Musgo em paisagismo de jardim
Um dos elementos básicos do projeto paisagístico é musgo, briófita. Esta planta perene serve como uma excelente base para a incorporação de uma variedade de idéias de design, às vezes diametralmente opostas. Onde há umidade e sombra, há musgo, e esta é, de fato, uma característica precisa. O musgo é uma das características dos jardins japoneses - também será visível na parede de um antigo castelo, simplesmente ataca velhos caminhos de pedra. E em todo lugar ele não é uma erva daninha, mas uma ferramenta que ajuda o site a se tornar mais romântico, mais holístico.
É esse elemento que faz do território um jardim predileto e um lugar fora da cidade - um cantinho da alma.
Vantagens e desvantagens
O musgo de jardim é agradável aos olhos, basta acariciá-lo, afogar-se com os dedos numa ondulação suave e agradável. Embora, talvez, nem todo mundo queira fazer isso. Podem surgir associações com musgo, embora sejam facilmente destruídas pela abordagem de design correta usando musgo.
As vantagens do musgo no site:
-
é uma planta muito despretensiosa de cuidar;
-
pode cobrir uma ampla variedade de superfícies, até mesmo pedras e pedregulhos;
-
o musgo ajuda a reter a umidade no solo;
-
purifica o ar, não absorve os odores mais agradáveis, enriquece o ambiente com oxigênio.
Ele tem apenas um menos - às vezes cresce, além de qualquer desejo do dono do site... Mas você pode lutar contra isso, e há maneiras diferentes - desde lutar contra a sombra até o dispositivo de drenagem e lavagem a seco.
Visão geral das variedades
Se falamos especificamente sobre musgo decorativo de jardim, existem tipos que estarão em demanda no país.
Vamos dar uma olhada em vários tipos populares de musgo.
-
Dikranum... Muito agradável visualmente, representando almofadas macias de cor verde brilhante, cresce vários centímetros de altura. Normalmente, as superfícies verticais no jardim são preenchidas com esse musgo.
- Leucobry... Será uma boa opção para o plantio em solos com muita areia, e também adequada para áreas úmidas e sem luz solar.
- Hypnova... Eles geralmente são usados para decorar superfícies de pedra natural ou objetos de concreto. Ele sabe como envolvê-los suavemente.
- Linho Kukushkin. Esses postes verticais muito verticais que são tão adequados para jardins japoneses.
- Samambaia... Se você precisar organizar matagais no local, será a escolha ideal. Agrada com suas folhas esculpidas.
- Esfagno... Tanto para a rua como para a casa - um tipo universal de musgo.
Estas são apenas espécies e existem ainda mais variedades. Já apenas pelos nomes, pode-se entender quais são as características das variedades: rosa, prata, rasteira, floração e muitas outras.
E para decoração de paisagens, usa-se musgo irlandês ou briozoário - uma planta perene que é muito conveniente de cultivar.
Onde é usado?
Se você criar condições de umidade constante e sombra espessa, o musgo do local crescerá em qualquer lugar. Mas você quer que a paisagem seja cuidadosa, o musgo não cresceu caoticamente, mas de maneira ordenada.
Nas paredes
Na verdade, o musgo freqüentemente aparece nas superfícies de pedras e esculturas, figuras decorativas. Ele também pode ser plantado de forma que cubra graciosamente a parede, faça padrões por si mesmo. As ideias são muitas: o musgo pode tornar-se uma decoração autossuficiente de plantas na parede de uma casa ou edifício no território, ou ser combinado com outras plantas.
Você pode destacar alguma parte da casa com musgo: parede traseira, terraço, alpendre com viseira, área definida.Você pode criar um canto sólido, como se repetisse os motivos de um antigo jardim inglês - deliberadamente envelhecido, atmosférico, impressionante com uma combinação de cores, texturas, combinações de plantas.
Em gramados e gramados
Existem duas opções populares aqui - substitua a grama por musgo ou faça uma bela borda verde para o caminho do jardim... Você pode, novamente, destacar zonas, parcelas, canteiros de flores e usá-los para enquadrar territórios individuais. Isto é muito bonito e uma alternativa aos habituais relvados verdes: se houver pedras no local, haverá uma decoração mais adequada.
Musgo de gramado destacará perfeitamente arbustos e árvores bonitos. Mas devemos levar em conta que ele cresce lentamente e ainda requer cuidados. Se você deixar as coisas seguirem seu curso, poderá enfrentar um fenômeno tão desagradável como o mofo.
Dicas de cultivo
Ao preparar o terreno para o plantio de musgo, deve-se ter em mente que musgo retirado da casca de uma árvore só pode ser plantado em árvores, e retirado do solo só pode ser plantado no solo.
O plantio de musgo é caracterizado por algumas peculiaridades.
-
De qualquer colônia individual, você precisa tirar muito pouco musgo, caso contrário, a colônia pode não se regenerar posteriormente. Conforme observado, o musgo não cresce muito rapidamente.
-
Uma camada de brita ou cascalho deve preceder a camada de drenagem. Tudo isso é coberto com uma camada de terra preta e, em seguida, o musgo é plantado.
-
É necessário preparar uma solução a partir de alguns copos de iogurte natural (pode ser substituído por kefir), misture com um copo de musgo amassado. Essa mistura deve manchar os locais de pouso.
-
Antes do plantio, o musgo terá que ser embebido em água por 24 horas - por isso ficará bem saturado de umidade... Então ele vai para o solo úmido. A vegetação nesta época é especialmente sensível à rega, este é o principal cuidado.
-
Nos primeiros dois meses, você precisa regar o travesseiro de musgo diariamente, e então você pode reduzir a rega - mesmo uma vez por semana será suficiente.
Como você consegue propagar e crescer musgo depende do sucesso da escolha do local. Se for uma área aberta, os riscos de não sobrevivência são elevados. Se for uma sombra e não houver abundância de plantas vizinhas, o sucesso é provável. No norte e no oeste do local, o musgo se enraíza melhor.
Belos exemplos em paisagismo
Várias ilustrações, mais uma vez confirmando que o musgo costuma ser o melhor elogio.
Vejamos 10 exemplos de como o musgo transforma graciosamente uma área.
-
Se formas grandes ainda são assustadoras, mas você quer brincar com um material tão fértil, você pode fazer esculturas de jardim. Uma tartaruga tão fofa será a preferida dos anfitriões e convidados, sem dúvida.
- A mesa de jardim adquire uma solidez completamente diferente quando um tapete tão chique é espalhado sob ela. Ele graciosamente espia através das pedras e se enrola ao redor deste remendo.
- Alguma parte do local, uma pequena construção em seu território, pode ser totalmente de camurça - você obtém um lugar fabuloso e totalmente atmosférico.
- Outra versão de como você pode vencer uma mesa de rua. Com esse pedestal, até mesmo uma estrutura modesta parecerá luxuosa. E não só a mesa, aqui praticamente toda a “sala” está entregue ao musgo.
- Se o território for grande, você também pode pagar por esses experimentos: ao longo dos caminhos e degraus de pedra, a pilha macia de plantas parece mais orgânica.
- O material decorativo gosta de colar em superfícies, especialmente pedras, e uma pessoa com aparência de designer encontrará uma utilidade para isso. E se for tão requintado, o caminho popular não crescerá até este lugar.
- Para jardinagem vertical, uma decoração suave também é boa: por exemplo, para uma decoração de parede natural mesmo no jardim. Um ótimo lugar para relaxar pode acabar.
- O pequeno paisagismo no terraço parece elegante e imbatível. Requer cuidado oportuno.
- Se você está cansado de canteiros de flores comuns e deseja surpreender os outros com algo, essas composições de estilo asiático podem ser um substituto valioso para as formas tradicionais.
Um mini-jardim, uma miniatura maravilhosa e talvez um projeto para o futuro paisagismo global do local com a ajuda de musgo.
- Muito suavemente, muito delicadamente, a pilha verde passa do solo às pedras, envolvendo-as delicadamente. Este é um projeto paisagístico que não tolera esforço e artificialidade, parece o mais natural possível.
O comentário foi enviado com sucesso.