Espuma de poliuretano em temperaturas abaixo de zero: regras de aplicação e operação
É impossível imaginar o processo de reparo ou construção sem espuma de poliuretano. Este material é feito de poliuretano, conecta partes separadas umas às outras e isola várias estruturas. Após a aplicação, pode expandir-se para preencher todos os defeitos da parede.
Peculiaridades
A espuma de poliuretano é vendida em cilindros com um propelente e pré-polímero. A umidade do ar permite que a composição endureça com um efeito de polimerização (formação de espuma de poliuretano). A qualidade e a velocidade de obtenção da dureza exigida dependem do nível de umidade.
Como o nível de umidade é menor na estação fria, a espuma de poliuretano endurece por mais tempo. Para usar este material em temperaturas abaixo de zero, componentes especiais são adicionados à composição.
Por esse motivo, existem vários tipos de espumas de poliuretano.
- A espuma de verão para altas temperaturas é usada em temperaturas de +5 a + 35 ° C. Ele pode suportar tensões de temperatura de -50 a + 90 ° C.
- As espécies fora de temporada são usadas em temperaturas não inferiores a -10 ° C. Mesmo em clima abaixo de zero, o volume suficiente é obtido. A composição pode ser aplicada sem pré-aquecimento.
- Tipos de selantes de inverno de baixa temperatura são usados no inverno em temperaturas de ar de -18 a + 35 ° C.
Especificações
A qualidade da espuma de poliuretano é determinada por várias características.
- Volume de espuma. Este indicador é influenciado pelas condições de temperatura e umidade do ambiente. Em temperaturas mais baixas, o volume do selante é menor. Por exemplo, uma garrafa com um volume de 0,3 litros, quando pulverizada a +20 graus, forma 30 litros de espuma, a 0 temperatura - cerca de 25 litros, a temperaturas negativas - 15 litros.
- Grau de adesão determina a força da conexão entre a superfície e o material. Não há diferença entre as espécies de inverno e verão. Muitas fábricas estão tentando produzir compostos com boa adesão a superfícies de madeira, concreto e tijolo. Porém, ao usar espuma sobre gelo, polietileno, teflon, bases de óleo e silicone, a adesão será muito pior.
- Capacidade de expansão É um aumento no volume do selante. Quanto maior for essa capacidade, melhor será o selante. A melhor opção é 80%.
- Encolhimento É a mudança de volume durante a operação. Caso a capacidade de encolhimento seja muito alta, as estruturas são deformadas ou a integridade de suas costuras é prejudicada.
- Excerto É a duração da polimerização completa do material. Com o aumento do regime de temperatura, a duração da exposição diminui. Por exemplo, a espuma de poliuretano de inverno endurece até 5 horas em temperaturas de 0 a -5 ° C, até -10 ° C - até 7 horas, de -10 ° C - até 10 horas.
- Viscosidade É a capacidade da espuma de permanecer no substrato. As espumas de poliuretano profissionais e semiprofissionais são produzidas para uso generalizado. As opções semiprofissionais estão prontas para uso após a instalação da válvula em um cilindro de espuma, as profissionais - são aplicadas com uma pistola de montagem equipada com dispensador.
As vantagens do pessoal de instalação incluem o seguinte:
- multifuncionalidade;
- propriedades de isolamento térmico e acústico;
- aperto;
- dielétrico;
- resistência a extremos de temperatura;
- longa vida útil;
- aplicação fácil.
As desvantagens do selante são representadas pelas seguintes características:
- instabilidade à radiação ultravioleta e alta umidade;
- vida útil curta;
- algumas espécies são capazes de ignição rápida;
- difícil de remover da pele.
A espuma de poliuretano é um produto versátil que desempenha diversas funções.
- Aperto.Ele preenche lacunas, isola interiores, remove lacunas em torno de portas, janelas e outros detalhes.
- Colagem. Ele fixa os blocos das portas de forma que não haja necessidade de parafusos e pregos.
- Protege a base para isolamento e isolamento, por exemplo, para revestir um edifício com espuma, a composição da instalação será a melhor opção.
- Insonorização. O material de construção luta contra o aumento do ruído durante o funcionamento dos sistemas de ventilação e aquecimento. É usado para vedar as lacunas entre as tubulações, as áreas de conexão dos condicionadores de ar e as estruturas de exaustão.
Termos de uso
Os especialistas recomendam aderir a várias regras ao trabalhar com espuma de poliuretano.
- Como não é fácil remover a espuma da pele, você deve primeiro equipar-se com luvas de trabalho.
- Para que a composição se misture, agite-a vigorosamente por 30-60 segundos. Caso contrário, uma composição resinosa sairá do cilindro.
- Para uma adesão rápida, a peça de trabalho é umedecida. Então você pode ir diretamente para a aplicação da espuma. O recipiente deve ser mantido de cabeça para baixo para deslocar a espuma de poliuretano do recipiente. Se isso não for feito, o gás será espremido sem espuma.
- A espumação é feita em fendas cuja largura não seja superior a 5 cm e, se for superior, utilize polistrilo. Ele economiza espuma e evita a expansão, o que na maioria das vezes leva a falhas estruturais.
- Espuma de baixo para cima com movimentos regulares, preenchendo um terço da lacuna, pois a espuma endurece com a expansão e o preenche. Ao trabalhar em baixas temperaturas, você só pode trabalhar com espuma aquecida em água morna até + 40 ° C.
- Para uma adesão rápida, é necessário borrifar a superfície com água. A pulverização em temperaturas negativas é proibida, pois é impossível obter o efeito desejado.
- Em caso de contato acidental com a espuma de montagem em portas, janelas, pisos, é necessário retirá-la com solvente e pano e, a seguir, lavar a superfície. Caso contrário, a composição irá endurecer e será muito difícil removê-la sem danificar a superfície.
- 30 minutos depois de usar o composto de instalação, pode-se cortar o excesso e engessar a superfície. Para isso, é muito conveniente usar uma serra ou faca para as necessidades de construção. A espuma começa a endurecer completamente após 8 horas.
Os profissionais recomendam que você leia atentamente as precauções antes de trabalhar com espuma de poliuretano.
- O selante pode irritar a pele, os olhos e o trato respiratório. Portanto, é recomendado que o trabalhador use óculos de proteção, luvas e um respirador quando houver pouca ventilação. Depois de endurecida, a espuma não é prejudicial à saúde humana.
- Para evitar a compra de falsificações, você deve seguir algumas recomendações: peça na loja um certificado do produto; examine a qualidade do rótulo. Como eles tentam produzir falsificações com custos mínimos, a indústria gráfica não dá muita importância. Os defeitos da etiqueta são visíveis em tais cilindros a olho nu: deslocamento de tintas, inscrições, outras condições de armazenamento; data de fabricação. O material expirado perde todas as suas qualidades básicas.
Fabricantes
O mercado da construção civil é rico em diversos selantes, mas isso não significa que todos atendam aos requisitos de qualidade. Freqüentemente, as lojas recebem espumas que não foram certificadas e não atendem aos requisitos necessários. Alguns fabricantes não despejam completamente a composição em um recipiente ou, em vez do gás, usam componentes voláteis que prejudicam a atmosfera.
O fabricante mais popular de selantes de inverno é considerado Soudal ("Ártico").
Os produtos possuem as seguintes características:
- temperatura de uso - acima de -25 ° C;
- saída de espuma a -25 ° C - 30 litros;
- duração da exposição a -25 ° C - 12 horas;
- temperatura de aquecimento da espuma - não mais do que 50 ° C.
Outro fabricante de materiais de construção igualmente conhecido é a empresa "Macroflex".
Os produtos têm as seguintes propriedades:
- temperatura de uso - acima de -10 ° С;
- base de poliuretano;
- estabilidade dimensional;
- duração da exposição - 10 horas;
- saída de espuma a -10 ° C - 25 litros;
- propriedades de isolamento acústico.
Para as regras de uso de espuma de poliuretano em temperaturas abaixo de zero, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.