Tipos de monstera e suas características

Contente
  1. História de descoberta
  2. Característica
  3. Variedades
  4. Cuidado

Muitas lendas e mitos estão associados ao monstro. Alguns a associam a um monstro e têm medo de cultivá-la em ambientes residenciais, e alguns acreditam que a flor deve seu nome à palavra "milagre". Em qualquer caso, trata-se de uma planta ornamental muito eficaz que se adapta harmoniosamente a qualquer interior, trazendo notas de frescura, luxo e estilo.

História de descoberta

Como você sabe, os europeus descobriram a América no final do século 15, então, para todos, ela era conhecida como uma terra misteriosa com densas selvas intransponíveis cheias de segredos e mistérios. Por muitos séculos, nos países do Velho Mundo, houve lendas sobre árvores-monstros terríveis e gigantes que cresciam nas florestas da América do Sul. Wanderers disseram que após o ataque de tais monstros, apenas um esqueleto permaneceu de uma pessoa, literalmente perfurado por numerosos processos pendurados no longo tronco desta árvore.

Claro, esses são apenas contos de fadas, e as cores aqui são bem exageradas - mas de fato havia motivos para tais lendas. Os cientistas acreditam que neste caso se tratava de um monstro selvagem, e os tentáculos monstruosos nada mais são do que suas raízes aéreas. Pendurados, eles podem brotar através dos esqueletos de viajantes perdidos na floresta tropical, e a rica imaginação de testemunhas oculares já pintou os quadros mais terríveis da morte de infelizes. Foram esses mitos-lendas que deram origem ao nome da planta, porque na tradução do latim monstrum é um monstro.

No entanto, esta está longe de ser a única versão da origem do nome da flor. Muitos tendem a acreditar que vem de monstrosus - incrível, bizarro. Concordo, a segunda versão é muito mais agradável e otimista.

Na primeira vez após a descoberta, os cientistas atribuíram o monstro aos filodendros, mas no final do século 18, ele foi identificado como um gênero separado. Aliás, foi então que os primeiros exemplares destinados ao cultivo doméstico foram trazidos para Londres.

Desde então, monstera se tornou muito popular como planta ornamental de interior nos países europeus. Um pouco mais tarde, por aspirações coloniais, chegou ao Leste das Índias e daí se espalhou para os países asiáticos. Hoje é uma das flores mais procuradas para a decoração de residências e escritórios em todo o mundo. O gênero monstera hoje possui cerca de 50 espécies de plantas diferentes. Vamos abordá-los com mais detalhes.

Característica

Monstera é uma liana tropical alta, em seu habitat natural cresce até 15-20 m, agarrando grandes pedras e galhos de árvores com suas raízes aéreas. As folhas são assimétricas, ovais, ligeiramente alongadas. As placas são bastante grandes e reprofiladas; elas são seguras na haste graças aos cortes alongados. As folhas novas são geralmente inteiras, mas crescendo até 10-12 cm, tornam-se perfuradas e depois com a idade e dissecadas.

As flores são bissexuais. Têm tonalidade branca ou creme pálido, mas o miolo é verde-amarelado, a forma da flor é alongada, cilíndrica e forma-se em nós. Ao mesmo tempo, não se pode dizer que qualquer monstro sempre parece elegante e eficaz - a aparência depende muito das características da variedade.

Variedades

Considere as variedades e tipos mais comuns de monstera

Monstera Adansona

A planta é alta, podendo chegar a 8 metros.As folhas são bastante finas, perfuradas com vários orifícios ao longo de toda a superfície da lâmina foliar. O tamanho da folha varia de 25 a 55 cm, e a largura geralmente é de 15-30 cm, a forma é ovóide.

Em condições de interior, floresce com pouca frequência, enquanto o pedúnculo raramente ultrapassa os 30 cm e o diâmetro não ultrapassa os 2 cm. A flor é branco-amarelada. A planta vem do México.

Monstera Borziga

Essa variedade foi criada artificialmente em laboratório, portanto é impossível encontrá-la na natureza. As folhas são cordadas, de tamanho médio, com vários cortes idênticos. O diâmetro de cada placa é de cerca de 30 cm, todas elas seguram firmemente em hastes finas. Não floresce.

Lembre-se de que esta planta é extremamente venenosa - seu suco contém substâncias cáusticas que causam irritação severa na pele e nas mucosas.

Monstera socou

Como o nome indica, esta variedade se distingue por folhas soltas. A pátria são os trópicos quentes e úmidos do continente americano. A forma das placas foliares é ligeiramente alongada, ovóide, o comprimento de cada uma pode chegar a 80 cm, e a largura não ultrapassa 25-30 cm. O bordo é irregular, os orifícios estão localizados assimetricamente, o lado inferior é visivelmente alargado.

A floração em casa é rara, a altura do botão é de 15-20 cm, enquanto o tamanho do núcleo é de cerca de 10 cm.

Monstera deliciosa

Este monstera é mais conhecido como "atraente", também vem de partes tropicais do Sul e da América Central. As folhas desta videira são muito grandes, atingindo frequentemente os 55-60 cm de diâmetro, sendo as folhas novas, regra geral, em forma de coração, com o bordo inteiro.

Ela floresce todos os anos em condições adequadas. O botão é branco, a espiga em si é bastante alta - cerca de 25 cm, enquanto a espessura de cada uma varia de 10 a 20 cm. Ao contrário de outras variedades de monstera, esta variedade pode dar frutos. O fruto é uma baga macia comestível com um cheiro e sabor bastante peculiares - lembram anchova. Geralmente, leva cerca de 10 meses para a fruta amadurecer completamente.

Monstera oblíqua

Desigual, ou como também é chamado de oblíquo, monstera vem das florestas do Brasil e da Guiana. No ambiente natural, é uma liana trepadeira, pois as placas foliares são sólidas, elípticas, cada uma com cerca de 20 cm de comprimento e 6 cm de largura, as bordas são irregulares, os orifícios nas placas foliares não são redondos, mas ligeiramente alongados. O pecíolo tem cerca de 20-25 cm. Visualmente, as folhas parecem um pouco enrugadas.

Com os devidos cuidados, pode florescer de vez em quando, um botão de cor clara com uma altura de cerca de 7 a 8 cm, um núcleo com cerca de 4 cm.

Monstera Karvinsky

Em um ambiente artificial, esta monstera cresce até 3 m de comprimento.As folhas jovens são geralmente inteiras, mas com o amadurecimento da planta, surgem cortes e grandes buracos. O diâmetro da lâmina foliar é médio - até 40 cm.

Em seu habitat natural, a planta encontra-se no México, costuma ser utilizada para decorar restaurantes, assim como salões de grandes empresas e cinemas.

Monstera Friedrichstahl

Em casa, apenas os donos de grandes chalés e mansões podem manter um monstro como este. Os apartamentos na cidade não são adequados para esses animais de estimação verdes, uma vez que esta flor é bastante alta. As folhas são muito grandes, o diâmetro mínimo é de 35-40 cm, contém cortes pronunciados.

A planta floresce com grandes e lindas flores brancas.

Importante: ao cultivar tal variedade de monstera, não se deve cortar suas raízes aéreas, pois por meio delas a flor recebe os minerais necessários para seu pleno crescimento e desenvolvimento.

Monstera apontou

Essa variedade tem esse nome por um motivo - a lâmina de folha desse monstro tem o formato de um coração alongado, as bordas são irregulares, penteadas. O comprimento da folha de uma planta adulta chega a 50 cm, e a largura é de 20 cm. A cor das placas das folhas é rica, verde, elas se mantêm no caule com o auxílio de estacas, seu comprimento costuma ser cerca de 40 cm .

Em casa chega a atingir 3 m, floresce apenas em condições de habitat natural.

Monstera variegado

O segundo nome para tal monstera é mármore. A sua característica são as folhas sólidas de uma rica cor verde, cobertas de manchas brancas ou bege claro. É por isso que a planta é visualmente semelhante ao mármore. As folhas novas são inteiras, à medida que se desenvolvem, vão ficando grandes, com o tempo vão-se formando cortes que, à medida que a flor cresce, vão se transformando em buracos.

Entre os proprietários de escritórios, variedades como Monstera Deliciosa, Alba, Variegated, Monstera Dubia, Silver Leaf e também um mini-monstera anão são populares.

Cuidado

Monstera é uma planta de casa muito despretensiosa, mas ao mesmo tempo, independentemente da variedade, existem certas subtilezas de cultivá-la.

Luz

É aconselhável manter uma planta jovem em ambientes ensolarados e claros, sempre protegendo-a da luz solar direta. No processo, eles ficam mais calmos e podem tolerar livremente uma pequena sombra parcial, de modo que a flor pode ser colocada até mesmo no fundo da sala.

No inverno, a flor precisa de iluminação adicional, caso contrário, o crescimento das folhas diminui e o tronco se torce.

Temperatura

Para o desenvolvimento completo de uma sala monstera, é necessária uma temperatura de 18 a 23 graus Celsius e, no inverno, tente não deixar a temperatura cair abaixo de +15 graus.

Rega

Na estação quente, o monstro precisa de rega frequente e abundante, embora a estagnação da umidade não deva ser permitida. No período de novembro a fevereiro, a rega é bastante reduzida. De vez em quando, recomenda-se providenciar um banho quente para as raízes aéreas ou colocá-las em um recipiente com água.

A planta adora muita umidade do ar, então suas partes verdes devem ser borrifadas com água mole 1 a 2 vezes ao dia e limpas de vez em quando.

Transplante

Um jovem monstro precisa ser plantado em uma nova terra a cada primavera. Adulto - requer renovação do solo com menos frequência, basta substituir o substrato uma vez a cada 3-4 anos, embora seja aconselhável renovar regularmente a camada superior do solo. As raízes aéreas permanecem intactas durante o transplante.

Ao replantar uma planta adulta, você deve escolher um recipiente bastante espaçoso para ela. Mas, no caso de crianças pequenas, isso é inaceitável - se o monstera for pequeno, então, ao transplantá-lo para um recipiente muito grande, você pode simplesmente destruir o animal de estimação verde - o solo rapidamente fica encharcado e o sistema radicular começa a apodrecer.

Reprodução

Monstera, independentemente da variedade, se propaga por estacas do caule ou apicais, bem como por camadas de ar. Para fins científicos, eles recorrem à propagação de sementes.

Para obter informações sobre como cuidar de um monstro, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário