Espuma de poliuretano de inverno: características e aplicação

Contente
  1. Recursos e propriedades
  2. Tipos e características técnicas
  3. Âmbito de aplicação
  4. Fabricantes
  5. Dicas de uso

Muitas obras de construção e reforma incluem o uso de espuma de poliuretano. As temperaturas abaixo de zero não devem ser o motivo para a suspensão da construção. Graças aos tipos especiais de selante de espuma de poliuretano, o trabalho pode continuar em todas as condições climáticas. Porém, antes de comprar tal produto, você deve saber o que é espuma de poliuretano de inverno, quais são as características de seu uso.

Recursos e propriedades

A espuma de poliuretano é uma substância liberada em uma lata de aerossol. Ele contém um pré-polímero líquido que é deslocado do cilindro por uma mistura de gases. Graças a esta composição, a espuma de poliuretano, deslocada do recipiente, forma espuma e se expande sob a influência da umidade. Então, durante o processo de polimerização, o agente endurece completamente. O resultado é uma substância bastante forte - espuma de poliuretano, que preenche todas as cavidades necessárias, costuras e juntas de difícil acesso. Uma quantidade bastante grande de trabalho pode ser realizada com um cilindro, o que é facilitado por um coeficiente significativo de expansão da substância.

Durante o inverno frio da primavera ou outono, o uso de espumas de inverno é obrigatório. Se a temperatura do ar cair abaixo de +5 C, as espumas de verão não são mais adequadas para instalação.

O desempenho do material diminui com a diminuição da temperatura. Em temperaturas negativas, a quantidade de espuma é reduzida ao mínimo. Além disso, a camada pode não endurecer adequadamente, a substância durante a aplicação não será capaz de atingir a consistência necessária e não formará a base hermética necessária. Este problema pode ser resolvido com tipos de selantes de inverno, que garantem operação estável em temperaturas de até -10 ° C. Portanto, no inverno, é necessário usar apenas versões especiais de espuma de poliuretano de alto desempenho.

O selante de espuma de poliuretano de inverno difere do de verão principalmente na composição química do propelente, o propelente, o que torna a espuma muito mais produtiva. De acordo com as características principais, os selantes espumantes de inverno apresentam as mesmas propriedades de adesão e isolamento dos selantes de verão. Em temperaturas positivas do ar, os selantes de inverno funcionam tão bem, então podem ser usados ​​no verão.

Ao usar espuma de poliuretano, você deve se lembrar de uma nuance importante. O tempo de cura do selante de espuma de poliuretano depende diretamente da temperatura ambiente e aumenta a cada diminuição do grau. Os especialistas aconselham não prosseguir com o processamento até que a camada de espuma esteja completamente endurecida. No inverno, esse processo leva mais tempo do que no verão. O não cumprimento do tempo de endurecimento do material leva à deterioração das propriedades da espuma de poliuretano, bem como à violação da estrutura da camada e da estabilidade dimensional.

Tipos e características técnicas

Todas as espumas de poliuretano existentes podem ser divididas em vários tipos de acordo com vários critérios.

Por seus componentes constituintes, o produto é:

  • um componente;
  • dois componentes.

De acordo com a temperatura ambiente durante o período de aplicação, três tipos de espuma são distinguidos:

  • Verão - a marcação na embalagem indica a temperatura da superfície no momento da aplicação de + 5 ° a + 35 ° C, mas ao mesmo tempo a resistência ao gelo da espuma endurecida varia de -50 ° a + 90 ° C.
  • Inverno - a faixa de temperatura, no momento da aplicação, é principalmente de -10 ° a + 35 ° C (alguns fabricantes conseguiram diminuir o limite inferior para -20 ° C).
  • Todas as estações - a opção mais versátil, combinando as propriedades das duas espumas anteriores. Graças à sua fórmula especial, a substância é capaz de se expandir em volume e polimerizar rapidamente, mesmo no frio.

De acordo com o método de aplicação, a espuma é:

  • profissional, exigindo o uso de pistola dispensadora especial;
  • doméstico ou semiprofissional, que não requer dispositivos especiais (um tubo adaptador especial é usado para a aplicação).

De acordo com a classe de inflamabilidade, a espuma é dividida em:

  • B1 à prova de fogo ou refratário;
  • autoextinguível B2;
  • combustível B3.

Existem vários pontos principais para as características técnicas e propriedades da espuma de poliuretano de inverno:

  • A capacidade de segurar várias peças durante a montagem.
  • Resistência à geada. No estado curado, a camada de espuma é capaz de suportar baixas temperaturas, retendo todos os dados operacionais.
  • Boas características de isolamento acústico e térmico.
  • A capacidade de preencher e selar espaços vazios de ar, cavidades em locais de difícil acesso.
  • Excelente compatibilidade com a maioria dos materiais de construção (exceto Teflon, silicone, polietileno, superfícies oleosas, etc.).
  • Porosidade capaz de proporcionar estabilidade em várias combinações.
  • Boa adesão, garantindo a capacidade da substância de aderir a qualquer substrato. Esta propriedade ajuda a garantir um processo de instalação rápido e de alta qualidade.
  • Encolhimento. Quanto menor for esse valor, mais forte será a conexão. A substância possui essa característica após a solidificação.

As características de qualidade do selante de montagem dependem de vários parâmetros:

  • Temperatura da superfície e ambiente no momento do uso. Em climas frios, torna-se mais difícil trabalhar com selantes, pois o ar frio é caracterizado por baixa umidade. Nessas condições, a espuma não se expande tão bem e não endurece com rapidez suficiente.
  • Expansão - Esta propriedade do selante afeta a qualidade do selo. Se se expandir excessivamente, pode levar à deformação das estruturas do edifício.
  • Viscosidade da substância - este parâmetro caracteriza a capacidade do selante de não escorregar da superfície no momento da instalação.

Âmbito de aplicação

Devido às suas propriedades (alto coeficiente de expansão e excelente adesão à maioria dos materiais de construção), a espuma resistente ao gelo é amplamente utilizada para uso interno e externo.

Este material é muito popular entre os construtores e é usado como:

  • selante e selante em estruturas para preencher fissuras, vazios e juntas;
  • material de isolamento e isolamento acústico (devido à sua porosidade);
  • material de fixação e retentor de peças individuais durante a instalação, por exemplo, ao instalar janelas, portas ou isolamento de parede;
  • isolador de calor em sistemas de aquecimento ou resfriamento;
  • isolador para distribuição de fiação e redes elétricas.

Fabricantes

Selante de espuma Soudal... De acordo com as características técnicas, é reconhecido como um material de alta qualidade, como evidenciado tanto pelo número de vendas deste selante quanto pelo feedback positivo de clientes satisfeitos.

A Soudal é o maior fabricante mundial de espuma de poliuretano em spray. A mais alta qualidade e uma ampla gama de produtos permitem ao fabricante liderar o mercado de materiais de construção por cerca de 20 anos. A espuma de poliuretano Soudal tem excelentes características de desempenho, uma estrutura homogênea, um alto grau de isolamento e resistência à umidade. A linha de inverno deste fabricante pode ser utilizada em temperaturas de até -250 ° C.

Outro exemplo de material de instalação de qualidade é a espuma aerossol de um componente resistente ao gelo. Penosil... Possui boas características técnicas: alto rendimento do material, excelente adesão, estrutura uniforme uniforme, pequena expansão secundária. É uma ferramenta de montagem profissional versátil que pode ser usada em todas as condições climáticas.

Espuma de poliuretano Makrofleks É um material poliuretano monocomponente com boa aderência, longo período de operação, durante o qual o material não se deteriora. Apesar das boas características técnicas, o produto possui baixo custo.

Cola de espuma Technonikol - bom material de montagem com excelentes características de desempenho. Este produto produzido internamente é conveniente e eficaz no uso, é usado ativamente para aquecimento de instalações instalando placas de poliestireno expandido, placas de drywall, fibra de gesso e blocos de concreto aerado.

Excelente espuma de inverno é considerada Tytan Professionalrepresentando uma nova geração de espumas de poliuretano. Este é um material absolutamente inofensivo, seguro mesmo na hora da aplicação. O produto pode ser usado em temperaturas de até –200 ° C sem pré-aquecimento do cilindro.

Antes de comprar espuma de poliuretano, você deve decidir os requisitos para este material. Os consultores de vendas em lojas de ferragens o ajudarão a separar o sortimento e fazer a escolha certa.

Dicas de uso

Antes de usar espuma de poliuretano, vale lembrar algumas regras básicas:

  • A temperatura da superfície onde a espuma será aplicada deve obedecer aos limites indicados na embalagem.
  • Uma lata de espuma de poliuretano não deve ser armazenada em temperaturas abaixo de zero. Se o selante estiver localizado em qualquer lugar em temperaturas abaixo de zero, ele deve ser aquecido até a temperatura ambiente antes do uso. O aquecimento com água morna 30-500 ° C é possível, embora os produtos de alguns fabricantes não exijam tais procedimentos. Em qualquer caso, é melhor estudar cuidadosamente as instruções de uso.
  • Aplique a espuma segurando o balão de cabeça para baixo. Cavidades e juntas devem ser preenchidas com selante aproximadamente 1/3 do volume. Deve ser lembrado que a camada tende a se expandir durante a polimerização. Quanto mais baixa for a temperatura, maior será a viscosidade do material. O conteúdo gruda nas paredes do recipiente, torna-se impossível utilizar toda a mistura. O entupimento da válvula pode ocorrer se usado horizontalmente.
  • Agitar antes de usar. Isso é necessário para misturar os componentes constituintes.
  • As superfícies a serem tratadas devem ser completamente limpas de poeira e detritos. Você pode umedecê-los levemente com um borrifador, mas evite o acúmulo de líquido. Caso contrário, pode haver formação de gelo nesses locais, impedindo a adesão dos materiais.
  • Se a abertura tiver mais de 5 cm de espessura, deve ser fechada do lado oposto com papelão, espuma ou outro material.
  • O tratamento posterior da superfície deve ser realizado não antes de 24 horas. Se necessário, você pode aplicar outra camada de espuma.
  • A espuma curada deve ser protegida da luz solar direta, caso contrário a camada se tornará porosa e quebradiça, o que prejudicará o desempenho do material.
  • Se a composição não foi totalmente consumida, pode ser usada depois de um tempo.

Um estudo cuidadoso das recomendações do fabricante sobre o uso e armazenamento de espuma de poliuretano de inverno o ajudará a obter bons resultados no trabalho com este material em qualquer época do ano.

Para obter mais informações sobre o uso de diferentes tipos de espuma de poliuretano, consulte o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário