Descrição da mariposa peluda e como lidar com ela
Uma toupeira que come um casaco de pele é um problema familiar para muitos. Para se livrar permanentemente dessas pragas, é importante não só realizar regularmente medidas preventivas, mas também responder em tempo hábil aos menores sinais de aparecimento de insetos.
Descrição
A mariposa do casaco de pele também é freqüentemente chamada de mariposa doméstica. Como o nome sugere, essa praga prefere se alimentar de peles naturais. As lagartas dos insetos são de cor branca e externamente se assemelham a vermes de oito patas. O corpo translúcido permite que você veja o interior da larva. As borboletas mariposas são pintadas em tons de areia. A envergadura de suas asas transparentes com vários pontos chega a 14-17 milímetros. Ovos de traça são quase impossíveis de serem vistos a olho nu, pois seu comprimento não ultrapassa 0,5 milímetros. Os grãos ovais brancos se transformam em larvas em uma semana.
A peculiaridade das mariposas domésticas é que os adultos, privados do aparelho bucal, não agridem os produtos. No entanto, eles eclodem um grande número de larvas, que não apenas comem parte dos pelos, mas também cortam os restantes que interferem no movimento. Essa escolha específica de alimento é explicada pela presença de queratina nas vilosidades em nível molecular - ou seja, uma proteína necessária para a atividade vital de um inseto. Aliás, isso também indica que a praga não está interessada em peles artificiais.
As lagartas da mariposa do casaco de pele sempre se escondem na base da pilha e, à primeira vista, é difícil percebê-las. Semeando na espessura da pele, eles começam a torcer casulos de seda em miniatura, que são substituídos após cada muda.
Sinais de aparência
É possível entender que uma toupeira começou em um casaco de pele por vários motivos. É necessário esclarecer que a praga se alimenta do produto peludo tanto no verão quanto no inverno. Ele absorve os pelos gradualmente, movendo-se de uma área para outra e formando manchas calvas. O casaco de pele comido parece menos atraente do que deveria e claramente perde sua limpeza. Na parte inferior do gabinete ou nas paredes da tampa, encontram-se fios de cabelo que não foram comidos por insetos, e a superfície do produto se desfaz.
Se dobras, saliências ou rugas começaram a se formar no casaco de pele, então, provavelmente, a culpa é da larva rastejante. Os sinais característicos do impacto das mariposas também podem ser atribuídos a manchas individuais "calvas" e vilosidades projetando-se em diferentes direções. Se as borboletas da praga já apareceram na sala, isso significa que a situação requer medidas urgentes.
Como proteger um casaco de pele?
Para proteger um produto de pele caro das traças, é melhor agir em várias direções, combinando, por exemplo, proteção mecânica, coberturas e meios especiais. Ao começar a lutar contra as mariposas, também é importante entender o que fazer se algumas peças de roupa ficarem danificadas. Apesar de inúmeras carecas e retalhos ainda exigirem a destruição do produto, pequenos defeitos podem ser pintados com hidrocor felpudo, fechados com broche ou bordado, ou escondidos em uma dobra especialmente criada.
Capas
Para um casaco de vison, é imprescindível a compra de uma capa especial - uma caixa fina de custo médio, tratada com repelentes repelentes. Por um lado, o cheiro repele tanto as borboletas quanto as larvas e, por outro, um sistema de fechamento hermético não permite que penetrem no interior. É importante escolher o tamanho correto do produto, caso contrário sua eficácia diminuirá. Os fabricantes dessas tampas, via de regra, procuram dar aos produtos um aroma agradável para uma pessoa. A cobertura da marca Raptor é considerada a mais eficaz.
A propósito, a decisão certa seria geralmente colocar todos os casacos de pele em um guarda-roupa separado, já que muitas vezes a mariposa que aparece nas roupas de lã "pula" na pele. Se não houver oportunidade de comprar uma caixa especial, você deve, pelo menos, manter a caixa em que o produto de pele foi vendido.
O uso de drogas inseticidas
A forma mais eficaz de se livrar das larvas será com o auxílio de inseticidas que podem matar os insetos, mas conservam o próprio produto da melhor maneira possível. Bastará comprar um produto pronto e com ele processar o casaco de pele retirado do armário por todos os lados de acordo com as instruções, incluindo dobras, forro e bolsos. Como opção, podem ser aerossóis Raptor, Clean House ou Antimol. Também é possível usar um spray. A seguir, o produto deve ser retirado por vários dias em uma caixa especial ou em um saco plástico lacrado, no qual a substância ativa também é injetada.
Antes de comprar um spray ou aerossol, é importante determinar sua composição. Para não estragar o vison ou outra pele cara, não deve haver corantes persistentes ou substâncias pegajosas entre os componentes. Não se preocupe que o casaco de peles comece a cheirar mal após o contato com os inseticidas, pois estes não saturam os pelos com seu aroma. Como medida preventiva, faz sentido borrifar periodicamente esta ferramenta na superfície interna do gabinete e na própria vestimenta, mas somente de acordo com as instruções.
Na fase inicial de ocorrência, a toupeira também pode ser removida com a ajuda de um fumigador. Este dispositivo, localizado no armário, é capaz de assustar as mariposas e evitar que borboletas que voam acidentalmente se multipliquem. Vale acrescentar que se a situação exigir medidas emergenciais, e não houver aerossóis de moagem, faz sentido usar sprays contra outras pragas e parasitas. Em primeiro lugar, é imperativo testar em um pequeno pedaço de pele para avaliar sua reação aos componentes ativos e, em seguida, prosseguir para o processamento completo.
Proteção mecânica
Às vezes, é possível remover as traças domésticas simplesmente expondo o casaco de pele a calor extremo ou geada várias vezes, uma vez que altas e baixas temperaturas afetam negativamente o estado das larvas. No entanto, esse método não é considerado muito eficaz, além disso, o próprio produto pode sofrer com temperaturas extremas. A vestimenta pode ser levada para a lavagem a seco ou mesmo para o posto sanitário e epidemiológico, onde pode ser tratada com calor.
Uma maneira incomum é colocar o casaco de pele em um saco de celofane preto e, em seguida, colocá-lo no primeiro banco de um carro sob a luz direta do sol.
Métodos tradicionais
Apesar de muitas donas de casa em casa preferirem usar remédios populares, é importante entender que elas só conseguem guardar um casaco de pele no estágio inicial de exposição ao inseto. Para espantar os insetos, vale a pena colocar alguns objetos de cheiro forte no armário. Idealmente, deve ser um sabonete perfumado, mas você também pode experimentar com castanhas, óleos essenciais, lavanda seca ou cascas de frutas cítricas. Alguns donos de peles colocam dentes de alho no armário. É ainda mais fácil colocar vários potes de gerânios na sala e abrir regularmente as portas para que o odor desagradável para as mariposas se infiltre no interior.
Medidas de prevenção
O armazenamento adequado de um casaco de pele natural é uma medida preventiva importante. Ao comprar, você deve verificar com o vendedor o que você precisa fazer para salvar o produto das larvas. Pessoas com conhecimento podem falar sobre o cuidado adequado com os agasalhos e sobre medidas de emergência. Uma vez que a condição da pele é fortemente influenciada pelo líquido, você não deve usar um casaco de pele no tempo chuvoso. Se não foi possível evitar chuva ou granizo, a superfície deve ser bem seca em temperatura ambiente, porém, sem o uso de secador de cabelo, aquecedor ou eletrodomésticos. É provável que a temperatura artificialmente elevada não prejudique as larvas, mas acabará com o pêlo.
Ao chegar da rua, o casaco de pele deve ser sacudido ligeiramente e pendurado em um cabide de tamanho adequado. Será possível endireitar todas as vilosidades com o auxílio de escovas especiais. É importante fazer isso depois de ser exposto à chuva, pois touceiras úmidas se tornam criadouros ideais para parasitas. Em seguida, o produto é seco naturalmente.
Guarde um produto de pele no verão com precauções especiais, pois esta estação aumenta a probabilidade de contato entre um casaco de pele e uma mariposa. O primeiro passo é remover todas as manchas, mas não com as próprias mãos, mas na lavagem a seco. Após a inspeção do produto, vale a pena avaliar o estado dos fechos, botões e forro. Nos meses quentes, um casaco de pele exige a manutenção da temperatura de 0 a +18 graus e um nível de umidade de 45-50%. Se a criação de tais condições não for possível, o produto deve ser retirado da caixa a cada 5-6 semanas, ventilado e penteado.
Antes de uma peça de roupa ser guardada no armário para armazenamento por longo prazo, ela é liberada de acessórios e elementos removíveis e seus bolsos são preenchidos com bolsas com ervas aromáticas ou condimentadas. O casaco de pele também deve ser embalado em uma caixa.
A inspeção da vestimenta antes da compra é considerada uma importante medida preventiva. Acontece que mesmo em salões caros, a pele fica exposta a insetos, por isso é extremamente importante saber se existem caminhos finos específicos na superfície. Já em casa, um casaco de pele comprado fica pendurado vários dias na varanda para arejar, mas apenas em condições de tempo absolutamente seco. A propósito, se será um dia frio ou quente não é tão importante.
Não é recomendável deixar produtos de pele ao lado dos de lã, bem como usar capas sintéticas que estragam o pelo. Acrescente-se que se houver suspeita de que os produtos de lã armazenados no mesmo armário já estejam contaminados, devem ser imediatamente congelados, colocando-os no congelador ou levando-os para a varanda. Uma queda brusca de temperatura levará à destruição de ovos e larvas no tecido.
É melhor ventilar todas as salas regularmente para normalizar o regime de temperatura e o nível de umidade. O interior das cômodas e armários também pode ser limpo com uma solução de vinagre, após a remoção de todas as coisas. As roupas são colocadas de volta somente quando as superfícies estão secas.
Ao verificar casacos de pele para ver se há larvas, faz sentido inspecionar outros produtos armazenados nas proximidades, uma vez que as larvas podem rastejar para as dobras e curvas de qualquer objeto.
O comentário foi enviado com sucesso.