Como escolher um adesivo em spray?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos e escopo de aplicação
  3. Fabricantes
  4. Adendo

Hoje, muitas operações domésticas ou de construção envolvem a colagem de vários elementos. Existem vários tipos de compostos universais no mercado que são projetados para trabalhar com diferentes materiais. Deve-se prestar atenção especial aos adesivos em aerossol. Essas misturas estão ganhando cada vez mais popularidade, pois são muito mais fáceis de trabalhar e o efeito praticamente não é inferior ao das formulações clássicas.

Peculiaridades

Tecnicamente, o adesivo de contato em aerossol consiste nos mesmos componentes das formulações líquidas clássicas. Ele difere apenas porque vem na forma de um spray que pode ser facilmente borrifado em uma superfície específica. Produtos deste tipo são usados ​​com muita freqüência hoje. Isso se deve ao fato do aerossol penetrar bem até nos cantos mais remotos, preenchendo-os e formando uma forte ligação. O material é produzido em pequenas latas de diversos tamanhos.

Tipos e escopo de aplicação

  • Composições para papel e materiais têxteis. Essas misturas permitem que as substâncias sejam fixadas apenas por um certo tempo. Depois de algum tempo, as duas partes coladas são fáceis de separar. Ao mesmo tempo, nenhum traço de aerossol permanece na superfície interna.
  • Adesivo para folhas e filmes. As argamassas de montagem são utilizadas para a colagem permanente dessas substâncias. O aerossol evapora completamente no local da aplicação.
  • Compostos para colar polietileno e outros polímeros em metais e madeira. Dentre as características positivas desses aerossóis, pode-se destacar um alto coeficiente de presa.

Dependendo da finalidade e do ambiente de uso, os adesivos em aerossol podem ser divididos em várias subespécies.

  • Cola de borracha. Esses produtos são feitos à base de borracha, o que permite obter uma fixação de alta qualidade do produto. Ao mesmo tempo, a composição não destrói a estrutura da borracha e também não contribui para sua rachadura ou ressecamento.
  • Spray para plásticos e metais.
  • Misturas para unir vários tipos de materiais de carpete (carpete, etc.).
  • Adesivo universal. Esses produtos são utilizados para a colagem de diversos tipos de materiais (3M e outras marcas). Mas deve ser entendido que formulações mais especializadas são freqüentemente melhores do que suas contrapartes universais.

O escopo de aplicação da cola em aerossol é muito amplo.

  • Fabricação de móveis. Aqui, com a ajuda dessa cola, os elementos de madeira são fixados uns aos outros. Eles também podem ser usados ​​para revestir madeira com vários tipos de tecidos ou elementos plásticos.
  • Obras de construção. A cola é utilizada para decoração de interiores (instituições médicas, escritórios, etc.). Adere rapidamente a vários materiais para um efeito quase instantâneo.
  • Produção publicitária. Nessa área, há uma demanda por adesivos que sejam capazes de trabalhar tanto com plásticos quanto com diversos polímeros. Com a ajuda deles, são criados designs decorativos encaracolados bastante complexos.
  • Industria têxtil e o campo de obtenção de uma variedade de materiais de fibra feitos pelo homem.
  • Indústria automobilística. Hoje, é nessa indústria que os aerossóis são usados ​​com frequência. Aqui, com a ajuda de adesivos, quase toda a decoração é fixada, assim como os elementos plásticos. Isso permite que você elimine completamente a fita dupla-face, que nem sempre segura as peças muito bem. Além disso, essas substâncias são frequentemente utilizadas na reparação de automóveis de passageiros (acabamento interior, isolamento de vibração, etc.).

Muitas formulações são suplementadas com endurecedores especiais que melhoram a adesão e a velocidade de secagem.

Fabricantes

O mercado moderno está saturado de vários tipos de adesivos aerossóis. Dentre toda essa variedade, várias marcas populares devem ser distinguidas.

  • Multi Spray. Cola universal fabricada na Inglaterra. Ele pode ser usado para colar muitos materiais, desde produtos de metal a superfícies folheadas. As formulações são adequadas para fixação temporária e permanente. Os fabricantes afirmam que esse aerossol pode até colar tijolos, plásticos e cimento, bem como substâncias de amianto.
  • Abro. A cola é especialmente popular nos EUA. Mas hoje muitas pessoas usam aqui também. A lata de aerossol é complementada com um bico especial com o qual você pode aplicá-la em camadas muito finas. Vários tipos de aerossóis são produzidos sob esta marca: de universal a especializado. Porém, é necessário utilizá-lo estritamente de acordo com as instruções indicadas na embalagem, pois alguns compostos são muito agressivos e podem danificar a superfície.
  • Scotch Weld. Os aerossóis mais famosos desta marca são 75 3M e 77 3M. Eles são usados ​​em gráficas onde materiais leves precisam ser temporariamente colados. Entre as qualidades positivas estão a alta transparência e boas taxas de adesão.
  • Tuskbond. Adesivo para vários materiais de tecido. Pode ser usado para colar Alcantara, Tapete, Couro, Floco, Veludo e muito mais. Hoje em dia, é muito usado quando se trabalha com concessionárias de automóveis.
  • Negócio feito. Adesivo universal à base de propano, butano e borracha sintética. Usado para colar couro genuíno, borracha, vidro, tecidos e muito mais. Hoje em dia, é muito utilizado na decoração ou reparação de interiores de automóveis.
  • Presto. Outro dos representantes dos aerossóis universais. Entre as vantagens, pode-se destacar a presença de dispensador especial, que simplifica o trabalho com essas substâncias.
  • Penosil. Esse tipo de cola é algo entre um aerossol e uma espuma de poliuretano. É utilizado como âncora para isolar painéis em fachadas ou fundações. Muitas vezes, é usado no arranjo de isolamento térmico.

Existem muitos outros tipos de aerossóis (888, etc.), que também se mostraram bem ao trabalhar com várias substâncias.

Adendo

A cola para aerossol é composta por várias substâncias agressivas, que contribuem para a adesão de vários materiais.

Ao usá-lo, você deve seguir algumas regras simples.

  • Antes da pulverização, a lata deve ser agitada para obter uma composição uniforme.
  • A pulverização deve ser realizada a uma distância de 20-40 cm da superfície principal. Neste caso, é importante direcionar o jato de forma que cubra o material o máximo possível sem cair em objetos externos.
  • É aconselhável armazenar os cilindros em local seco, mas não em temperaturas elevadas.
  • Embora a cola muitas vezes não tenha cheiro, você ainda precisa trabalhar com ela apenas em roupas de proteção, o que evitará que a mistura entre na pele e dentro do corpo.
  • A colagem de certos materiais é melhor realizada com compostos especiais. Se você criar padrões decorativos, é aconselhável aplicar a cola apenas com os estênceis destinados a isso.

Observe que se o aerossol expirou, ele pode endurecer por algum tempo. Mas é aconselhável verificar suas características de qualidade antes de usar tais produtos.

    O adesivo aerossol é um produto único, permitindo que você obtenha uma adesão confiável entre diferentes substâncias. O uso correto das formulações resolve muitos problemas complexos que não são tão fáceis de realizar com a ajuda de análogos líquidos.

    Consulte o vídeo a seguir para obter uma visão geral dos adesivos em aerossol de um dos fabricantes comuns.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário