Como usar uma pistola de espuma de poliuretano?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Dignidade
  3. Variedades de pistolas
  4. Dispositivo de instrumento
  5. Instruções de uso
  6. Como cobrar?
  7. Como trabalhar?
  8. Como remover?
  9. Dicas de cuidados

A pistola para espuma de poliuretano é uma ferramenta indispensável na realização de reparos. Proporciona consumo econômico de espuma de poliuretano e garante uma aplicação precisa. Seu uso economizará dinheiro, fará reparos com rapidez e facilidade.

Peculiaridades

A espuma de montagem é necessária ao instalar caixilhos de portas, janelas de plástico e para outros fins. Se você aplicá-la manualmente, haverá muitos problemas, então é melhor comprar uma arma especial para ela. Os fabricantes de equipamentos de construção modernos oferecem uma ampla variedade de pistolas de espuma. Eles diferem na aparência e são representados por designs diferentes.

Os cilindros de espuma são representados por uma grande variedade: se você adquirir uma ferramenta de aplicação de alta qualidade, ela caberá em qualquer balão. A pistola de espuma de poliuretano é uma ferramenta fácil de usar, mas você não deve considerá-la levianamente. Antes de usá-lo, você deve tomar medidas para sua própria segurança. Recomenda-se usar a ferramenta apenas com óculos de proteção e luvas especiais.

Dignidade

A necessidade de aquisição de uma pistola para espuma de poliuretano se deve às suas vantagens.

  • fornece a capacidade de produzir uma dosagem precisa do material durante o uso;
  • fornece vedação de alta qualidade e excelente isolamento térmico das costuras;
  • fornece consumo econômico de espuma de poliuretano; permite o uso de cilindros com selante, mesmo que já tenha sido usado e com muito tempo, pois impede o endurecimento da espuma no sistema de alimentação.

Variedades de pistolas

Os fabricantes de equipamentos de construção modernos oferecem uma ampla gama de pistolas de espuma. Para escolher a ferramenta certa, você deve se familiarizar com suas variedades. O material do dispositivo é de grande importância. Os modelos de plástico são os mais acessíveis porque são baratos. Os fabricantes não usam peças de metal, portanto, não são duráveis.

Essas opções quebram rapidamente ou ficam obstruídas com a composição da montagem. Se a pistola de plástico parar de funcionar, você deve comprar uma nova, pois ela não pode ser consertada. Freqüentemente, ao comprar uma pistola de plástico, alguns tubos a mais são vendidos no kit, para variar. Deve ser entendido que não é dobrável. Mesmo com muita vontade de limpá-lo, não será possível desmontá-lo.

A ferramenta de plástico é durável. Basicamente, essa opção é a mais conveniente para realizar uma pequena quantidade de trabalho. É adquirido por quem não gosta de limpar o instrumento após o uso. Uma boa alternativa para uma arma de plástico é um tubo de plástico comum que se conecta a uma lata de espuma de poliuretano. O resultado da obra é o mesmo, só que o cachimbo é mais barato. A diferença é que o balão cabe de forma diferente na mão.

As pistolas de espuma de metal são de boa qualidade e são reutilizáveis. Eles podem ser desmontados e limpos após o uso. Se ocorrer qualquer tipo de avaria, eles podem ser reparados. Um modelo de alta qualidade pode durar vários anos se for manuseado com cuidado.Esta opção é escolhida por muitos profissionais que entendem que uma ferramenta de alta qualidade desempenha um papel importante na execução de uma obra. Ele permite que você faça o trabalho com eficiência.

Vale a pena prestar atenção aos modelos combinados, que são feitos de plástico e metal. O cano da pistola é de metal e o resto das peças (corpo, punho, gatilho e adaptador) são de plástico. Os instrumentos combinados são leves e podem suportar impactos. Se você deixar cair uma arma de plástico da altura do teto, é improvável que funcione.

Ao escolher um modelo combinado, você precisa se certificar de que ele pode ser recolhido. Se a pistola não entender, não vale a pena pagar muito dinheiro por ela, você pode comprar imediatamente a versão de plástico, pois servirão da mesma. Os modelos revestidos com teflon são os melhores. Caracterizam-se pela excelente qualidade, praticamente não apresentam tendência a avariar, distinguem-se pela longa vida útil e facilidade de limpeza. Sua única desvantagem é o alto custo.

Dispositivo de instrumento

As pistolas de espuma têm um design simples. Mesmo modelos caros, que possuem um grande número de peças, funcionam de acordo com um mecanismo simples. As pistolas diferem em aparência e conteúdo, mas todas têm as mesmas peças básicas.

Os principais elementos de uma arma de espuma de poliuretano são:

  • corpo da ferramenta (base do produto);
  • alça para facilidade de uso;
  • barril (usado para alimentar o material);
  • bico (ponta do cano, ajuda a espuma “disparar”);
  • uma barra de agulha ou agulha de bloqueio localizada dentro do cilindro;
  • redutor ou adaptador de esfera (para fixação de um cilindro, consiste em uma pequena mola e uma esfera, requer cuidados especiais na lavagem);
  • gatilho (responsável pela abertura da válvula);
  • parafuso de ajuste (fixa a agulha, ajusta a taxa de alimentação e a quantidade de material).
  • parafuso com junta (para proteger o gatilho do vazamento de espuma).

Se o parafuso for apertado, o suprimento de espuma está completamente bloqueado. Se o parafuso estiver frouxamente apertado, a espuma se solta com bastante facilidade.

Instruções de uso

A pistola de espuma de poliuretano é caracterizada pela facilidade de uso. Ele é projetado para trabalho operacional. Para usar a arma corretamente, você deve seguir algumas regras simples que se baseiam nas características da própria ferramenta e do cilindro. Agite bem o recipiente de espuma antes de usar. Basta realizar esta ação por 30 segundos. Se o trabalho com o selante for realizado ao ar livre, com gelo, o recipiente deve ser aquecido antes do uso ou aguardar até que seja aquecido à temperatura ambiente.

Como cobrar?

Para usar a arma, você deve instalá-la corretamente:

  • o cilindro deve ser colocado em uma superfície plana;
  • é necessário retirar a tampa protetora do selante;
  • é necessário colocar uma ferramenta nele, enquanto a arma deve ser inserida por cima;
  • o outro precisa segurar a pistola pelo cabo, e o segundo gira o recipiente com o selante até parar;
  • é necessário girar a ferramenta com o cabo para baixo e o cilindro para cima para lhe dar uma posição de trabalho;
  • você precisa girar o parafuso de ajuste cerca de um quarto de volta e pressionar o gatilho com facilidade;
  • quando a espuma preenche todo o cano, a arma está pronta para uso;

O conjunto da pistola está equipado adicionalmente com um tubo, que serve para preencher as juntas em locais de difícil acesso.

Como trabalhar?

Primeiro você precisa preparar a costura. Basta umedecê-lo com água. Essas ações vão melhorar a adesão.

Então você pode começar a trabalhar.

  • Você precisa direcionar a ponta da ferramenta para a costura.
  • O gatilho da ferramenta deve ser puxado suavemente para adaptar a quantidade de força necessária para obter o fluxo de espuma necessário.
  • Se for fraco, é necessário apertar levemente o parafuso de ajuste, que está localizado na parte traseira do instrumento.
  • A costura deve ser preenchida exclusivamente de baixo para cima, realizando movimentos em zigue-zague.
  • A costura não deve ser completa, pois a espuma tende a se expandir em volume com o tempo. Se no futuro houver vazios, eles podem ser preenchidos com uma camada adicional (levará mais tempo para cortar o excesso de selante).
  • Ao trabalhar com uma costura longa, a espuma pode mudar sua consistência com o tempo, por isso vale a pena parar e sacudir a lata novamente com força.
  • Ao parar o trabalho, o bico da ferramenta deve ser limpo de espuma usando um pano embebido em solvente ou guardanapos especiais. Após concluir o trabalho, certifique-se de apertar o parafuso de ajuste.

Como remover?

Se você realizar uma grande quantidade de trabalho, um cilindro de espuma de poliuretano não será suficiente. Em seguida, é necessário substituir o recipiente vazio do selante por um novo. Se já não houver espuma saindo do bico da ferramenta, o recipiente ainda pode estar sob pressão. Para mudar a garrafa, você deve primeiro sangrar o recipiente incompleto. Você pode pegar um balde de construção, apontar o barril para ele e puxar o gatilho. Execute esta ação até que o som sibilante pare.

Em seguida, a pistola deve ser girada com o cabo para cima de forma que o cilindro fique na parte inferior. Agora você pode desparafusar cuidadosamente o recipiente vazio. O adaptador deve ser imediatamente lavado com uma solução especial para remover o excesso de espuma e um novo frasco deve ser rosqueado. Se isso for feito lentamente, o selante pode solidificar no cilindro, resultando em uma limpeza completa da ferramenta.

Dicas de cuidados

Na prática, mesmo uma pistola de espuma de poliuretano barata pode produzir um grande número de cilindros selantes profissionais. Deve ser lembrado que o equipamento de trabalho não precisa de intervenção externa: não precisa ser desmontado para uma limpeza completa.

Basta seguir dicas simples de cuidados.

  • Remova o recipiente de espuma apenas para substituí-lo. Se o cilindro já estiver vazio, mas você não planeja continuar trabalhando, você não deve removê-lo.
  • Após o trabalho, é necessário limpar apenas o bico do cano e a válvula de corte dos resíduos de selante.
  • Ao trocar uma lata de espuma, sempre lave o adaptador com um solvente para remover qualquer resíduo de selante.
  • Se necessário, aperte a gaxeta do parafuso, que está localizada entre a haste e o gatilho.

Se a pistola quebrar por um motivo desconhecido, não há necessidade de jogá-la fora imediatamente. Você mesmo pode consertar se encontrar um problema. Nenhuma força é necessária para desmontar o instrumento. Se o selante endurecido interferir na desmontagem, deve-se usar solvente 646 ou acetona.

Esses líquidos ajudam a limpar a espuma curada com facilidade. Após a desmontagem, você precisa encontrar o que está quebrado e, em seguida, substituir a peça por uma nova. Antes de montar, vale a pena lubrificar cuidadosamente todas as partes do mecanismo. Isso aumentará a vida útil da ferramenta.

Como usar a pistola de espuma corretamente, você pode assistir neste vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário