de + 10 ° C ... + 30 ° C.

A mistura de cola é acondicionada em recipientes plásticos (garrafas, latas, baldes) de diferentes tamanhos: de 1 a 18 kg.

Vantagens e desvantagens

As vantagens óbvias do Bustilat incluem:

  • composição ambientalmente correta;
  • facilidade de uso: combina-se com quase todos os materiais, o que é muito cómodo, pois durante as reparações pode-se fazer com uma só composição, e não usar várias ferramentas especializadas;
  • altas taxas de elasticidade e excelente aderência, o que garante a resistência de união dos materiais por muito tempo;
  • baixo encolhimento e excelente capacidade adesiva, o que garante adesão confiável a materiais naturais e artificiais e a formação de uma costura forte, estética e uniforme;
  • multifuncionalidade: pode ser utilizado não só como adesivo, mas também como primer e como impermeabilizante;
  • custo acessível, devido ao baixo custo da base de matéria-prima e otimização do processo produtivo.

Não há falhas graves neste produto. Porém, se você está procurando uma composição com maior durabilidade, então o Bustilat não atende a este requisito. Portanto, considere composições multicomponentes mais avançadas.

Visualizações

Diversas variedades de "Bustilat" são apresentadas nas linhas dos fabricantes modernos. A diferença entre eles está nas propriedades determinadas pela finalidade de um determinado tipo de cola. Aqui está uma breve descrição das principais modificações.

  • "M-20". Resiste aos efeitos das temperaturas negativas devido à composição com aditivos anti-congelamento. Adequado para trabalhos de interiores em divisões sem aquecimento. É bom colar ladrilhos, treliças, empilhar revestimentos para pisos. Pode ser usado como um primer universal.
  • "H". Esta variedade foi projetada para aderir a substratos com baixa adesão. Esta mistura é caracterizada pelo aumento da "pegajosidade", que é proporcionada por ingredientes especiais na composição e pela presença de propriedades impermeabilizantes. Linóleo sem base, papel de parede não tecido e tapetes sintéticos são colados nele.
  • "D Super". Esta variedade distingue-se pelas propriedades de resistência aumentadas, portanto, com a sua ajuda, é conveniente montar materiais pesados, em particular papéis de parede densos (laváveis, multicamadas, texturizados), e fixar o linóleo ao fundo. Este tipo de cola possui várias versões, entre as quais existe uma mistura resistente ao gelo, não inflamável e não tóxica.
  • "Luxo". A ela são fixados materiais poliméricos: filme de policloreto de vinila, linóleo, painéis de PVC (revestimento), ou seja, materiais com revestimento liso e de difícil montagem em misturas convencionais. Os carpinteiros preferem trabalhar com "Lux", pois cabe bem em bases de madeira. Também pode ser usado para aderir a superfícies de gesso ou concreto.
  • "Ómega". Este produto é principalmente utilizado para a instalação de revestimentos de paredes e pisos com base de tecido (linóleo, carpete, tapeçarias têxteis).Esta mistura preserva a integridade da estrutura dos materiais, para que a sua superfície fique limpa, sem amarelecimento e sem estrias feias. A composição também pode ser usada para colar madeira.

Dicas de aplicação

Mexa bem a mistura antes de usar para formar uma massa homogênea. Quaisquer ferramentas são adequadas para a aplicação da composição: escovas, rolos, espátulas com dentes, garantindo a distribuição uniforme da massa adesiva.

Recomendações gerais:

  • a superfície dos produtos fixados deve ser limpa de sujeira e, se necessário, desengraxada;
  • quando a solução de trabalho precisa de uma certa viscosidade, a quantidade de líquido adicionado não deve exceder 5% da massa total;
  • uma vez que a camada adesiva endurece completamente após três dias, então durante o período de tempo indicado é impossível carregar o produto colado;
  • nos casos de fixação de pisos (carpete, linóleo, ladrilhos de PVC) e de instalação de pisos de relin ou linóleo sem base com cola, a própria base é tratada com cola; ao trabalhar com ladrilhos, ao contrário, cobrem os ladrilhos, não os paredes (recomenda-se a aplicação da massa adesiva em camada com espessura de 3 mm);
  • se for necessário aumentar a capacidade de adesão da base, então é feito um pré-primário, ao mesmo tempo que cria um ambiente desfavorável ao desenvolvimento de fungos e bolores;
  • a inocuidade geral da mistura não é motivo para descuidar da observância das medidas de segurança: para proteger a pele, é preciso usar luvas, e no final do trabalho não se esqueça de arejar o ambiente, pois a cola seca em massa cheiros.

Como e como removê-lo?

A remoção do papel de parede colada com Bustilat e a lavagem dos restos da composição das paredes só podem ser feitas mecanicamente com espátula afiada, raspador ou pincel. As tentativas de embeber o filme congelado com água quente não levarão a lugar nenhum. É mais conveniente usar um moedor com uma escova especial. A desvantagem neste caso é a formação de uma grande quantidade de poeira, então você terá que usar um respirador.

Se este método não for adequado para você, você pode recorrer ao seguinte: aplique um pano úmido nas áreas problemáticas e passe-as a ferro ou aqueça-as com um secador de cabelo. Influências térmicas provocarão um amolecimento do filme, que pode ser removido com raspador ou espátula. O processo não é rápido, mas também sem poeira.

Fabricantes famosos e análises

Devido à demanda de longo prazo por "Bustilat", a maioria dos fabricantes de produtos adesivos está envolvida na sua fabricação. Apresentamos as três principais empresas encontradas com mais frequência nas avaliações dos clientes.

  • "Lacra". Vários tipos de adesivos são produzidos sob esta marca, incluindo o universal “Bustilat-M-20”. Este produto se distingue pela alta força de adesão, boa resistência ao gelo e qualidades de resistência à água. A mistura é acondicionada em recipiente industrial com volume de 1 ou 2,5 kg.
  • "Paleta". NPK produz uma cola especial "Bustilat" TURI, na qual são colados tapetes sintéticos, alcatifa, linóleo com base de pêlo. A mistura é embalada em 1,3 / 4/10/20 kg.
  • "Tintas Yaroslavl". A fábrica de tintas e vernizes Yaroslavl produz produtos adesivos de alta qualidade com características, propriedades e áreas de uso específicas. Aqui você pode comprar "Bustilat" em baldes de 10 e 21 kg.

Em geral, as avaliações dos usuários sobre "Bustilat" são positivas. Dentre as vantagens, na maioria das vezes destacam um preço razoável, forte adesão, versatilidade e facilidade de uso. Muitas pessoas gostam que ele possa ser usado para colar qualquer tipo de papel de parede e ao mesmo tempo ter confiança na qualidade do acabamento. Alguns alertam que a colagem sobre "Bustilat", e não sobre cola seca, é mais cara, o que, no entanto, é compensado pela confiabilidade na fixação de diferentes tipos de revestimentos de parede, independentemente de sua densidade.

Como colar linóleo na cola Bustilat, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário