O uso de uréia para cebolas

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Como usar
  3. Dicas úteis de uso

Atualmente, é difícil imaginar um jardineiro que não usaria fertilizantes ao cultivar qualquer planta em seu local. Graças ao seu uso, você pode aumentar o rendimento de várias safras. A alimentação complexa ajuda a proteger as plantas de doenças e pragas.

Vantagens e desvantagens

A uréia é um fertilizante de nitrogênio universal usado por um grande número de jardineiros e jardineiros para alimentação.

A uréia é uma preparação nitrogenada na forma de grânulos redondos, brancos ou transparentes, inodoros. Esta forma de fertilização é explicada pelo desejo de evitar aglomeração durante o armazenamento de longo prazo, bem como para garantir a fluidez. Em alguns casos, o medicamento é vendido na forma de comprimidos, que são colocados em uma embalagem especial. A peculiaridade dessa casca é que ela se dissolve por um longo tempo.

Portanto, quando penetra no solo, a dissolução ocorrerá de forma bastante lenta, como resultado da nitrificação desnecessária das plantas e do próprio solo.

A uréia tem mais dois nomes - carbamida e amida de ácido carbônico. A fórmula química do fertilizante é (NH2) 2CO. Quase metade da composição do medicamento é o nitrogênio (46,2%), muito útil para hortaliças e plantas ornamentais, pois, graças ao seu uso, o crescimento das plantas é acelerado e ativado. O nitrogênio está incluído na proteína vegetal, é responsável pela construção das células. Se houver falta de nitrogênio, isso leva a um pequeno número de brotos, amarelecimento das folhas. Além disso, os sinais de deficiência de nitrogênio nas plantas são:

  • Crescimento lento;
  • rins subdesenvolvidos;
  • o número de rins é insignificante;
  • frutificação insuficiente;
  • tiros curtos fracos;
  • folhas finas de cor clara.

A uréia se dissolve bem em um líquido, por isso é usada tanto na forma pura (na forma de grânulos) quanto na forma de solução.

As vantagens da droga são óbvias.

  • A vantagem do produto é a possibilidade de ser utilizado em qualquer tipo de solo, mesmo leve ou ácido. Em solo muito úmido, a uréia também é bastante eficaz. Como o fertilizante está bem fixado pelo solo, praticamente não é lavado pela precipitação.
  • Além disso, a solução de ureia não deixa queimaduras químicas nas folhas das plantas (ao contrário do nitrato de amônio). O nitrogênio da uréia é facilmente e rapidamente absorvido pelas cebolas. Com base nisso, a ureia é equivalente ao fosfato e ao sulfato de amônio.
  • É um fertilizante conveniente e versátil, adequado para diferentes plantas. A ureia para cebolas atua como um excelente tempero, acelerando o crescimento e aumentando a produtividade.

As desvantagens não são tão significativas e são fáceis de neutralizar se você seguir certas regras.

  • É necessário calcular cuidadosamente a dosagem do fertilizante, pois no caso de uma concentração muito forte perto das sementes, o nível de germinação diminuirá sensivelmente.
  • Como a ureia tende a ser muito umedecida, durante o armazenamento é necessário garantir a secura e protegê-la da umidade do fertilizante.
  • Se o solo contiver baixo teor de urease (enzima hidrolítica), a ureia será ineficaz. Então é preferível usar outros fertilizantes orgânicos.

Como usar

A cebola não é uma planta muito caprichosa, tolera bem pequenas geadas e mudanças na temperatura do ar. Mesmo os jardineiros não muito experientes podem fazer uma boa colheita desta planta. Mas a cultura da cebola exige bastante da fertilidade do solo. Como as raízes não são profundas, a camada superficial do solo no canteiro se esgota rapidamente. Portanto, é muito importante realizar o acabamento para se obter uma boa colheita. Brotos verdes suculentos e bulbos grandes só se formarão quando houver fornecimento suficiente dos nutrientes mais importantes, como nitrogênio, fósforo e potássio. A alimentação oportuna e realizada corretamente tem um efeito benéfico na cabeça e na vegetação da planta.

