Uréia para repolho: descrição e aplicação
O repolho é uma das hortaliças mais comuns, cultivada por quase todos os residentes de verão e jardineiros. Para crescer espigas de couve suculentas, densas e saborosas, a planta deve receber nutrição adequada. Um dos procedimentos obrigatórios para a obtenção de uma boa colheita é a fertilização com uréia.
Descrição
O segundo nome da ureia é carbamida. O pó contém 46% de nitrogênio, portanto, é um fertilizante de nitrogênio altamente concentrado. A droga tem um odor neutro e se dissolve rapidamente na água. Vendido na forma de grânulos. O preço é baixo e você pode comprar em qualquer loja da especialidade.
Usar este fertilizante tem seus prós e contras. Os benefícios incluem:
- estimulando o crescimento da massa verde;
- prevenção do aparecimento de pragas;
- facilidade de assimilação por vegetais;
- a capacidade de usar em qualquer fase da estação de crescimento;
- desempenho em todos os tipos de solos;
- aplicação na forma seca e líquida.
Também existem desvantagens:
- inadmissibilidade de combinação com soluções de ação semelhante;
- acumulação lenta no solo;
- inadmissibilidade de dosagens excedentes na aplicação de curativos;
- a necessidade de armazenamento cuidadoso em um recipiente bem fechado.
Porém, com o uso correto da ureia, haverá muito mais vantagens em seu uso do que desvantagens.
Como isso afeta a planta?
A uréia atua de maneira complexa. Tem um efeito benéfico tanto na própria couve como no solo onde é cultivada. Para os vegetais, a uréia passa a ser fonte de nitrogênio, a droga satura o sistema radicular com micronutrientes, melhora o crescimento e o desenvolvimento da massa verde. Os componentes de trabalho da ureia aceleram a formação de espigas, melhoram sua qualidade e, em geral, contribuem para o aumento do rendimento. Em outras palavras, o nitrogênio é o motor de crescimento de qualquer planta.
O revestimento de cobertura realizado corretamente forma fitoimunidade e fornece proteção eficaz contra pulgões, gorgulhos do caule e algumas outras pragas. Graças ao nitrogênio, as folhas da couve adquirem uma cor rica e brilho, tornam-se suculentas, saborosas e aromáticas.
Após o tratamento com uréia, o solo é enriquecido. Esse substrato fornece ao repolho nutrição adequada e dá às raízes os oligoelementos necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. Porém, com o excesso de nitratos, é possível seu acúmulo nos tecidos da planta - tais vegetais não podem ser utilizados na alimentação, pois podem causar intoxicações.
Como preparar a solução?
A uréia pode ser usada seca ou diluída com água para pulverização e irrigação. No primeiro caso, os grânulos são enterrados no solo ao redor da mata e nos corredores. Nesse estado de agregação, a substância permanecerá no solo por muito tempo, dissolvendo-se à medida que a água flui e tendo o efeito mais benéfico no sistema radicular.
No entanto, na maioria das vezes, os residentes de verão preparam uma maquiagem líquida na proporção de 100 g de carbamida por 10 litros de água. Para o tratamento foliar, são necessários apenas 50 g do medicamento para o mesmo volume de líquido. A taxa de consumo da solução de trabalho depende diretamente da estação de crescimento:
- para enriquecer o substrato antes do plantio das mudas - para um metro quadrado de plantio, serão necessários 5 litros de solução ou 50 g de substância granular;
- para a alimentação da raiz, 0,5-1 l da solução acabada é derramado sob cada arbusto;
- quando é feito o adubo foliar, são consumidos 500 ml de solução de uréia por planta adulta.
A primeira alimentação de plantas de repolho é realizada pela combinação de uréia com outras substâncias úteis. Para atingir o efeito máximo, 15 g de ureia, 10 g de qualquer fertilizante de potássio e 20 g de superfosfato são dissolvidos em 10 litros de água.
Esta mistura ajuda os vegetais a se adaptarem e crescerem rapidamente.
Métodos de aplicação
Uma vez no solo, a uréia imediatamente começa a interagir com microrganismos e enzimas presentes no substrato. Após 2-3 dias, uma reação começa, durante a qual a ureia é convertida em carbonato de amônio. No ar, esta se transforma em amônia e evapora rapidamente. Portanto, se a droga for simplesmente espalhada pela superfície da terra, uma grande proporção de fertilizantes simplesmente será perdida. E se a terra tiver uma reação alcalina ou neutra, a perda da substância ativa pode ser muito significativa.
Nesse caso, o efeito do uso da ureia será sutil. Para aumentar a eficiência do fertilizante, os grânulos da preparação devem ser aprofundados em pelo menos 4-8 cm. Muitos residentes de verão acreditam que será mais eficaz alimentar o repolho com soluções líquidas de ureia.
Importante: antes da alimentação, a cama de repolho deve ser regada em abundância. Se o nitrogênio entrar em contato com o solo seco e aquecido, ele liberará substâncias perigosas.
A uréia pode ser adicionada às covas de plantio. Para fazer isso, 3-5 g de grânulos secos são despejados em cada buraco e borrifados com terra, caso contrário, as raízes frágeis podem ser danificadas. É melhor realizar este procedimento à noite, na véspera do plantio de mudas em campo aberto.
A maneira mais eficaz e conveniente de usar a ureia é por pulverização de raiz, que é acessível e simples. Tudo o que é necessário de um jardineiro é preparar uma solução de trabalho, mexer bem e processar o arbusto. Você precisa regar o repolho bem na base do arbusto. A dose do agente utilizado depende do estágio de desenvolvimento da planta e da severidade da deficiência de nitrogênio.
Quando os ovários estão caindo, os tratamentos foliares são mostrados às plantas. Eles envolvem borrifar o arbusto com uma solução de ureia fracamente concentrada. Para a compilação, deve-se diluir 5 g do produto em 1 litro de água - quantidade suficiente para pulverizar 20 sq. m de plantação de repolho. Atenção especial deve ser dada às folhas de fundo e à base, em nenhum caso devem ser esfregadas e umedecidas na solução pronta.
A pulverização do arbusto de repolho deve ser feita em tempo nublado mas seco ou à noite, pouco antes do pôr do sol. Se você processar o arbusto em um dia quente e ensolarado, a solução irá evaporar rapidamente e não terá tempo de ser absorvida pelas células e, além disso, pode causar queimaduras em tecidos delicados.
Aliás, para o amadurecimento precoce da lavoura, os curativos de uréia podem ser aplicados já na fase de mudas. Para isso, faça a alimentação semanal da planta, alternando uréia, nitrato de potássio e monofosfato de potássio. Isso acelera o desenvolvimento da cultura e, subsequentemente, facilita a adaptação em campo aberto.
A uréia é um fertilizante nutritivo, certamente deve estar presente no arsenal de todos os residentes de verão. Permite manter o repolho durante o crescimento, formação de espigas e frutificação.
Além disso, a uréia elimina efetivamente muitos outros problemas que freqüentemente surgem no processo de cultivo de uma hortaliça.
O comentário foi enviado com sucesso.