Mirabilis: descrição, plantio e cuidados em casa

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Regras de plantio em casa
  4. Cuidado correto
  5. Métodos de reprodução
  6. Pragas e doenças
  7. Uso em paisagismo

Jardineiros e floristas novatos usam apenas colheitas bem desenvolvidas. Mas, mais cedo ou mais tarde, há um desejo de experimentar o cultivo de plantas exóticas. Mirabilis provará ser um candidato bastante promissor para tal "treinamento".

Descrição

Jardineiros raros não gostariam de cultivar flores incomuns em seu site. Ao mesmo tempo, eles geralmente se esforçam para que a cultura seja apreciada não apenas pelos proprietários, mas também pelos visitantes e transeuntes comuns. Mirabilis parece atraente o suficiente para tentar cultivá-la. Esta família inclui mais de 40 espécies. Como muitas plantas ornamentais populares, ela vem do Novo Mundo (mais especificamente, do México).

De países europeus, a cultura chegou ao Egito, onde recebeu o apelido de “pérolas”. Na Rússia, existe apenas um mirabilis selvagem - "beleza noturna". Qualquer outra espécie simplesmente não tolerará nem mesmo um clima frio moderado. A "Beleza Noturna" também foi muito apreciada pelos jardineiros domésticos que gostavam das cores vivas. Eles também falam positivamente sobre como a cultura cheira.

A planta se espalha facilmente por uma longa distância. Sua propriedade importante é a capacidade de atrair polinizadores para outras espécies.

Mirabilis é apreciada por paisagistas. Uma planta arbustiva raramente tem uma altura de mais de 1 m. Tem um poderoso sistema de raízes.

A folhagem do mirabilis distingue-se pelo seu rico tom verde e alta densidade. Essa estrutura forte permite que você economize as substâncias necessárias quase até o final do outono. As cores são caracterizadas por cores ricas:

  • roxa;

  • cor de rosa;

  • amarelo;

  • Laranja.

Pétalas macias são pegajosas. A germinação das sementes em plantas anuais e perenes de mirabilis dura cerca de 3 anos.

A variedade mais difundida em nosso país, que é natural, acaba sendo aclimatada na natureza.

Mas, além dela, você pode cultivar mirabilis com múltiplas flores e folhas redondas. Muito depende não tanto do tipo específico, mas do profissionalismo e da adequação da abordagem.

O nome latino da cultura não é sem razão associado à palavra "incrível"; isso é totalmente justificado. O gênero mirabilis, de acordo com algumas estimativas, inclui quase 60 espécies. As flores abrem por volta das 16h. Principalmente ao amanhecer. E em tempo nublado, isso pode nem acontecer.

Já na antiguidade, os astecas apreciavam os mirabilis. Eles descobriram que não só é bonito, mas também tem propriedades medicinais valiosas. As raízes da planta contêm um poderoso laxante. Os caules e a folhagem suprimem a inflamação e promovem a cicatrização mais rápida de feridas.

Mirabilis é uma planta perene em sua "pátria histórica", mas vive em um clima europeu mais frio por apenas um ano. O sistema radicular não será capaz de resistir até mesmo ao frio moderado.

As condições de cultivo influenciam fortemente a altura da planta. Pode variar de 0,5 a 1,2 M. As raízes de mirabilis, embora sofram muito com a geada, podem tolerar perfeitamente um período de seca. O cheiro da planta pode atrair mariposas e algumas mariposas. A fruta parece uma caixa enrugada marrom-escura, apenas uma semente está escondida dentro dela.

Tipos e variedades

Do ponto de vista "beleza noturna" foi obtida, por exemplo, grau "Iolanta". Seu arbusto redondo atinge 0,5 m de altura.Os rebentos nodosos são muito poderosos. As flores parecem um funil. Eles são intensamente coloridos e toda a corola parece estar sombreada.

O período de floração da "Iolanta" vai do final de junho até a primeira geada. Também pode ser atraente "Pirulito Vermelho". Seus arbustos crescem até 0,9 m. Em brotos lisos de grande espessura, há galhos no topo. O diâmetro das flores do "Pirulito Vermelho" é de cerca de 0,06 m.

Muitos jardineiros gostam e "Elvira". Seus arbustos fofos são de tamanho médio. Os rebentos ramificados são muito duráveis. As placas de folha oblonga são de cor verde escura. As flores têm diâmetro de 0,035 m.

Yalapa é uma erva perene, cuja altura varia de 0,3 a 0,8 m. A planta forma rebentos verticalmente ramificados. Grandes folhas brilhantes são formadas neles. Na primeira metade do verão, surgem inflorescências corimbosas formadas por flores noturnas. O diâmetro normal da flor é de 0,025 m, e externamente se assemelha a um funil.

A espécie Yalapa é famosa por seu aroma poderoso. Uma mistura de variedades "hora do chá" está em demanda. Ela tem muitas flores. Os botões podem ter:

  • framboesa;
  • Branco;
  • laranja;
  • vermelho;
  • amarelo;
  • coloração rosa.

A espécie multiflorada é uma variedade herbácea perene de mirabilis. Sua altura atinge cerca de 0,8 m. Em hastes nuas que crescem retas, forma-se uma folhagem oblonga, em configuração que se assemelha a um ovo. Em maio, a ponta do caule e os seios decíduos formam inflorescências. Cada inflorescência pode conter 6 botões, que florescem alternadamente.

O tipo de folhas redondas é uma planta relativamente compacta, cuja altura não é superior a 0,3 m. Folhas pegajosas de formato oval crescem no tronco. O comprimento de uma folha varia de 0,05 a 0,07 m. A parte superior da colcha em forma de sino produz 1 a 3 flores rosa-púrpura. Eles vão florescer à noite e fechar nas primeiras horas da manhã.

Voltando à "beleza noturna", é necessário destacar que nesta espécie a herança da cor ocorre segundo um esquema intermediário.

Quando duas cópias são cruzadas, 50% dos híbridos resultantes têm flores rosa e os 50% restantes são pintados de branco.

Quanto às variedades anuais, entre elas se destaca Cores quebradas. Os ramos retos podem subir até 0,5 m. A cultura é adequada tanto para canteiros de flores como para cumeeiras. A cultura é considerada tolerante à seca e valoriza o calor. A iluminação deve estar em um nível decente.

Mirabilis matis pode ser usado para decorar jardins e espaços abertos. Mas também é apreciado no design:

  • potes;
  • varandas;
  • terraços;
  • salas de estar.

Regras de plantio em casa

Considerando que na Rússia o mirabilis só pode ser anual, é aconselhável propagá-lo por sementes. Não faz sentido cortar cortes ou dividir ao longo das raízes. Em qualquer caso, essa muda morrerá durante o inverno. Mesmo quando ele é mantido no porão e fornecido com a temperatura necessária. Pelas mesmas razões, é impossível semear a céu aberto - é imperativo preparar mudas.

Mirabilis é realmente despretensioso e pode desenvolver-se mesmo em condições difíceis. Mas antes mesmo disso, você deve escolher o site certo para isso.

Ele pode ser cultivado até mesmo em solo argiloso. E, no entanto, o resultado ideal só pode ser alcançado com a abordagem certa. Mirabilis floresce magnificamente e produz belas flores grandes apenas em cantos quentes e bem iluminados.

É muito bom se as flores estiverem cobertas de sombra à tarde. O calor excessivo pode bloquear a ejeção do botão. Mirabilis é extremamente mal tolerado por correntes de ar e ainda mais por ventos fortes. É mais adequado para um solo com acidez fraca ou com uma reação neutra.

Uma planta exótica sobrevive à seca um pouco melhor do que a umidade excessiva.Portanto, você definitivamente deve cuidar de uma drenagem completa. E mesmo com esse preparo, os mirabilis não devem ser plantados nas terras baixas.

O solo deve conter muitos nutrientes e estar solto. Você pode combater o excesso de acidez da terra com a ajuda de cal virgem. Algumas pessoas usam farinha de dolomita.

"Night Beauty" na parte principal do território da Rússia pode ser cultivada sem problemas. Esta planta pode ser plantada diretamente em terreno aberto se:

  • a partir do final de abril, uma temperatura positiva é estabelecida;
  • o verão é longo e quente;
  • a precipitação é relativamente pequena.

Mirabilis começa a florescer tarde (nos últimos dias de junho e depois). Para atingir pelo menos esse resultado, você precisa plantar sementes no solo no início de maio. Como às vezes a terra não tem tempo de aquecer na hora certa, você terá que usar estufas em miniatura. Neles, as sementes ovais são dispostas aos pares. A distância entre eles é de 0,2-0,3 m, enquanto o aprofundamento no solo é feito em um máximo de 0,02 m.

O material de plantio plantado deve ser regado com água morna e coberto com polietileno transparente. Você pode removê-lo somente depois que os brotos aparecerem e, então, sob condição de clima estável.

Alguns jardineiros embebem suas sementes em água limpa e morna antes de plantar. Esta técnica permite reduzir o tempo de germinação.

Acredita-se que cultivar mirabilis com sementes é fácil e simples. Mas essa solução nem sempre é ótima. A técnica da muda é indicada para quem a floração mais precoce é muito importante. Além disso, este método é adequado para áreas com climas frios.

É necessário semear mirabilis para mudas em vasos, apenas ocasionalmente são usados ​​copos fundos.

As raízes desta planta crescem em profundidade, portanto, o espaço adicional para elas é muito importante. Além da embalagem, você precisa preparar ou comprar um substrato. Na autopreparação do solo, use a mesma quantidade;

  • turfa;
  • areia lavada;
  • território.

Antes da semeadura, deve-se colocar 0,03 kg de cinza de madeira no vaso. As sementes devem ser embebidas em lenços umedecidos por pelo menos 12 horas. Se isso não for feito, você terá que esperar mais 1-2 dias antes que os brotos apareçam. Coloque 2 ou 3 sementes em um copo (pote), não mais. O fato é que as mudas são muito grandes e se desenvolvem rapidamente.

A cobertura das sementes com solo deve ser de cerca de 0,02 m, não mais. Em seguida, uma pequena camada de terra seca é derramada. É despejado com água morna e coberto com polietileno transparente.

As mudas devem ser mantidas a uma temperatura estável de 23 a 25 graus. A película de cobertura deve ser removida após a germinação das sementes.

Ao mesmo tempo, os vasos são reorganizados no parapeito da janela. Ao mesmo tempo, as condições de sua manutenção são cuidadosamente observadas para garantir um ótimo resultado. A rega das mudas deve ser feita com moderação. A umidade excessiva pode até matar a planta. Somente após a secagem completa, uma pequena quantidade de água é utilizada para irrigação.

Não é possível transplantar mirabilis para o local de cultivo permanente até o final de maio. Os poços devem ser preparados com antecedência. Restam 0,3-0,5 m entre os pontos de aterrissagem A distância exata é selecionada de acordo com a variedade da cultura. Além disso, um complexo de fertilizante mineral é colocado.

Cuidado correto

Mas não basta limitar-se apenas às regras gerais de manejo de mudas. Você também precisa saber como cuidar deles após o desembarque. Apesar do capricho mínimo das cores noturnas, você terá que cuidar dos cuidados. Regar mirabilis é recomendado regularmente, mas não com muita frequência.

A exceção são os períodos de seca: então a rega abundante é realizada a cada 7 dias.

Se o número de flores estiver diminuindo, você pode encurtar o intervalo de rega em 1 ou 2 dias. No entanto, quando isso não ajuda, é impossível aumentar adicionalmente a rega. É necessário entender a causa do problema e, se necessário, curar as flores.Com uma quantidade suficiente de umidade natural, a rega é totalmente contra-indicada. Um excesso de água para uma "beleza noturna" é visivelmente pior do que a falta dela.

A cobertura é feita pelo menos três vezes por temporada. Pela primeira vez, um fertilizante complexo contendo nitrogênio é usado. Deve ser colocado imediatamente após o plantio das mudas ou antes da formação dos botões. O segundo suplemento é feito em meados de julho. A terceira vez - aproximadamente nos últimos dias de agosto.

Na segunda e na terceira alimentação, o nitrogênio não é usado. Por causa disso, a floração piora. Mas os componentes minerais são muito importantes.

O tratamento preventivo contra pragas e doenças praticamente não é feito. O fato é que mirabilis é muito resistente a influências nocivas.

É possível manter a força e a saúde dessa cultura se, depois de todas as chuvas ou regas, o solo for solto o mais rápido possível. Também é recomendável combinar este procedimento com a remoção de ervas daninhas. Perto de meados de outubro, os arbustos devem ser escavados e descartados. Normalmente, antes disso, as sementes são coletadas para o melhoramento da planta para o próximo ano. No entanto, nas regiões mais quentes da Rússia, você pode tentar salvar mirabilis para a próxima temporada: para isso, as raízes são abundantemente cobertas com cobertura morta ou com patas de abeto.

Métodos de reprodução

Como exatamente usar as sementes da planta já está claro. As estacas são menos populares. A questão é que dá resultados menos estáveis. Se for decidido tentar a propagação por estacas, é necessário secá-las e depois processá-las com um acelerador de crescimento. Em seguida, o mirabilis é plantado em um substrato bem composto; se for bem-sucedido, o enraizamento ocorrerá dentro de 12-16 dias.

As estacas apicais podem ser enraizadas em solo turfoso. Areia grossa é adicionada a ele. Outra opção é o plantio na primavera de tubérculos mirabilis em solo aberto. Este método permite que você:

  • acelerar o desenvolvimento;
  • aumentar o tamanho da planta;
  • para reduzir a expectativa de floração em 2 semanas;
  • garantir a floração propriamente dita (excluindo surpresas).

Voltando ao cultivo de sementes, devo dizer que as sementes precisam ser escarificadas ou embebidas. Às vezes são feitos sulcos com profundidade de 0,03 m. A distância entre as sementes é de aproximadamente 0,07-0,08 m, e então as mudas devem ser desbastadas. O excesso de brotos é totalmente descartado ou usado como mudas. Os sulcos são cobertos por uma pequena camada de terra.

Em seguida, as plantações são regadas com água moderadamente morna. É necessário cobrir o canteiro com filme plástico. Alguns jardineiros usam não tecidos modernos. A auto-semeadura também é adequada para o cultivo de mirabilis. Tudo o que o jardineiro precisa então é desbastar as mudas ou transplantar os brotos para o lugar certo.

Para a colheita de estacas, os topos dos brotos são usados. São cortados em julho e agosto para um comprimento de 0,08-0,1 m, neste caso, será necessário retirar as inflorescências.

Dos medicamentos que estimulam a formação de raízes, o Kornevin é o mais adequado. Alguns agricultores preferem enraizar as mudas em uma camada de perlita ou em uma mistura homogênea de turfa e areia.

É necessário manter as plantas jovens em uma sala iluminada, que não congela. Neste caso, é necessário manter constantemente o solo em estado úmido. Ao transplantar para um jardim de flores (final de maio ou junho), é necessário enterrar a muda no solo até o par de folhas inferior. Os tubérculos são divididos em abril ou maio. Para fazer isso, use uma faca bem afiada, deixando 2 ou 3 botões em cada galho.

Os locais dos cortes são polvilhados com uma mistura de enxofre e carvão amassado. No processo de plantio, o colo da raiz é mergulhado 0,03-0,05 m no solo. A primeira rega deve ser feita com cuidado e em quantidade limitada. Caso contrário, uma forte deterioração é inevitável.

O cultivo de sementes de uma planta, além de menos laborioso, é atraente por manter a germinação do material de plantio por 3 ou 5 anos. As plantas jovens começam a crescer rapidamente e podem florescer abundantemente. Dos aceleradores de crescimento no tratamento de sementes, use "Epin-extra". Em canteiros de flores, o mirabilis é plantado de acordo com o esquema:

  • subdimensionado - 0,2x0,2 m;
  • tamanho médio - 0,3x0,3 e 0,4x0,4 m;
  • alto - 0,4x0,5 ou 0,5x0,5 m.

Pragas e doenças

A luta contra a ferrugem e vários tipos de manchas é bastante simples. Além de eliminar as folhas infectadas, deve-se usar um fungicida. Normalmente use "Fundazol", mas às vezes outras drogas são usadas. Para evitar o apodrecimento das raízes, basta racionar a rega; se a doença acontecer, as amostras doentes são removidas. O solo terá de ser tratado com um fungicida para evitar infestações fúngicas adicionais.

Melhorar as características do solo é de grande importância na prevenção de doenças mirabilis.

Para isso, microorganismos especiais são adicionados. Difundido Baikal-EM-1, Agrozin, Gutamat. Uma forma quimicamente segura de se proteger contra doenças e parasitas é fortalecer o sistema imunológico com estimulantes. Um resultado adequado pode dar não apenas Epin-extra, mas também Dominante e Agrostimulin.

Uso em paisagismo

Mirabilis é geralmente plantada em um canteiro de flores em um jardim em grandes grupos. Variedades de baixo crescimento são adequadas para cultivo em uma varanda ou plantio em um meio-fio. Para formar uma fronteira mista ou um rabatka combinado, recomenda-se usar plantas de grande crescimento. Os mesmos espécimes são adequados para sebes.

Mas a beleza noturna também é atraente como uma tênia. Afinal, as dimensões significativas do arbusto e o brilho das inflorescências multicoloridas tornam-no uma decoração espetacular. Você pode combinar mirabilis com:

  • margaridas;
  • petúnias;
  • cravo-da-índia;
  • vários cereais;
  • Yarrow.

Alguns jardineiros e paisagistas o cultivam com nigella, calêndula, dimorphoteka. Ocasionalmente, as margaridas também são plantadas ao lado da "beleza noturna". Variedades de baixo crescimento de "beleza noturna" são frequentemente plantadas em vasos fundos. Esta solução é perfeita para decorar um terraço ou varanda. Arbustos que proporcionam vegetação em expansão são usados ​​como pano de fundo para um canteiro de flores. Fechar as flores durante o dia permite que sejam usadas como base verde para outras plantas no jardim de flores.

Mirabilis fica mais bonita de manhã e à noite. O cheiro dessa cultura é muito forte. Isso deve ser levado em consideração no planejamento dos plantios. O conhecimento de todas essas sutilezas permite que você obtenha o resultado ideal ao cultivar mirabilis.

Para os cuidados com mirabilis, veja abaixo.

2 comentários
Natália 06.01.2020 21:01
0

Esta não é a primeira vez que encontro informações de que mirabilis não pode ser preservado no inverno.Tenho três raízes, a primeira já tem 6 anos (cultivada de forma independente), as outras duas têm 3 anos (comprada com raízes pequenas). Eu o desenterro no outono e o guardo em uma caixa em uma garagem subterrânea. Eles inverno ótimo! Dálias dificilmente sobrevivem lá, e mirabilis está melhorando a cada ano. A única coisa é que devido à temperatura bastante elevada, os rins acordam relativamente cedo. Este ano plantei-o em grandes recipientes na varanda e só depois no canteiro. Os arbustos são grandes, florescem perfeitamente (região de Moscou).

0

E eu não cheiro. Alguem sabe por quê?

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário