Fazendo um lavador de ar com suas próprias mãos
Em um apartamento na cidade, o controle de poeira é uma tarefa importante para as donas de casa. Aparece no ar seco, o que afeta negativamente a saúde das pessoas que vivem em ambientes fechados e dos animais de estimação. Além disso, móveis e instrumentos musicais também sofrem com a secura excessiva. Portanto, os dissipadores de ar aparecem nos quartos cada vez com mais frequência.
Como umidificar o ar da casa?
No inverno, os sistemas de aquecimento em casas e apartamentos começam a operar com capacidade total. Durante este período, o ar frio, aquecido até certo nível, perde umidade e fica muito seco. Isso pode ser considerado um problema real, uma vez que a taxa de umidade varia de 40 a 60 por cento, e desvios desses limites podem ameaçar com consequências não muito agradáveis... Isso é especialmente verdadeiro para quartos onde moram crianças pequenas. O fato é que sua imunidade ainda não está totalmente formada, respectivamente, o ar seco e não purificado causa uma série de problemas de saúde.
Importante! Se o ar da sala estiver muito seco, é necessário evaporar constantemente a água ali. A maneira mais conveniente de fazer isso é com dispositivos especialmente projetados para umidificação. Você não pode apenas comprar um purificador de ar em uma loja, mas também fazer você mesmo.
Maneiras populares
Portanto, a principal tarefa da lavagem do ar é garantir um nível confortável de umidade. No entanto, em alguns casos, você ainda pode usar outros métodos. Nesta situação, o principal é não exagerar, pois uma sala excessivamente húmida também não é a melhor opção, pelo que não se recomenda a utilização de todos os métodos ao mesmo tempo.
- Após os procedimentos com água, a porta do banheiro deve ser deixada aberta sempre que possível. E também não há necessidade de pressa para drenar a água quente do banheiro, a evaporação aumentará a umidade do ambiente.
- Muitas pessoas preferem pendurar as coisas depois de se lavar na varanda ou loggia. No entanto, se possível, é melhor fazer isso dentro do apartamento. Os itens podem ser pendurados diretamente nas baterias, se suas características permitirem.
- Uma ótima maneira de umidificar o ar é evaporar a água. Para isso, é colocado no fogão qualquer recipiente adequado para ferver o líquido. Após a fervura, o recipiente é retirado da mesa e os vapores continuam a encher a sala.
- Você pode simplesmente deixar a panela em fogo baixo por um longo tempo, o que fará com que o líquido evapore. Este procedimento pode ser feito o tempo todo durante o cozimento. Não faz mal adicionar um pouco de óleo de eucalipto ou tea tree à água, eles têm um efeito benéfico no corpo, contribuem para uma melhoria geral no bem-estar, previnem a propagação de vírus e infecções e também enchem a sala com um aroma agradável. Você também pode adicionar paus de canela ou outras especiarias aromáticas.
Importante! Freqüentemente, há controvérsia sobre a adição de óleos essenciais a um hidratante. Os especialistas dizem que esta ação não causará nenhum dano.
No entanto, o dispositivo precisará ser bem enxaguado após cada uso.
- Outra forma é colocar recipientes com água em todo o apartamento. Você pode usar qualquer recipiente: bacias comuns e vasos lindamente projetados. É melhor colocá-los perto de aquecedores, para que o processo de evaporação seja mais ativo. Deve-se ter em mente que a contaminação vai se acumulando gradativamente nos recipientes, portanto, eles precisarão ser lavados regularmente e a água trocada.
- Sem dúvida, as plantas de casa não são apenas bonitas, mas também fornecem benefícios tangíveis.O microclima da sala é significativamente melhorado. Com a ajuda deles, não só o ar é umedecido, mas também desinfetado e limpo. Entre as plantas, como nephrolepis, ficus, hibiscus e assim por diante, são especialmente populares.
- É útil instalar aquários no apartamento. Se você não quiser cuidar dos peixes, pode usar fontes internas comuns. Apesar de serem elementos decorativos, a quantidade de umidade é suficiente para que o ar seja umidificado de maneira ideal. Além disso, os especialistas acreditam que esses dispositivos têm um efeito positivo sobre o sistema nervoso, relaxe e acalme.
Importante! O apartamento deve ser ventilado regularmente. Idealmente, 2-3 vezes ao dia. A limpeza úmida o salvará do pó, deve ser feito constantemente.
Materiais e manufatura
Se quiser facilitar a tarefa de umidificar o ar, fazer uma pia artesanal não será difícil. Além do mais, você pode adquirir o dispositivo desejado na loja, nas prateleiras das quais eles são apresentados em uma ampla gama... No entanto, neste caso, você precisa estar pronto para gastar uma quantia decente, uma vez que ainda não há opções de orçamento específicas oferecidas. A confecção doméstica não sairá muito cara, já que a maioria dos materiais disponíveis será utilizada na obra.
Um dispositivo de um recipiente de plástico e um ventilador
O umidificador mais simples pode ser feito de um recipiente de polietileno com volume de 5 a 6 litros. Você também precisará de um ventilador de computador, fio, carregador de telefone, uma faca afiada, um ferro de solda, um marcador e guardanapos de microfibra que absorvem a umidade. Se você tiver todas as peças acima, poderá fazer um dissipador de ar com suas próprias mãos.
O processo de fabricação inclui várias etapas.
- Na lateral do recipiente é necessário marcar os locais onde será montado o cooler. Você precisará de uma faca para fazer um buraco para o ventilador. E também vale a pena fazer anotações para os slots para ar umidificado e reentrâncias para guardanapos. De acordo com essas marcas, os furos necessários são queimados com um ferro de solda. Ressalta-se que é melhor realizar trabalhos ao ar livre, uma vez que, do contato do recipiente com os elementos de aquecimento, serão liberados vapores tóxicos que podem prejudicar significativamente a saúde.
- É feito um laço no fio, após o qual o ventilador é fixado com sua ajuda. Depois disso, é enfiado nos orifícios da parte inferior, passando pelos fechos e dobrado conforme necessário. Um cooler está conectado, junto com uma fonte de alimentação.
- Em seguida, você precisa preparar guardanapos. Sobre eles nas laterais você precisa fazer pequenos orifícios para ventilação. O recipiente é enchido até o meio com água, após o que os guardanapos são colocados lá. Este nível de líquido deve ser constante, se necessário é completado. Para o melhor funcionamento possível do aparelho, a água deve ser trocada diariamente, e o recipiente e os guardanapos devem ser enxaguados.
Deve-se notar que são os guardanapos que aumentam a quantidade de umidade evaporada. Porém, se desejado, o dispositivo pode ser feito sem utilizá-los.
E também no caso em que o pó se acumula nas inserções, a lavagem com ar também desempenha o papel de um purificador. Para uma melhor limpeza, pode-se colocar um filtro de carvão no pano.
Dispositivo de CD
Outra opção popular é criar um umidificador a partir de CDs. A principal condição neste caso é que a largura da superfície da qual a umidade evapora dependerá do número de elementos. E também a vantagem é que o pó é abundantemente depositado nos discos, após o qual é lavado em uma panela com água, respectivamente, o ar fica mais limpo. Se desejar, você pode adicionar algumas gotas de óleo essencial para criar um perfume, mas a pia precisará ser bem enxaguada após o uso.
Para criar tal dispositivo, 50–80 discos são necessários. A quantidade exata dependerá do tamanho do tanque de água.Um eixo de plástico ou metal servirá para a montagem dos discos, e um pino roscado regular com um diâmetro de 10 milímetros servirá. Você precisará de um suprimento de arruelas plásticas, 2 rolamentos e porcas. Depois que todos os materiais estiverem preparados, você pode começar a criar o dispositivo.
Existem várias etapas a seguir.
- Remova a camada superior brilhante dos discos. Isso é feito com uma lixa comum ou um rebolo. A superfície ficará porosa, molhar-se-á facilmente com a água e não repelirá o pó.
- Além disso, os discos são colocados em um pino e os espaços entre eles são fornecidos por arruelas. A fixação nas extremidades do eixo é feita com porcas.
- Se for usado um tubo de plástico, os discos podem ser fixados com uma pistola de cola ou uma arruela de plástico. Os mancais são fixados ao longo das bordas do eixo, a partir de um dos quais é organizada uma polia, composta por 3 CDs, entre eles os laterais são um pouco maiores que a média. Um fino elástico é colocado nele, um banco é bastante adequado.
- Neste caso, deve-se observar que o eixo deve ser maior em tamanho do que o contêiner no qual estará localizado. Isso é para garantir que os rolamentos permaneçam fora do dispositivo. A polia é fixada contra o motor, o que garantirá uma fixação confiável da correia, que não escorregará. E também não será supérfluo consertar o ventilador do computador.
Como fazer um umidificador com as próprias mãos, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.