O que é uma monarda e como crescer uma flor?
Jardineiros que não sabem o que é monarda e como cultivar esta flor perdem muito. O plantio adequado de uma flor e o cuidado com ela em campo aberto não são menos importantes do que descrever uma bergamota selvagem perene. Um tópico real separado é o papel desta planta de jardim no projeto paisagístico.
descrição geral
Monarda pode ser uma cultura perene e decorativa anual. Sua forma de vida é uma planta herbácea.
Como muitas plantações de jardim atraentes, ela vem da América do Norte.
O gênero pertence à família dos lucíferos, cujos representantes mais famosos (e, portanto, parentes da monarda) são:
-
manjericão;
-
hortelã;
-
budra;
-
Alecrim;
-
sábio;
-
Tomilho;
-
lavanda;
-
motherwort.
O caule da monarda cresce reto. Atinge uma altura de cerca de 1 m, às vezes mais, ramificações bastante ativas. As folhas de Monarda têm um serrilhado característico. Eles têm a forma de uma lanceta alongada. A flor do monardo é pequena, tem uma forma tubular em forma de funil.
Uma ou mais inflorescências do tipo capitato podem se desenvolver em um monardo. O diâmetro de cada inflorescência é de 6 a 7 cm, sendo colocadas umas sobre as outras ao longo do pedúnculo. O nome alternativo de monarda - bergamota selvagem - se deve ao aroma cítrico específico da cultura.
A sua decoratividade está associada não só à cor das flores, mas também à sua forma geométrica decorativa.
Ela floresce em julho, agosto e a maior parte de setembro. São conhecidas pelo menos 15 variedades de monarda. As folhas pontiagudas desta planta, atingindo um comprimento de 150 mm, proporcionam odores atrativos. As formas perenes de monard são plantadas em um lugar por até 7 anos. O fruto desta planta é uma noz, e as sementes dentro dela podem ser armazenadas por até 7 anos.
Tipos e variedades
Na cultura do jardim, o tipo de conto de Terry é muito usado. Distingue-se pela expressiva robustez invernal e atinge uma altura de 0,6-0,8 m, sendo característica a formação de um longo rizoma horizontal. As flores do Terry Tale são cores muito raras - um tom delicado de ametista. Todas as partes da planta exalam um aroma de mel e menta.
Outras características:
-
inflorescências do tipo capitato com seção de 5 a 6 cm;
-
crescimento rápido e bom arbusto;
-
excelentes propriedades melíferas;
-
adequação para mixborders;
-
floração abundante de meados de julho ao final de agosto;
-
adequação das partes secas para a preparação de chás de ervas.
Monarda Purple Purple Lace parece muito atraente, que é obtido por hibridização. Folhas de até 12 cm de comprimento desenvolvem-se em caules retos tetraédricos, folhagens dispostas em padrão oposto e coloridas em tons de verde claro. Brácteas grandes são coloridas quase da mesma maneira que as próprias flores. As épocas de floração típicas vão de junho a setembro.
Monarda Cardinal pode desafiar com segurança todas as plantas descritas acima. Ela é tolerante à sombra, mas ao mesmo tempo ama o sol. Ela floresce de junho a agosto, inclusive.
Na idade adulta, a planta atinge uma altura de 120-150 cm, as folhas verdes são ovais, no outono adquirem uma leve tonalidade púrpura.
Monarda Bee Bright também merece atenção. Suas flores brancas são agrupadas em inflorescências de aparência "peluda". Esta planta gosta muito de insetos polinizadores. A altura não ultrapassa os 50 cm, sendo o período de floração usual em julho e agosto.
Às vezes, nas parcelas, há um monardo duplo com uma altura de 80-100 cm. Ela floresce da segunda década de julho à segunda década de setembro. O tipo Panorama, que possui essas características, é utilizado principalmente em desembarques em grupo. Esta planta será agradável de plantar para os conhecedores de poderosos aromas picantes. A altura do caule é de até 90-120 cm.
Quem procura desfrutar de uma rica mistura de aromas deve usar o Monarda Bergamo. Os cheiros emitidos pela planta são apreciados não só pelas pessoas, mas também pelas abelhas e zangões. A aparência externa da cultura é muito simples. Seus arbustos são compactos, atingindo no máximo 0,5 m de altura, notando-se a simplicidade de cultivo desta cultura.
A variedade Beauty of Cobhem é notável. Os arbustos altos de tal monarda florescem muito ativamente. Deve ser plantado em solo argiloso. As flores rosa pálido são claramente distinguidas das brácteas vermelho-escuras.
Os caules e as folhas apenas aumentam o contraste.
Deve-se prestar atenção às variantes específicas da monarda. O tipo limão é perene, chegando a atingir 80 cm de altura, é importante notar que não se trata apenas de uma planta ornamental, mas também de um biscoito de gengibre. As folhas verdes são de forma oval. Existem flores vermelhas, brancas e roxas.
O crescimento de uma monarda dupla pode chegar a 1,5 m. É coberto por flores brilhantes, principalmente roxas. Esta cultura é adequada como substituto do chá. As raízes são longas e extensas.
O desenvolvimento da planta continuará por muitos anos.
O look fisty é elogiado pela fragrância. Ele joga flores brancas ou rosa em um determinado momento. A altura de tal monarda chega a 1,1 m, suas raízes adventícias são sempre bem desenvolvidas. As folhas têm a forma semelhante a um ovo oblongo, a sua cor é a mesma dos caules. Os próprios caules são altamente ramificados.
Aterrissagem
Diferentes variedades precisam ser plantadas de acordo com seus próprios princípios especiais. O uso de sementes e estacas pode ser praticado. Em alguns casos, os arbustos são divididos. Para mudas, é aconselhável usar não recipientes simples, mas paletes. Uma fina camada de vermiculita é espalhada sobre as sementes, o que retém a umidade e garante a germinação.
O substrato deve ser aquecido de forma estável até + 21 ... 22 graus. Você terá que esperar cerca de uma semana para o surgimento das mudas. Em seguida, a temperatura é baixada com cuidado e sem solavancos para + 16 ... 18 graus. Para o plantio de mudas e sementes, são recomendados locais ensolarados ou moderadamente sombreados. Eles devem ser compostos de solos calcários de densidade leve a média.
Quanto mais alta a monarda, pior ela pode suportar os efeitos do vento. No entanto, isso não significa que deva ser plantado em locais onde o ar está estagnado.
O solo azedo é melhorado com a adição de giz e cal. Você pode até fazer isso diretamente durante o desembarque. A monarda orgânica praticamente não é necessária. Além disso, é aconselhável diluir com areia o solo argiloso excessivamente fértil ou espesso, para que a folhagem não se desenvolva em detrimento das flores.
A reação ácida da terra é altamente indesejável. Também vale a pena evitar áreas pantanosas e outras áreas alagadas. As áreas franco-argilosas e arenosas são particularmente adequadas. Sua reação neutra ou ligeiramente alcalina é muito importante. O espaçamento entre linhas deve ser largo o suficiente (até 70 cm), mas é melhor aproximar os orifícios (cerca de 30-40 cm).
O solo deve ser totalmente desenterrado. Em seguida, um substrato padrão para plantações de flores é derramado sobre a superfície. Em vez disso, você pode usar uma combinação de composto e húmus (3 kg por 1 m2 é suficiente). Solo excessivamente ácido é melhorado com a introdução de cal. Recomenda-se uma nova escavação para obter a maior uniformidade.
Cuidado crescente
Rega
Monarda adora umidade. O longo período de seca a afeta gravemente e será mais difícil cultivar tal safra em campo aberto. Além de deteriorar as propriedades decorativas, prejudica a imunidade da planta. Nos períodos de calor, a rega é feita semanalmente, gastando-se 10 litros de água por 1 cortina. Em temperaturas extremas, ainda mais água será necessária.Nos meses de primavera e outono, a rega é realizada com menos frequência, geralmente 1 ou 2 vezes por mês.
Top curativo
Os fertilizantes são necessários para uma cultura ornamental quando ela está crescendo ativamente e florescendo. É necessário alimentá-la em casa para a formação de novos brotos. A fertilização da monarda é necessária, finalmente, na preparação para a dormência de inverno. Nos meses de outono, uma mistura de potássio e fósforo é usada. Quando a planta se desenvolve ativamente, a alimentação foliar é necessária; monarda é pulverizado na folha com fertilizantes minerais e microelementos.
Poda
A floração das inflorescências não impede o desenvolvimento de novos pedúnculos. Também não tem efeito sobre a duração da floração. Portanto, as discussões sobre a necessidade de cortar o monard não param. Seus aquênios são muito decorativos, capazes de decorar um jardim ou jardim de flores na estação fria.
E ainda, um corte de outono é necessário, apenas os tocos menores são deixados acima do solo.
Todo o material cortado é jogado no lixo doméstico ou queimado. Compostá-lo ou usá-lo como cobertura morta é inaceitável. A necessidade de transplantar uma monarda surge em média 1 vez em 5 anos. Mas essa indicação de livros de referência nem sempre é precisa, às vezes já no 3º ano de desenvolvimento a cortina acaba ficando muito fina. Quanto mais fértil a terra, mais cedo o arbusto envelhece. O monard em forma de punho se degrada mais lentamente do que as espécies gêmeas.
Reprodução
Com os devidos cuidados, esta planta pode crescer muito. A divisão é geralmente realizada a cada 3-4 anos na primavera, assim que aparecem os primeiros greens. O procedimento é muito simples: é cavada uma área em torno do perímetro, que fica atrás de arbustos individuais. Os rizomas devem ser cortados ao tentar propagar a monarda. Junto com o rizoma, a reprodução também é praticada:
-
estacas do início da primavera;
-
sementes (apenas para culturas de espécies, não para variedades);
-
segmentos de raiz;
-
camadas de ar.
Doenças e pragas
Mesmo que a flor tenha sido propagada por estacas no verão com muito sucesso, deve-se prestar atenção à sua segurança. Por padrão, o monardo sobrevive aos efeitos de patógenos e está bem protegido contra insetos, mas se as condições de cultivo forem violadas, pode haver problemas. Com uma falta de água estável, o oídio é um grande perigo.
É importante não só regar as plantas para prevenção, mas também usar cobertura morta. A cobertura morta de alta qualidade retarda a evaporação da água.
Danos no mosaico da ferrugem e do tabaco ocorrem em casos isolados. E também os gorgulhos podem comer monarda. Mas espécimes fortes, sujeitos a bons cuidados, são protegidos de forma confiável. Além disso, muitas pragas assustam-se com os aromas desta cultura. Este efeito só é potencializado pelos óleos essenciais contidos nas raízes.
Aplicação em paisagismo
Monarda em um canteiro de flores parece muito atraente. Com sua ajuda, é fácil criar composições coloridas e variadas. Considere a diferença entre variedades altas e baixas. Os espécimes altos devem ser plantados como uma tênia. E também são combinados com flores de baixa beleza como parte de mixborders.
Os arbustos de Monard ainda estão se tornando um excelente enchimento de plantações no estilo de uma propriedade russa.
Eles são combinados com o estilo naturgarden, novamente, nada mal. Aplicativos adicionais:
-
eco-jardins;
-
meio-fio de desembarque;
-
desconto;
-
recipiente de flores.
O monardo perfumado cresce bem ao lado de vegetais e arbustos de bagas. Além de ser um acréscimo estético, também pode protegê-los de pragas. Variedades de culturas altas mascaram paredes e cercas de aparência pobre. Num jardim campestre e numa zona relvada, a monarda mostra-se novamente bem. Se for difícil escolher uma solução adequada, você pode simplesmente deixá-la cair ao longo do caminho.
Oportunidades extensas em projeto paisagístico estão associadas a grupos monard. A seleção do tamanho de tal grupo e sua composição é muito importante. Uma onda monótona é criada por um tipo.Se você usar flores de cores diferentes, poderá obter o efeito de um arco-íris variegado. Também é permitido o uso de monarda para floreiras e vasos. Vários vasos ou vasos na frente da entrada da casa criarão uma atitude positiva, e bons companheiros para esta planta serão:
-
phlox;
-
margaridas;
-
daylilies;
-
echinacea.
O comentário foi enviado com sucesso.