Espuma de poliuretano: características e escopo
A segurança contra incêndios é um dos principais indicadores da qualidade dos edifícios. Para atingir os parâmetros exigidos que atendem a todos os documentos regulamentares, são usados materiais não combustíveis. A montagem de espuma resistente ao fogo serve como um excelente isolante de fogo, pois pode se tornar uma proteção confiável das instalações contra a penetração de gases tóxicos e fumaça asfixiante.
Peculiaridades
A espuma resistente ao fogo é um material relativamente novo. Quando aplicado em superfícies verticais, o selante não escorre com seu próprio peso. Penetra perfeitamente nas cavidades, preenchendo-as até 100%. A espuma refratária de poliuretano adere firmemente a todos os tipos de superfícies: vidro e polímeros, madeira e cimento, tijolo e metal, pedra natural e blocos de cimento.
Após a introdução em cavidades, ranhuras ou fissuras, o volume do selante aumenta e, ao finalizar o processo de solidificação, a massa adquire rigidez. Uma propriedade semelhante é usada para fixar em uma determinada posição vários caixilhos, caixas, blocos de portas e janelas. Os elementos de construção, fechados em um anel vedante apertado, não mudam de posição em nenhuma direção. O espaço da espuma não permite a passagem de gás e umidade. Além disso, o selante atua como um excelente isolante de som.
Ao considerar as características em detalhes, os seguintes pontos são destacados:
- Preservação de propriedades úteis após a polimerização final em uma ampla faixa de temperatura (de -60 a +100 graus).
- Inércia completa à umidade. Nem fungo nem bolor criam raízes na substância retardadora de fogo curada.
- Maior resistência em relação a outras espumas de poliuretano.
A principal vantagem desse tipo de selante é a resistência ao fogo. Após exposição prolongada ao fogo aberto, a espuma ainda pegará fogo. O tempo até o momento do fogo está indicado na embalagem. Diferentes fabricantes têm diferentes períodos, por exemplo, a espuma da marca Soudal começará a queimar após 360 minutos. Além disso, o material não flui quando aquecido, não cai em gotas e, se pegar fogo, após a cessação da exposição ao fogo aberto, ele se extingue por conta própria.
A desvantagem desse material é a incapacidade de resistir aos raios solares - a luz ultravioleta tem um efeito destrutivo em costuras de montagem abertas. Para garantir a confiabilidade da espuma, as costuras devem ser protegidas, pois muitas vezes são tratadas com massa de vidraceiro ou argamassa de cimento, menos frequentemente são pintadas.
Visualizações
A espuma Firestop é amplamente utilizada. As suas propriedades únicas permitem a sua utilização em vários tipos de construção. A espuma resistente ao calor é necessária para equipar banheiras e saunas, vários fogões, caldeiras, lareiras e outros dispositivos de aquecimento, ou seja, onde houver aquecimento significativo ou uma lareira aberta.
A espuma refratária é destacada na cor - é vermelha ou rosa. A cor dirá qual é o tipo da mistura de poliuretano, o que evitará confusão com a aplicação de uma massa menos resistente onde uma opção de retardador de fogo é necessária.
Nem toda espuma resistente ao fogo é criada da mesma forma - ela é dividida em vários tipos.
Na época de uso, a espuma resistente ao calor pode ser usada em todas as estações e no inverno. O primeiro pode ser usado no verão e com geadas não inferiores a -10 graus. A espuma de inverno também pode ser aplicada em temperaturas mais baixas. O limite inferior de temperatura para este tipo de selante resistente ao fogo está indicado na embalagem. Às vezes chega a -18 graus.
É importante lembrar que no frio a espuma perde volume: quanto mais frio o ar, menor é o volume do selante.
A composição da espuma é dividida nas seguintes categorias.
- Um componente. A composição endurece em condições normais de umidade. Os fabricantes recomendam pulverizar as superfícies tratadas com água para melhorar a adesão.
- Dois componentes. Contém reagentes que fazem com que a mistura endureça. Em temperaturas negativas, apenas misturas de dois componentes podem funcionar.
De acordo com o método de uso, a espuma pode ser usada para fins domésticos e profissionais.
A opção doméstica é usada em pequenas quantidades exclusivamente para reparos locais de pequena escala. A substância sai do recipiente pelo tubo.
A mistura profissional é espremida com uma pistola especial. Difere em maior resistência e qualidades resistentes ao calor.
O material inclui:
- Catalisadores responsáveis por acelerar a expansão da espuma. São eles que permitem trabalhar no inverno frio.
- Agentes espumantes que criam espuma, que determinam o consumo de espuma e a taxa de pega.
- Gás, sob a influência do qual a espuma de poliuretano termicamente expansível é empurrada para fora do tubo.
- Estabilizadores que afetam a uniformidade da espuma. Os estabilizadores funcionam corretamente se a lata for agitada bem antes de abrir.
As espumas de poliuretano são divididas em três classes de resistência ao fogo. O material mais confiável é atribuído à classe B1. É usado em salas com tráfego humano máximo.
O material com esta marcação tem as seguintes propriedades:
- resiste ao fogo aberto por muito tempo;
- não suporta o processo de combustão;
- após remover o fogo, ele se apaga sozinho.
Espuma menos confiável da segunda classe - B2. Ele não consegue resistir ao "ataque" do elemento fogo por muito tempo e começa a derreter. Nesse caso, uma quantidade não crítica de toxinas é liberada. Ele desaparece por conta própria. A espuma é apropriada em salas com tráfego médio.
O selante inflamável pertence à classe B3. Seu uso é limitado.
Consumo
Consumo aproximado de material por 1 sq. m é indicado no recipiente do selante. Não vale a pena tomar os dados do fabricante como uma panaceia - o estoque de espuma nunca será supérfluo. Nem todas as espumas darão os mesmos resultados quando aplicadas a superfícies.
A taxa de fluxo varia dependendo dos seguintes fatores:
- componentes incluídos na mistura;
- os tamanhos das ranhuras, ranhuras, reentrâncias, ou seja, nos parâmetros do espaço a ser preenchido;
- método de aplicação do selante (pistola profissional ou tubo especial);
- presença ou ausência de habilidades de manuseio de espuma;
- a presença de um dispositivo de dosagem;
- temperatura e umidade na área de trabalho.
Nas organizações de construção, ao calcular a necessidade de espuma de poliuretano, os estimadores partem do fato de que o trabalho é realizado exclusivamente por trabalhadores qualificados, pistolas profissionais em condições climáticas normais.
As seguintes circunstâncias são levadas em consideração:
- umedecimento obrigatório da cavidade tratada;
- agitação periódica do recipiente;
- aplicação uniforme do material de baixo para cima.
Ao determinar o número de cilindros de selante para tratar uma moldura de janela, assume-se que a espessura da costura é de cerca de 35-40 mm. Acredita-se que para colocar o isolamento do bloco por 1 sq. m representam cerca de 10 litros de espuma. Como regra, os construtores colocam um estoque decente, referindo-se a certas condições específicas.
Nenhuma das instruções fornece uma determinação precisa do consumo de selante. Todas as instruções são calculadas aproximadamente, em média, ajustadas aos parâmetros ideais para todos os indicadores possíveis. Portanto, os dados do fabricante podem ser considerados resultados de teste aproximados. Em cada caso, você precisa lembrar que apenas um ponto de partida é fornecido, e o balão "extra" nunca será realmente supérfluo.
Parâmetros como profundidade e largura da junta a ser tratada têm um efeito significativo no consumo do selante.Se a costura for irregular e sua largura em alguns pontos aumentar até três vezes, o consumo de espuma pode aumentar várias vezes. Uma diminuição no consumo seguirá com o enchimento adicional da costura com outros materiais.
Não devemos esquecer a capacidade de expansão da própria espuma. As espécies de expansão forte, média e fraca apresentam resultados muito diferentes entre si. Alguns no processo de polimerização podem aumentar cinco vezes, outros - apenas três ou apenas duas vezes.
A capacidade de expansão depende dos produtores de espuma. Em alguns casos, mesmo um pacote é suficiente para processar uma janela inteira, enquanto em outros, dois cilindros não são suficientes.
Âmbito de aplicação
O uso de espumas de poliuretano resistentes ao fogo é justificado em locais onde os padrões exigem o cumprimento estrito da segurança contra incêndio.
Costuras, vãos, inclusive cegos, nas divisórias de fogo são preenchidos com espuma.
A fim de conferir estanqueidade à fumaça e resistência ao fogo para estruturas com espuma:
- vedar janelas e caixilhos de portas;
- preencher vazios em paredes e tetos;
- Furos de espuma ao redor de condutores elétricos, interruptores, plugues e tomadas;
- usado como um selante de lacunas ao instalar uma chaminé e janelas de águas-furtadas.
Com sua ajuda, os materiais isolantes são colados. Absorve ruídos e sons, melhora a qualidade dos isolantes térmicos em sistemas de ar condicionado, bem como em redes de refrigeração. A mistura resistente ao fogo é usada para penetrações de cabos, é usada para processar as costuras durante a instalação de fornos e outros equipamentos de aquecimento.
Independentemente do material em que a espuma é aplicada (concreto, tijolo ou madeira), a largura de junta preferida deve estar na faixa de 3 a 10 cm. A temperatura ideal da superfície tratada para vedação de alta qualidade de rachaduras e fendas é considerada para ser uma faixa de temperatura positiva de 5-30 graus.
As pessoas que iniciaram os reparos por conta própria precisam saber que não podem usar espuma até que o cilindro e seu conteúdo tenham aquecido até +10 graus. O selante executará as funções atribuídas a ele se sua temperatura for estabelecida entre 10-30 graus.
Se a espuma foi trazida do frio, você precisa mantê-la aquecida por algum tempo. Forçar o cilindro a aquecer danificará a mistura.
Fabricantes
A presença de um grande número de fabricantes contribui para o surgimento no mercado de uma abundância de espumas de poliuretano com diferentes características. Por exemplo, Espuma DF (artigo DF1201) é classificado como combustível com uma resistência ao fogo de 150 minutos. De cor rosa, acondicionada em lata de 0,740 litro. Na saída, forma cerca de 25 litros de espuma.
Ao contrário da espuma DF, CP 620. Este material é termicamente expansível, de dois componentes. A produção de espuma é de 1,9 litros. É usado em locais de difícil acesso e onde é necessário criar um isolamento confiável de fumaça, vapor e água. É usado para isolar cabos.
Nullifire - a espuma profissional com tonalidade vermelha, possui a classe de maior resistência ao fogo B1. O período desde o momento da exposição ao fogo aberto ao fogo é de 4 horas. Formado em poliuretano modificado e gás incombustível.
Ele é usado para organizar chaminés, tubos e fiação de cabos, portas corta-fogo. Ele adere perfeitamente a todas as superfícies. O rendimento da mistura é de cerca de 42 litros.
Espuma de dois componentes Hilti 660 aplicada em vários casos. É versátil, capaz de proteger qualquer penetração de fogo e fumaça. A resistência ao fogo é mantida por três horas. A massa termicamente expansível é vermelha e é fornecida em cartuchos de 325 ml. O rendimento do material é de 2,1 litros.
Rush Firestop Flex 65 - espuma moderadamente inflamável, um componente. Difere na uniformidade da saída da mistura do recipiente, altas propriedades de isolamento térmico das costuras.
O escopo desta composição são estruturas translúcidas. Utilizado para vedação de estruturas de edifícios. Baixa adesão ao fluoroplástico, polietileno e propileno. Alta aderência a tijolo, pedra, concreto, madeira.
Espuma estoniana Marcas Penosil Concebido para vedar e isolar juntas de estruturas resistentes ao fogo. O produto é adequado para a vedação de telhados. O material mantém sua estanqueidade quando aquecido por três horas. Recomendado para instalação de portas à prova de fogo.
Nullifire FF197 - mistura de um componente da classe de inflamabilidade B1. É usado para isolamento, vedação, enchimento e isolamento de juntas e costuras de estruturas com risco de incêndio. Adequado para plásticos, incluindo espuma, revestimentos de cabos, plástico. Adere perfeitamente a pedra, concreto, metal, tijolo, madeira.
Empresa Profflex - Fabricante russo. A espuma de poliuretano com o mesmo nome destina-se ao uso doméstico e profissional. O material é para todas as estações, pode ser aplicado em temperaturas abaixo de zero (até -15 graus).
Remontix material retardador de chama com um limite de inflamabilidade de 240 minutos. Endurece em 10 minutos, polimeriza completamente após a aplicação em um dia. Requer processamento, pois tem medo da radiação ultravioleta. A saída a uma temperatura de +23 graus pode chegar a 65 litros.
Adendo
Ao escolher a espuma, deve-se dar preferência a fabricantes de confiança bem conhecidos.
É preciso estar atento ao custo da mercadoria e ao volume do contêiner. O volume difere significativamente de fabricante para fabricante, embora o preço possa ser o mesmo.
Quanto melhor for a espuma, mais tempo ela será capaz de resistir ao fogo. Para a instalação de lareiras e fogões, vale a pena adquirir espumas da classe de inflamabilidade B1. Se a espuma for necessária para isolamento de aquecimento, abastecimento de água ou redes de esgoto, você pode se limitar à inflamabilidade de B2.
As superfícies de trabalho devem ser limpas antes de aplicar a espuma. A adesão será melhor se as manchas de espuma forem umedecidas com água. No entanto, a presença de gotículas de água é inaceitável. Aplicar o primer nas superfícies também ajudará o selante a aderir melhor.
Você precisa armazenar os cilindros na posição vertical, você também precisa monitorar a data de validade. Agite a embalagem antes de usar.
A primeira saída de espuma é experimental. Quando o suprimento de mistura estiver nivelado, pode-se iniciar a selagem, enquanto o cilindro deve estar em um ângulo de 90 graus em relação à superfície a ser tratada. A ranhura deve ser preenchida em um terço, dois terços serão preenchidos quando a espuma se expandir.
Usar uma pistola profissional em vez de um tubo permite que você execute o trabalho com eficiência, enquanto a espuma é alimentada nas ranhuras de maneira mais uniforme.
Você não deve se envolver em selagem no frio, a menos que seja absolutamente necessário, porque o trabalho de inverno é muito mais caro. Em climas quentes, os custos são reduzidos devido ao fato de que a espuma se expande muito melhor em temperaturas positivas. A temperatura ideal para trabalho e espuma está na faixa de +20 a +23 graus.
Para obter informações sobre a diferença entre espuma de poliuretano comum e resistente ao fogo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.