A uréia é um dos fertilizantes de nitrogênio mais concentrados e, portanto, excelente para cebolas. Independentemente da variedade específica e do tipo de planta (chalota, batun, alho-poró, cebola), a carbamida é um remédio eficaz.

É essa droga que está diretamente envolvida na nutrição ativa das plantas e na formação da clorofila, que interfere no processo de fotossíntese.

A uréia pode ser utilizada em diferentes períodos de crescimento da planta como raiz e alimentação foliar da cebola.

  • Época de pré-semeadura. O fertilizante deve ser aplicado no solo e imediatamente embutido no solo a uma profundidade de cerca de 4-5 centímetros para que a amônia não evapore. A pré-fertilização do solo é necessária para que o buaret, que se forma durante a granulação do fertilizante, tenha tempo de se decompor. Ao preparar um terreno para o plantio, 5-10 gramas de uréia granular devem ser adicionados por metro quadrado de área.
  • Durante a semeadura. É necessário que a semente e o preparo sejam separados por uma camada de solo. Esta condição é necessária, visto que é necessário proteger as sementes de cebola das influências externas, às quais são bastante sensíveis. Nesta fase, recomenda-se a realização de alimentação complexa com outros tipos de nutrientes. A combinação de ureia e fertilizante de potássio parece ser a mais eficaz.
  • Alimenta-se durante a estação de crescimento, quando a pena da cebola atinge cerca de 10 centímetros de altura. Esta etapa é de grande importância para o maior crescimento e desenvolvimento da cultura da cebola. É nessa época que ocorre um crescimento muito ativo e, portanto, a quantidade de nutrientes ingeridos, principalmente nitrogênio, aumenta drasticamente.
  • O curativo foliar é realizado por pulverização manual, que é produzido nas horas da manhã ou da noite.

Nem todos os jardineiros e residentes de verão sempre têm uma balança à mão. Portanto, para não somar muito dinheiro, deve-se lembrar que cerca de 130 gramas de carbamida são colocados em um copo, cerca de 15 gramas em uma caixa de fósforos e 10 gramas em uma colher de sopa. Fertilizar cebolas exigirá aproximadamente 20 gramas por metro quadrado. Uma superabundância da droga levará à deterioração da qualidade da colheita e ao acúmulo de nitratos na cebola.

A uréia na cebola é geralmente aplicada superficialmente, mas ao mesmo tempo é coberta com uma camada de solo. Os grânulos de preparação são espalhados diretamente ao lado das plantas e polvilhados com uma pequena quantidade de solo. Isso é necessário para que a quantidade máxima de nitrogênio e outros nutrientes entrem na planta. Além disso, o carbonato de amônio ao ar livre está sujeito a uma decomposição bastante rápida. Em seguida, as camas são niveladas com um ancinho. O próximo passo é regar. Quando o fertilizante entra no solo, ele interage com bactérias e enzimas nele.

A uréia tem a propriedade de acidificar o solo, portanto é recomendado o uso de giz (calcário) para neutralizá-lo. É introduzido no solo ao mesmo tempo que a ureia. Nesse caso, é importante observar as proporções corretas. Para 500 g de fertilizante, devem ser adicionados 400 g de giz.

A uréia ajuda a proteger as plantas de doenças infecciosas. Por exemplo, de cebola com míldio, crosta ou mancha roxa. Além disso, as plantas da cebola podem ser afetadas pelo oídio, no qual uma flor branco-acinzentada aparece nas penas.Para preparar uma solução para pulverização contra doenças, é necessário tomar cerca de 50 gramas do medicamento e diluí-lo em 1 litro de água. Esta mistura é eficaz na proteção contra várias doenças fúngicas.

Quando as folhas ficam amarelas, a uréia é bastante eficaz. Para evitar esse fenômeno no início da primavera, logo após o surgimento das mudas, é necessário tratar os canteiros com adubo. Com a falta de nitrogênio, a princípio, apenas as pontas das penas da cebola ficam amarelas sem folhas secas. No entanto, se a situação não for corrigida, as pontas das penas começarão a se enrolar e, depois de um tempo, simplesmente morrerão.

A falta de nitrogênio na cebola afeta a estrutura e o formato das penas da planta. Se eles se tornam curtos e estreitos demais e ao mesmo tempo mudam de cor (em vez de uma cor verde brilhante eles se tornam muito pálidos), então este é um sinal claro de falta de nitrogênio.

Como um curativo superior

As cebolas são plantadas na primavera e no outono. A necessidade máxima de alimentação ocorre na primavera, quando as penas da cebola estão crescendo ativamente. Também vale a pena usar a uréia no verão de junho para que os verdes não fiquem amarelados. O molho foliar da cebola ajuda o crescimento e ao mesmo tempo protege contra todo tipo de doenças.

No outono, as cebolas são plantadas antes do início da geada. Neste caso, a alimentação é realizada 2 semanas antes do plantio.

Para alimentar a planta, é necessário preparar uma solução na proporção de 10-15 gramas por 10 litros de água. A solução nutritiva preparada pode ser regada com o regador. É correto fazer isso apenas nas horas da manhã ou à noite. O processamento pode ser realizado durante o dia, em caso de tempo nublado. Porque se uma grande quantidade do produto entrar na verdura da cebola ao sol ativo, podem surgir queimaduras químicas na planta.

Todo o revestimento de cobertura deve ser interrompido o mais tardar 3 semanas antes da colheita e dos bulbos. Se esta regra não for seguida, a cebola não amadurece bem.

O fertilizante no jardim não deve ser muito. Portanto, é necessário seguir as recomendações e instruções que o fabricante coloca na embalagem do produto. Em caso de supersaturação do solo com nitrogênio devido ao uso indevido do medicamento, é necessário eliminá-lo com as regas mais abundantes do jardim.

Para controle de pragas

A uréia é usada não apenas para alimentar cebolas, mas também como remédio para várias pragas. O processamento é realizado na primavera, após o estabelecimento de uma temperatura positiva do ar, por exemplo, mais de +5 graus. Uma solução de carbamida ajuda a livrar-se de moscas, sugadores, gorgulhos e pulgões. Para preparar a solução, é necessário diluir 50-60 gramas em 1 litro de água. Evite pulverizar com uma solução muito concentrada (mais de 100 gramas por 1 litro), pois isso pode causar queimaduras de brotos verdes.

A mosca da cebola é a principal praga da cultura da cebola. Na aparência, esse inseto difere pouco de uma mosca comum, mas causa muito mais danos à planta. A mosca da cebola torna-se mais ativa no final de abril - início de maio.

Dicas úteis de uso

  • A uréia pode ser misturada com outros tipos de fertilizantes. Mas eles devem estar secos. No caso da combinação de ureia e superfosfato, é necessário neutralizar o excesso de acidez com calcário (giz).
  • Apesar de ser recomendado alimentar cebolas com uréia várias vezes durante a mesma estação, você ainda não deve fazer isso com muita frequência. A quantidade da mistura de nutrientes não deve ser ultrapassada, pois neste caso, no contexto do crescimento ativo dos verdes, não se formará um grande bulbo.
  • É necessário fertilizar com preparações de nitrogênio antes que apareçam as setas, pois isso afetará posteriormente o armazenamento das cebolas. Não vai durar muito.
  • Para garantir uma boa colheita, é necessário observar o regime de irrigação. Mesmo que o solo esteja saturado com fertilizantes contendo nitrogênio, é difícil para as raízes da cebola absorvê-los do solo seco.Portanto, para que a cebola obtenha tudo de útil do solo que está ali após a alimentação, é necessário monitorar o grau de umidade do solo no jardim.

A uréia é uma preparação barata e prontamente disponível que pode aumentar significativamente o crescimento das cebolas. Portanto, muitos jardineiros escolhem este fertilizante específico para alimentar cebolas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário