Tudo sobre o monardo do limão

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Variedades
  3. Plantar e sair
  4. Reprodução

O limão monarda é uma cultura ornamental que pode ser frequentemente encontrada em jardins de flores. É popular não apenas por suas propriedades estéticas, mas também pela capacidade de usá-lo na culinária ou em produtos farmacêuticos. Vamos dar uma olhada nesta planta.

Descrição da planta

A cultura é uma falha de uma planta perene de rápido crescimento, cujo comprimento chega a 60-90 cm. Possui folhas perfumadas, quando esfregadas exalam cheiro de limão. Se a folhagem já é velha, ela ainda permanece perfumada, porém, durante este período, o cheiro lembra mais o orégano do que o cítrico. A propósito, esta fragrância é considerada atraente para abelhas e borboletas, por isso o jardim em que a monarda é plantada está sempre repleto de clima de verão.

As folhas são ovais, pontiagudas, atingindo de 3 a 8 cm de comprimento. Em torno dos caules que crescem a partir do centro do arbusto, flores de cachos de cor branca, rosa ou roxa. A floração dura de junho a setembro, com lindas inflorescências de vários níveis. Na natureza, a cultura é comum nos Estados Unidos, onde pode ser encontrada à beira das estradas. A planta cresce bem no solo argiloso local e às vezes um tapete de flores coloridas adorna os prados americanos. A cultura se adaptou bem à vida nos jardins russos.

Os amantes da bergamota podem colher as folhas para cozinhar. Por exemplo, é bom adicionar monarda ao assar pastéis: cheesecakes ou bolos. A flor pode adicionar um sabor picante a um prato de peixe, molho, licor caseiro. Muitas vezes, os consumidores adicionam as folhas ao chá. E a planta também pode ser encontrada na mesa como um ingrediente que simplesmente decora um prato festivo com seu aspecto estético. Algumas pessoas congelam as folhas em cubos de gelo para refrescar suas bebidas geladas de verão.

Outra propriedade desta planta é a possibilidade de ser utilizada em medicina e cosmetologia. O óleo, feito de monarda de limão, é rico em timol e possui propriedades antioxidantes e bacterianas. Pode ser usado durante resfriados para facilitar a respiração e a tosse e para ajudar a eliminar parasitas do intestino. Esta flor pode ser utilizada para fazer um banho facial: este produto irá reduzir a oleosidade da pele e proteger contra acne, principalmente se o ingrediente for combinado com camomila ou alfazema.

No verão, as folhas da monarda são esfregadas na pele para se protegerem dos mosquitos: o cheiro da planta espanta os insetos sugadores de sangue.

Variedades

As variedades mais comuns na Rússia são "Mona Lisa", "Diana", "Solntsevsky Semko"... Estas são variedades anuais que, no entanto, podem suportar o frio do inverno.

Plantar e sair

Esta planta tolera bem solos calcários ou alcalinos, mas é importante evitar áreas que possam ser inundadas. Escolha um local ensolarado para o plantio. As próprias plantas podem ser colocadas próximas umas das outras, cerca de 30-40 cm: isto irá criar uma aparência mais pitoresca do canteiro de flores, mas entre as filas é melhor manter uma distância de pelo menos 70 cm. tentando criar um arranjo de flores, recomenda-se deixar cerca de 40-50 cm de outros patamares. As mudas são plantadas em covas separadas, abundantemente saturadas de água. Após o plantio, os arbustos imediatamente precisam ser bem regados e, em seguida, regados várias vezes com um intervalo de 2-3 dias. Além disso, a rega da cultura praticamente não é necessária, apenas durante o período de seca, se coincidir com o período de floração.

No resto do tempo, a cultura tolerará bem a seca. Porém, no caso em que a planta seja plantada para fins decorativos, é ainda melhor regá-la em igualdade de condições com as culturas vizinhas, pois assim as inflorescências se desenvolverão de forma mais luxuriante, além do risco de danificar a planta pelo oídio. será reduzido. Quando cultivado em solo pobre, o revestimento de cobertura deve ser iniciado no primeiro ano. A primeira fertilização é aplicada no início da primavera ou um mês após o plantio. Composições minerais complexas são adequadas como nutrição adicional durante este período. Na segunda vez, a planta é alimentada após a floração. Nesse caso, as misturas de sulfato e potássio serão relevantes, o que melhorará a maturação e a brotação para o próximo ano.

A poda também não requer regras especiais e consiste apenas em retirar a parte aérea antes do tempo frio. A massa verde cortada deve ser destruída. Não há necessidade de remover os brotos murchados, pois o amadurecimento das sementes nesta cultura não afeta de forma alguma a duração da floração. Em uma cama, o arbusto cresce por 5-6 anos e o rejuvenescimento é necessário em caso de perda das propriedades decorativas. Para que a planta fique sempre bonita e encante o jardineiro com uma floração exuberante, não é preciso esperar que os arbustos morram, é melhor separá-los a cada 3-4 anos.

O rico aroma cítrico da planta afugenta as pragas, por isso não precisa de tratamento adicional contra insetos. Além disso, a monarda pode ser plantada ao lado de outras culturas para protegê-los de pragas. Dentre as doenças, esta planta é mais freqüentemente afetada pelo oídio e ferrugem. Para prevenir essas doenças, é recomendável realizar o tratamento com agentes que contenham cobre no início da primavera.

Se a cultura for cultivada para consumo humano, é melhor usar infusões de alho, cebola, tomate ou outros remédios populares em vez de remédios.

Reprodução

É costume criar uma cultura dividindo um arbusto ou crescendo a partir de sementes. No primeiro caso, são usados ​​arbustos de quatro anos. Este não é o método de melhoramento mais popular e produtivo, então vamos nos deter no melhoramento de sementes com mais detalhes. A semeadura é realizada em janeiro ou fevereiro. O material de plantio é enterrado no substrato em recipientes, os primeiros brotos podem eclodir após três semanas.

Os arbustos jovens se sentirão confortáveis ​​em uma temperatura de cerca de 20 graus. Mudas com 2 a 2,5 meses de idade podem ser transplantadas para campo aberto. Antes de plantar, desenterre o canteiro, acrescente estrume, minerais, areia, cal e nitrato de amônio diretamente na fase de plantio das mudas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário