Descrição do musgo decorativo e os segredos de seu cultivo

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral das variedades
  3. Como crescer?
  4. Belos exemplos

O musgo decorativo é uma tendência invulgar e crescente em design de interiores. Podem ser pequenas "ilhotas" ou florários, e paredes inteiras, decoradas com musgo decorativo.

O que é isso?

Essa decoração, sem dúvida, se tornará um destaque do interior. O recanto verde vai relaxar, ajudá-lo a se sentir em comunhão com a natureza. Usando líquidos especiais como recarga, você pode mudar o tom da planta, encaixando-a assim no seu interior. A popularidade do musgo decorativo se deve a uma série de vantagens:

  • segurança e respeito ao meio ambiente de musgo;
  • cuidados despretensiosos, que se resumem em cortar a planta 1 a 2 vezes ao ano;
  • durabilidade;
  • não há necessidade de iluminação adicional;
  • alta taxa de crescimento e preenchimento de grandes espaços;
  • a ausência de mato, se falamos de paisagismo (onde se planta musgo, praticamente não aparece mato);
  • a capacidade de prevenir a erosão do solo;
  • altos níveis de isolamento acústico de phytowalls;
  • a capacidade de uma planta de manter um microclima ideal para a saúde humana.

No projeto paisagístico, o musgo também é valorizado por sua aparência perene. Ele permanece assim sob a neve, e na primavera, em vez de áreas sombrias cinza-escuras, você pode admirar uma vegetação exuberante. Parece especialmente bom em combinação com pedra natural, cerâmica, slides alpinos.

Embora haja muitos benefícios da planta ao cultivá-la no jardim, é importante lembrar que o musgo adora solo úmido e estimula o alagamento.

Visão geral das variedades

Do ponto de vista biológico, o musgo e sua variedade de flores podem ser distinguidos. No segundo caso, a planta agrada aos olhos com um verde suave e brilhante e caules com flores rosa. Este tipo de musgo pode ser usado tanto em interiores como em projetos paisagísticos. No campo ou em uma casa particular, o musgo pode substituir o gramado, decorar uma estrutura de madeira, pedra ou metal. É ótimo em um vaso, na superfície de esculturas de jardim, em canteiros de flores.

O musgo ornamental é usado para o jardim e exteriores, enquanto para uso interno é melhor escolher uma variedade estabilizada. Em tal planta, os processos vegetativos são especialmente suspensos de tal forma que parece estar em coma. Isso permite diminuir significativamente o crescimento do musgo, além de dar-lhe uma cor brilhante e torná-lo mais macio. Este musgo não fica amarelo e não se desintegra. Com a ajuda de líquidos especiais, você pode obter uma versão colorida, além de seca, mas não esfarelada. Como planta estabilizada, o líquen de rena é frequentemente usado, mas do ponto de vista da botânica é um líquen.

Para paredes

As paredes decoradas com musgo decorativo são chamadas de phytowalls. Trata-se de decorar uma parede ou parte dela, não com papel de parede e outros materiais de acabamento familiares, mas com musgo. Essa decoração de quarto parece interessante no escritório, na sala, na cozinha, no banheiro. Não só torna o interior único, mas também serve para purificar o ar e também ajuda a manter o equilíbrio da sua humidade. Além disso, os especialistas falam sobre a capacidade da planta de purificar o espaço bioenergético.

Neste caso, utiliza-se musgo plano, acidentado ou esponjoso. O uso do primeiro permite obter o efeito de um tapete fofo em superfícies verticais. Combina bem com pedras e plantas caducas. Freqüentemente, a variedade plana é usada para criar inscrições ou emblemas.

A variedade esponjosa é semelhante à plana, mas é um musgo mais macio e delicado. Outra diferença é que o musgo esponjoso é mais volumoso e, portanto, é usado para criar fundos de tela, além de decorar vazios. Muitas vezes é usado para decorar não apenas paredes, mas também outras superfícies.

O musgo caído é adequado para a criação de pinturas tridimensionais. Pelo nome fica claro que forma uma espécie de saliências. É raramente usado em instalações residenciais, geralmente é usado para decorar escritórios, instalações administrativas.

Para jardim

Diversas variedades de musgo decorativo podem ser usadas para o jardim. Dicranum é popular. Parecem "almofadas" verdes suaves, cuja altura é de vários centímetros. Normalmente usado para decorar superfícies verticais. Se o jardim tiver solos arenosos úmidos, bem como áreas que não são suficientemente iluminadas pelo sol, leucobry serve. Uma variedade de musgo florido é sphagnum. Este tipo de musgo também é utilizado quando é necessário soltar o solo.

Uma variedade de musgo hypnum ajudará a tornar a pedra natural ou o concreto vivo e verde. Para jardins de estilo japonês, o linho cuco é ideal. A planta parece colunas verticais. E para criar matagais densos, usa-se samambaia, que se parece com folhas de samambaia entalhadas aveludadas.

Para interior

No interior, o musgo pode ser usado não só para criar paredes e inscrições, mas também como decoração. Pode decorar várias estatuetas, composições, ser colocadas em pratos, em candeeiros. O musgo parece harmonioso em combinação com a água, por exemplo, em fontes de mesa decorativas, moinhos.

Uma das tendências são os florários (aquários com plantas). As composições podem consistir apenas em musgo ou incluir plantas decíduas, suculentas.

Como crescer?

Para cultivar musgo, você precisa encontrar um lugar sombreado e úmido. Deve ser limpo de ervas daninhas e, se necessário, nivelado. O musgo se propaga por esporos. Podem ser adquiridos em loja especializada ou aguardar o aparecimento de musgo, criando condições especiais para isso. O primeiro método (compra), segundo os jardineiros, é menos trabalhoso, permite “cultivar” rapidamente musgo em grandes áreas.

Se gosta de experimentação e não tem pressa em decorar o jardim, pode criar condições para o aparecimento independente de musgo no local. Para fazer isso, o local para a planta é escavado, após o qual turfa e herbicidas devem ser adicionados às camadas superiores do solo. Então você só deve umedecer o solo regularmente e abundantemente. Após 2 anos, as primeiras "ilhas" começarão a aparecer. Um tapete grosso é formado em 3-4 anos. É importante hidratar as plantações abundantemente durante todo o período de crescimento.

Finalmente, você pode tentar plantar musgo trazido da floresta ou de outras áreas onde ele cresce na natureza. Para isso, pequenas almofadas de musgo são cavadas junto com o solo, trazidas ao local, umedecidas com água e comprimidas contra o solo. Os “restos” de musgo são colocados a uma distância de 20-25 cm uns dos outros. A planta deve ser trazida junto com parte do solo para que se enraíze rapidamente em um novo local. É preciso “arrancá-lo” em pequenas camadas, para não prejudicar o ecossistema. Você pode encontrar um tapete natural em florestas de coníferas, em áreas pantanosas.

Para o transplante, usa-se musgo que cresce em tocos, árvores, pedras. Depois de escavada a planta, é melhor colocá-la em uma caixa para não danificar as camadas durante o transporte. Em seguida, os “pedaços” da planta devem ser limpos de folhas, folhas de grama e serapilheira, umedecidos - e podem ser plantados no local. Apesar da despretensão da planta, ainda é importante saber cuidar bem dela. Caso contrário, você não pode esperar obter um rico "tapete" fofo verde, especialmente quando se trata de mudas de cultivo.

A primeira regra é umedecer regularmente o solo, principalmente nos primeiros dias após o plantio. O musgo é regado ou borrifado com cuidado, evitando que a umidade penetre na própria planta. É bom cultivar um "tapete" à sombra de coníferas e plantas caducas, bem como perto de corpos d'água - aqui adquire uma bela tonalidade rosada e prateada.

Para decorar pedras ou composições de pedras, usa-se hypnum, cultivado a partir de sementes (esporos). Na superfície das pedras, assim como no plantio de uma planta nas encostas, ela é fixada com lascas ou pedaços de casca. Esta é uma proteção contra escorregamento de patamares de uma superfície inclinada.

Essa fixação é necessária apenas na fase de enxerto do musgo - mais tarde, ele será capaz de "segurar" por conta própria.

Para decorar as paredes, antes de mais nada, é preciso preparar o solo - triturar no liquidificador e diluir com água, fica uma massa parecida com argila. É aplicado em uma camada fina e fragmentos de musgo são fixados (pressionados) sobre ela. Para melhor "aderência", você pode adicionar kefir ou cerveja ao solo. O "tapete" colocado desta forma é coberto com uma película - isso criará o microclima necessário e, adicionalmente, fixará a cobertura verde. O filme é retirado após o musgo criar raízes, até o momento deve-se abrir regularmente o filme - ventilar e hidratar a planta.

A planta vai se sentir bem a uma temperatura de 5 a 35 graus Celsius, mas deve ser fechada da luz solar direta. Quando se trata de cultivar uma planta no interior, é importante cuidar de uma ventilação de alta qualidade no ambiente.

Ao cultivar musgo em casa ou no escritório, atenção especial deve ser dada à umidificação do ar. Caso contrário, ficará desbotado e áspero. A maneira mais fácil de manter o nível de umidade em níveis adequados é usar um umidificador. Se estiver ausente, pode-se colocar pratos com água ao lado das ervas. Claro, você não deve colocar decoração verde perto de radiadores e outras fontes de calor, ou perto de aparelhos de ar condicionado.

Uma vez por mês, a poeira deve ser removida da superfície do musgo (como regra, isso se aplica a phytowalls ou composições a granel). A melhor maneira de fazer isso é soprando ar frio.

Finalmente, não há necessidade de tocar ou perturbar a planta de uma forma ou de outra. Não tolera o contato tátil, além disso, pode danificar o musgo, causando uma deterioração em sua aparência e até a morte.

Belos exemplos

Se, devido à alta umidade e à falta de luz solar, a grama não crescer bem, essa é uma excelente razão para substituí-la por musgo. Neste caso, você obterá um tapete grosso e fofo que mantém sua atratividade mesmo no inverno.

  • O musgo pode ser plantado com um tapete sólido ou escalonado; espalhe aleatoriamente ilhas fofas ao redor do local ou dobre um certo padrão ou padrão a partir delas.
  • Você pode usar a planta para decoração de jardins - superfícies de pedra, árvores, tocos, paredes e telhados de edifícios, esculturas de jardim.
  • O musgo também parece harmonioso em canteiros de flores, bem como em escorregadores alpinos. A variedade mais popular para decorar essas áreas é o subulate phlox. Em canteiros de flores exuberantes, o linho cuco fica bem.
  • Recomenda-se incluir esfagno em canteiros de flores. Promove a formação de turfa nos solos, o que tem um efeito benéfico no crescimento e floração das plantas vizinhas. E também o esfagno tem uma cor viva, e não só verde, mas também rosa, o que torna os canteiros muito elegantes.
  • O phytowall feito de musgo estabilizado tornou-se um destaque do interior, uma espécie de “janela” do ritmo urbano moderno da vida para a natureza.
  • Se a área não permitir "dar" a parede inteira para a planta, você pode usá-la para bordar o quadro na parede. Sem dúvida, esse tipo de publicidade atrairá atenção.
  • Conjunto de café coberto de musgo - há algo romântico e fofo nisso. O verde brilhante enfatiza a delicadeza da porcelana e realça sua brancura. E o próprio musgo é harmoniosamente combinado com suculentas.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário