Musgo no interior
Hoje, o uso de materiais naturais em design de interiores, incluindo musgo, é muito popular. Via de regra, para esse fim, utiliza-se musgo vivo, ou estabilizado, ou seja, enlatado.
Vantagens e desvantagens
Como é muito difícil cuidar de musgos vivos no interior, os designers costumam escolher em seus trabalhos uma planta estabilizada, cujo líquido é substituído por uma solução especial à base de glicerina.
O elemento decorativo pode ser feito de líquen de rena, esfagno, musgo de carvalho ou um que tenha caules ou fibras.
Esse elemento natural é absolutamente seguro para a saúde dos habitantes do apartamento. É amigo do ambiente e anti-alérgico. A conservação bem realizada também o priva do seu odor específico e, graças ao "congelamento", não se deve ter medo do aparecimento de mosquitos e insetos.
Uma planta estabilizada está dormente e, portanto, não apodrece, se decompõe ou seca. Isso significa que o elemento decorativo pode agradar aos olhos por cerca de 10 anos. Todo esse tempo, o musgo vai reter uma tonalidade verde brilhante, sem amarelar ou escurecer, mas se desejar, a planta pode ser pintada em qualquer cor.
As conservas não precisam de ser regadas e, sendo versáteis, são adequadas para decorar qualquer divisão. Uma desvantagem relativa desse material pode ser chamada de alto custo, pois você terá que pagar pela conservação.
O musgo vivo, como mencionado acima, requer cuidados bastante complicados e não difere na duração da operação, mas tal elemento decorativo custa quase nada - basta encontrar um relevo adequado na floresta e trazê-lo para casa.
Design de parede interior
Na maioria das vezes, o musgo estabilizado é usado para decorar superfícies, ou melhor, paredes. Os painéis verdes podem ser colocados em uma área como um destaque ou podem ser usados para decorar algumas verticais adjacentes. Variantes incomuns são obtidas quando a vegetação estabilizada não forma uma tela integral, mas alterna com saliências, galhos, pedras, pedaços de madeira e outros materiais naturais.
Novamente, a superfície pode ser completamente preenchida com musgo, ou você pode fazer inscrições, desenhos e padrões com ela. No quarto, será apropriado usar listras verticais ou horizontais de musgo. Essa solução não só reviverá o espaço, mas também o aumentará visualmente. Além disso, é costume no quarto decorar a parede na cabeceira da cama com folhagens.
No banheiro, o material ficará bem na forma de um painel independente, localizado longe do impacto direto de quedas, ou como moldura para espelhos. Para evitar que a sala fique como um pântano, a quantidade de planta usada deve ser equilibrada. Aliás, é importante não cair nos truques de não profissionais que sugerem adicionar um tapete de musgo estabilizado à sala. Este material é muito delicado e quebra facilmente se pressionado com os pés molhados.
A cozinha é uma área em que as superfícies costumam sofrer respingos de líquidos, gordura e comida e, portanto, não é inteiramente razoável colocar nela uma tela verde do chão ao teto. Mas uma ideia interessante seria desenhar um pequeno desenho com uma mistura especial em qualquer superfície áspera e seca. A ideia será concretizada combinando alguns punhados de musgo, 2 copos de kefir e a mesma quantidade de água, meia colher de chá de açúcar granulado e xarope de milho. A planta lavada é misturada com os três primeiros ingredientes e, em seguida, xarope de milho é adicionado a ela até atingir uma consistência que se assemelha a uma tinta a óleo.
Na sala, o material é adequado para decorar uma parede de realce. Ambas as camadas difusas que lembram um gramado e uma combinação de diferentes texturas com salpicos de hera, samambaia e flores secas ficarão ótimas.
Se você quiser adicionar volume à composição, você deve usar saliências estabilizadas.
Musgo como elemento de decoração
Sem correr o risco de tornar a parede completamente verde, você pode se limitar a elementos decorativos de musgo.
Pinturas e painéis
Uma luxuosa tela verde torna-se o destaque de qualquer ambiente. Uma imagem ou painel pode ser emoldurado (quadrado comum ou semelhante a um favo de mel) ou deixado sem ele. Via de regra, as camadas são tomadas como base da composição, às quais são adicionados fragmentos de renas renas, elevações, talhas de madeira, pedras ou pedaços de casca de árvore.
Ao tingir o musgo com cores diferentes, é fácil obter uma composição original. Os designers recomendam escolher um tom de destaque e manter o resto em uma faixa silenciosa. Imagens reunidas a partir de vários módulos parecem curiosas.
Se você estabilizou a vegetação, pode pintar você mesmo. Para projetar uma folha A4 padrão de plástico ou poliestireno, 100 gramas de matéria-prima geralmente são suficientes. Pedaços de musgo são colados com cola PVA à prova d'água. Você também pode pintar ou comprar uma pintura normal e, em seguida, adicionar volume às copas das árvores, campos, morros e outros elementos adequados.
No aquário
Inesperadamente, mas com estilo parece musgo estabilizado, colocado em um aquário seco com pouca iluminação. A partir do material, resultará a criação de composições volumosas - por exemplo, uma paisagem rural com um riacho, floresta e campos.
Na mobília
Os móveis, para a decoração dos quais o musgo é escolhido, não diferem em praticidade, mas parecem muito impressionantes. Por exemplo, Entremeado com líquen rena pode ser usado para tratar apoios de braços de cadeiras ou mesas de centro, cuja superfície é protegida por vidro.
Assistir
Os relógios Moss também são populares. Na verdade, eles se parecem com uma grande eco-pintura, mas com um mecanismo de relógio: ponteiros e um mostrador. Esse dispositivo funciona com baterias e pode ter uma forma diferente - um círculo, um quadrado, um coração ou uma semi-oval. Se desejar, a composição de verdura enlatada pode ser encerrada em uma moldura de madeira.
Vale a pena acrescentar que esse relógio é muito fácil de fazer você mesmo. Primeiro, uma base com a forma desejada é formada de plástico ou madeira e, em seguida, um mecanismo com setas é montado nela. Pedaços de musgo são fixados na superfície com cola PVA.
É ainda mais fácil comprar um relógio normal e colar com musgo de rena estabilizado.
Letras
As plantas também são adequadas para a formação de inscrições volumétricas curtas.
Para fazer você mesmo um elemento decorativo, você pode preparar uma base e, em seguida, cobri-la com pedaços verdes de um tamanho adequado usando fita dupla-face.
Também existe uma opção mais complexa:
- primeiro, três punhados de musgo, um copo de kefir, 2 colheres de sopa de hidrogel embebido e duas colheres de chá de açúcar granulado são misturados no liquidificador;
- em seguida, um pincel é mergulhado na composição e a pasta é perfeitamente distribuída sobre o esboço.
Regras de cuidado
Como os especialistas recomendam o uso de musgo estabilizado no interior, falaremos sobre como cuidar dessa variedade.
- A escolha correta da localização do elemento no apartamento desempenha um papel importante. O musgo reage mal a baixas temperaturas e também não tolera a luz solar direta.
- Ele não pode ser regado, borrifado e alimentado, mas ele adora muita umidade - um painel verde vai "dar uma sensação" bem até no banheiro.A propósito, a umidade ideal é de aproximadamente 40-70%.
- Se o ar do apartamento secar no inverno devido às baterias que funcionam, você deve pensar em um umidificador.
- A decoração natural geralmente não atrai poeira, mas se aparecer, bastará tratar a superfície com uma vassoura de fibras macias.
Opções de interior com musgo estabilizado
Se não fosse pelo painel verde na parede, a sala branca ficaria muito chata. A composição de um tamanho bastante grande é encerrada em uma moldura branca lacônica e iluminada por várias lâmpadas. O próprio musgo no painel é combinado com outros elementos naturais. Um sofá clássico branco como a neve, paredes claras e detalhes interiores em cinza claro tornam-se o cenário perfeito para um elemento decorativo incomum.
O painel modular localizado na cabeceira da cama parece muito vantajoso. A composição é montada a partir de 9 quadrados verdes em molduras de madeira, dispostos em fileiras de 3. O painel ecoa o tapete verde brilhante e outros elementos decorativos. Painéis de madeira nas paredes em combinação com musgo criam um ambiente aconchegante de “floresta” no quarto.
A austera sala de estar em tons de preto e cinza brilhará com novas cores se você colocar uma mesa de centro com vegetação sob o vidro. Combinando-se com sucesso com alguma da decoração existente, é esta peça que dá ao ambiente uma vivacidade.
Outra opção interessante seria adicionar uma parede de musgo no quarto ao lado da cama. Esta solução permite delimitar visualmente a divisão e criar uma zona separada. Uma confortável poltrona amarela ao lado, várias luminárias e um console de madeira sugerem que este é um lugar para leitura.
O comentário foi enviado com sucesso.